O Continente

O Continente Erico Verissimo

Resenhas - O Tempo e o Vento: O Continente - Vol. 1

Marina Sturbelle 21/04/2021

Fantástico!
Um clássico que deve ser lido e enaltecido. Não tenho palavras pra descrever a escrita do Érico. Tampouco consigo descrever o quanto amei esse livro. Além de ser maravilhoso ler uma grande história como essa sabendo que se passou no Brasil ainda se passa no meu estado, o que faz com que me sinta muito próxima devido aos costumes, linguagem e da citação de lugares que eu conheço, inclusive da minha cidade natal.

Sobre a edição: perfeita em todos sentidos possíveis! ??

Everton Vidal 21/04/2021

Primeiro livro da primeira parte da trilogia "O Tempo e o Vento" de Érico Veríssimo, publicado em 1949, que se centra no processo de formação do Rio Grande do Sul, aqui denominado "Continente de São Pedro" (daí o nome do livro). Está dividido em quatro partes, sendo que a primeira, o Sobrado, que corresponde ao momento atual da história (1895), está dispersa pela obra, fazendo com que as outras partes tenham um efeito retrospectivo.

Cronologicamente o romance começa em 1745 com o nascimento de Pedro Missioneiro, cuja trama o autor utiliza para descrever a vida nas Sete Missões, a resistência guarani, sua posterior derrota e a expulsão dos jesuítas. Em 1777 aparece a família Terra, representante dos primeiros colonos da região. Através da história de Ana Terra conhecemos a formação do povoado de Santa Fé, principal centro de ação da obra. Em 1828 entra em cena Rodrigo Cambará, arquétipo do gaúcho valente, carismático e galanteador.

Com personagens e paisagens fascinantes, reflexões sobre a terra e suas guerras, algumas conversas políticas, religiosas, filosóficas e a presença de personalidades reais, o livro tem um forte contorno histórico, exposto desde a perspectiva das mulheres, representadas por Ana e Bibiana Terra, longevas, forçosamente pacientes, principais derrotadas das seguidas batalhas para donde vão seus pais, maridos e filhos, e mesmo assim, principal alicerce dessa sociedade.

"Em certos dias em que o minuano soprava, enrolada num xale e pedalando na roca, Bibiana pensava na avó (Ana Terra), que costumava dizer-lhe que o destino das mulheres da família era fiar, chorar e esperar".

Thamires 15/04/2021

Um grande clássico
O livro, apesar de grande e com muitos personagens, tem uma leitura fluida, que te envolve do começo ao fim. A linguagem é bem simples e algumas vezes coloquial demais. Mostra como o regionalismo e os países vizinhos influenciaram a linguagem do local. Foi interessante ver como a história do Brasil, suas guerras, tensões políticas eram mostradas de forma natural. Os fatos históricos se mesclavam com as vidas dos personagens, suas esperanças e medos.
Vemos como a política e as guerras moldaram a cidade de Santa Fé, como foi construída
O início pode parecer confuso, já que começa no presente, contando sobre o Sobrado. Depois, a história é contade de forma alternada entre o presente e passado.

Sobre a edição: Conta com uma árvore genealógica da família Terra Cambará, o que ajuda muito, uma vez que são muitos personagens. Possui também uma cronologia no final do livro com os fatos históricos e sobre os personagens. A única coisa ruim é não ter orelhas.

Dalsoquio 15/04/2021

O Continente
Dei início a este livro com poucas expectativas, pois, para ser sincera eu não acreditava que conseguiria termina-lo, porque muitas das vezes quando me deparo com um livro grande acabo perdendo a vontade de lê-lo, ainda mais se for um clássico, no entanto O Continente foi um livro que me emocionou e cativou de formas que eu não estava esperando, na metade da história me vi chorando pelas mortes, me alegrando pelas vitórias e sorrindo pelo carisma de alguns personagens.

O Continente estará para sempre marcado no meu coração, com Anna Terra destemida, Pedro Missioneiro com seus sorrisos, Bibiana sempre acreditando no amor e o Capitão Rodrigo com sua vontade de viver. Todos esses personagens me ensinaram um pouco sobre o que somos, o que queremos, o que sonhamos e o que conquistamos. Sempre irei atrás das minhas Rosas Místicas, mas, sempre me lembrando que, é o vento...

Monica.Fusco 12/04/2021

O tempo e o vento - O continente
História muito bem contada da saga das famílias Terra Cambará e da própria história do Brasil e do Rio Grande do Sul. Muito bom!!

Dodô 11/04/2021

O Continente I
Eu não tenho palavras para descrever o quão maravilhoso é esse livro. Apesar de ter sido escrito há mais de 60 anos, não tem uma escrita pesada, pelo contrário, é fácil de ler.
Eu acredito ser a saga mais renomada e importante para a literatura brasileira. O Érico sabe fazer com que o leitor se apaixone perdidamente pelos personagens e que te prende tão forte na história que alguém tem que te chamar para parar de ler.
E obviamente, é um clássico!
Muito difícil usar as palavras certas nessa simples resenha para falar desse livro, só sei que saí apaixonada??

Paula 08/04/2021

Um gênio
É um livro maravilhoso. Leitura muito fluida, as paginas passam que a gente nem sente. Uma história meio épics, muito envolvente. Ela se desenrola de forma não-linear, portanto não se assuste com o primeiro capitulo contando uma história toda pela metade. Ao longo dos capítulos o autor vai desenrolando toda a história e estes personagens serão muito bem explicados. É genial, recomendo fortemente a todos.
Alê | @alexandrejjr 08/04/2021minha estante
Ainda não terminei por aqui, Paula, mas também acho que esses dois primeiros volumes vão ficar marcados na minha vida de leitor. Erico é extraordinário.

Paula 08/04/2021minha estante
Ale eu estava pendurada pelo ultimo capítulo há semanas. li em 15 minutos hahahah. Mas é maravilhoso mesmo. Melhor leitura do ano até agora!

Nina 31/03/2021

Mais leve que imaginava
Imaginei um livro denso e difícil, porém a leitura é agradável e a história dos personagens me envolveu. Sabia que era um bom livro, mas mesmo assim me surpreendeu positivamente. Acho que não teria a mesma impressão se tivesse lido na adolescência talvez...
Dio 31/03/2021minha estante
Faz anos que quero ler.

Kira 31/03/2021minha estante
Não é muito rebuscado? Fico morrendo de medo hahaha

Nina 31/03/2021minha estante
Não é rebuscado, mas tem alguns termos da cultura gaúcha, como já morei por lá pra mim é tranquilo, mas nada demais. Do livro toda só tinha uma palavra que eu nunca tinha visto! Eu li bem rápido pro meu padrão de leitura...

Agatha.Przybysz 14/03/2021

Incrível!
Nestas duas primeiras partes da saga O Tempo e o Vento, Erico Veríssimo fez um trabalho incrível! Os personagens criados são humanos, acertam, erram, amam, odeiam tem sentimentos, e o autor deu voz a todos os detalhes como um mestre!
É realmente um livro que faz com que amemos ainda mais a história do Rio Grande do Sul!

bowieschild 24/02/2021

Parece que o vento maneia o tempo
Poderia ficar horas falando sobre esse livro, mas acho que não existem palavras que o descrevem da maneira que ele merece.

PS.: agora vou me cagar de medo sempre que começar a ventar à noite.

Marjory.Vargas 22/02/2021

"Noite de vento, noite dos mortos."
? O livro possui vários diálogos bem machistas (o que retrata bem a época) e gatilho pra estupro ?
O continente é o primeiro volume da saga O tempo e o vento, que perpassa cerca de 150 anos da história do Rio Grande do Sul (e do Brasil). Um romance histórico cheio de personagens para amar e odiar. Numa narrativa não linear, vamos acompanhando a formação da família Terá Cambará desde a colonização dos indígenas lá em 1750 até a derrocada de Getúlio Vargas.
O continente I começa em 1895, durante a Revolução Federalista, quando a família Terra Cambará está sitiada n'O Sobrado.
Assim, intercalando entre esse "presente" e o passado, o autor nos apresenta as origens da família, com muita informação sobre a formação no estado do Rio Grande do Sul (na época, conhecido por Rio Grande de São Pedro).
Primeiro, conhecemos Pedro Missioneiro, filho de uma índia com um bandeirante, que foi criado em uma das missões jesuíticas, e que mais tarde teve um filho com Ana Terra. Aliás, tenho nem palavras para descrever essa mulher. Minha personagem preferida desse primeiro livro, uma verdadeira representação da figura feminina no Rio Grande no Sul no final do século XVIII.
Os acontecimentos narrados em "Um certo capitão Rodrigo" - maior parte do livro - se passam na época da Revolução Farroupilha. Nele, temos a história de Bibiana Terra, neta de Ana Terra, e Rodrigo Cambará, um sujeito que está de passagem mas acaba fincando raízes na vila de Santa Fé.
A mistura entre ficção e realidade é fantástica. Verissimo fez um trabalho incrível nos contando a história do nosso Estado e como todas essas guerras tiveram impactos e provocaram mudanças na família Terra Cambará, representando as inúmeras famílias que realmente passaram por essas situações.
É impossível não admirar Ana Terra ou não querer ser amiga de Bibiana Terra ou não amar (e odiar) o Capitão Rodrigo Cambará...

Nara 15/02/2021

Que livraço!!!
Nunca pensei que fosse gostar tanto dessa saga e essa primeira parte é fabulosa.

Haryadne.Moreto 13/02/2021

Fiquei com receio de iniciar uma nova leitura de Érico Veríssimo depois da leitura de ?Olhai os Lírios dos Campos?, mas também não queria deixar de acompanhar o projeto de leitura coletiva que iniciaria a leitura do Tempo e o Vento, e que muitos falavam muito bem. Resolvi arriscar e fui fisgada pela narrativa rica e apaixonante. Por algumas vezes ainda a narrativa fica cansativa, mais para as 100 páginas finais. O restante do livro caminha também bem pelo tempo, pelas histórias de vida dos personagens, pela história do Rio Grande do Sul, pela narrativa tão bem construída que não tem como não se apegar, se deliciar.