O Continente

O Continente Erico Verissimo




Resenhas - O Tempo e o Vento: O Continente - Vol. 1


305 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Choquei.amo-te 24/01/2024

Obra simplesmento perfeita em tudo, personagens complexos em relações complexos, a ambientação e descrição do cenário gaucho, a apresentação das figuras históricas que contextualizam a obra, tudo isso com linguagem simples de fácil assimilação
comentários(0)comente



Larissa1218 23/01/2024

Para os amantes de Cem anos de solidão
Uma história geracional daquelas de fazer você sentir falta dos personagens e se perguntar como eles estão quando fecha o livro. A narrativa é linda e dolorosamente real, com a escrita espetacular de Érico Veríssimo carregada de um panorama histórico muito rico. Me lembrou muito o sentimento que tive ao ler Cem Anos de Solidão. Amei, mal vejo a hora de continuar na jornada dos Cambará e dos Terra.
comentários(0)comente



Marquinhos28 21/01/2024

Parte 1
Difícil comentar sobre o primeiro volume de uma obra composta por 7 volumes, pois o melhor seria falar da obra como um todo.

Posso dizer que foi uma leitura surpreendente, e que não fã nenhum sentido essa obra não ser uma leitura obrigatória nas nossas escolas. Não sei se no Rio Grande do Sul ela é, mas tenho certeza que deveria ser em todo o país.

Não encontro palavras pra descrever esse primeiro volume.

Todas as histórias contadas em diferentes épocas, abordando diferentes personagens, são todas muito cativantes e todas muito amarradas.

Sensacional!
comentários(0)comente



Ranielle Cristina 17/01/2024

O Continente é o primeiro livro da trilogia O Tempo e o Vento, história narrada em estilo flash-back, que conta a história do Rio Grande do Sul e sobre as famílias: Terra, Cambará e Amaral. A história gira em torno da rivalidade dos Terras Cambará e Amaral, focalizando as disputas de terra e poder.
Fala sobre as guerras, entre elas, a guerra dos farrapos.
É um livro bem escrito, desenvolvido. Érico Veríssimo retrata a história do Rio Grande do Sul de uma maneira fácil de entender e as questões políticas da época.
comentários(0)comente



Camila Felicio 16/01/2024

Livraço
Meu clássico brasileiro favorito! Já estou louca para seguir a saga!
Amei todo o livro! Mas confesso que a parte da Ana Terra teve meu coração ??
comentários(0)comente



gabriela 14/01/2024

MARAVILHOSO !!!
Uma viajem ao passado Rio-Grandense, personagens muito interessantes!!! Amei e odiei o capitão Rodrigo, chorei muito por causa do Pedro Missioneiro e desenvolvi uma curiosidade enorme sobre Luzia.

Esse livro é perfeito!!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gigi 25/12/2023

Perfeito!
Visão geral do livro

O Continente abre a mais famosa saga da literatura brasileira, O tempo e o vento. A trilogia ? formada por O Continente, O retrato e O arquipélago ? percorre um século e meio da história do Rio Grande do Sul e do Brasil, acompanhando a formação da família Terra Cambará. Num constante ir e vir entre o passado ? as Missões, a fundação do povoado de Santa Fé ? e o tempo do Sobrado sitiado pelas forças federalistas, em 1895, desfilam personagens fascinantes, eternamente vivos na imaginação dos leitores de Erico Verissimo.
comentários(0)comente



AsereT 07/12/2023

Na guerra o tempo passa devagar porque tropeça nos mortos
A escrita de Érico Veríssimo não tropeça, conduz de maneira exemplar por esse romance histórico. A história contada por personagens que a fazem e são esquecidos na memória: os indígenas perseguidos em suas próprias terras, as mulheres que esperam, os soldados que com ou sem honraria terminam mortos, as pessoas escravizadas, os imigrantes fugindo de sua terra natal, enfim, a gente que fez e faz o Brasil contando a história do Rio Grande do Sul.
Cleber 08/12/2023minha estante
Depois da Casa das sete mulheres eu fiquei curioso para ler essa saga do Erico Verissimo tbm




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lohan.Valerio 07/12/2023

Um dos melhores lidos no ano. Confesso que me senti um pouco perdido no início com a história do Sobrado já em andamento. Mas conforme se conhece a história da Ana Terra, do capitão Rodrigo e do Pedro missioneiro, o livro vai ficando muito empolgante. Me pergunto como mão conheci esse livro antes, é um tesouro da nossa literatura brasileira!
comentários(0)comente



MaWeber 06/12/2023

Um clássico que conta um pouco da história riograndense.
É um livro muito bom. Não há dúvidas de que o autor escreve de forma incrível e faz com que o leitor realmente se sinta na história.
Porém duas coisas me fizeram não dar 5 estrelas para esse livro:
1) alguns dos capítulos são gigantes.
Eu sinceramente gosto de ler um capítulo do início ao fim. E com esses capítulos enormes, a leitura ficava meio cansativa, e não rendia muito.
2) muita descrição.
O livro é cheio de detalhes. Até de mais algumas vezes, isso também deixava a leitura cansativa e até maçante.

Fora isso, é uma leitura incrível, personagens incríveis e geniais. Me diverti muito vendo as aventuras da família Terra Cambará.
comentários(0)comente



Thamiris Flor 27/11/2023

Um novelão, mas a história é ótima, por ser um livro antigo, tive medo de ser aqueles livros chatos, cansativos, repetitivos, mas muito pelo contrário, todos os personagens muito bem construídos, uma leitura gostosa e fluída, mesmo com tanto sofrimento, vale a pena ler demais, vale a pena passar todos os livros da série na frente dos outros. Faz muitos anos que eu li um livro do Érico Veríssimo, não deveria ter ficado tanto tempo sem ler algo dele, que homem incrível!
Camila.Gama 29/11/2023minha estante
Ta na minha lista tbm ??


Thamiris Flor 29/11/2023minha estante
Eu já quero ler todos! Hahaha




DiegoDeLarge 15/11/2023

Tipo Guerra dos Tronos, só que no Rio Grande do Sul
A história da formação do Rio Grande do Sul, vista pelos olhos de diferentes personagens, homens e mulheres endurecidos pela aridez da vida e da geografia. Isolados no "garrão do Brasil", os continentinos estão constantemente brigando - contra quem, parece não importar.

Para mim esse livro é, antes de mais nada, um louvor à força descomunal do espírito humano, um ode à perseverança dos nossos antepassados.
Vehalcantara 27/01/2024minha estante
Tipo guerra dos tronos, amei a descrição kkkkkkkkk




Bruno.Souza 12/11/2023

Único
Todas as vezes que eu vou indicar O Tempo e o Vento digo exatamente isso: único! É bastante raro que alguém se empenhe a fazer o que Érico fez aqui, mas dificilmente se aproximaria desta obra. Longe de que querer caracterizá-la como "a melhor" porque eu não costumo adjetivar dessa forma. Esse é o início de uma narração, centrada em duas famílias que se unem, ao longo de séculos na história. O que me chamou a atenção quando o li pela primeira vez foi a mescla histórica com a ficção feita de uma naturalidade que você às vezes se pega acreditando que tudo aconteceu de verdade. É preciso dizer que quase na sua totalidade essas mesclas acontecem com a história do Rio Grande do Sul, mas não está restrito a ela. O Tempo e o Vento foi o primeiro romance que li, logo após o professor nos fazer ver o filme Um Certo Capitão Rodrigo. O filme me impactou de uma forma que eu decidi iniciar a leitura de romances. Não poderia ter porta de entrada mais brilhante. Esse livro marca a vida pra sempre. Dificilmente vai ser um livro que você o esquecerá ao longo da vida. Você chega a ter saudades dos personagens, da trama, do ambiente. Vale muito a leitura não só deste como também dos que o seguem.
comentários(0)comente



305 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR