Queda de Gigantes

Ken Follett

Resenhas - Queda de Gigantes

cotonho72 10/03/2017

Excelente!!!
No início dessa magnífica história que se inicia no ano de 1911 conhecemos a família Willians,e dos seus integrantes os que mais se destacam são Billy e Ethel. Billy Williams tem apenas 13 anos e é um adolescente que logo cedo já tem que arriscar sua vida ao trabalhar numa mina de carvão como aprendiz de mineiro no País de Gales, a maioria dos homens daquele lugar haviam trabalhado com a mesma idade que ele, seu primeiro dia de trabalho foi um verdadeiro teste de coragem, fizeram-no trabalhar o dia inteiro na escuridão, mas determinado conseguiu sobreviver aquele dia, nada ali seria fácil. Sua irmã Ethel Willians tem 18 anos e é uma moça muito bonita, tem cabelos cor de mogno com cachos lindos, seus olhos escuros realçam ainda mais a sua beleza, Ethel, mesmo jovem consegue um emprego na casa da família do aristocrata conde Fitzherbert, um homem conservador e preconceituoso que é casado com Bea, a fria e bela princesa russa, Ethel torna-se governanta da família e acaba se envolvendo profundamente com Fitz e não demora muito a ser demitida e receber suborno.

A irmã de Fitz , Lady Maud é uma sufragista solteira, feminista, que defende os direitos humanos, uma jovem rebelde com pensamentos liberais para a aristocracia, ela administra uma clínica pediátrica mantida por Fitz que é destinada a crianças carentes. Walter von Ulrich é um alemão que trabalha na embaixada alemã em Londres, ele é um espião e filho de Otto von Ulrich, foi amigo de escola de Fitz e ama Maud, mas seu pai reprova essa paixão. Grigori e Lev Peshkov são dois irmãos órfãos que são obrigados a sobreviver em uma Rússia que vive ao caos, Grigori tem o sonho de ir para os Estados Unidos e se esforça pra isso e Lev não quer saber de nada na vida e só vive dando golpes nas pessoas, mas a vida de ambos muda radicalmente.

Gus Dewar é um americano bem de vida, estudante de direito e assessor do presidente Woodrow Wilson, não tem sorte no amor e acaba sendo obrigado a ir para a guerra junto com os Estados Unidos e ela mudará sua vida completamente. Mas a morte do arquiduque Francisco Ferdinando, em junho de 1914, por um separatista sérvio faz a Áustria declarar guerra e isso vai interferir na vida de todos eles.

A vida de todos muda totalmente devido á guerra, e com a incansável busca pelo poder, os países são devastados economicamente, lutam e buscam a paz e a liberdade.
Mais uma vez o autor Ken Follet nos presenteia com uma obra prima, com personagens e cenários incríveis onde conta de maneira magistral a história de cinco famílias no início do século XX: galesa, inglesa, alemã, norte-americana e russa, que de alguma maneira acabam se cruzando, viajando de Washington a São Petersburgo, passando por Berlim, Aberowen (no País de Gales) e Londres, junto de personagens históricos, como o czar Nicolau II, o Kaiser Guilherme II, o rei Jorge V, Winston Churchill e tantos outros.

O grande acontecimento do início do século foi a Primeira Guerra Mundial e é em torno dela que a história é contada nos anos de 1911 até 1923, outros acontecimentos são abordados além desse tema, como a Revolução Russa, a ascensão do Partido Trabalhista e a luta pelos direitos das mulheres, onde se funde a ficção com realidade, temos uma narrativa sob o ponto de vista de cada um dos personagens que no final acabam se conectando em um mundo que passa por profundas mudanças.

Apesar de o livro ser grande a leitura flui bem e não percebemos o virar das páginas, um livro fascinante, envolvente, emocionante e enriquecedor, cheio de suspense, com uma riqueza de detalhes impressionante e com personagens incríveis, um livro difícil de largar, para os fãs do autor e de romances históricos essa é uma leitura obrigatória, ansioso para ler a continuação.

site: http://devoradordeletras.blogspot.com.br
Mirian 29/03/2017minha estante
A melhor resenha sobre o livro, que já li. Parabéns!

Mirian 29/03/2017minha estante
A melhor e mais completa resenha que li, sobre este livro.
Parabéns!

Vmadden 05/02/2017

Romance histórico do mais alto nível
Se você gosta de história misturada com ficção, esse é o livro. Respeitando sempre o aspecto histórico, onde cada personagem estava em determinado período, o autor vai inserindo personagens fictícios que, com riqueza de detalhes, poderiam tranquilamente ter feito parte da história real. Livro envolvente e extremamente recomendado!

Oscar 03/12/2016

Queda de gigantes
Tanto o romance quanto à face histórica são excelentes. Acanselho a ler para viver o passado como presente.

Rafael.Brito 20/11/2016

Como pode?
Queda de Gigantes foi o 1° livro de Ken Follet com o qual tive contato, jamais me arrependi. Certo dia estava eu numa livraria próxima ao meu trabalho, pesquisando livros que relatassem à respeito das guerras mundiais e de repente deparei-me com um enorme bloco de folhas publicado pela sextante, na verdade a trilogia estava completa, e decidi comprar para ler. Inicialmente eu pretendia comprar o Inverno no Mundo, mas após ler a sinopse decidi iniciar pelo 1° livro da série. Galera, sério é sensacional a romantização dos personagens junto ao contexto histórico, o qual transpôs todas minhas aulas de história sobre o período, somados à narrativa do autor. Ken Follet tornou-se um de meus escritores favoritos após a leitura desta obra. E se você se encontra em dúvida se deve ou não ler esta obra. Segue aí minha indicação e leia o 1° capítulo apenas, se após a tentativa não sentir-se atraído e encantado, talvez não faça parte do seu estilo literário. ;)
Elisa 28/11/2016minha estante
É realmente um livro mt bom! Acabei de o ler ontem! E nossa, a história é cativante e isso é mt bom, pq aprendemos história ao mesmo tempo que lemos um romance.
Achei esse livro quase da mesma forma que você Rafael, eu estava na livraria procurando livros de história (passo horas lá namorando os livros kkkk), não necessariamente da guerra mundial, e me deparei com esse, o que me chamou mais atenção foi o volume e o título, acabei lendo a sinopse e me apaixonei ?.

Jean 22/01/2017minha estante
undefined

Joine Farias 10/11/2016

Incrível!
Um livro muito envolvente e interessante que despertou em mim o desejo de conhecer mais profundamente a história sobre a Revolução Russa e os acontecimentos da época.

gustavoclr 03/11/2016

Personagens pouco importam
O livro é muito mais focado em narrar a história da 1ª Guerra Mundial, do que em contar a história das personagens em si. Considerando suas mais de 900 páginas, é um livro muito chato de se ler. Todas as partes que gostei eram as focadas na história das pessoas e não da guerra

Vanessa.Siqueira 31/10/2016

MELHOR LEITURA DO ANO
Demorei pra ler Ken Follet e me arrependo por não ter lido antes. Esse livro me surpreendeu em muitos aspectos. O autor faz uma fusão perfeita da História que realmente aconteceu com personagens ficcionais extremamente envolventes. O livro se passa na primeira guerra mundial e nos da uma aula muito prazerosa da historia dos gigantes europeus. Meus personagens favoritos são os Williams, mais precisamente, Ethel e Billy Williams. Eles são jovens corajosos, de classe baixa e socialistas. Me identifiquei rsrs. O livro trata de questões cruéis como homossexualidade, romances proibidos por nativos de países inimigos, feminismo, abuso de poder dos políticos e muito mais. Esse livro me melhorou como pessoa, enxergo a sociedade em que vivo de uma forma diferente depois de lê-lo.

sancanauta 24/09/2016

Surpreendente
Descobri Queda de Gigantes por acaso, na Biblioteca Municipal, quando já estava indo embora de mãos vazias. Não conhecia o livro nem o autor, mas a imagem de um soldado da Primeira Guerra Mundial na capa me chamou a atenção (gosto do tema). Decidi levá-lo, mesmo achando que devolveria antes de ler metade das páginas. Mas, foi só iniciar a leitura para me dar conta que não iria parar enquanto não terminasse a trilogia. Achei genial a mistura entre personagens fictícios e reais. Uma ótima aula de história, expondo fatos e detalhes desconhecidos pela maioria das pessoas. Recomendo.

Lenita Vilela 05/09/2016

Sensacional!
Um dos livros mais bem escritos e cativantes que eu já li. Impressionante como o autor consegue nos prender desde o início e faz com que seja impossível largá-lo até o final (e olha que o livro é enorme!). Além de uma leitura deliciosa, temos uma super aula de história. Recomento muito ele e as sequências, que são tão incríveis quanto.

Hendel 04/09/2016

Maravilhoso!
Esse foi o primeiro livro que li de Follet e elevou um autor outrora desconhecido a um de meus favoritos. A história é fascinante, você entende os fatos políticos e econômicos por trás da primeira guerra e da revolução russa de uma forma que só Follet sabe fazer. Enfim, super recomendo, um ótimo romance histórico com personagens cativantes e leitura fluida e prazerosa.

Phablo Galvão 31/08/2016

Adorei!
Entre um intervalo e outro, consegui concluir "Queda de Gigantes", primeiro livro da saga O Século. Uma narrativa fascinante que conta a história de cinco famílias de cinco nacionalidades diferentes e os bastidores de Primeira Guerra Mundial. Uma história com romance, disputa política, conflito ideológico. Todo mundo que lê sai com a mesma impressão: uma aula de história. Onde você conhece por dentro o papel e a participação que cada país envolvido teve no conflito. Aprendi mais sobre a primeira guerra com esta leitura do que na época da escola. Ponto alto que destaco é a influência e o comportamento da imprensa antes, durante e depois do conflito. Vale muito a pena a leitura! (N°6|16)
#Phgbook #QuedadeGigantes #kenFollett

Otávio 31/08/2016

Complexo e emocianante
Várias histórias sendo contada no contexto de uma maior. Livro emocionante, fascinante com um grau saudável de complexidade.