Queda de Gigantes

Ken Follett

Resenhas - Queda de Gigantes

Joyce Mendes 19/07/2021

Uma aula de história
Muito bom.. o livro é um calhamaço, demorei cerca de 4 meses pra terminar, a leitura foi muito fluida, mas algumas partes acabavam cansando, então fui intercalando com outros livros. Trata-se de uma trilogia, e o enfoque desse primeiro livro é a 1 Guerra Mundial, retrata desde as trincheiras até a política que define o rumo da guerra. O autor insere personagens fictícios sem contudo, mudar a realidade dos fatos.

Gustavo.Henrique 16/07/2021

Um livro exemplar, demonstra um trabalho curioso, não só com a narrativa e seus personagens, mas com um apreço gigante pela veracidade dos acontecimentos. A história e a ficção são amigas que quando andam juntas dão excelentes resultados, esse romance histórico não só impacta pela sua história, mas também pela HISTÓRIA, os discursos, os acontecimentos, os detalhes ricamente evocados tornam um livro indispensável para amantes da leitura erudita

Lucianoarantes 12/07/2021

Me surpreendi
Gente que maravilha de livro , nunca imaginei que uma história com a primeira guerra mundial como plano de fundo seria boa, apaixonei , odiei lev entre outros , amei muitos personagens , fascinante , doido para ler o próximo livro, e o bom que no fim fala de Adolf Hitler quero ver como os personagens vão agir diante deste demônio em pessoa.

Bruno 07/07/2021

Melhor jeito de aprender história
Comprei o livro pensando no segundo e terceiro volumes, por achar que a primeira guerra é mais chata, mais parada.
Que alegria estar enganado. Estou é ansioso para começar logo O Inverno do Mundo

Arthur Sanches 07/07/2021

Conheci o Ken Follet pela sua “trilogia do século“ formada pelo livros Queda de Gigantes, Inverno do Mundo e Eternidade por um fio, fiquei ainda mais curioso em ler estas obras depois de saber que Follet contratou uma equipe imensa de historiadores para contribuir com a criação dos livros a fim de que os fatos históricos ali retratados fossem os mais próximos possíveis àqueles ocorridos ao longo do século XX, em especial a primeira e segunda guerra, bem como a guerra fria.
A maestria com que o autor narra os principais eventos que moldaram o século XX é única, tornando até os mais complexos entreveros fáceis de compreender.
Minha única ressalva é com relação à característica novelesca do enredo de seus personagens no qual todos se conhecem e se relacionam em algum momento fazendo com que o mundo pareça ter apenas 200 pessoas de modo que o autor enche a trama de facilitações narrativas para que eles acabem se cruzando.
Contudo, para mim o foco principal é a narrativa histórica dos romances de modo que entendo as decisões narrativas que o autor utilizou para conta-la, se assim não fizesse essa jamais seria contada.
Fica a dica destes excelentes romances históricos.

Alê 02/07/2021

Uma aula de história da primeira à última página, com um toque de romance e a escrita impecável de Ken Follet! Li a última linha com o segundo livro na mão. Partiu Inverno no Mundo?

Thais 02/07/2021

Sobre quando eu aprendi a não julgar um livro pela capa
Se você gosta de romances históricos, este livro é para você!

Meu primeiro contato com Ken Follett e foi diferente de tudo o que imaginei. A capa não é lá muito atrativa, me lembra livros didáticos, o que já me deixou com um pé atrás. Mais de 900 páginas que falam sobre história, me deu medo de ser algo maçante. Mas ao fechar esse livro me encontrei completamente encantada.

Queda de Gigantes é o primeiro volume da trilogia - O Século, e é uma verdadeira aula de história, mas não é um livro de historia. É um romance maravilhoso que vai contar a trajetória e evolução de 5 famílias: duas britânicas, uma russa, uma americana e uma alemã, durante a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa. Os personagens são diversos e pertencem às mais diferentes classes e realidades sociais. Desde um jovem minerador galês, até um importante assessor da Casa Branca. De um conde britânico e sua esposa princesa russa, até mulheres sufragistas. Todos estão ligados pela guerra que mudou o mundo.

Os episódios bélicos são abordados pelos diferentes pontos de vista dos países envolvidos, a gente sabe como cada um resolveu agir, o porquê e as consequências para a população. A narrativa misturando personagens reais e fictícios me fez entender, sem nem sentir, muita coisa que não aprendi na escola, de uma maneira muito simples e agradável. Todos esses fatos reais servem de plano de fundo para os desenvolvimentos pessoais dos personagens, que são tão interessantes quanto a trama histórica. É um livro que fala sobre se apaixonar, casar, sobre a tensão de esperar um ente querido voltar da guerra vivo ou não, viver na miséria em países em guerra, a luta por melhorias da classe trabalhadora, mulheres que batalham pelo direito de serem livres, de votar e ter mais participação política.

A história toda é muito bem construída. Os personagens possuem uma complexidade psicológica intensa e, ao acompanhar suas evoluções, motivações, ideologias, sinto como se fossemos amigos próximos, ao ponto de eu me pegar com saudades e ansiosa para saber seus destinos nos livros seguintes. As 912 páginas passaram voando.

site: https://www.instagram.com/soprosliterarios/

Esther.Noroefé 29/06/2021

Estou sem palavras...
Primeiro contato com o Ken Follet e eu não sei como explicar oq senti lendo esse livro...em primeiro lugar não posso deixar de falar em como ele escreve bem, foi uma leitura fluída e a forma como ele encaixou as 5 famílias uma na outra foi incrível.

Esse livro é uma verdadeira aula de história, não tenho nenhuma reclamação, se tornou um dos meus livros favoritos e indico para todo mundo.

Ju 22/06/2021

22/06/2021
Um livro pra quem deseja uma imersão na história pelo ponto de vista dos menos afortunados. Me senti nos bailes, participante dos diálogos políticos, nas trincheiras da guerra. Cheguei a me arrepiar quando o final da guerra foi anunciado, chorei com um casamento, torci muito pelo Grigori, Eth e Billy.

Com certeza lerei mais títulos do autor.

Maria Emília 20/06/2021

Se você gosta de história, você PRECISA ler esse livro. Mesmo sendo grande, cada página vale a pena. Além de me divertir e me apegar com os personagens (cof cof Walter), eu aprendi muita coisa. Começar essa trilogia foi uma das melhores coisas que eu fiz em 2021. Estou ansiosa para ler os próximos :)

LucasOlif 09/06/2021

O melhor livro que já li na vida.
De maneira magistral e sem precedentes, Ken Follet constrói uma trama que mistura personagens fictícios com personagens históricos e narra todas as dificuldades por eles vividas no inicio do século XX. Ler este livro foi pra mim como colocar uma lupa na história da primeira guerra mundial, ver as pessoas e os contextos sociais, os conflitos que elas viviam, poder perceber tudo de um modo mais íntimo. Como eu sou um amante da história do século XX em geral, esse livro se tornou o melhor que já li em toda a vida. Ansioso para a continuação.

De.lais 02/06/2021

Perfeito!!!!!!!
Carambaaaaa eu amei essa leitura.
Personagens incríveis !!!!
Esse autor é muito bom, consegue fazer política ser legal kkkkkkk
Esse autor tem um jeito de narrar os fatos incríveis que faz com que a leitura seja prazerosa demais .
Recomendo muito!!!
5 estrelas.

Barbara Hellen 01/06/2021

@cactosliterarios
A 1ª Guerra Mundial marcou pra sempre a História e também a vida de todos aqueles que viveram naquela época. Queda de Gigantes, escrito por Ken Follett, é uma ficção, porém a sensação que me deu foi que o autor quis mostrar, por meio dessa narrativa, como a vida de diferentes pessoas em diferentes contextos foi afetada por essa guerra.

Achei interessante que ele inclui personagens já conhecidos, como Winston Churchill e Lenin, em situações fictícias, mas que poderiam ser realidade. Além de marcar também o início da Revolução Russa e a luta pelo voto feminino. Tudo isso a partir dos personagens muito bem construídos. Muito tinham me falado desse livro. E sim, ele é tudo isso mesmo.

Fabio.Barbosa 31/05/2021

Super recomendo
Perfeito, no meu ponto de vista, não vejo a hora de devorar os seguintes, em resumo, sensacional.