Queda de Gigantes Ken Follett
Ken Follett

Resenhas - Queda de Gigantes

Ana Paula 25/03/2013

Um livro envolvente do início ao fim.
Se houvesse uma classificação superior a 5 estrelas, esse seria o caso. O primeiro livro da trilogia "O Século" começa em 1911 e vai até o fim da Primeira Grande Guerra. O autor, Ken Follet, premiadíssimo e com inúmeros best sellers na carreira, elenca 5 personagens e suas famílias e a partir deles, consegue nos transportar para os mais variados ângulos da História do Século XX. Se você é um dos apoixonados por História como eu, vai amar. Se você não curte História garanto que vai adorar também pela narrativa simples, cheia de ápices e carregada de emoção. Um livro que te faz chorar, ficar indignado, apreensivo, suspirar e até sorrir. Um romance histórico que prende o leitor do começo ao fim das suas 908 páginas. Há passagens de ação, romance, erotismo e até suspense. A dinâmica do livro funciona muito bem como um artifício de manter o leitor sempre curioso e querendo ler mais. Eu simplesmente A D O R E I a leitura. Recomendo a todos os meus amigos e vários estão lendo e gostando muito também. Fazia muito tempo que não ficava tão fascinada por um livro. Pontos positivos: A narrativa simples e cheia de pequenos subcapítulos onde o autor "larga" um personagem em um pequeno ápice e inicia outro subcapítulo com o desfecho da história de um outro personagem. Assim, você fica preso do começo ao fim e é difícil mesmo largar o livro. Além disso, você aprende História se divertindo, há personagens e fatos reais e o que há de fictício no livro, é bem plausível. Pontos negativos: No início é um pouco difícil acompanhar tantos personagens. São cerca de 100 no total. Pensando nisso, o autor preparou um listagem deles com uma pequena descrição logo antes do primeiro capítulo. Mas garanto que a consulta só será necessária nas primeiras páginas. Para que público está indicando o livro: Para todos que gostem de um bom livro e uma história envolvente.

Vanildo 26/03/2013

Brilhante! Uma história emocionante onde o real e o fictício se misturam. Uma verdadeira aula de História sem aquele conteúdo massante dos livros didáticos.

Gleise 04/06/2013

Viagem ao século XIX
Foi uma das leituras mais demoradas. Até os livro I e II das cronicas de gelo e fogo foram mais rápidos para eu ler. Mas apesar da leitura ser demorada, ela é bastante rica. Na escola aprendemos sobre a I guerra mundial, mas passa batido esse acontecimento para o estudante. Só falou quem lutou contra quem e quem venceu. No livro você vive os acontecimentos e não consegue ficar torcendo para um país vencer, pois acaba apaixonando-se pelos personagens (Russos, Alemãs, Ingleses, Britânicos, Galeses, Americanos). Torce para que der certo o romance de uma britânica (Maud) com um alemão (Walter). Fica com raiva das injustiças da época. Não tem como eu falar mais, pois irei acabar soltando alguns spoilers. Esse livro é para quem realmente curte romance histórico. A linguagem é clara e atual.

Liliana 05/06/2013

Ótimo livro!
Gosto muito de livros de história. Quando fiquei sabendo da séria “O século” de Ken Follet, logo me interessei muito em ler. Achei o primeiro livro da série “Queda de Gigante” extremamente elucidativo. Através dele fiquei sabendo dos detalhes dos fatos ocorridos no início do século passado. Confesso que conhecia muito pouco sobre a “grande guerra” apesar de meu avô materno ter participado dela. Gostei muito da forma como o autor apresentou os fatos verídicos entrelaçados na ficção e como as histórias de cada um dos personagens se interagem perfeitamente contando os fatos reais com perfeição. Queda de Gigantes trás com riqueza de detalhes o que cinco famílias de nacionalidades diferentes viveram durante o período da primeira guerra mundial.

Gilson 07/06/2013

Queda de Gigantes
Acabei de ler o Queda... Foi meu primeiro contato com o Ken Follet. Achei a trama historicamente muito bem articulada com a realidade. No entanto, s.m.j, penso que a tradução acaba por tornar a obra infantil em certos momentos. Nunca imaginei que "dor de barriga" pudesse ser traduzido como "piriri" em pleno começo do século XX, por uma criança da nobreza inglesa. Uma pena.

Ailton 19/06/2013

Para mim o ponto mais louvável desse livro é trazer o leitor para dentro do conturbado ambiente da Europa no inicio do século XX. Já li outros livros de história que trataram do assunto 1º guerra mundial, mas todos sobre uma ótica externa, sendo o autor um mero narrador dos fatos que ocorreram.
Em Queda de Gigantes, Follett foca em personagens comuns das diversas potencias envolvidas no conflito, mostrando as transformações que ocorreram a sua volta. Fica mais fácil entender as mudanças na Rússia impulsionadas pelos Bolcheviques e Lenin, a divisão politica na Inglaterra entre liberais, conservadores e trabalhistas, a neutralidade inicial americana com sua posterior atuação na guerra, as ações do império Alemão que os levaram a derrota.
Uma verdadeira aula de história.

Vanessa.Pitsch 03/07/2013

Sem palavras!!
Um livro espetacular que mistura personagens reais com os de ficção, contando como e porque começou a 1GM do ponto de vista de variadas castas da sociedade. Acho difícil que não desperte interesse aos leitores a ponto de fazê-los buscar mais informações sobre aquele momento.
Nos faz ver o quão estúpidas são as guerras para quem realmente está num campo de batalha e como evoluímos desde então em algumas coisas e em outras tantas, não!

Ingrid Alves 18/03/2013

Fascinada.
Queda de Gigantes é uma verdadeira aula de História,assim como muitos dos livros de Follett.
O livro leva o leitor a Primeira Guerra Mundial,com um pouco de ficção e personagens fictícios,mas também com fatos,eventos e personagens que estiveram presentes e fizeram diferença nessa época.
Romance,mulheres implantando seus direitos,políticos debatendo-se pelo poder,revolução,divergência de opiniões,guerra... muita coisa pra um livro e Follett encaixa tudo isso e muito mais nesse romance.Vai pra galeria dos meus livros favoritos,é fantástico!

Cris 19/03/2013

Queda de Gigantes é um romance histórico nada entediante que nos apresenta um mundo real, com acontecimentos reais dentro do universo de personagens fictícios. Uma incrível aula de história em forma de entretenimento. Acompanhamos a primeira guerra e outros marcos da história mundial do ponto de vista de pessoas simples que se veem envolvidas em algo muito maior do que poderiam imaginar. São personagens extremamente carismáticos, envolventes e verossímeis. Uma narrativa rica em detalhes contados de forma romanceada, o que facilita muito o entendimento. É um livro grande, com mais de 900 páginas, mas a leitura flui de maneira tão natural que quando menos percebemos já estamos no final e loucos de vontade de saber o quem vem depois. Recomendo a todos que amam história e literatura!
Primeira vez que entro em contato com Ken Follett e posso dizer que foi uma grata surpresa, tanto que pretendo ler outras obras aclamadas do autor.
Personagens favoritos: Billy, Ethel e Walter.

Albuquerque 15/02/2013

Muito bom!
No início, achei que não ia curtir muito... teve umas tiradas eróticas que não gostei, cenas de sexo explícito, mesmo. Achei desnecessário para uma obra de tamanho valor. Mas a História foi muito bem contada, as personagens históricas bem aproveitadas e as fictícias deveras apaixonantes! Do meio para o fim o livro vira uma obra prima! Meus destaques vão para Grigori e Billy, que são os mais valentes do livro, e para Walter, o mais inteligente. Das mulheres, gostei da Ethel. Já comprei o segundo volume da série e vou começar a ler imediatamente.

Milla 18/12/2012

www.amorporclassico.com
Esta é provavelmente a maior resenha do blog, do maior (e um dos melhores) livro que li na vida! Quero agradecer à editora Arqueiro por ter disponibilizado um exemplar.

No início, conhecemos Billy Williams, um garoto que aos 13 anos está começando sua vida adulta ao ir trabalhar numa mina de carvão em Aberowen, no país de Gales do Sul. Seu pai é presidente do sindicato de trabalhadores da mina e preocupa-se com as pessoas funcionalmente, percebi que ele não se importa com seus sentimentos. Billy, também conhecido como Billy com Jesus, é um rapaz tranquilo, pacífico e corajoso, mas é do tipo que questiona as coisas antes de aceitar (eu!). Sua irmã, Ethel, uma jovem bastante inteligente, trabalha como criada na mansão dos Fitzherberts e encontra, numa visita Real, a oportunidade de tornar-se governanta; é nesta época que ela e seu patrão vivem uma arrebatadora paixão que, no final das contas, causa a demissão de Ethel e ela sai de Aberowen e vai para Londres.

Um jantar é promovido por Fitz para oferecer ao rei Jorge V a oportunidade de reunir-se a alguns jovens distintos. Conhecemos homens patriotas de diferentes nações e deparamo-nos com motivos para iniciar uma guerra e por que cada país deveria lutar. Nesta conversa pairam as sombras das tríplices Aliança e Entente.
Fitz é casado com Bea, uma belíssima e fria princessa russa, e irmão de lady Maud, uma jovem rebelde com pensamentos liberais para a aristocracia e que defende o sufrágio feminino. Maud administra uma clínica pediátrica mantida por Fitz e destinada a crianças carentes (filhos de viúva, mães solteiras, camponesas, prostitutas etc)

Bea interferiu de forma cruel e direta na vida dos irmãos russos Grigori e Lev Peshkov. Os dois rapazes ficaram órfãos cedo e submetidos ao Império Russo, o mais atrasado da Europa. Ambos trabalham na metalúrgica Putilov (que constrói trens) e, enquanto Lev se esforça para aplicar golpes nas pessoas, Grigori economiza para viajar os Estados Unidos (que representava a terra dos sonhos). Quando Grigori está prestes a embarcar, Lev aparece ameaçado de morte e, devido às semelhanças na aparência, eles trocam de lugar: Lev viaja e deixa Grigori para trás com uma mulher grávida de um filho seu.
Ao chegar em seu destino, Lev descobre que seu irmão foi enganado: ele não está nos EUA, mas em um país do outro lado da Europa. Procurando emprego, ele vai trabalhar como fura-greve numa mina de carvão.
Na Rússia, Grigori se envolve com o movimento bolchevique e, com a revolução russa, ocasiona a abdicação do czar.

Walter von Ulrich é um espião alemão, filho do super conservador Otto von Ulrich, amigo de escola de Fitz e apaixonado por Maud. Mas seu amor sofre a oposição do seu pai e os impedimentos da guerra.

Do outro lado do mapa está Gus Dewar, um jovem rico americano que trabalha para o presidente Wilson e é um fracassado no amor e que se vê forçado a ir para a guerra juntos aos EUA.
Um salto na história:
Fala-se em guerra, mas seu perigo torna-se iminente quando em junho de 1914 o arquiduque Francisco Ferdinando, sucessor do império Austro-Húngaro, foi assassinado em Saravejo e é confirmada a cumplicidade de políticos sérvios.Diante deste acontecimento, a Áustria enviou um documento com exigências à Sérvia, mas por causa do caráter radical dos pedidos, a Sérvia relutou em aceitar as imposições e a Áustria declarou guerra e invadiu a Sérvia.
Ken Follett conduziu com maestria a expectativa. Mesmo sabendo que a guerra aconteceu, ficamos na esperança diante dos argumentos apresentados e até o momento que é oficialmente declarado o movimento bélico, acreditamos que talvez não aconteça.
Passamos por conversas, reuniões secretas e encontros na Rússia, França, Grã-Bretanha, EUA e Alemanha.
Um salto na história:O que definiu a divisão entre tríplice Aliança e Entente foram os interesses das nações.Então, Alemanha uniu-se ao Império Austro-Húngaro contra a Rússia e tornou-se a tríplice Aliança com a participação da Itália. Reino Unido e França, em oposição à expansão germânica formam a tríplice Entende com a adesão da Rússia.

Ken Follett elabora diversas discussões, cujos participantes defendem seus pontos de vista sobre guerra e paz e ficamos apreensivos por causa de personagens como Walter e Maud, que serão separados por pertencerem à nações opostas no conflito; ou Grigori que servirá ao monstruoso exército russo quanto tudo que deseja é ir para outro lugar.
Fitz, Walter, Billy, vão para a guerra. A narrativa é deliciosa dentro das trincheiras, Follett é maravilhoso ao falar sobre acontecimentos, é tudo muito fascinante!

Queda de gigantes é uma deliciosa aula de história, durante a leitura vamos rememorando fatos estudados na sala de aula enquanto seguimos o ritmo envolvente e incansável da trama. Ken Follett é demais, as informações são suficientemente esclarecedoras.

Paty 07/02/2013

Excelente!!
Òtimo livro.. apesar das 900 paginas em momento nenhum se torna um livro maçante, o autor prende a atenção do começo ao fim.. simplesmente demais esse Ken Follet adorei sua forma de escrever..misturar fatos verídicos com personagens fictícios.. uma verdadeira aula de história.
Os personagens são bem desenvolvidos.. vc se envolve com eles..cria intimidade, participa de seus dramas, de suas aventuras,vc torce por eles.. detesta os maus..enfim não vê a hora de ver o final..
Recomendo..e vamos para Inverno no mundo.

Maria Carolina 04/02/2013

Quero muito o Volume 2.
Kenn Follett é um grande autor, Sou fã dele.
O livro e muito bem escrito, o autor consegue fazer você ficar preso na leitura, e você quer saber mais sobre os personagens e o que vai acontecer, você logo pensa "Nossa 900 páginas", mas vou falar a verdade você nem percebe as 900 páginas de tão entretido que você está. Demorei muito para ler ele e me arrependo, deveria ter lido antes.
Para quem gosta de História ainda mais sobre a 1° e a 2° Guerra Mundial tem que ler esse livro. Esse livro é uma aula de historia sobre o Mundo daquela epóca, aonde as ações e conseqüências de alguns Líderes podem ser a derrota de um País e o desespero de um povo.
A Prepotência e a Arrogância de alguns Líderes fazem o povo pagar e bem caro , e mostra como a Revolta de um povo pode sim derrubar impérios.
Todos deveriam ler esse Tipo de leitura, para aprender que quando o povo se uni PODE SIM FAZER A DIFERENÇA!

Jaqueline 19/10/2011

Muito mais do que um simples livro com uma grande quantidade de páginas, Queda de Gigantes é um romance ambicioso e envolvente. Primeiro volume da trilogia O Século, este livro poderia facilmente cair no clichê do “livro gigante de leitura maçante”, mas acaba proporcionando momentos de verdadeiro deleite no leitor com seu intrincado encadeamento de fatos históricos casados com um diversificado leque de personagens apaixonantes.

Este foi, sem dúvida alguma, o melhor livro que li em muito tempo. Muito mais do que simplesmente apresentar fatos históricos e grandes falas de personagens como Winston Churchill e Trótski, o autor Ken Follett nos apresenta uma trama extremamente humana e sensível sobre pessoas de diferentes países e classes sociais em um mundo que passa por profundas mudanças! O tempo de Queda de Gigantes é um tempo conturbado. Nos anos onde a história do livro se desenrola, meia dúzia de países, conscientemente ou não, dão os passos decisivos que impulsionaram importantes transformações sociais e políticas no início do século passado.

Incrivelmente humano, o livro narra o dia a dia das capitais e das trincheiras, com soldados lutam por suas vidas em territórios desconhecidos, as chamadas “terras de ninguém”, e comandantes que não sabem como justificar uma guerra que esgarçou o mundo como era até então compreendido, separando famílias, matando milhões de inocentes e colocando outras tantas pessoas na miséria. É impossível não se emocionar com a passagem onde homens combatem em trincheiras de lados opostos durante o dia e transpassam as mesmas durante a noite da véspera de Natal para beberem juntos em meio ao frio enregelante do inverno europeu.

A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa são os dois vórtices do livro. Pelas ruas de Moscou, o jovem Grigori Peshkov observa chocado aos estragos que a guerra fez em seu país. A fila do pão começa em plena madrugada, e nela, homens, mulheres, idosos esperam pelo único alimento do dia. Na Inglaterra, milhares de mulheres como Ethel Williams invadem fábricas e se tornam a força de trabalho número um do país, mesmo sem direito ao voto. Nos Estados Unidos, o presidente Woodrow Wilson extingue sua saúde em uma caravana que atravessa o país em busca de apoio da opinião pública pela interferência de seu país no fim da guerra que assola a Europa.

A trama se desenvolve em torno de vários personagens de países diferentes, cada um representando distintos estratos sociais de uma mesma nação. O livro se inicia na Grã-Bretanha, onde conhecemos Billy Williams, então com 13 anos de idade, em seu primeiro dia de trabalho em uma mina de carvão. Filho de um líder sindicalista profundamente arraigado a valores morais e irmão da astuta governanta Ethel, ao longo do livro ele se torna um homem. Esta trajetória é marcada pela superação do medo e pela perda de sua inocência juvenil, mas não pela quebra de sua fidelidade àquilo que é justo.

Fazendo um contraponto à pobreza dos trabalhadores da mina, temos o arrogante conde Fitzherbert, proprietário da mina onde Billy trabalha. Casado com a frívola princesa russa Bea, Fitz acredita piamente na hierarquia social que separa inferiores de superiores, mulheres de homens, pobres de ricos, subordinados de dominadores, mas mesmo assim acaba se envolvendo com Ethel, uma das empregadas de sua casa. Algumas das distinções que norteiam sua vida são questionadas pela sua irmã, a sufragista Maud. Engajada na luta pelo voto feminino, ela é o típico caso de mulher inteligente e teimosa demais para seu próprio benefício. Já considerada uma solteirona aos 26 anos de idade, ela acaba se apaixonando pelo alemão Walter von Ulrich, um dos melhores amigos de seu irmão. Subordinado ao seu pai, Walter é um jovem que trabalha na embaixada alemã e aspira à grandes posições nesta carreira. Seu amor por Maud acaba sendo correspondido e, juntos, eles vivem uma das mais belas e dolorosas histórias de amor que li em tempos. Mesmo com uma guerra no caminho e a oposição de seus familiares, o drama que os separa é maravilhosamente mesclado a situações fiéis ao cotidiano, como a aparição de Maud em uma coluna social graças ao estilo inovador e elegante de suas roupas ou a primeira vez em que dos dois transam, cheia de tentativas e erros, frustação e paixão, alívio e temor.

É curioso como estas duas pontas, família Williams e a família Fitzherbert, se entrelaçam. A empatia existente entre Ethel e Maud funciona como o alicerce para uma parceria que influencia milhares de pessoas, unindo o país em busca de uma representação política mais igualitária.

Da Rússia do príncipe Andrei e da princesa Bea, temos os irmãos Grigori e Lev Peshkov. Distintos como água e óleo, os dois operários almejam “fazer a América”. Além dos sonhos de uma vida melhor nos Estados Unidos, eles também compartilham o desejo que sentem por Katerina, uma atrevida mocinha que só tem olhos para o egoísta e sedutor Lev, que perde seu tempo tentando “fazer um extra” vendendo contrabando e aplicando pequenos golpes em turistas incautos. Centrado, honesto e responsável, Grigori tomou para si a responsabilidade sobre o comportamento impulsivo do irmão, fã de vodca, cigarros e mulheres. Ele sofre trabalhando horas extras em uma fábrica de peças de trens enquanto relembra a morte dos pais, assassinados a mando dos nobres Andrei e Bea quando os meninos ainda eram pequenos.

Mais do que a oposição entre nobreza e proletariado, temos na história dos órfãos a emergência do modo de vida americano no mundo. Seus ideais democráticos e a capacidade de mobilidade social atraem imigrantes do mundo inteiro, como o russo Josef Vyalov, que rapidamente passou de leão-de-chácara de um bar a homem de negócios por um caminho não muito ortodoxo.

Ainda no outro lado do Oceano Atlântico, temos o norte-americano Gus Dewar, assessor do presidente Woodrow Wilson. Jovem, ele é bem-sucedido e dedicado ao seu trabalho, acreditando firmemente na influência dos Estados Unidos na formação de um mundo composto por nações unidas e alinhadas com a paz e o crescimento mútuo. Pena que sua sorte profissional não se reflete no plano amoroso: após uma grande decepção, ele vê na colega de infância Olga Vyalov uma nova chance para o amor, mas seu noivado com a rica mocinha emergente pode não ser tudo aquilo que ele espera. A jornalista Rosa Hellman, dona de um raciocínio rápido e de uma curiosidade que compensam sua falta de beleza, completa o elenco norte-americano do livro.

Acabamos conhecendo intimamente cada um dos personagens, sentindo seus sonhos, suas ambições, suas dores, seus mais ocultos desejos. O modo como suas trajetórias de vida se encaixam é - em uma palavra - genial, revelando o exímio trabalho de pesquisa do autor, que mistura ficção e realidade em uma verdadeira obra-prima. Se você é fã de História, não pode deixar de ler este maravilhoso romance assinado por Ken Follett.

>> Análise postada no site www.up-brasil.com

Rodrigo Picon 02/02/2012

Queda de Gigantes
908 páginas e dezenas de personagens, a primeira vista, desanima qualquer um de ler a obra "Queda de Gigantes", de Ken Follett. Porém, tão logo começa a ler as primeiras páginas, você se apega aos personagens e às suas causas, e rapidamente você termina de ler o livro, sem mesmo perceber.
"Queda de Gigantes" conta a história de cinco famílias - uma russa, uma galesa, uma inglesa, uma alemã e uma americana - que vive os fatídicos acontecimentos do primórdio do século XX. Começa em 1911 e termina em janeiro de 1924, mostrando um mundo completamente novo depois dos acontecimentos que permeiam as páginas centrais da obra.
O sonho de sair de uma Rússia retrógrada e autoritária e partir para os EUA, o sonho do sufrágio feminino, o sonho de viver em um mundo onde o Estado dá valor aos trabalhadores, o sonho de viver um amor proibido e o sonho de crescer na sua carreira; estes cinco sonhos cruzam as páginas do livro do início ao fim, viajando de Washington a São Petersburgo, passando por Berlim, Aberowen (no País de Gales) e Londres e junto de personagens históricos, como o czar Nicolau II, o Kaiser Guilherme II, o rei Jorge V, Winston Churchill, David Lloyd George e tantos outros, lado a lado com figuras criadas pelo autor.
E para fechar, o livro "Queda de Gigantes" dá ao seu leitor uma verdadeira aula de história, ao mostrar ao mundo como aconteceram a Primeira Guerra Mundial, a Revolução Russa e o sufrágio feminino na Inglaterra, como foram recebidos pelo povo e como os governos reagiram. É imperdível essa obra... E que venha o segundo e o terceiro livro da trilogia "O Século"