Queda de Gigantes

Ken Follett

Resenhas - Queda de Gigantes

De.lais 02/06/2021

Perfeito!!!!!!!
Carambaaaaa eu amei essa leitura.
Personagens incríveis !!!!
Esse autor é muito bom, consegue fazer política ser legal kkkkkkk
Esse autor tem um jeito de narrar os fatos incríveis que faz com que a leitura seja prazerosa demais .
Recomendo muito!!!
5 estrelas.

O resenheiro 26/09/2020

A história de cinco famílias ambientada no início do século vinte
A melhor forma de aprender história é lendo um livro como este, que se passa no início do século vinte, tendo como pano de fundo a primeira guerra mundial, a revolução russa, as sufragistas lutando pelo voto feminino, a luta da classe trabalhadora, os bolcheviques e mencheviques, e todas as nuances de cinco famílias de diferentes lugares do mundo vivendo nesta época.

A capacidade de conduzir a história dessas famílias, oriundas da Grã Bretanha, Pais de Gales, Alemanha, Rússia e Estados Unidos, criando entrelaçamentos entre elas, romances, separações devido à guerra, que ninguém esperava começar e muito menos que iria durar tanto tempo, é incrível! O tempo passa, filhos nascem, a guerra acaba e claramente o autor vai deixando sinais para o próximo livro da trilogia.

Um livro que não sabia de sua existência, muito menos desse gênero literário romance histórico, que acabou me deixando ansioso cada dia pelo que estava por vir. Algumas das personagens são desenvolvidas de forma que parecem pessoas reais, que existiram, mescladas com pessoas reais e historicamente conhecidas dão uma veracidade fantástica ao texto.

Altamente recomendável, não se assuste pelo tamanho da obra, pois as quase mil páginas vão passando de forma muito agradável, parecendo que se está assistindo uma série daquelas muito boas que não se quer parar por nada!

Uma única ressalva, porém, alguns trechos são muito descritivos de combates de guerra, o que pode tornar nestes casos a leitura um pouco cansativa. Mas mesmo assim, vale o esforço, até para se entender que loucura é está que o ser humano volta e meia resolve se meter.

Em resumo, uma bela história, deixa muito o que pensar no que a humanidade já fez, e causa no final um gostinho de quero mais! Bora começar o próximo volume?

Ana Paula 11/07/2020

Queda de Gigantes
Primeiro livro da trilogia do Século
A história se passa no início do século XX por 5 famílias diferentes com a Primeira Guerra mundial, a Revolução Russa, a luta da Classe trabalhadora e o Voto feminino.

Neander 14/02/2015

Um bem tramado romance histórico.
‘Queda de Gigantes’ é um livro intrigante, emocionante e totalmente imprevisível. Em cada final de capítulo uma nova surpresa te deixa maravilhado. E esse é um dos detalhes da escrita do Follett: você pode até imaginar o que pode acontecer, mas ele fará de tudo para te frustrar!
Follett é sagaz. Ele não deixa você gostar apenas de um personagem. Ele quer que você tenha o maior carinho por todos eles e que se angustie quando eles se enfrentarem, pois assim não saberá para quem torcer!
A narrativa do Follett é viva. Te faz presente em cada cena, em cada lugar, tamanha é a riqueza de detalhes. Você sente preso à leitura de forma prazerosa, gostosa. Não é cansativa, mas emocionante. O livro tem um grande número de páginas, é verdade; o que pode desanimar, a princípio. Mas a narrativa é instigadora e não te deixa desistir assim tão fácil!
O final não é apoteótico nem nada; o que é compreensível, em minha opinião, já que estamos falando apenas do primeiro volume da trilogia.
Vale a pena se aventurar nesse bem tramado romance histórico, que nos levam para perto dos acontecimentos que fizeram a Primeira Grande Guerra Mundial. Vale a pena viver com os seus personagens, fictícios ou não!

Gabi Dietrich 06/03/2021

Uma aula de história fantástica.
Esse livro assusta um pouco no número de páginas, mas bastou que eu conhecesse os personagens que a história fluiu muito bem.

Eu sempre adorei aprender história, e esse livro me deu uma aula e tanto! O autor colocou pontos de vista de vários países e personagens de diferentes classes sociais, sobre a primeira guerra e a revolução russa. Ele nos fez entender como foi difícil para as mulheres conseguirem seu direito de voto na Grã-Bretanha, como cada país envolvido na guerra já carregava consigo razões para lutar, e a visão que os cidadãos de cada nação tinha da guerra.

E que narração detalhada e impressionante! Eu me senti muito próxima dos personagens e foi difícil não defender todos eles, mesmo quando alguns não mereciam.

Mesmo sendo o pano de fundo desse livro a primeira guerra mundial e a revolução russa, a gente acompanha muitos fatos diferentes que nos fazem ter uma visão mais global daquela época, e não caracteriza-la somente por esses dois eventos. Havia muitas outras lutas ocorrendo paralelamente, o que para muitos pode passar despercebido, mas que o autor fez questão de colocar em destaque.

Eu só tenho a agradecer por ter tido a experiência de ler um livro em que aprendi muito, que me fez refletir sobre outros pontos de vista, e que me manteve curiosa até o final. Mal posso esperar pelo próximo livro e para conhecer os próximos personagens, descendentes desses que foram tão amados por mim.

Se você quer entrar de cabeça na nossa história, sair dequele contexto pré definido que aprendemos na escola e entender como as pessoas pensavam no início do século XX, eu recomendo esse livro. Ele te dá tantas perspectivas diferentes sobre um mesmo evento que você começa a realmente entender porque a história levou o rumo que levou.
Gui 07/03/2021minha estante
Que baita resenha! ??

Fabiana 08/06/2022

Incrível
Sou suspeita para falar porque romance histórico é meu gênero favorito mas esse livro consegue se superar. Adoro o autor e faltam palavras pre expressar o quão rico e envolvente essa história fica. Termino já com saudade, com certeza será um livro que irei reler.

Manoela138 10/04/2021

Favorito, perfeito, tudo de bom!
Um dos meus livros favoritos da vida! Foi uma leitura deliciosa e super educativa/informativa. Eu amei tudo nessa história, os personagens foram muito bem construídos e a escrita do autor é extremamente fluida. Meus personagens favoritos foram: Billy, Gregori e Ethel. Achei que o Ken Follett soube escrever muito bem sobre esse contexto da Primeira Guerra Mundial e Revolução Russa. Foi possível ver como todas as classes sociais foram atingidas pelos desdobramentos desses conflitos. Amei cada página desse livro, estou apaixonada pelo autor. Livro 5 estrelas e favorito!

Aline Medeiros 24/01/2021

Simplesmente fascinante
O romance, Queda de Gigantes conta a história de cinco famílias de diferentes nacionalidades que têm suas vidas marcadas pelos conflitos da Primeira Guerra Mundial e da Revolução Russa.
Com muita maestria Ken Follett, entrelaça personagens reais e fictícios a eventos históricos que marcaram o século XX.
Esse livro é simplesmente fascinante, a narrativa é muito envolvente, rica em detalhes e muito bem construída.

Para aqueles que são admiradores e apaixonados por história esse livro é perfeito!

LuliFiedler 17/02/2013

Esse livro tem a dose exata de romance, História, sociologia, drama e erotismo. Estou ansiosíssima para ver como Follet vai retratar Hitler, tendo em vista a sua imparcialidade com personagens históricos. Os romances têm um quê shakespeariano, mas fica claro que isso é uma predileção do autor, posto que ele faz menção a diversos romances do inglês.

A única coisa que deixou um pouco a desejar na minha opinião foi a perspectiva que passa dos americanos, como se eles não estivessem lucrando horrores com a guerra e como se sua preocupação com os aliados fosse meramente por uma questão de amizade com os ingleses e "aversão" aos alemães. Acho que faltou um pouco explorar o lado interesseiro dos EUA, mas também acredito que em parte isso possa ter se derivado da necessidade de não ter um livro "tabu" nos Estados Unidos, posto que poderia embarreirar as vendas se demonstrasse uma imagem crua dos interesses americanos.
Especulações a parte, o livro é extremamente bem escrito e é difícil se cansar mesmo com as 910 páginas, deixando o final com um gostinho de "quero mais" delicioso.

Fiquei impressionada com a capacidade de Follet de reunir visões tão diversas sob o mesmo assunto e de certo modo, passei a entender melhor porque Hitler teve certa "facilidade" de conseguir apoio da população alemã. Não concordo, mas entendo. Foi uma cachorrada o que se fez com a Alemanha no Tratado de Versalhes.
Quanto aos russos, eles me pareceram meio violentos no início, mas acho que isso foi a maneira do autor de chocar. Até porque, Górki, um grande escritor russo à época da Revolução, escreveu um livro intitulado "Mãe" sobre a revolução socialista (meu livro favorito) que demonstra bem a violência dos oficiais e do governo czarista. Como ele viveu nessa época não me acho no direito de julgar se ele estava certo ou errado.
Também me agradou o rumo que ele anda tomando com relação a construção da União Soviética. O socialismo imposto por Lênin não é tão "utópico" quanto algumas pessoas parecem crer (conheci alguns fervorosos defensores que pareciam não conhecer nada de História).
Não consegui encontrar nada que comprovasse que Lênin pudesse ter recebido apoio financeiro da Alemanha (minha mãe é formada em História, livro aqui não falta), mas fica claro que ele recebeu sim pelo menos um apoio tácito do governo alemão interessado que a Rússia se retirasse da guerra. A idéia do "suborno" de Lênin pode ter sido uma liberdade literária do autor, mas é mais provável que seja uma das inúmeras teorias históricas que correm pelo mundo, afinal cada país vende a sua versão. De fato é questionável como Lênin (que esteve exilado durante tanto tempo) poderia ter dinheiro para fomentar uma revolução do porte da Revolução Russa.
Por fim, achei impressionante como o autor manteve o desenvolvimento coeso utilizando-se dos diversos registros que se tem e inclusive frases de documentos, atas e discursos que realmente ocorreram (e olha que eu pesquisei.. rs)
Um ótimo para esse livro, e que venha o próximo!

Kaprãn 02/05/2021

História viva
O Ken Follet tem o poder de misturar realidade com ficção, no livro isso fica claro e nos confundi, não sabemos se o personagem é verdsdeiri ou se o fato histórico realmente existiu

Márcio 25/01/2020

Ótimo
Um escritor de romance histórico tem que saber mesclar ficção com fatos históricos (e eu como escritor desse gênero tento fazer isso), Ken Follet fez isso com maestria, mesclando a vida de várias famílias com os acontecimentos e personagens entre os anos que antecederam a I Guerra Mundial e seu fim. A política inglesa e alemã, o regime do Czar russo, a guerra e a revolução russa, fatos que marcaram a humanidade narrados e misturados com personagens fictícios, mas que poderiam ser reais. Um ótimo livro, com certeza lerei o seguinte que se inicia com a ascensãobd nazismo na Alemanha.

Mimi 11/03/2022

Primeiro romance dessa trilogia.
Conta-se a história de cinco famílias durante a primeira guerra Mundial e a revolução russa.
É uma aula de história em ritmo de romance mistura de personagens reais e fictícios.
No início pela quantidade de páginas do livro assusta mas a escrita do autor é muito boa fazendo com que o leitor passe por cada página do livro sem perceber.

Pretendo continuar lendo essa trilogia.

Simone de Cássia 27/01/2018

Narrativa escolar...
Dizem que "o melhor da festa é esperar por ela".. pois é, descobri que é verdade. Esperei muito desse livro porque gosto do autor e gosto de história, mas a linha que separa um bom romance histórico de um romance histórico cansativo é muito tênue. Há que se ter muito cuidado.E, na minha opinião, o autor errou a mão. O livro parece mais uma enciclopédia com personagens salteados nas curvas dos acontecimentos... Gosto de história mas gosto quando ela entra como cenário, pano de fundo pra trama em si e não como narrativa escolar. Aqui são 900 páginas de assunto cansativo. Detalhes excessivos, conspirações exageradas, enfim, um tédio! Pena! Nem sei como vou encarar os dois livros sequenciais.
Pekena Val 27/01/2018minha estante
Simone, li Os Pilares da Terra e apesar de ter gostado tive o mesmo sentimento que vc!!! Infelizmente o Ken Follett tem essa mania de descrições além da conta...
Acabei de ler um livro que vc resenhou por mim sem saber...rsrs

Gleidson 27/01/2018minha estante
Humm, também achei cansativo, exagerado nos detalhes, mas apesar disso, gostei. Só fiquei sem coragem de encarar os outros dois. rs

Silvia 18/05/2018minha estante
O chato dos ótimos atores é a descrição exagerada, mas já imaginou como seria ler um livro sem descrição? Não teria graça, nunca viajei para outros países, mas graças às descrições de autores em seus livros é como se eu estivesse lá ao vivo e A cores... E já tentei escrever um livro, posso garantir não há nada mais difícil do que fazer a descrição do local ou cidade ou país, é só os grandes autores que sabem...

Cassiano 23/10/2014

Ficção, realidade e emoção
Contada através da perspectiva dos personagens, a história dos conflitos do século XX se torna muito mais emocionante e envolvente.
Utilizando um misto de ficção e realidade, Ken Follett produz uma trama que instiga o leitor a avançar pelas mais de 800 páginas no ebook.
E como toda boa trama, esta é regada de romance e ação. Em meio aos fatos que modificaram o mundo, surgem heróis e heroínas cheios de ideais.
Apesar de eu não recomendar para quem não gosta de História, o primeiro livro da trilogia O Século, é sem dúvida, um dos melhores best-sellers que já li.
Pamela 24/10/2014minha estante
Poxa, fiquei com vontade de ler também.

Mi Hummel 19/11/2014

Quando os gigantes são as personagens...
O livro não decepciona. Um desfile de personagens passam por seus olhos e todos eles encarnam um perfil da época. Das guerras de classe à guerra das nações!

As personagens são táteis. Reais. Quase como se fosse possível encontrá-las em alguma esquina - se é que já não nos deparamos com algum deles em nossas vidas cotidianas. Tudo misturado com a devida pitada histórica. Confesso que, às vezes, ficava um pouco entediada com toda aquela conversa política sobre guerra, presidente, Kaiser e acordos de paz, mas...Um mal necessário. Que melhor forma de ter uma aula de história se não com personagens que vivem aquele drama? Não há nada melhor.

Fitz, Grigori, Lev, Maud, Ethel, Billy e companhia conseguem desenhar com eloquência as turbulências históricas. Portanto, gostei e estou preparada para o segundo volume da saga.