Queda de Gigantes

Ken Follett

Resenhas - Queda de Gigantes

Esther.Noroefé 29/06/2021

Estou sem palavras...
Primeiro contato com o Ken Follet e eu não sei como explicar oq senti lendo esse livro...em primeiro lugar não posso deixar de falar em como ele escreve bem, foi uma leitura fluída e a forma como ele encaixou as 5 famílias uma na outra foi incrível.

Esse livro é uma verdadeira aula de história, não tenho nenhuma reclamação, se tornou um dos meus livros favoritos e indico para todo mundo.

Gabi 05/03/2014

Perfeição sem limites
É inexplicável o quão esplêndida é a leitura de "Queda de Gigantes". O número de páginas pode assustar os leitores, mas é possível dizer com total segurança que as 912 páginas parecem nada. O modo como Ken Follett desenvolveu a história torna o enredo detalhado e sucinto ao mesmo tempo.
Para quem gosta de História, este é o livro perfeito: A Primeira Guerra Mundial é contada de uma perspectiva diferente - a perspectiva interna, e não externa como aprendemos em livros didáticos. O leitor praticamente vive o horror da guerra, entra na História e passa a entender com maior facilidade por que o mundo foi capaz de cometer tal atrocidade.

"Olhou em volta. Vários estavam disparando, outros recarregavam as armas, e outros feridos, contorciam-se em agonia, alguns já tomados pela paralisia da morte."

Além de proporcionar um maior esclarecimento sobre o passado, Follett foi inteligente na escolha dos personagens e, principalmente, em como eles se inserem no contexto histórico do início do séc XX.

Cinco famílias de origens diferentes - alemã, americana, galesa, inglesa e russa - vão viver o drama que a Guerra causou sobre toda a Europa. Na primeira delas, os passos dos Von Ulrich serão seguidos. Otto e Walter, pai e filho, acompanharão todos os casos diplomáticos da Alemanha, antes, durante e depois da guerra. O problema é que o pai é conservador e o filho não compartilha dos mesmos conceitos. Walter, um jovem diplomata, sonha com um mundo no qual as diferenças étnicas e politicas não sejam um empecilho - inclusive, acaba se apaixonando por uma inglesa, Lady Maud Fitzherbert, em pleno tempo de guerra.

"Maud já não sentia mais raiva - talvez tivesse esgotado todo seu rancor. Agora tudo que sentia era medo. Guerra ou paz, casamento ou solidão, vida ou morte: seu destino."

A família da moça, por sua vez, os Fitzherbert, são como o pai de Walter: conservadores. Portanto, da mesma maneira nunca aceitariam o romance de Maud com o jovem Von Ulrich. Na verdade, o maior problema da liberal Lady Maud é o irmão, o Conde Edward Fitzherbert - mais conhecido como Fitz. Este é casado com a Princesa Russa Bea, mas acaba se apaixonando pela criada, Ethel Williams, de família galesa.
Do lado russo, por sua vez, a história a ser contada é dos irmãos Peshkov - Grigori e Lev. Eles trabalhavam em uma fábrica de trens - os quais estavam sendo construídos para a Guerra. Um dos irmãos acabam indo para os EUA, para tentar fugir da miséria russa, enquanto o outro se junta à Revolução Bolchevique.

"Na Nevsky, cruzou olhares com uma criança pedinte, uma menina de seus 9 anos. Algo nela o incomodou. Logo em seguida percebeu o que o intrigara. O olhar que a menina havia o lançado era um convite de sexo. Ele ficou tão chocado que parou de andar no ato. Como ela podia ser uma puta naquela idade?"

Do outro lado do mundo, Gus Dewar,diplomata e assessor do presidente americano Woodrow Wilson vai à Europa para tratar sobre Guerra.

Apesar de cada personagem possuir sua estória particular, ela, de alguma maneira, mescla-se por completo ao contexto da guerra. Em meio à tantos jogos diplomáticos, estratégias políticas e militares e tratados o mundo nunca mais seria o mesmo depois da Primeira Guerra Mundial. A Guerra é tratada com uma riqueza de detalhes - de 1914 à 1918 - esplendora. Um esplendor que só "Queda de Gigantes" é capaz de conter.

"- O chanceler decidiu - disse ele. Em seguida, repetiu as palavras que Walter tinha temido ouvir - Zustand drohender Kriegsgefahr. PREPAREM-SE PARA A GUERRA IMINENTE."

Peregrina 12/03/2014minha estante
Esse livro é incrível, amei a sua resenha! O Ken, como você disse, escreve numa perspectiva interna. Mostra-nos realmente a realidade vivida por pessoas comuns e de diferentes camadas sociais durante a guerra. É fantástico, podia sentir tudo que os personagens sentiam. Essa frase de quando a guerra anunciada me fez até estremecer rsrs parecia que eu estava vivendo ali com eles. Muito bom o livro e sua resenha

Gabi 16/03/2014minha estante
Concordo com você, Enza! Eu também senti tudo que os personagens sentiam. Follett escreve de um jeito que não tem como explicar o sentimento que provoca no leitor.
Obrigada!

Victor.Wrobel 16/04/2020

Excelente
O livro é muito bom, o autor realmente consegue te cativar na história, não tem como não se sentir dentro do enredo, parece que estamos fazendo parte do livro! A história da Primeira Guerra é muito bem desenrolada no livro, conseguimos entender não somente como foi o período da Guerra assim como a politicagem, é muito interessante. Livro indispensável para quem gosta de história e também para qualquer pessoa que esteja a procura de um bom livro! E ainda ao final dele, te deixa muito curioso para acompanhar o desenrolar do próximo livro, ainda mais porque já estamos bem ?apegados? aos personagens e já os conhecemos bem!!!

ThainAh.Ferreira 21/11/2021

Realmente fascinante
O tamanho do livro pode assustar um pouco por se tratar de um tema com tantos detalhes, mas facilmente somos envolvidos na narrativa e se torna uma leitura muito fluída.
Alguns desfechos de personagens ficaram subentendido ou então não tiveram lá um final muito alegre, mas não acho que tenha um grande peso, pois nos dá a sensação de maior proximidade com a terrível realidade.
Não é o meu primeiro contato com a obra do autor, mas para quem deseja iniciar e não sabe por onde começar eu diria que é uma ótima escolha.

Patricia 31/10/2022

Esse livro é MUITO bom. Eu, que não sabia quase nada sobre a primeira guerra mundial, aprendi muito. Uma aula em cada página.

Arthur Nowakowski 28/06/2022

Ualll!!! Que livro sensacional! O autor amarra muito bem o livro e suas passagens históricas, iniciando alguns anos antes da primeira guerra mundial e acompanhando o desenrolar da mesma. Ao acompanhar 5 famílias, podemos presenciar alguns dos motivos e razões que levaram o mundo ao seu primeiro confronto em escala mundial. O livro tem aquela pitada de game of thrones com romance, traições e luta por poder. Super recomendo!!!

yJoaozin 18/03/2021

Primeiro livro da trilogia "O Século", vamos lá o que eu achei da leitura? Extremamente leve, são 912 páginas que parecem ser 200. Além de relatar as histórias dos personagens durante a 1GuerraMundial, é muito bom para conhecer e entender a geopolítica, as relações entre os países que levaram ao conflito.

Laura 16/06/2020

Surpreendente
Fui supreendida positivamente com esse livro.
A princípio, um livro sobre guerra com mais de 900 páginas pode parecer maçante, existem muitos personagens, tanto que as primeiras páginas do livro são dedicadas a apresentar cada um deles. Mas a escrita caminha de uma forma que, mesmo estando em diferentes países, as suas histórias se cruzam direta ou indiretamente. Alguns, a gente não dá nada no começo, mas depois se tornam corajosos herois. Outros, torcemos por eles desde o início. E sempre quem aqueles pelos quais a gente desenvolve uma certa antipatia.
Personagens fictícios e também alguns reais se misturam para contar a história da Primeira Guerra Mundial, desde os anos que a precederam, os fatores que a desencadearam, passando pelos anos durante e a guerra e também mostrando o cenário após seu fim.

Esse livro une o prazer da leitura com uma grande aula de história. Recomendo muito, sem dúvida.

Neander 14/02/2015

Um bem tramado romance histórico.
‘Queda de Gigantes’ é um livro intrigante, emocionante e totalmente imprevisível. Em cada final de capítulo uma nova surpresa te deixa maravilhado. E esse é um dos detalhes da escrita do Follett: você pode até imaginar o que pode acontecer, mas ele fará de tudo para te frustrar!
Follett é sagaz. Ele não deixa você gostar apenas de um personagem. Ele quer que você tenha o maior carinho por todos eles e que se angustie quando eles se enfrentarem, pois assim não saberá para quem torcer!
A narrativa do Follett é viva. Te faz presente em cada cena, em cada lugar, tamanha é a riqueza de detalhes. Você sente preso à leitura de forma prazerosa, gostosa. Não é cansativa, mas emocionante. O livro tem um grande número de páginas, é verdade; o que pode desanimar, a princípio. Mas a narrativa é instigadora e não te deixa desistir assim tão fácil!
O final não é apoteótico nem nada; o que é compreensível, em minha opinião, já que estamos falando apenas do primeiro volume da trilogia.
Vale a pena se aventurar nesse bem tramado romance histórico, que nos levam para perto dos acontecimentos que fizeram a Primeira Grande Guerra Mundial. Vale a pena viver com os seus personagens, fictícios ou não!

Sabri 08/05/2022

Um aula gostosa de história
Como sempre Ken Follet dando show! Aprendi mais em queda dos gigantes do que em todo ensino médio sobre a história da primeira guerra e como tudo começou e incrivelmente ele faz isso de um jeito super fácil e gostoso de ler. É viciante

Gustavo.Henrique 16/07/2021

Um livro exemplar, demonstra um trabalho curioso, não só com a narrativa e seus personagens, mas com um apreço gigante pela veracidade dos acontecimentos. A história e a ficção são amigas que quando andam juntas dão excelentes resultados, esse romance histórico não só impacta pela sua história, mas também pela HISTÓRIA, os discursos, os acontecimentos, os detalhes ricamente evocados tornam um livro indispensável para amantes da leitura erudita

Ana Paula 11/07/2020

Queda de Gigantes
Primeiro livro da trilogia do Século
A história se passa no início do século XX por 5 famílias diferentes com a Primeira Guerra mundial, a Revolução Russa, a luta da Classe trabalhadora e o Voto feminino.

Suellen vieira 30/07/2020

QUEDA DE GIGANTE
Nunca tinha lido nada sobre primeira guerra mundial, leio mais sobre a 2, mesmo assim quando leio e mais sobre o holocausto ou sobre a bomba atômica, esse livro ele mostra a guerra sobre o ponto de vista político, no contexto das decisões que foram tomadas pelos donos do poder nos USA, da Inglaterra e da Rússia antes da guerra, durante a guerra e depois da guerra, essas decisões influenciaram no início, no fim da guerra e provavelmente no início da próxima guerra.
Porém esse livro não falou apenas da primeira guerra mundial, mas também mostrou a Revolução Russa como aconteceu e as consequências dessa revolução não só na Rússia, mas pra guerra e pros outros países envolvidos, como Alemanha, USA e Inglaterra.
Na primeira guerra e apresentada por esse autor também sobre o ponto de vista dos soldados sobre essa situação toda, sobre por exemplo o fato de que por ir pra guerra o que fazer na minha provável última noite de vida, já que pro ir para a guerra posso morrer amanhã e como a duração da guerra trouxe traumas não só pros soldados, mas para família de cada um que foi lutar lá, como cada família que perdeu um parente por conta da guerra e pro mundo de forma geral, uma cicatriz que nem o tempo apaga.
por último e não menos importante o livro é narrado através do da história de personagens, um Russo, um americano é um inglês, suas famílias e as suas relações na sociedade e na guerra.

Fran 21/06/2023

FODA!
muito louco como ken follet transita bem entre fato e ficção, além de criar personagens totalmente odiosos que te fazem se enfiar de cabeça na história
Fabio909 26/11/2023minha estante
Já começou a ler o segundo?

O resenheiro 26/09/2020

A história de cinco famílias ambientada no início do século vinte
A melhor forma de aprender história é lendo um livro como este, que se passa no início do século vinte, tendo como pano de fundo a primeira guerra mundial, a revolução russa, as sufragistas lutando pelo voto feminino, a luta da classe trabalhadora, os bolcheviques e mencheviques, e todas as nuances de cinco famílias de diferentes lugares do mundo vivendo nesta época.

A capacidade de conduzir a história dessas famílias, oriundas da Grã Bretanha, Pais de Gales, Alemanha, Rússia e Estados Unidos, criando entrelaçamentos entre elas, romances, separações devido à guerra, que ninguém esperava começar e muito menos que iria durar tanto tempo, é incrível! O tempo passa, filhos nascem, a guerra acaba e claramente o autor vai deixando sinais para o próximo livro da trilogia.

Um livro que não sabia de sua existência, muito menos desse gênero literário romance histórico, que acabou me deixando ansioso cada dia pelo que estava por vir. Algumas das personagens são desenvolvidas de forma que parecem pessoas reais, que existiram, mescladas com pessoas reais e historicamente conhecidas dão uma veracidade fantástica ao texto.

Altamente recomendável, não se assuste pelo tamanho da obra, pois as quase mil páginas vão passando de forma muito agradável, parecendo que se está assistindo uma série daquelas muito boas que não se quer parar por nada!

Uma única ressalva, porém, alguns trechos são muito descritivos de combates de guerra, o que pode tornar nestes casos a leitura um pouco cansativa. Mas mesmo assim, vale o esforço, até para se entender que loucura é está que o ser humano volta e meia resolve se meter.

Em resumo, uma bela história, deixa muito o que pensar no que a humanidade já fez, e causa no final um gostinho de quero mais! Bora começar o próximo volume?