Queda de Gigantes

Queda de Gigantes Ken Follett
Ken Follett

Resenhas - Queda de Gigantes

Sandramithy 13/03/2012

Queda de Gigantes é mais uns dos livros de Ken Follett que me deixou fascinada. É um calhamaço de mais de 900 páginas de um contexto rico em detalhes, um relato histórico brilhante com ficção. Os personagens são envolventes e cativantes, muito bem construídos nessa fantástica obra que te prende do início ao fim. Um livro fascinante e muito bem escrito tanto quanto Os Pilares da Terra e Um Mundo Sem Fim. Que venha o próximo volume.
Silvia 28/07/2012minha estante
Amo Ken Follett, ainda não li Queda de Gigantes pois, quero esperar o segundo volume, porque sei que se eu ler o primeiro volume vou ficar doida para ler
o segundo. ;)

Emilia @biblioteca_decitacoes 27/12/2020

Trilogia O Século, Ken Follet
Resolvi escrever uma resenha para a trilogia inteira, já que o fio da narrativa principal todo mundo já conhece das aulas de História. Nesses três livros, acompanhamos a vida de 5 famílias dos EUA, Inglaterra, País de Gales, Rússia e Alemanha, durante os grandes acontecimentos do século passado. Em Queda de Gigantes, temos a narrativa durante a Primeira Guerra Mundial, em Inverno do Mundo, vemos os personagens enfrentarem e Segunda Guerra Mundial, e em Eternidade por um Fio temos, por fim, a Guerra Fria.

Acompanhamos os personagens fictícios, juntamente com personagens históricos, protagonizando momentos decisivos de um século muito conturbado. Passamos pelo sufrágio feminino, revolução russa, ascensão e queda do partido nazista, luta contra segregação racial nos EUA, construção e queda do Muro de Berlim, corrida nuclear durante a Guerra Fria e muitos outros acontecimentos importantes.

No decorrer da narrativa, Ken Follet dá ao leitor “acesso ao camarote” de momentos famosos do século XX. E além de aprender e recordar muito sobre História, acompanhamos tudo isso de um ponto de vista diferente das salas de aula: percebemos como todos esses conflitos afetaram a vida de pessoas comuns. Elas tiveram sonhos interrompidos, foram separados de pessoas queridas e tiveram sua liberdade atacada por muitos anos. A sensação que fica depois de ler os livros é de ter visto de perto e vivido algumas das emoções que as pessoas que passaram por tudo aquilo viveram.

Um dos aprendizados principais da leitura desses livros é reafirmar a importância de estudar História para não repetirmos os erros do passado. Embora continuemos a ver muitos equívocos serem repetidos ao longo dos anos, é de extrema importância persistir e sempre relembrar o que foi feito de errado no passado que degringolou no mundo em que vivemos hoje.

Nos dias de hoje, a maior parte do muro de Berlim já não existe mais, porém alguns trechos foram preservados e se tornaram memoriais. É o caso da East Side Gallery, uma galeria de arte ao ar livre que expõe, em mais de 1 km de muro, artes de pessoas de diversos lugares do mundo. Nas resenhas, eu geralmente separo algumas citações que me marcaram durante a leitura, mas desta vez não consegui escolher nenhuma que representasse essas quase 3 mil páginas. Porém, escolhi uma das artes da East Side Gallery que me impactou muito e me lembrou da leitura desses livros. Uma escrita, sobre o desenho do planeta Terra, diz em alemão “Du hast gelernt was freiheit heisst und das vergiss nie mehr” (“Você aprendeu o que é liberdade e nunca se esqueça disso.”)

Instagram literário: @biblioteca_decitacoes

Rodolfo 22/10/2022

Uma aula de História!
Me surpreendeu muito.

No contexto da 1a Guerra mundial, o autor mesclou a narração dos acontecimentos desse período tão sombrio com o drama de 5 famílias fictícias; estas presentes ativamente nas diversas nações envolvidas nesse contexto.

Desde o início Ken Follett já nos prende com a fluidez e criatividade em apresentar esse enredo de forma tão interessante.

O único ponto que não gostei muito foi que, em alguns momentos o aspecto "político" se extendia muito, onde dezenas de páginas seguidas abordavam esse assunto. Sei que são fatores cruciais para descrever o contexto da história, mas pelo menos para mim, foi um pouco cansativo.

Já iniciei a leitura do 2o volume da trilogia, e não precisa nem dizer que recomendo muito essa coleção!

Telma 02/11/2014

Fascinante!!!!
Este misto de realidade e ficção me pegou de jeito.

Essa capacidade imensa de encantar, escrevendo, me tornou fã.

É isso, gente... rendi-me a Ken Follet!

Nunca fui maravilhosa em História, até porque as aulas costumavam acontecer com evento e data... nada tinha ligação com nada. Não era vida.
Ken Follet, não só ambientou, como fez com que eu vivesse as ocasiões da Primeira Guerra Mundial que me eram tão distantes:

* Revolução Menchevique;
* Revolução de Março;
* Sufrágio Feminino;
* Domingo Sangrento de 1905
* A Batalha do Rio Somme
* A Guerra do Porto de Veracuz

Fora isso, vemos as divisões sociais, greves, exploração do povo pela aristocracia, e muito mais!

Fiquei encantadíssima com as personagens criadas por Ken Follet. São críveis! Torci por algumas, empunhei minha baioneta e arranquei algumas cabeças (desculpem a confissão, mas fiz isso no pensamento um tanto de vezes...hehehehehehe) e imaginei como tudo poderia ter sido diferente se não houvesse traição, ganância e submissão (além, é claro da ditadura e dominação das classes altas.

Nesse exemplar imenso, que a Marcinha chamou de Bíblia (e parece mesmo... mas a gente saboreia cada momento... basta lhe dizer que depois de mais de 900 páginas, estou ansiosa pelo volume 2), somos apresentados a 5 famílias:

Dewar (americanos)
Fitzherbert (ingleses)
Von Ulrich (alemães) - a família do meu marido tinha, até duas gerações atrás, Von no nome!
Peshkov (russos)
Willians (galeses)

Alguns aristocratas outras de baixíssimo nível social (mas, de força e caráter apaixonantes), são as personagens que nos contam sobre os acontecimentos acima e a Primeira Guerra Mundial, a partir do ponto de vista (vivência) e interesses de cada um deles.

Muito mais do que entretenimento, este livro é a somatória de anos de aulas bem dadas, que eu não havia tido o prazer de ter. Prazer, mesmo!

Caraca! Seria ótimo fazer as avaliações do Ensino Fundamental e Médio depois de ler esse livro! Eu não teria gasto tantas horas decorando datas e eventos. Eu os saberia naturalmente... com a mesma naturalidade que sei eventos da vida de meus amigos e da minha própria.

Essa mistura de ficção com realidade, das famílias citadas acima (ficcionais), com personagens históricos e as frases e/ou discursos que conhecemos como algo distante (apesar do assunto tão atual), como é o caso de Winston Churchill e o caso do Rei Jorge V e meu "herói", Lenin (dentre tantos outros).

Recomendo o livro com veemência! Tanto para quem seja aficionado por História, quanto para os que curtem "estórias"...rs

Posso dizer, que vou ler o volume II assim que possível e que estou tão empolgada, que seria capaz de dar aula de História sobre a Primeira Guerra Mundial, no anfiteatro da USP. (hahahahahaha)

Muitos beijos, queridões.

PS.: Possíveis erros gramaticais e/ou ortográficos podem ser encontrados nessa resenha, que será revista mais tarde. Saiu do forno direto pra cá!

site: http://surtosliterarios.blogspot.com.br
Mi Hummel 19/11/2014minha estante
Concordo com você, Telma. O livro é o somatório de aulas de história bem dadas! E, creio que, tivemos a mesma sensação...Follett consegue fazer com que, através das personagens, a gente consiga vivenciar conflitos que nos parecem tão distantes...! Não sei se você já leu o Volume II, mas estou partindo para ele. Boas leituras para você!

Bruno 29/11/2014minha estante
Telma, concordo em gênero, número e grau. Este livro é uma obra que me assustou no início pela quantidade de páginas. Mas Ken Follet sabe fazer muitas se tornarem poucas tamanha a habilidade de fazer o leitor ficar imerso na estória.

LuisIV 06/04/2023

Ken Follet tem um lugar vitalício no meu top 3
Essas 900 páginas podem assustar, mas o Ken consegue deixar aquele gostinho de "Me conta mais" ao final de cada capítulo. Experiência completamente imersiva e instigante!!

Após ler Pilares da Terra, eu tinha certeza que gostaria dessa trilogia e a mestria se repete. É incrível o nível de profundidade que ele impõe em cada personagem presente - e não são poucos - além de deixar claro a diferença entre cada um deles.

Pode ir sem medo, isso aqui é INCRÍVEL!

Ogatho Tristie 27/03/2022

fave+5stars
não li os outros livros beleza?
minha opinião sobre esse só

+história e ficção no mix inteligente
+mando a real, livro de 900 páginas que só assusta quem não leu
+seja, vai rapidinho porque é escrito de forma boa, parece tudo real
+teia política, intriga, paixão, mortes de vários jeitos, traição de todo lado
+1ª guerra mundial, ambientação sublime, imersivo
+nenhum personagem mandrake, crescentes durante a trama
+narrativa fAda bagarai
+o melhor que li durante a quarentena

-único desfavor, diálogos meio brocha (ou clichês) mas não tirou nem meia estrela pra mim

Lua 21/04/2022

Emocionante!
Uma história sobre cinco famílias e seus destinos em plena guerra mundial! Apesar de ser muito grande e ter muitos personagens, acabamos nos envolvendo com cada um e, com o tempo, eles vão cruzando o caminho uns dos outros. Ken Follett como sempre foi bem fiel à história e conseguiu desenvolver um livro incrível. Espero poder continuar com os próximos!
Liv.. 21/04/2022minha estante
Eu tô muito ansiosa pra ler esse livro, só que o tamanho me assusta skskskksks

Lua 21/04/2022minha estante
Vai lendo aos poucos, sem pressa. Quando pensar que não você pegou embalo kkkk

Liv.. 21/04/2022minha estante
??

Silver Se7e 10/08/2011

Excelente
Todos os livros que li de Ken Follett são de altíssima qualidade, com personagens cativantes, muito bem construídos e com uma trama magnífica.

Em Queda de Gigantes a história se passa em vários países de fundamental importância na primeira guerra mundial, Alemanha, Inglaterra, França, Rússia e Estados Unidos.

Os personagens são pessoas da aristocracia, do povo e também do governo, e suas vidas são mostradas como era o cotidiano dessas pessoas em seus países em tempos de guerra.

Mais que uma bela aula de história, este livro é um retrato EMOCIONANTE do o mundo passou por causa da ignorância humana e um lembrete do que a guerra é capaz de fazer nos lares daqueles que, mesmo não querendo, participam dela.

Espero que a continuação seja tão quanto este primeiro livro.
Silvia 12/10/2012minha estante
Pode ter certeza que as continuações serão ótimas.

Ana Paula 11/07/2020

Queda de Gigantes
Primeiro livro da trilogia do Século
A história se passa no início do século XX por 5 famílias diferentes com a Primeira Guerra mundial, a Revolução Russa, a luta da Classe trabalhadora e o Voto feminino.

De.lais 02/06/2021

Perfeito!!!!!!!
Carambaaaaa eu amei essa leitura.
Personagens incríveis !!!!
Esse autor é muito bom, consegue fazer política ser legal kkkkkkk
Esse autor tem um jeito de narrar os fatos incríveis que faz com que a leitura seja prazerosa demais .
Recomendo muito!!!
5 estrelas.

Zidane 19/06/2020

Sendo um amante da historia britânica, o autor best-seller Ken Follett, lança em 2010 umas de suas maiores e menos valorizadas obras, A Queda de Gigantes, primeiro livro da trilogia o século. O livro redrada os principais acontecimentos do mundo no inicio do século XX, como destaque a primeira guerra mundial, porém com um aprofundamento nas misérias da revolução russa, e um bom retrato do movimento sufragista, enquanto o mundo passa por esses grandes acontecimentos, Ken opta por foca a sua historia na vida de cinco famílias de cinco países distintos que têm suas vidas afetadas pelas mudanças desse novo século.

Com uma escrita engajadora, simples e envolvente, Ken nós faz viajar por todo o mundo entre vários personagens uma mais carismática e única que o antecessor. Sendo uma historia sem protagonista fixo, você fica ainda mais investido em cada um, sem ter certeza dos seus destinos. Ken também faz uso de personagens históricos de uma forma muito orgânica, como por exemplo, o Rei Jorge V, Woodrow Wilson o 28 presidente dos EUS, e Lênin líder do Partido Bolchevique, tento o apuramento de 8 historiadores, Ken se garante nos fatos históricos de seu livro. Com mais de 900 paginas, não há duvida que é uma leitura extensa, não chega a ficar maçante ou chata em nenhum momento, pois com tantos personagens e tantos acontecimentos eles vão te cativar, e você não vai conseguir para de ler.

Esther.Noroefé 29/06/2021

Estou sem palavras...
Primeiro contato com o Ken Follet e eu não sei como explicar oq senti lendo esse livro...em primeiro lugar não posso deixar de falar em como ele escreve bem, foi uma leitura fluída e a forma como ele encaixou as 5 famílias uma na outra foi incrível.

Esse livro é uma verdadeira aula de história, não tenho nenhuma reclamação, se tornou um dos meus livros favoritos e indico para todo mundo.

Ju 22/06/2021

22/06/2021
Um livro pra quem deseja uma imersão na história pelo ponto de vista dos menos afortunados. Me senti nos bailes, participante dos diálogos políticos, nas trincheiras da guerra. Cheguei a me arrepiar quando o final da guerra foi anunciado, chorei com um casamento, torci muito pelo Grigori, Eth e Billy.

Com certeza lerei mais títulos do autor.

Laura 16/06/2020

Surpreendente
Fui supreendida positivamente com esse livro.
A princípio, um livro sobre guerra com mais de 900 páginas pode parecer maçante, existem muitos personagens, tanto que as primeiras páginas do livro são dedicadas a apresentar cada um deles. Mas a escrita caminha de uma forma que, mesmo estando em diferentes países, as suas histórias se cruzam direta ou indiretamente. Alguns, a gente não dá nada no começo, mas depois se tornam corajosos herois. Outros, torcemos por eles desde o início. E sempre quem aqueles pelos quais a gente desenvolve uma certa antipatia.
Personagens fictícios e também alguns reais se misturam para contar a história da Primeira Guerra Mundial, desde os anos que a precederam, os fatores que a desencadearam, passando pelos anos durante e a guerra e também mostrando o cenário após seu fim.

Esse livro une o prazer da leitura com uma grande aula de história. Recomendo muito, sem dúvida.