Antes do Baile Verde

Antes do Baile Verde Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Antes do Baile Verde

Jules 21/09/2023

Melhor livro de contos
Essa foi a melhor leitura do ano até agora, cada conto mais bem construído que o outro. Todos com perspectivas diferentes, escrita bem adaptada a cada momento, metáforas e reflexões da época que cabem nos dias de hoje.
Com certeza vale a leitura, e ainda a releitura!

Pedro.Alves 17/09/2023

Lygia rainha
É incrível a capacidade que essa mulher tem de poder me fisgar e finalmente voltar a ter o hábito da leitura (são passos bem pequenos, mas vou trabalhar nisso).

Todos os contos são extremamente bem escritos e tocam em partes muito específicas da vivência humana, alguns se destacam e vão ficar na minha memória por um tempo como Verde Lagarto Amarelo, Antes do Baile Verde, Natal na Barca, Venha Ver o Pôr do Sol (q me traumatizou) e O Menino, mas todos no final das contas valem a pena.

São narrativas fáceis e uma ótima introdução a obra da Lygia, que vem se configurando como minha autora brasileira preferida.

Enfim, recomendo bastante!
Bianca 18/09/2023minha estante
Sim, venha ver o pôr do sol é chocante e o conto as formigas também, O noivo nos trás curiosidade e indignação pelo final, ainda não superei.

gaIaxysope 14/09/2023

Por do sol
A Lygia e a Lygia né, tipo, quem sou eu pra falar dela? Alguns são cansativos, mas outros contos são incrivelmente maravilhosos (vamos ver o por do sol >>>>) vale a pena dms ler.

Vinicius Gomes 13/09/2023

Contos envolventes com diversas interpretações
Eu não conhecia Lygia Fagundes Telles antes de ler este livro, gostei da maneira que ela escreve boa parte dos seus contos : é o leitor que interpreta o que aconteceu na historia. Confesso que não compreendi a mensagem que ela quis passar em alguns contos mas eu adorei a maioria deles! Meu conto predileto foi Venha Ver o Pôr do Sol.

Milla 12/09/2023

Muito envolvente
A forma que Lygia escolhe empregar as palavras é realmente impressionante. Fiquei envolvida do começo ao fim e a cada conto finalizado uma intensa vontade de mais, mais e mais. Li e reli algumas vezes só pelo prazer de deixar os acontecimentos ecoando na memória.

Olivia 11/09/2023

Os contos são bons e complexos
A maioria me fez pensar por horas, a maioria eu não entendi, mas o importante é que todos eu senti. O quê? Não sei explicar as sensações, mas houve sentimentos.

Cinthia.Lavander 10/09/2023

Desabores da vida alheia, saborosos de se ler
Faço das palavras de Carlos Drummond de Andrade à escritora as minhas: "Conto de você fica ressoando na memória, imperativo".

Dos poucos livros que li da Lygia Fagundes Telles, todos cabe dizer o quanto a escritora é talentosa, principalmente em despertar no leitor o seu lado curioso/bisbilhoteiros pra saber qual será o desfecho e por fim trazer um plot twist.

Em "Antes do Baile Verde", é escrito com muita maestria e no seu decorrer fica muito claro qual a temática deste livro... trazendo a torna alguns desabores das relações afetivas (entre casais, irmãos e filhos com pais e etc) e o quanto, especialmente adultos, vão arrastando essas relações, mantém fachadas ou como as entorpessem.

Nós leitores, nos saboreamos por essas desventuras, muitas das vezes presentes em nosso cotidiano, apesar de ignoramos os fatos, e como dito anteriormente somos levados a querer curiar, a achar respostas e ela de forma maestral não nos dar por inteiro, conforme afirma Antonio Dimas: "Porque os dados, Lygia lança. Ao leitor, cabe a chance de articulá-los, sem demonstrar ansiedade, nem receio."

Estamos servidos de boa literatura, ainda mais brasileira, aqueles que desejam ser deliciar, recomendo esse livro sem pestanejar.

Naomi 10/09/2023

Mt foda. Sla, a sensibilidade da autora é tão gritante na montagem dos personagens. Tem tantos detalhes nos pensamentos de cada um, nas ações no diálogos.Os contos de suspense são especialmente bons
Meus favoritos do livro td foram "Verde lagarto amarelo" e "Venha ver o pôr do sol"

Bianca.Drewnowski 10/09/2023

10/10
Não gostei muito do primeiro conto, mas a partir do segundo passei a amar todos, alguns em especial, como o "venha ver o pôr do sol". A potência com que a Lygia consegue passar o sentimentos de percepções cotidianas mexe muito com a gente. Uma grande escritora com um talento incontestável, vale muito a pena a leitura!

Bruce.Costa 31/08/2023

Contos Medianos
O tipo de conto presente nesta coletânea não é daqueles que contam uma breve história e sim dos que retratam uma curta cena da vida dos personagens...
A maioria dos contos iniciais abordam passagens não tão interessantes dos personagens, porém alguns contos se destacam e são mais interessantes....

aline577 31/08/2023

Primeira vez que leio alguma coisa escrita por essa autora e gostei bastante. É uma coletânea de dezoito contos curtos, todos bem escritos, interessantes que falam sobre relações humanas e alguns até que deixaram aterrorizada. Terminei a leitura querendo mais contos de Lygia Fagundes Telles. Sem dúvida irei ler dessa autora.

Sakurazuka 30/08/2023

Poucos contos são interessantes, o resto é chato, e sem graça. Vi que muita gente gosta e elogia, mas para mim não funcionou. Alguns desvaneios e contos muito curtos ficam sem importância.

Pedro.Gondim 28/08/2023

Contos sobre ser humano
- Não é um anjo intrigante - advertiu, encarando-o.-
E antes que me esqueça, você diz que se ninguém nos ama, viramos coisa fora de uso, sem nenhuma significação, certo? Pois saiba o senhor que muito mais importante do que sermos amados é amar, ouviu bem? É o que nos distingue desse peso de papel que você vai fazer o favor de deixar em cima da mesa antes que quebre, sim?? (p.14)

cinnamongirl612 24/08/2023

Primeira vez que leio uma coletânea dos contos de Lygia e acho que o sentimento que mais me acompanhou durante toda a leitura foi o de desconforto. E não porque foi uma experiência ruim, pelo contrário, mas Lygia tem a habilidade de, em cada conto, colocar o leitor dentro de uma situação que já está ocorrendo, como se tivéssemos acabado de entrar em uma sala cheia. Como se estivéssemos bisbilhotando a rotina alheia, são sempre situações do cotidiano, cujo foco da narrativa está nos detalhes, nos objetos do ambiente, em um gesto, em algo não dito. Como escreve Antonio Dimas "a situação inicial é sempre em foco pequeno, em surdina, em espaço restrito, bem íntimo (...) mostra sempre uma situação de equilíbrio, que descamba depois, mas sem estardalhaço."; E muitas terminam de maneira abrupta, como se tivéssemos sidos obrigados a sair do ambiente tal qual chegamos, do nada. Deixando aquela curiosidade, aquele gostinho de quero mais, procurando na página seguinte para ver se realmente não tem mais nada a ser contado. Por fim, dentro dessas narrativas os personagens aos quais Telles nos apresenta são dos mais variados, com desvios de caráter, desejos, mágoas e seus conflitos que derivam da complexidade das relações humanas rotineiras.
Vale demais a leitura.

Sille 20/08/2023

LYGIA FAGUNDES TELLES!
Pretendia resenhar conto a conto, mas ñ o farei, enfim. A minha experiência foi a seguinte, abri, li "os objetos", admirei sua escrita (que eu já tinha tido o prazer de conhecer) e oq consigui captar do conto me tocou, mas me causou certo estranhamento e desconforto por um "quase entendi oq ela quis dizer...tenho uma interpretação sobre... mas me falta uma interpretação concreta" (o posfácio me ajudou em estruturar oq eu tinha lido), enfim o primeiro conto da coletânea 5 estrelas. Aí chegou "verde lagarto amarelo" e leitura fluio e me mutilou, aqui eu entendi o comportamento felino dessa mulher! 5 estrelas tbm ñ tinha como ser diferente! Apenas um saxofone, a p*ta erudita e lembrança de saxofone, no qual eu concordo com o Antonio Dimas, um saxofone fálico, dou 5 estrelas! Ah enfim todos merecerem uma costelação!