Antes do Baile Verde

Antes do Baile Verde Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Antes do Baile Verde

Patriccia12 27/07/2023

Ligia Fagundes Telles nesse livro de contos foi premiada com o que leva o nome do livro "Antes do Baile Verde". São 18 contos, contos estes que trazem anseios e a singularidade humana por tras das mascaras e convenções sociais. Passando por sentimentos sobre o valor que atribuímos aos objetos, as pessoas, as histórias, as nossas lembranças. São situações reais, corriqueiras a qualquer um de nós, contemporâneas na maiora delas, que a depender do olhar e da sua sensibilidade caberá diversas interpretações e principalmente várioa possíveis fim, sendo esta a maior das qualidades e curiosidades destes contos... Recomendo muito a leitura.

Kaio52 26/07/2023

Um verde orínico
Antes do Baile Verde é meu segundo contato com a obra de Lygia Fagundes. O primeiro se deu na coletânea dos 100 melhores contos brasileiros, inclusive, um deles está também nesta obra. A introdução me contou que os textos de Lygia tem um que de sonho. Não mentiram pra mim. Ler conto após conto é como sonhar, voar por entre pesadelos e pequenas vitórias sem ter um começo, mas sempre um final. Cada conto é em si uma reflexão autosuficiente sobre os mais importantes assuntos da literatura: o vícios e às virtudes de cada um.
Nisso jaz um ponto forte da obra, porque seus personagens, como na vida real, conjugam em si um pouco de cada, com alguns tendendo pra cá e outros pra lá. Intrigantes logo nas primeiras linhas, seus protagonistas poderiam ser acusados de cínicos, mas, prefiro imputar-lhes o crime do realismo. Já vi pessoas agirem daquela mesma forma, mais movidas pela situação do que pela razão própria.
A escrita completa o tom de sonho, com tangentes e digressões que expõe mais e mais o funcionamento dos personagens. Como os escritos vão de 1969 a 1949, portanto de trás para frente, o estilo muda indo dos contos mais oníricos aos mais realistas.
É no fim mais um ótimo passo na minha jornada para descobrir a literatura nacional. A cada dia vejo o que perdi, mas, prefiro conhecer nesta idade estas obras tão brasileiras.
samsz 26/07/2023minha estante
tenho muita vontade de começar a ler os livros da lygia!

Maria17641 19/07/2023

Lygia é genial.
Foi a primeira obra sua que li e estou encantada. Os contos são simplesmente brilhantes, além de serem diretos e surpreendentes. Acredito que cada conto renderia uma boa história, fiquei muito curiosa pra saber o desfecho de cada uma. Uma das melhores leituras do ano, amei!

Regina 15/07/2023

Excelente
Lygia Fagundes Telles um escritora brilhante. Seus 18 contos deste livro mostram o porquê de uma escritora tão aclamada. Lerei outros livros da autora. Favoritei

grazi225 07/07/2023

Bom demais
Não esperava que ia gostar tanto desse livro. No começo foi um pouco devagar mais lá pro meio do livro comecei a gostar mais.

Nat 05/07/2023

A magia dos contos
Livro excelente! Eu não gostava muito de contos, mas minha opinião está completamente mudada.
Lygia Fagundes Telles escreve com maestria essa obra, todos os contos são fantásticos e muito criativos. Em cada um a autora apresenta personagens profundos, em situações que testam o caráter deles, com finais surpreendentes e emocionantes. Impossível parar de ler no meio de um dos contos.
Pensar que histórias escritas bem antes dos dias de hoje podem se encaixar tão bem no nosso dia a dia, é encantador. Não sei o porquê eu demorei tanto para ler um livro da autora, foi uma grata surpresa as histórias dela. Eu recomendo muito esse livro!

Pam_antasy 04/07/2023

Uma obra curta e cheia de reviravoltas
O livro traz 18 contos, todos eles são bem curtinhos. Os contos transitam principalmente entre as ações e emoções dos personagens, ações essas que em muitos casos geram desconforto e melancolia.
O conto que eu mais gostei foi "Natal na Barca", talvez por este ter um final diferente dos outros, um final menos agridoce e apesar disso, ainda trazer as reviravoltas que também foram narradas nos demais.
A minha nota em si, foi mais pela experiência que eu tive, eu demorei cerca de quase dois meses para finalizar, justamente porque no momento em que eu estava os temas tratados na maioria dos contos estavam me afetando emocionalmente.

BArbara454 27/06/2023

Okay
Acho que livros de contos não sao meus favoritos, gosto mais de uma historia longa que me entretenha.
No entanto, foi ate agradável. Acho que não tem um casal normal nesse livro, mas tem algumas ?reviravoltas? interessantes em alguns contos.

Ronaldinho 24/06/2023

Uma ótima porta de entrada
Após ler Antes do Baile Verde, da para perceber os motivos da Lygia ser tão aclamada. É uma ótima porta de entrada tanto para os livros dela quanto para aqueles que não tem o hábito de ler contos. Recomendo muito.

Beatriz.Rodrigues 19/06/2023

Contrastantes situações
?Quem quer a verdade subterrânea das criaturas, que o comportamento social disfarça, encontra-a maravilhosamente captada por trás da estória. Unir as duas faces, superpostas, é arte da melhor?. (Carta de Carlos Drummond de Andrade para Lygia.

Assim como disse Carlos Drummond, Lygia Fagundes, em ?Antes do Baile Verde?, consegue unir a verdade e o disfarce. Nesse livro de contos, são narradas 18 histórias com as mais contrastante situações, e o que elas têm em comum é que as histórias se passam em lugares íntimos e a autora faz uso de um psicologismo oculto em cenas do cotidiano, o que torna tudo ainda mais surpreendente.

?Nada muito profundo, mas o suficiente para incomodar, na hora e por tempo extenso, cravadas na memória.?

Ótima leitura.

Guilherme Amin 11/06/2023

Um deleite
Com sua prosa elegante, marcada pela oralidade e economia de recursos, Lygia Fagundes Telles nos presenteia com esta coletânea de contos que ela própria selecionou e ordenou cuidadosamente. É direito inalienável do artista determinar que obras sobreviverão e quais serão relegadas ao limbo, dizia.

"Antes do baile verde" foi meu primeiro contato com a literatura dela. Decidi ler um conto por dia e, à medida que progredi, fui me sentindo um pouco "íntimo" da mente genial por trás daqueles textos. O processo é um pouco lento, pois a escritora não nos entrega nada de bandeja, não levanta o mínimo alarde. Como apontou o autor do ótimo posfácio, "o ponto de partida da maioria dos contos deste livro mostra sempre uma situação de equilíbrio, que descamba depois, mas sem estardalhaço. Nada mais contrário à índole desta literatura que o escândalo, a algazarra".

Devido à unidade orgânica do livro, a gama de personagens, situações, cenários de Lygia foi-se tornando familiar para mim. E, agora que terminei, vou sentir falta do prazeroso hábito de abrir este livro e ler um novo conto. Para remediar, já separei "Seminário dos ratos".

Lia 11/06/2023

Lyginha arrasa muito!
Sabe quando conversamos com alguém sobre algo nosso e essa pessoa nos mostra uma outra forma de ver a questão?

Nosso encontro hoje foi assim sobre os contos do livro Antes do Baile Verde da Lygia Fagundes Telles. Cheguei com algumas percepções e saí com outras. Ampliou meu olhar e me fez constatar o óbvio: cada pessoa interpreta uma história à luz das suas próprias percepções (que são construções de suas próprias historias).

pinkcastle 02/06/2023

A bicha é boa mesmo quero ler mais
Contos que mais gostei:

- Apenas um Saxofone
- A Caçada
- Natal na Barca
- Venha Ver o Pôr do Sol ?
- Eu era Mudo e Só
- As Pérolas

Samylle 22/05/2023

Único
Lygia sem dúvida alguma é uma das melhores escritoras (quiçá a melhor) que já existiu.
A figura narrativa que ela escolhe é totalmente única e que é incomparável a qualquer outro escritor. O mistério e o desconforto causado por qualquer situação simples que ela narre já torna a leitura prazerosa ao mesmo tempo em que te deixa desconfortável em si mesma.
Não há como explicar Lygia, só lendo pra saber.

Luiza 18/05/2023

É um bom livro mas nada espetacular como dizem
Percebi que não me encanto muito com contos porque apesar desses serem muito interessantes e deixarem sim uma reflexão eu demorei a entrar no ritmo da leitura.
Pra quem quer ler algo poético e que deixe a imaginação aguçada esse é o livro ideal mas se você quer algo que tenha ligação e um começo meio e fim não vale a pena.