Antes do Baile Verde

Antes do Baile Verde Lygia Fagundes Telles




Resenhas - Antes do Baile Verde


500 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Alice587 08/08/2023

Confesso que demorei muito para ler esse livro porque não vi muito sentido nos primeiros contos, mas no decorrer do livro entendi o estilo de escrita de Lygia Fagundes Telles e pude aproveitar muito mais essa leitura apesar de não ser fã de contos
comentários(0)comente



Maria.Batagin 08/08/2023

Bommmm
Que livro fantástico. Os contos possuem uma variante de interpretações.
Tem dois contos que mexeram demais comigo e um deles foi o último.
?Sem direito a nome, como seu pai e sua mãe, o menino se transforma, em pouquíssimo tempo, à revelia de si mesmo. Ao cinema, para onde o conduziu a mãe, foi moleque e voltou homem. Mesmo sem consciência dessa mudança, à mãe que lhe pede para andar de mãos dadas, resmunga, amuado: ?não sou mais criança?.
comentários(0)comente



Desnorteada 31/07/2023

Vários contos que tocam em assuntos do cotidianos mas de forma que fazem o leitor sentir a melancolia dos personagens .
comentários(0)comente



Nina 30/07/2023

Pegos desprevenidos
Lygia Fagundes Telles, como afirmou Drummond ao escrever sobre este livro, é um exemplo de mão precisa para escrever a história profunda sob a história aparente.

"Antes do baile verde" que, nesta edição tem a própria escolha da autora de revisar e tolher alguns contos para tornarem-se a versão final, é um exemplo de precisão e imprevisibilidade. Histórias que vão nos pegando desprevenidos, situações cotidianas que escondem na geografia do espaço, a geografia existencial, personagens complexos que escolhem pelo livre arbítrio os seus destinos e, ao fim, vão nos trazendo pela tensão a sensação de que nos deixaram à procura de suas vidas.

Foi uma leitura maravilhosa, uma aula de escrita e de como Lygia Fagundes Telles é uma perscrutadora da natureza humana, afinal, do que fala o conto senão de algum breve momento da vida?

Top 5:

1. Natal na Barca
2. Venha ver o pôr do sol
3. As pérolas
4. Eu era mudo e só
5. O menino
comentários(0)comente



Reina0 29/07/2023

Sutil
Muito bom, cada estória vai entrando lentamente na imaginação e depois fiquei pensando em algumas delas por dias. Venha ver o por do sol foi de gelar o sangue.
comentários(0)comente



Patriccia12 27/07/2023

Ligia Fagundes Telles nesse livro de contos foi premiada com o que leva o nome do livro "Antes do Baile Verde". São 18 contos, contos estes que trazem anseios e a singularidade humana por tras das mascaras e convenções sociais. Passando por sentimentos sobre o valor que atribuímos aos objetos, as pessoas, as histórias, as nossas lembranças. São situações reais, corriqueiras a qualquer um de nós, contemporâneas na maiora delas, que a depender do olhar e da sua sensibilidade caberá diversas interpretações e principalmente várioa possíveis fim, sendo esta a maior das qualidades e curiosidades destes contos... Recomendo muito a leitura.
comentários(0)comente



Kaio52 26/07/2023

Um verde orínico
Antes do Baile Verde é meu segundo contato com a obra de Lygia Fagundes. O primeiro se deu na coletânea dos 100 melhores contos brasileiros, inclusive, um deles está também nesta obra. A introdução me contou que os textos de Lygia tem um que de sonho. Não mentiram pra mim. Ler conto após conto é como sonhar, voar por entre pesadelos e pequenas vitórias sem ter um começo, mas sempre um final. Cada conto é em si uma reflexão autosuficiente sobre os mais importantes assuntos da literatura: o vícios e às virtudes de cada um.
Nisso jaz um ponto forte da obra, porque seus personagens, como na vida real, conjugam em si um pouco de cada, com alguns tendendo pra cá e outros pra lá. Intrigantes logo nas primeiras linhas, seus protagonistas poderiam ser acusados de cínicos, mas, prefiro imputar-lhes o crime do realismo. Já vi pessoas agirem daquela mesma forma, mais movidas pela situação do que pela razão própria.
A escrita completa o tom de sonho, com tangentes e digressões que expõe mais e mais o funcionamento dos personagens. Como os escritos vão de 1969 a 1949, portanto de trás para frente, o estilo muda indo dos contos mais oníricos aos mais realistas.
É no fim mais um ótimo passo na minha jornada para descobrir a literatura nacional. A cada dia vejo o que perdi, mas, prefiro conhecer nesta idade estas obras tão brasileiras.
samsz 26/07/2023minha estante
tenho muita vontade de começar a ler os livros da lygia!




Maria17641 19/07/2023

Lygia é genial.
Foi a primeira obra sua que li e estou encantada. Os contos são simplesmente brilhantes, além de serem diretos e surpreendentes. Acredito que cada conto renderia uma boa história, fiquei muito curiosa pra saber o desfecho de cada uma. Uma das melhores leituras do ano, amei!
comentários(0)comente



Regina 15/07/2023

Excelente
Lygia Fagundes Telles um escritora brilhante. Seus 18 contos deste livro mostram o porquê de uma escritora tão aclamada. Lerei outros livros da autora. Favoritei
comentários(0)comente



grazi225 07/07/2023

Bom demais
Não esperava que ia gostar tanto desse livro. No começo foi um pouco devagar mais lá pro meio do livro comecei a gostar mais.
comentários(0)comente



Nat 05/07/2023

A magia dos contos
Livro excelente! Eu não gostava muito de contos, mas minha opinião está completamente mudada.
Lygia Fagundes Telles escreve com maestria essa obra, todos os contos são fantásticos e muito criativos. Em cada um a autora apresenta personagens profundos, em situações que testam o caráter deles, com finais surpreendentes e emocionantes. Impossível parar de ler no meio de um dos contos.
Pensar que histórias escritas bem antes dos dias de hoje podem se encaixar tão bem no nosso dia a dia, é encantador. Não sei o porquê eu demorei tanto para ler um livro da autora, foi uma grata surpresa as histórias dela. Eu recomendo muito esse livro!
comentários(0)comente



Pam_antasy 04/07/2023

Uma obra curta e cheia de reviravoltas
O livro traz 18 contos, todos eles são bem curtinhos. Os contos transitam principalmente entre as ações e emoções dos personagens, ações essas que em muitos casos geram desconforto e melancolia.
O conto que eu mais gostei foi "Natal na Barca", talvez por este ter um final diferente dos outros, um final menos agridoce e apesar disso, ainda trazer as reviravoltas que também foram narradas nos demais.
A minha nota em si, foi mais pela experiência que eu tive, eu demorei cerca de quase dois meses para finalizar, justamente porque no momento em que eu estava os temas tratados na maioria dos contos estavam me afetando emocionalmente.
comentários(0)comente



BArbara454 27/06/2023

Okay
Acho que livros de contos não sao meus favoritos, gosto mais de uma historia longa que me entretenha.
No entanto, foi ate agradável. Acho que não tem um casal normal nesse livro, mas tem algumas ?reviravoltas? interessantes em alguns contos.
comentários(0)comente



Ronaldinho 24/06/2023

Uma ótima porta de entrada
Após ler Antes do Baile Verde, da para perceber os motivos da Lygia ser tão aclamada. É uma ótima porta de entrada tanto para os livros dela quanto para aqueles que não tem o hábito de ler contos. Recomendo muito.
comentários(0)comente



Beatriz.Rodrigues 19/06/2023

Contrastantes situações
?Quem quer a verdade subterrânea das criaturas, que o comportamento social disfarça, encontra-a maravilhosamente captada por trás da estória. Unir as duas faces, superpostas, é arte da melhor?. (Carta de Carlos Drummond de Andrade para Lygia.

Assim como disse Carlos Drummond, Lygia Fagundes, em ?Antes do Baile Verde?, consegue unir a verdade e o disfarce. Nesse livro de contos, são narradas 18 histórias com as mais contrastante situações, e o que elas têm em comum é que as histórias se passam em lugares íntimos e a autora faz uso de um psicologismo oculto em cenas do cotidiano, o que torna tudo ainda mais surpreendente.

?Nada muito profundo, mas o suficiente para incomodar, na hora e por tempo extenso, cravadas na memória.?

Ótima leitura.
comentários(0)comente



500 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |