Hibisco roxo

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Éfi 26/11/2020

Um livro bonito.
3º livro de 2020 e 1ª leitura em par desse ano.

O maior prazer nessa leitura foi a companhia. Iniciamos esse livro ainda em dezembro, creio eu, e ele e? fruto de um presente de amigo oculto (sim, trabalhamos juntas e, no sorteio entre os colaboradores, tive a grata surpresa de tira?-la ? e o mais surpreendente disso tudo e? que ela tambe?m me tirou, rs).
Assenti com um sorriso e agradeci ao destino pela generosidade.

Eu ja? ouvira falar muito dessa obra durante todo o ano passado, especialmente em grupos de leituras.
@camilabliima sempre expressou interesse na cultura africana e tudo que envolve esse povo. Resolvi unir o u?til ao agrada?vel e escolhi essa lembranc?a para marcar o momento.

Eu gostei da narrativa.
Gostei da forma em que os lugares, cheiros, objetos e intenc?o?es foram descritos, sobretudo quando sublinhado pelo olhar de Kambili, uma adolescente cheia de privac?o?es, mas que na?o reconhece isso ate? ter acesso a? vida e rotina dos primos.

Num enredo familiar que envolve religia?o - e a distorc?a?o dela, posic?a?o da mulher na sociedade - submissa?o e liberdade, viole?ncia dome?stica, mi?dia, educac?a?o, senso cri?tico, forc?as e fraquezas governamentais, choques de gerac?o?es, rebeldias, etc, Hibisco Roxo e? uma doce leitura que faz a gente rir, chorar (me segurei para ela na?o ver, mas como era eu quem lia em voz alta na maioria das vezes, ela pode ter notado alguma entonac?a?o diferente, rs), se indignar, se surpreender, se deslumbrar, e reconhecer lutas que jamais deixara?o de ser lutadas. Elas sa?o lutas reias e imortais.

E? certo que ha? valor nas pessoas, ate? nas mais vis. Um personagem que comete excessos (talvez essa palavra na?o seja adequada para o que ele faz - ?atrocidades? se aproxima melhor) pratica tambe?m, genuinamente, ao que parece, boas obras, e isso na?o o isenta, claro, de toda culpa que tem, dicotomicamente, por todo mal que provoca a? fami?lia.

E? um livro bonito, por fim.
Eu gosto quando a gente olha ao redor, depois de ler um livro como esse, e percebe de uma maneira mais apurada e sensi?vel o que nos cerca: o sol, o ce?u, o sorriso, o suor, o prato de comida, a a?gua limpa do banho, a boa sau?de, a educac?a?o, a esperanc?a. CONTINUA NOS COMENTA?RIOS.
#hibiscoroxo

Rebs - back4thebooks 24/11/2020

História envolvente
Estou sem palavras para dizer o quanto eu amei essa história.
Pude sentir as vivências de Kambili ao ler, senti cheiros, angústias e o crescimento.
Amei conhecer mais sobre a cultura da Nigéria. Já quero ler mais da Chimamanda.

Virou um favorito!

Thais Crispim 23/11/2020

Difícil falar desse livro. Um misto de sentimentos. Com certeza, um dos melhores livros da vida.

Step 17/11/2020

SURPREENDENTEMENTE BOM!
Comecei lendo sem muita expectativa e acabei achando um dos meus livros favoritos ??

1 | 2 | 3 | 4 | 5