A Casa da Madrinha

A Casa da Madrinha Lygia Bojunga

Resenhas - A Casa da Madrinha

Ana 26/01/2023

Fantasia e realidade
Ler A Casa da Madrinha, uma das obras mais reconhecidas e aclamadas da escritora brasileira Lygia Bojunga, é uma experiência que pode mudar a percepção do leitor sobre as coisas, o mundo, a vida, a infância e a realidade. Com simplicidade e um fluxo narrativo muito característico do universo da literatura infantojuvenil, Bojunga nos presenteia com a história de Alexandre, um garoto pobre que vive aventuras ao lado de sua amiga Vera, do Pavão ? animal encontrado no meio de sua jornada e logo promovido ao posto de amigo ?, da Gata da Capa e de tantos outros personagens do universo fantástico que encantam e emocionam. Confesso que fiquei um pouco impaciente com os capítulos muito longos (por isso dei 4 estrelas), mas a história de Bojunga com certeza ganhou meu coração.

André Hausmann 10/01/2023

Entre a fantasia e a dura realidade
Publicado em 1978, o livro conta a história da criança Alexandre, morador da periferia que apesar da época de estar na escola, é obrigado a trabalhar para ajudar na situação da família. Principalmente depois que seu irmão mais velho Augusto precisou ir para outra cidade devida melhores condições de trabalho.

Antes de viajar, Augusto para acalmar o irmão mais novo conta uma história de dormir acerca de um lugar mágico que seria a casa da madrinha de Alexandre; onde os desejos básicos são sempre saciados. E após a partida de Augusto, e na esperança de melhora de vida, Alexandre sai em busca de sua madrinha e sua casa especial, numa aventura em que a fantasia se contrasta com a realidade.

Além de tratar desse assunto, a autora também faz uma crítica ao sistema de educação tradicional através de outro personagem, o pavão. Sistema esse que prejudicaria a liberdade de pensamento e de expressão, sendo uma opressão a liberdade individual. Pavão este que acaba se juntando na busca pela casa da madrinha de Alexandre, mesmo com as seqüelas que fica devido esse tratamento.

Mas Alexandre também não escapa desse enfrentamento do sistema educacional; sua professora que se utilizava de um método diferenciado, através dos itens que preparava em sua maleta, acabou sendo perseguida pelo seu jeito de ensinar.

As aventuras de Alexandre e Pavão são cheias de simbolismo, mesmo quando eles enfrentam os preconceitos da maioria das pessoas que encontram na sua jornada. Uma jornada que é árida e muitas vezes cruel. Bojunga se utiliza de fantasia e lirismo para criar confiança e transformar o leitor; amadurecem sem perder o contato com a fantasia interna de cada um e também não caindo na alienação e no escapismo.

É uma leitura que deseja mostrar que se acreditarmos, tudo pode ser tornar possível.

rita447 06/01/2023

uma vibe bem brasileira
gostei bastante

uma leitura facil e bastante agradável

recomendo muito pra quem quer uma leitura rápida de um dia

Lina 14/12/2022

Li em grupo na escola, é um bom livro, ver a história da vida do Alexandre pelos olhos infantil, uma história que chega até ser bem triste,

uyku 05/12/2022

Faz um tempo que li, lembro que me senti dentro da casa da madrinha. Talvez tenha uma mensagem nas entrelinhas, porém eu não tinha o mesmo pensamento que hoje. Talvez deva reler?
Giovana 26/12/2022minha estante
Eu mesma, por exemplo, li quando era criança e pretendo revisar a obra.

amy lê uns livros 25/10/2022

Para crianças tristes
O pessoal que fala que livro da Colleen Hoover é triste não faz ideia da dor e do sofrimento causados por esse livro infantil dos anos 70. Um retrato fantástico, mas bizarramente honesto, sobre a realidade desigual e abusiva brasileira. Ainda assim, o universo imaginativo e mirabolante dos protagonistas traz um tom de esperança que soa para o leitor como um abraço caloroso em meio a uma vida difícil.

Alice1867 16/10/2022

Um dos meus livros favoritos
Eu amo muito os livros da Lygia Bojunga e a Lygia Bojunga. Eu gosto muito do jeito que ela escreve e expõe as críticas e opiniões dela , gosto dos personages e também dessa mistura de imaginação com realidade. De todos os livros que eu li dela para mim esse é o melhor.
Na parte que fala sobre o pensamento pingado do pavão, da Osarta do pensamento e sobre a maleta com os pacotinhos da professora, eu achei a crítica maravilhosa, que é que as escolas ?pingam? o pensamento dos alunos para pensarem o que eles querem e acabam tirando toda a criatividade da criança e a da maleta da professora é que as crianças podem aprender de um jeito mais interativo.

Carolina 31/08/2022

Esse livro que li em 2016,ou seja,um dos primeiro que li por isso botei como favorito;gosto muito da escrita da Lygia,uma autora infantil perfeita.

Lilac_lice 21/07/2022

Um misto de emoções
Devorei esse livro.
Sou apaixonada na escrita da Lygia.
Me encantei por todos os livros dela que já li até hoje, e esse não foi diferente.
Pense num livro que lhe transporta pra outro lugar, é esse aqui. Pra viajar a pé de trem ou a cavalo voador, entre a fantasia e a realidade.

memel 22/05/2022

chorei
Li esse livro pra uma disciplina da faculdade (literatura infanto juvenil) e achei linda a historia. O final é tão fofo e triste ao mesmo tempo. Tenho 20 anos e to chorando com um livro que foi escrito pra criança.

Malu108 18/03/2022

Eu amo os livros da lygia, esse foi bem confuso, mas é muito divertido. Recomendo bastante, porque além de se vem legal é curtinho

Isa 15/07/2021

Livro favorito desde a minha infância
Quando eu era criança encontrei esse livro na biblioteca da escola, desde então era um livro favorito. Adorava a aventura de Alexandre e sempre fiquei muito curiosa sobre o pavão. Há anos procurei ele pra comprar porque queria ler de novo e entender o que acontecia com o pavão, porque com a minha cabeça de criança eu interpretei de outra forma. Agora achei o livro, reli e toda a fantasia que eu via com meu olhos de criança pobre do interior, hoje li com uma carga pesada de mágoa. Esse livro é uma crítica social cruel. Em todas as suas nuances, em toda a criatividade e imaginação do Alexandre, sua vontade de fugir da realidade, seu trajeto, tudo. Um livro delicado mas difícil de digerir. E não é porque a autora escreve de uma forma cruel, muito pelo contrário, a inocência com que acompanhamos a trajetória do Alexandre é o que faz refletir a respeito da nossa sociedade, da pobreza, do desamparo e sobre os alexandres que estão por aí em busca de um alívio da realidade. É cruel porque é real. Além da crítica com a ?escola osarta do pensamento? ainda me deixa intrigada