A Casa da Madrinha

A Casa da Madrinha Lygia Bojunga

Resenhas - A Casa da Madrinha

b.lyssa 05/07/2021

Enchi o saco...
Eu gostei de outro livro da autora que eu li, mas odiei a parte desse que eu li. Eu sinto muito, D. Lygia, mas você não me convenceu dessa vez.

tufão 03/07/2021

Eu quero ir pra casa da madrinha
O livro A Casa da Madrinha é um livro bem envolvente, a história te faz mergulhar e querer devorar tudo em poucas horas. A escrita de Lygia com os personagens cativantes é que tornam essa história uma das melhores obras que já li.
Eu recomendo demais esse livro genial, tive que ler para um trabalho da universidade, mas foi uma grata surpresa. Não quero revelar muitos detalhes sobre a trama, pois creio que já tem muitas resenhas aqui que fazem isso muito bem. A Casa da Madrinha é um livro perfeito para ler numa tarde de chuvosa de sábado deitado agasalhado com uma xícara de café, eu recomendo e tenho certeza que vocês não vão se arrepender de ter lido.

Mel Fernandes 10/06/2021

Outra lembrança de infância
Eu gostei tanto, mas tanto desse livro (deve ter sido um dos primeiros de minha vida de leitora voraz), que décadas depois eu busquei na internet pra comprar de novo. E minhas filhas leram e também se encantaram. E levei elas pra assistirem a montagem teatral/musical dirigida por Herson Capri no Rio. Realismo fantástico infanto-juvenil. Mas de uma profundidade de fazer inveja a muito livro para adultos.

Daniel 22/05/2021

A vida parece um sonho.
De todos os livros da Lygia Bojunga que já li, talvez esse seja o que menos gostei até o momento... Já que adoro todos os livros dela. No entanto, isso não é de fato algo ruim, pois o livro é bom, mas acredito que esse meu sentimento talvez seja pelo fato de ter tido muita empatia pelo protagonista e o fim da história ter deixado muitas perguntas, muitos questionamentos internos em mim... quando tudo o que eu queria pra esse menino era um final do tipo "e foram felizes pra sempre"... pois quando a gente se vê muito em um personagem a gente deseja pra ele tudo de melhor que desejaríamos pra nos mesmos.

Mas é um um livro que traz muita poesia e beleza em si.

Elaine 16/04/2021

Eu li esse livro quando era criança ainda e foi uma de minhas primeiras leituras, resolvi ler novamente pra agora visualizar com um olhar mais maduro. Apesar de ser infantil ele nos mostra muito a diferença social e como isso impacta nossas crianças das periferias. Alexandre suporta toda a fome, e o fato de ter que trabalhar ainda criança, para ajudar a família. com muita imaginação e alegria. Senti tristeza ao ler com esse olhar mais realista, porém ao me entregar a imaginação e fantasia me diverti muito.

SiôSiô 05/02/2021

O melhor encontro da minha vida...
Oi Bom, esse livro me vez ver a vida de outra maneira, eu me imaginei naquela história em todos os momentos, e me sentia como o Alexandre se sentia a cada palavra. Eu me apaixonei por essa história de um jeito surreal, conseguia imaginar a casa da madrinha com cada detalhe escrito.

Era uma aventura tão emocionante e divertida com diversas coisas para imaginar, e acredito que essa foi uma das coisas que me fizeram me apaixonar tanto por essa história, porque eu AMO imaginar histórias. Já faz um tempo que eu li esse livro mas nenhum outro conseguiu supera-lo e me fazer sentir tão conectada assim, eu simplesmente amo essa história.
Sophia.

Sabrina_Frade 27/01/2021

Um dos livros que fez com que eu gostasse de ler, lembro-me de como queria que todos a minha volta embarcasse nessa leitura também. Amei quando criança, e amei hoje ??

Francisco240 23/12/2020

Livro infantil que quase me fez chorar...
Ler uma historinha infantil às vezes é bom pra aquecer o coração!
????
Renato 25/12/2020minha estante
Inclusive tem um livro intitulado "Vamos Aquecer o Coração" (ou coisa parecida) que é ótimo. É do Mauro Vasconcelos. Continuação de O Meu Pé de Laranja Lima.

Francisco240 25/12/2020minha estante
Já ouvi fala desse aí com lima

Francisco240 25/12/2020minha estante
Inclusive acho que já peguei nele em algum momento

Thavson 25/04/2020

Nao tem divisão de capítulos!!!
O Livro conta a história de um jovem rapaz que anda a procura da casa de sua madrinha. História contada nos moldes das histórias escritas por Monteiro Lobato. O ponto negativo: o livro não possui divisão de capítulos!!!! Mas eu odeeeeeeeeeio livros assim! Me sinto na obrigação de ler o livro todo em um dia. Ainda bem que a história é boa!

oliveiraaami 17/04/2020

Este livro é narrado em 3º pessoa e foi publicado em 1978. A autora mistura o tom melancólico, critico e sonhador, mistura fantasia com realidade e respeita seu publico alvo infantil e infanto-juvenil. Mesmo tendo seu público alvo ela deixa clara suas criticas como, por exemplo, em relação ao sistema escolar tradicional. Lygia Bojunga Nunes dá continuidade ao legado de Monteiro Lobato, porém suas obras são mais discretas e líricas.
Outro tema forte, que parece tocar profundamente um público em fase de transição, é a idéia das perdas. Esse aspecto torna o livro melancólico, até doloroso. Praticamente todas as personagens experimentam esse problema, sofrem, mas mantêm acesa uma chama de procura por um bem desaparecido. Parece ser essa, no fundo, a condição humana: a de eterna e insatisfeita busca.
A casa da madrinha é uma obra que não imbeciliza o seu leitor, tornando-o passivo, já que força sua intensa participação na interpretação e na busca de elementos que se reflitam em sua própria existência, tudo numa linguagem coloquial, autêntica, ágil e vazada de aspectos psicológicos. Todos esses itens, além da narrativa não-linear.

Vittor 10/02/2020

A maneira que à autora escreve é muito interessante, mascarando a a pobreza e solidão aos olhos do protagonista, um garoto com o seu pavão.

vsc80 16/11/2019minha estante
Li por obrigação para fazer um trabalho da faculdade, e já não me agradou justamente pq eu ODEIO ser por obrigação. Achei o livro pesado e depressivo para ser considerado literatura infantojuvenil.

vsc80 22/11/2019minha estante
*ler por obrigação.

Lorena 11/12/2017

Imagine...
Quem não ama a casa da madrinha? E quem não gostaria que ela fosse tão encantada quanto a dessa linda história?
Mas talvez ela esteja em algum lugar, esperando pra ser encontrada, esperando pra oferecer conforto, amor e amizade quando estivermos mais perdidos. Apenas acredite!