A Casa da Madrinha

A Casa da Madrinha Lygia Bojunga

Resenhas - A Casa da Madrinha

Felipe 18/06/2012

A casa da madrinha
Esse livro fala de um garoto chamado Alexandre, que mora em uma favela do Rio de Janeiro, e saiu em busca de sua madrinha (e sua casa). No caminho ele encontra um Pavao (esse e o nome dele). Tambem encontra uma menina chamada Vera. Eles tem de entrar na imaginaçao para conseguir chegar onde queriam.

Apesar desta resenha apresentar a historia do livro em ordem, esse livro e nao linear, e extremamente recomendavel para quem gosta de diversao.
Sandra :-) 17/06/2012minha estante
Boa a sua resenha. Eu já li esse livro há algum tempo e gostei.

Raquel 21/06/2012minha estante
Acho que as suas estrelinhas lá em cima vão aumentar quando começarmos a discutir o livro em sala...

Taliny0 08/02/2023

Doidera, kkkk
O livro é bem esquisito, mas se fomos analisar, ele aborda questões sobre o abandona das crianças da escola para poder trabalhar, o analfabetismo, no caso o Pavão representa o ser sem estudo, onde outras pessoas tiram o proveito disso. Fala também sobre como devemos enfrentar o medo que assombra o nosso caminho. Assim como, a solidariedade e a amizade de Vera na questão de ajudar o próximo.
É bem peculiar o livro
Collypardinho 06/03/2023minha estante
Eu li o livro a uns dois anos atrás e até hoje não tinha entendido o sentido do livro e nem que era o pavão,mas lendo seu comentário eu entendi a mensagem do livro e quem era o pavão

Ceci.Martins 18/03/2023

Metaforando metaforas
Esse livro todo é uma metáfora que se encaixa em muitas situações, é um livro que faz vc ficar pensando e tentando encontrar mais significados. Bom.

YuriiPCS 24/05/2024

Muito bom?
Livro muito bom, a forma como a autora descreve pensamentos e relações de crianças é surreal de bom, escreve com aquela leveza e inocência q uma criança realmente teria, a gente consegue imaginar e mergulhar na história das crianças, personagens muito bem construídos dando a sensação de que eles realmente existem, foi uma leitura muito leve e boa de se fazer, livro bom. Recomendo pra quem quer ler algo leve e divertido.??

Vittor 10/02/2020

A maneira que à autora escreve é muito interessante, mascarando a a pobreza e solidão aos olhos do protagonista, um garoto com o seu pavão.

Aly 21/02/2023

É um livro interessante para ler, refleti muito sobre as torneirinhas, a casa da madrinha (como foi imaginada) e o modo que ele vivia com a família. São reflexões disfarçadas de relatos sobre a vida deles

Lilac_lice 21/07/2022

Um misto de emoções
Devorei esse livro.
Sou apaixonada na escrita da Lygia.
Me encantei por todos os livros dela que já li até hoje, e esse não foi diferente.
Pense num livro que lhe transporta pra outro lugar, é esse aqui. Pra viajar a pé de trem ou a cavalo voador, entre a fantasia e a realidade.

Enzo.Finocchio 31/01/2023

O livro é pra um público mais jovem mas serve pra todas as idades. Desde seu início conta da ilusória da personagem em achar a casa fictícia de sua madrinha, durante o caminho a personagem encontra várias dificuldades, uma menina, famílias. O pavão pode ser interpretado de várias formas. O final é bem bom
rafaelrabelo 31/01/2023minha estante
é isso mano

Guilherme Peres 26/11/2012

Guilherme 26/11/12
O livro "A casa da madrinha conta a história de um menino chamado Alexandre que vive em busca da casa de madrinha desconhecida. Ao passar da narrativa vão sendo encontrados e comentados alguns personagens como, por exemplo: João das mil e uma namoradas, pavão, Vera seu Joca do pandeiro. este livro é um pouco confuso no inicio, pois o inicio é o meio, o meio é o inicio e o fim é um pouco vago, pois deixa um ar de mistério. Algo importante a ser acrescentado é o uso de símbolos, pois de acordo com o que aprendi este livro foi escrito na época da ditadura militar e por isso Lygia Bojunga não podia jogar na "cara" dos militares que eles estavam maltratando as pessoas. Este livro em minha opinião é indicado a pessoas que gostam de ler sobre aventuras e não é brincadeira como aparenta ser visualmente devido a duas edições em que aparece uma porta flutuando, mas em cada história se trata de algum assunto que quando lido pode ser que você aprenda alguma coisa útil.
Felipe 30/11/2012minha estante
Legal, retratou bem o livro.

uyku 05/12/2022

Faz um tempo que li, lembro que me senti dentro da casa da madrinha. Talvez tenha uma mensagem nas entrelinhas, porém eu não tinha o mesmo pensamento que hoje. Talvez deva reler?
Giovana 26/12/2022minha estante
Eu mesma, por exemplo, li quando era criança e pretendo revisar a obra.

Laura Lemos 23/07/2012

Achei esse livro muito chato,eu o li a pedido da professora Raquel.
Enfim...
Ele fala da vida de um menino chamado Alexandre que ouviu falar de sua madrinha pelo seu irmão mais velho,e eles moram em Copacabana numa favela e ele sempre vendia sorvete na praia para ajudar a sua família.
Seu irmão falava de sua madrinha para o menino e este resolveu viajar à sua procura,levando seu Pavão com ele,ele conhece uma menina chamada Vera que Alexandre fica hospedado o quintal de sua casa e sempre leva comida pra ele.
No final do livro,eles inventam um cavalo chamado "Ah" que leva eles até a casa de sua madrinha,tendo que voltar por causa da Vera
Raquel 31/07/2012minha estante
Tomara que você mude de ideia depois que eu começar a falar dele em sala. ;-)

Laura Lemos 19/12/2012minha estante
foi o que aconteceu né professora haha

memel 22/05/2022

chorei
Li esse livro pra uma disciplina da faculdade (literatura infanto juvenil) e achei linda a historia. O final é tão fofo e triste ao mesmo tempo. Tenho 20 anos e to chorando com um livro que foi escrito pra criança.