A Casa da Madrinha

A Casa da Madrinha Lygia Bojunga

Resenhas - A Casa da Madrinha

camila. 21/05/2023

O filtro na cabeça do pavão é a melhor parte. Como uma adulta lendo, essa foi a parte que mais me pegou de jeito. Penso nisso até hoje.

Cássia 15/11/2023

A casa da madrinha
Seria o sonho de tanta criança? Sair do mundo cruel que a aflige e encontrar a casa da madrinha?! Aquela que realiza sonhos, que tem de tudo e mais um pouco, aquela casa com sonhos dentro, aquela vida tão diferente da sua realidade. Será que é isso que eu madrinha represento? Acredito e espero que sim, pois foi dessa forma que vi os meus padrinhos um dia.

Guilherme Peres 26/11/2012

Guilherme 26/11/12
O livro "A casa da madrinha conta a história de um menino chamado Alexandre que vive em busca da casa de madrinha desconhecida. Ao passar da narrativa vão sendo encontrados e comentados alguns personagens como, por exemplo: João das mil e uma namoradas, pavão, Vera seu Joca do pandeiro. este livro é um pouco confuso no inicio, pois o inicio é o meio, o meio é o inicio e o fim é um pouco vago, pois deixa um ar de mistério. Algo importante a ser acrescentado é o uso de símbolos, pois de acordo com o que aprendi este livro foi escrito na época da ditadura militar e por isso Lygia Bojunga não podia jogar na "cara" dos militares que eles estavam maltratando as pessoas. Este livro em minha opinião é indicado a pessoas que gostam de ler sobre aventuras e não é brincadeira como aparenta ser visualmente devido a duas edições em que aparece uma porta flutuando, mas em cada história se trata de algum assunto que quando lido pode ser que você aprenda alguma coisa útil.
Felipe 30/11/2012minha estante
Legal, retratou bem o livro.

Laura Lemos 23/07/2012

Achei esse livro muito chato,eu o li a pedido da professora Raquel.
Enfim...
Ele fala da vida de um menino chamado Alexandre que ouviu falar de sua madrinha pelo seu irmão mais velho,e eles moram em Copacabana numa favela e ele sempre vendia sorvete na praia para ajudar a sua família.
Seu irmão falava de sua madrinha para o menino e este resolveu viajar à sua procura,levando seu Pavão com ele,ele conhece uma menina chamada Vera que Alexandre fica hospedado o quintal de sua casa e sempre leva comida pra ele.
No final do livro,eles inventam um cavalo chamado "Ah" que leva eles até a casa de sua madrinha,tendo que voltar por causa da Vera
Raquel 31/07/2012minha estante
Tomara que você mude de ideia depois que eu começar a falar dele em sala. ;-)

Laura Lemos 19/12/2012minha estante
foi o que aconteceu né professora haha

Ale 31/05/2023

Foi o primeiro livro da Lygia Bonjunga que eu li, realmente não conhecia ela, mas amei demais o livro dela e já comprei outros. A escrita dela e maravilhosa, mesmo não sendo tão atual é bem fácil de entender, além de ser bem divertida. Devemos com certeza dar mais valor as oras nacionais!!

Laura.Julia 28/12/2023

Da querida Lygia
A Lygia tem um jeito muito bom de escrever que dá vontade da gente ler o livro do começo ao fim sem parar. É um jeitinho coloquial bem brasileiro, faz o livro ficar mais divertido, mais engraçado e mais gostoso de ler. Sem contar que ela tem uma criatividade imensa pra criar suas histórias, uma mais maravilhosa que a outra. Os personagens são tão legais que dá vontade de chamar eles para sair passear e virar amigo.

YuriiPCS 24/05/2024

Muito bom?
Livro muito bom, a forma como a autora descreve pensamentos e relações de crianças é surreal de bom, escreve com aquela leveza e inocência q uma criança realmente teria, a gente consegue imaginar e mergulhar na história das crianças, personagens muito bem construídos dando a sensação de que eles realmente existem, foi uma leitura muito leve e boa de se fazer, livro bom. Recomendo pra quem quer ler algo leve e divertido.??

Alice1867 16/10/2022

Um dos meus livros favoritos
Eu amo muito os livros da Lygia Bojunga e a Lygia Bojunga. Eu gosto muito do jeito que ela escreve e expõe as críticas e opiniões dela , gosto dos personages e também dessa mistura de imaginação com realidade. De todos os livros que eu li dela para mim esse é o melhor.
Na parte que fala sobre o pensamento pingado do pavão, da Osarta do pensamento e sobre a maleta com os pacotinhos da professora, eu achei a crítica maravilhosa, que é que as escolas ?pingam? o pensamento dos alunos para pensarem o que eles querem e acabam tirando toda a criatividade da criança e a da maleta da professora é que as crianças podem aprender de um jeito mais interativo.

Gabrielle 12/08/2013

ABCD dos livros - Resenha
Esse é um dos meu favoritos também, ele é maravilhoso! Quando eu ganhei (da minha madrinha) não fui com a cara do livro, a capa não tem nada de especial, é bem simples, e ele ficou um bom tempo parado enquanto eu lia outros, ai de repente comecei a lê-lo e não parei mais, o livro é super fininho, devorei praticamente. Ele é bem infantil, mas conquistou meu coração! É um livro que faz você ficar no mundo da lua. Conta a história de um menino que passava dificuldades no Rio e decidiu morar com sua madrinha, nesse viagem ele encontra um pavão doido da cabeça, literalmente, e eles se tornam muito amigos.
Fazem shows para conseguir dinheiro e não passarem fome, e encontram uma menina que está cansada da sua vida, e quer ir com eles para a aventura que se segue, ai a loucura fica ainda maior, eles através do vazio imaginam cada coisa, e no final de toda essa aventura eles chegam na tal casa da madrinha e a casa, assim como o livro, é magica, nada na casa acaba, chega de passar fome e necessidade! O livro fala muito da realidade do Brasil, de como é importante uma amizade, por mais doida e esquecida que seja, o poder da imaginação! O livro é super legal gente, eu indico muito!!

site: http://abcddolivro.blogspot.com.br/

Pedro 08/09/2013

Perfeito *-*
Esse foi o melhor livro que já li na minha vida, simplesmente prefeito. Se souber interpretá-lo vai aprender muita coisa com ele.
A casa da madrinha conta a história de um rapaz que está em busca de uma casa que o irmão dele disse que vive sua madrinha. Na estrada em busca da casa encontra um pavão que tem o pensamento pingado, eles se tornam amigos e seguem o caminho do rapaz juntos. A história começa a se desenrolar quando os dois passam por uma cidade onde mora uma menina que resolve os ajudar na busca.

Tracinhas 05/10/2015

por Pamella Soares
Você pode conferir a resenha no nosso canal!

site: http://jatracei.com/post/129545076587/resenha-87-a-casa-da-madrinha

Aly 21/02/2023

É um livro interessante para ler, refleti muito sobre as torneirinhas, a casa da madrinha (como foi imaginada) e o modo que ele vivia com a família. São reflexões disfarçadas de relatos sobre a vida deles