A Casa André Vianco

Resenhas - A Casa

Rafael 09/02/2010

Fraquinho.
Peguei esse livro por curiosidade, querendo ver o estilo do escritor e depois de ter lido várias pessoas falando bem.

Achei o livro fraco e até meio bobo. Não consegui captar a emoção que o autor tenta passar, achei meio óbvio e também exagerado, quase cheirando auto ajuda, e principalmente não enxerguei a beleza do livro de que tanto falaram.
O que me pareceu é que algumas pessoas [ li vários comentários no orkut ] gostam do livro e acham ele lindo porque queriam poder ter essa segunda chance que os personagens tiveram; Já outras apenas gostam desse tipo de final.
Eu não gostei, achei fraquinho e previsível demais, muito "Não façam cagadas porque vocês não vão poder voltar atrás."
Diego Piovesan 07/08/2010minha estante
Eu achei previsível e pouco elaborado. As tramas poderiam ser bem mais desenvolvidas. Livro rápido e fácil de ler.

De tantos comentários que li antes de ler o livro, espera muito mais. Esperava emoção, não sei.. esperava realmente me surpreender. Isso, o livro ficou devendo.

Porém, no geral, achei o livro ok. Rápido e fácil de ler.

Marina 07/09/2010minha estante
ótima resenha. Tbm achei o livro fraco, o texto é bem pobrinho, e tbm tive a impressão de estar lendo auto ajuda.
Em nenhum momento ele me impressionou! =/

Roberta 06/10/2010minha estante
É um livro que não foi muito bem escrito, mas que possui uma boa estória.
Personagens chatos e diálogos pobres.

Prisi 03/11/2010minha estante
concordo! eu achava que sera o maximo, sabe? pensei que seria algo no estilo dos outros livros dele ou algo assim. mas imagina a minha decepção! :\

Milly 18/03/2011minha estante
Concordo plenamente, muito fraquinho e sem emoção.
Não consegui me conectar com o livro. E olha que sou a maior manteiga derretida.

Nine Stecanella 04/05/2011minha estante
Joke!

Ainda não li esse livro mas não li nada muito positivo dele. O André tem livros ótimos, tente outro, talvez você mude essa impressão.

warley torres 25/09/2012minha estante
Esse foi o segundo livro que li de Andre Vianco. Conclusão: pessimo. Ja li OS Sete mas abandonei antes da metade. Seus paragrafos sao longos e cansativos, muito detalhista, chega a dar sono. Esse consegui ler até o fim mas não empolguei, nem consegui absorver nada do livro. E considera o ultimo livro que leio de autor. Mas já vi alguns comentarios positivos sobre Sementes no Gelo, talvez eu até o pegue pra ler um dia, quem sabe!

Raul 28/09/2014minha estante
Não sou de falar mal de livros, mas esse livro é uma bosta ein!Narrativa simples, porém a historia não te prende em nada.
livro mal construído, cansativo, e muito CHATO!
Já arremessei ele na parede hoje, e cheguei a conclusão que vou ter que desistir da leitura.
na MINHA opinião: é um verdadeiro lixo.
não percam tempo com isso!

Elis 27/02/2017

Comecei a ler esse livro, pois o coloquei no "Desafio 2017 - 24 livros da minha estante" e também porque a #Carnatona estava aí e eu precisava de um livro mais fino.

Meu irmão mais velho, já leu e disse que havia gostado, mas não sei se ele é uma referência, porque ele gosta de tudo que o autor escreve...(risos)..sim, ele é praticamente um fã de Vianco.

Agora falando sobre o que eu li, posso dizer que é um livro bom, ele te deixa curioso e quando vê está nas últimas páginas. Muitas pessoas queriam ter a chance que esses quatro personagens tiveram, já eu espero jamais precisar, querer ou pensar em ter uma chance assim. Afinal se você precisa dela, é porque fez algo de que se arrepende amargamente e seu espírito não está em paz.

Porém com a conclusão da leitura, posso lhe dizer que tudo acontece porque tem de acontecer, se você acha que não está sendo bom ou acredita que está, mesmo sabendo que está fazendo coisas erradas, é nas suas mãos que encontrará a paz, comece a fazer as coisas do jeito certo e pense antes de magoar pessoas que são importantes na sua vida.

Sim, as vezes somos inconsequentes, mas nunca é tarde para pedirmos desculpas. Opa, as vezes pode ser tarde sim, então não perca tempo e concerte o que está errado. Seja humano e responsável. Uma leitura que nos faz pensar muito em como levamos nossa própria vida.

Cuide-se; Ame-se; Viva!

site: http://amagiareal.blogspot.com.br/2017/02/a-casa-andre-vianco.html
Márcia Naur 27/02/2017minha estante
Ótima resenha! Este livro do Vianco é muito bom :=)

taisa r 27/02/2017minha estante
Tenho ele a algum tempo mas ainda não li....

Márcia Naur 27/02/2017minha estante
Vais gostar muito Taisa!

Elis 03/03/2017minha estante
Obrigada garotas.

Cris 11/04/2017minha estante
Bela resenha! Ele foge um pouco dos temas que o autor costuma tratar nos seus livros.... Mesmo eu... Fã assumida do Vianco rs... Li,desconfiada, mas foi uma grata surpresa... Me emocionei com ele...

Gabriel1994 13/12/2023

Quatro Núcleos. Quatro Histórias. Uma Casa. O Alívio...
Meu primeiro livro do André Vianco e gostei bastante da leitura! Pelas avaliações deu a impressão de ser um livro com um estilo atípico do autor.

Estava passando por uma leve ressaca literária e esse livro que aborda um assunto espiritual, sobrenatural, com drama e uma mensagem por trás de toda narrativa me cativou e fisgou na hora certa! Me fez retomar a rotina de leitura e se mostrou uma leitura bem satisfatória!

O livro é dividido em quatro núcleos, com quatro personagens e histórias diferentes que se conectam por algo em comum; seus traumas. E essas quatro pessoas vão se conectar ainda mais, através da Casa. Um lugar que promete trazer alívio ao coração de cada um deles, trabalhando e confortando-os em relação aos traumas vividos.

As histórias de Rosana, Ismael e Leon são muito interessantes, mas a que mais me cativou foi a de Hélio. Eu tive um ranço e uma raiva do Hélio que foi o que me fez retomar na rotina de ler, pois eu tinha que saber o que acontecia. Julguei Hélio por todo núcleo narrativo dele, mas torci para um final feliz. Não porque ele merecia, mas porque a Mariana (filha dele), merecia um final feliz.

Como disse, gostei das outras histórias também, mas favorito essa em destaque.

Um livro rápido, de leitura fácil. Curti a escrita do André Vianco. Achei que ele traz uma escrita popular, com uma poesia bem colocada e traçada nos momentos de drama e melancolia.

Reforço que curti muito a história e recomendo a leitura!

Espero e pretendo ler outros livros do autor!

Leiam!!!!
Dani 13/12/2023minha estante
Sua resenha me deixou beeemmm curiosa!

Gabriel1994 13/12/2023minha estante
É muito bom! Vai falar sobre passado e traumas, mas vai colocar um quentinho no coração com o final de cada uma das histórias.

Dani 13/12/2023minha estante
Vouch colocar na minha estante!

Gabriel1994 13/12/2023minha estante
Boa!! ????

Kelly SB 04/08/2010

Pois bem..

A Casa é um livro interessante. A começar do autor, que, como diz meu amigo Bill 'O Vianco é daqueles autores que não são bons mas são bons' {?}. Não posso concordar plenamente, visto que A Casa foi até hoje o único livro do Vianco que li, mas em relação a esse romance eu concordo.

A Casa tem uma boa história, bons personagens com fortes personalidades e um enredo que te leva às lágrimas, principalmente quando você se identifica com algum dos personagens principais, o que não é difícil, visto que são personagens bem 'reais', pode-se dizer assim.

O livro perde pontos na linguagem utilizada pelo Vianco, na forma com que ele escreve o livro ex: "Frio no estômago. O peito doeu. Leu nitidamente o nome da esposa no papel. Os olhos percorreram o bebê nu. Uma menina pequena. Dor. Olhou para as etiquetas presas no braço do bebê...", nada contra esse tipo de escrita, em frases curtas, mas em uma página ou duas no livro, mas um livro inteiro assim, honestamente me entedia às vezes.

Outro aspecto que não me agradou foi a existência de muitos 'personagens principais' na história, pra mim sinceramente não precisava de todos e se a história focasse apenas um deles, o Hélio, por exemplo, um pai que rejeitou a filha desde o primeiro dia de vida, o livro seria excelente! O final também, na minha opinião o único que realmente ficou interessante foi o do Hélio..

Mas, ainda assim eu recomendo. É um bom livro com uma ótima história!
Bill 05/08/2010minha estante
Concordo com seu ponto de vista, mas além do hélio, também gostei daquele empresário (não lembro o nome) que precisava se entender com o pai. De fato, é um livro que não foi muito bem escrito, mas que possui uma boa estória.

Diego Piovesan 07/08/2010minha estante
Concordo e discordo ao mesmo tempo.

Esse também foi o primeiro livro que li do Vianco e concordo que ele deveria desenvolver mais as tramas de todos os personagens principais. Acredito que assim ficaria um livro bem mais extenso, mas mais emocionante. Ganharia na qualidade, na emoção.

Não me identifiquei com nenhum personagem. Fiquei comovido com a história do Hélio e gostei bastante do fim, apesar de achar que ele não merecia o final daqueles e sim um de sofrimento e tudo mais. Ok, ele procurava conforto e tal, mas o que ele vez foi pior do que todos os outros juntos.

É uma ótima história que poderia ser mais desenvolvido, como já disse.

Aliás, sobre a escrita, ele tem um ponto mais direto, enxuto, e de fácil entendimento - acredito eu para atingir todos os públicos. Com frases curtas o raciocínio também é curto e assim o entendimento é bem mais fácil. O que não me agradou foram os longos parágrafos, que poderiam ser quebrados em outros menores. Eles deixaram o livro um pouco "pesado" para ler. Aquelas linhas sem fins, sem um "ponto de sossego" dava a impressão de não ter fim.

Aliás, só para constar: sobre os personagens, não gostei de Leon.

Cecília 14/10/2014

O alívio para o coração atormentado está aqui

Lembro que deveria está trabalhando no projeto de turma, mas por ser uma sexta feira, preferi ficar fazendo pesquisas no acervo da biblioteca que visitaria ao fim da aula. Fiz as mesmas buscas padrões: Harlan Coben, Santiago Nazarian, Policial, Terror... na esperança de encontrar novos livros cadastrados, e a mensagem de Disponível para empréstimo em outros.
André Vianco surgiu como sugestão de busca por acaso. Nunca tinha lido nada dele antes, porém as sinopses de alguns dos seus livros despertaram o meu interesse... Não a ponto de anotá-los no meu caderno de Livros-Que-Preciso-Ler-Antes-De-Morrer, mas fiz a busca mesmo assim, e A Casa foi o resultado. Será que isso foi o meu convite, André? Pensando agora, acho que não. Entretanto, desde então procuro não ignorar pessoas que distribuem panfletos e qualquer papel amarelo me chama atenção.
_

Ah, como sinto falta de A Casa, e como gostaria de conhecer os quatro ex-atormentados que me fizeram, chorar, sorrir, chorar, amar, chorar de novo (não necessariamente nesta ordem) em uma única noite, porque fiquei tão envolvida que precisava acompanhá-los em suas dores até o fim (e torcendo para um final feliz, é claro):
Senti o peso da culpa que Rosana carregava;
Senti a vergonha que Leon tentava esconder;
Senti a tristeza que ocupava espaço na vida de sucesso do Ismael;
Senti o fracasso que se apossava de Hélio.
Vítimas das próprias ações, mas que mudariam tudo se tivessem uma segunda chance. E é isso que A Casa faz: Dá a oportunidade de uma segunda chance aos corações atormentados.

Você só precisa aceitar o convite, entrar, tomar chá e ser forte o suficiente para enfrentar o seu passado. O único conselho para a segunda chance valer a pena é: Não tente alterar demais o destino. Apenas diga o que queria ter dito, escute o que deixou de ouvir, expresse o seu sentimento verdadeiro, reviva o momento da melhor maneira possível. Se seguir tudo isso, você terá o alívio desejado.

Parece ser um romance simples, e é. Porém sua simplicidade nos faz refletir, sobre como algumas palavras podem machucar (e a falta de algumas delas também), como pensar duas vezes antes de agir é importante... e o principal, nos faz refletir que talvez não haja um amanhã e certas feridas não vão cicatrizar. Em dias tão apressados e estressantes, muito de nós não temos a consciência real desta simples questão e assim ficamos mais propensos a termos um coração atormentado.

Se tivermos sorte como a Rosana, a Leon, o Ismael e o Hélio, talvez um dia ganhemos um convite e chegaremos até o endereço da Casa Amarela... Enfim, foi a busca aleatória que não me arrependo de ter feito e a que mais me orgulho de encontrar.
Craotchky 03/10/2015minha estante
Muito legal e até superficialmente profunda sua resenha.

Cecília 13/10/2015minha estante
rs obrigada Craotchky, se tiver uma oportunidade leia o livro, vale a pena ^^

soninha 11/07/2010

Surpreendente!
Minha estréia como leitora de André Vianco e já gostei.

Um livro sensível e comovente,a tão sonhada segunda chance que todos nós desejamos.Mas eu também vejo por um outro lado, que nessas estórias o autor também quis nos passar que devemos dar valor aqueles a quem amamos quando estão em vida,deixar certas "picuinhas" de lado e conversar,apoiar,entender,não deixar de falar eu amo você,você é importante pra mim e outras tantas frases que não falamos por um medo que nem sabemos do que.

O livro é 100000!!eu recomendo.

Guilherme 12/07/2010minha estante
Parabéns pela resenha.
Realmente você acertou em cheio ao deixar claro que o livro tem outro modo de ser visto... é um livro que serve de uma forma diferente a cada pessoa, cada um tem um entendimento diferente das histórias, eu vi de outra forma, mas gostei do seu ponto de vista.
Parabéns.

soninha 13/07/2010minha estante
Obrigada João!

Minha primeira resenha e já foi elogiada!!!aiaiai...um bom estimulo pra vir muitas outras por ai.

Janara 26/12/2009

Fiquei maravilhada quando li este livro. Acostumada com a literatura vampiresca de André Vianco, me surpreendi com os outros âmbitos que ele consegue abarcar neste livro, sempre baseando-se no fantástico. Caminho do Poço das Lágrimas e Sementes de Gelo não ficam atrás. Recomendo-os.
Anna.Claudia 28/11/2017minha estante
Esse é meu!! KKKKKKKKKK... Amo esse livro de paixão. Perdi o meu exemplar de O Caminho do Poço das Lágrimas... Triste isso.

Janara 28/11/2017minha estante
Não acredito!

Douglas 20/06/2014

A Casa
Este é o 1º livro que eu leio do André Vianco.
Eu fiquei sabendo do autor há um bom tempo aqui no Skoob e li algumas reportagens dizendo que ele é um autor que vende bastante e aí eu resolvi conferir a escrita dele.

Pesquisei alguns livros, mas não comprei. Motivo: estavam um pouco caros.
Se analisarmos a maioria dos livros no Brasil, eles custam de R$10 e R$30. Alguns livros deste autor custam entre R$50 a R$60 e por eu considerar que é um preço bem acima da realidade foi um entrave para a compra.
Até que eu achei este aqui "A Casa", em uma promoção no "Submarino" por R$9,90.
Fechei a compra.

O Livro conta a história de 4 personagens: Rosana, Ismael, Helio e Leon.
- Rosana traiu o marido, ele saiu de casa e morreu em um acidente. A mulher se culpada pela morte.
- Ismael é um estressado que só pensa em trabalho. O motivo: quando ele era criança teve uma vida pobre e brigou com o pai, que não conseguia dar uma vida melhor a ele. O pai morreu e Ismael se culpa pela última conversa deles ter sido uma briga.
- Helio tinha uma filha que ele detestava. A menina, chamada Mariana, sempre foi uma garotinha fraquinha e era desprezada pelo pai que sempre era o "bonzão" em tudo. Até que a menina se suicida (obs: o livro não explica como ela se suicida). Helio se culpa por isso.
- Leon foi expulsa de casa pelo pai quando ele descobriu que ela era homossexual. A mulher começou a se drogar. Depois da morte dos pais dela, Leon se culpa pela relação deles ter terminado dessa forma.
Essa é a sinopse.

Nos primeiros capítulos, os personagens vão se alternando e contando um pouco da tragédia pessoal deles, até o momento que todos são convidados a ir para uma misteriosa casa para "limpar o coração".

Esta minha versão do livro tem 186 páginas, mas sempre que um capítulo acabava em página ímpar, ele começa em outra página ímpar, ou seja, temos algumas páginas pares em branco, o que diminui o número "real" de páginas lidas.

É uma leitura bem rápida de fazer, já que o tamanho da letra neste livro é bem grande, o que é um ponto a favor do livro, já que muitas editoras atualmente estão colocando as fontes em um tamanho bem pequeno.

A capa é muito bonita, tem uma casa com fundo amarelo e preto, o que dá um ar "apocalíptico" ao livro. Gostei bastante.

Além da letra grande (como citado anteriormente), a folha do livro é legal e não reflete muita luz.

A história é bem criativa, e fez com que eu lembrasse de outro livro, chamado "A Cabana, de William P. Young". Porém "A Casa" foi lançado em 2002, e "A Cabana" em 2008, então não há um plágio ou uma interferência de uma história para outra. Comparando as duas, eu ainda prefiro "A Casa", do André Vianco. Tive mais prazer em ler.

As mensagens centrais dos livros também são legais. Algo como "Aproveite conviver bem com as pessoas que você gosta enquanto elas estão vivas, porque quando elas morrerem, não adianta ficar com remorsos e querer voltar atrás"
Ou também "O amor e o afeto são capazes de fazer milagres".

Mas nem tudo são "flores" neste livro.

O principal erro do autor foi em não descrever os personagens por completo. Temos pouquíssimas descrições dos personagens principais e a maioria das descrições só aparecem no final do livro. Os personagens secundários nem chegam a ser descritos e isso faz com que o leitor faça uma leitura "às cegas" sem saber exatamente quais as características principais dos personagens.

Os lugares, exceto A Casa, também não são bem descritos. O autor se ateve bastante aos acontecimentos e falhou em descrever lugares. Onde moram os personagens? O livro só fala que fulano vive em um apartamento, mas não descreve bem o lugar.

Diante da falta de descrições, é complicado criar empatia pelos personagens (eu pelo menos não consegui criar), porque é complicado você entrar em uma história que você não vê. Ainda mais em uma história tão curta como esta. Eu não consegui me identificar com nenhum desses personagens. Talvez por eu não ter vivido nenhuma dessas situações, mas o fato é que eu não consegui sentir empatia por eles.

Alguns parágrafos são bastante longos neste livro. Há um parágrafo que tem mais de 3 páginas, o que torna a leitura "meio esquisita".

Uma falha grave, é que no livro não há uma sinopse clara. Percebam na sinopse aqui do Skoob que você tem poucos indícios do que você vai encontrar no livro. A sinopse poderia ser mais bem trabalhada.

Alguns trechos poderiam ter sido mais bem escritos. Não gostei de trechos como:
"A porta fechou-se. Escuro. Andou em linha reta. Em direção ao interruptor. Tropeçou em alguma coisa. Um baque surdo. Dor no joelho. Tocou a parede. Respiração entrecortada. Finalmente alcançou o interruptor. A luz acendeu. Uma luz azul. Fraca."
O livro não é todo assim, mas alguns trechos são estranhos, com frase e ponto, frase e ponto, frase e ponto.

Por último, as minhas impressões é que o livro teve algumas pontas soltas, que podem passar sem ser citadas, mas há uma grande contradição na história entre o que foi dito na metade do livro e o que aconteceu no final.
Obviamente eu não vou citar, porque eu entregaria a história, mas quando você terminar o livro, releia o capítulo 17 e o capítulo 24. Eles são contraditórios.
É claro que esta contradição é o ponto alto da mensagem: "O amor e o afeto são capazes de fazer milagres", mas que os capítulos são contraditórios, eles são!

Puxa, até que eu escrevi demais por um livro de 186 páginas.. hehehe..
Para fechar, eu gostei do livro. Têm pontos positivos e negativos, pontos legais e pontos contestáveis, mas foi uma leitura legal.

André Vianco, se você chegar a ler esta resenha, saiba que se você melhorar um pouco o preço dos outros livros, eu compro. Hehehe..

Um abraço e meu respeito a todos.
Gisa 17/12/2014minha estante
Oi Douglas. Acabei de ler esse livro e a sua resenha foi a que mais chegou perto do que achei. Ainda não resenhei aqui,l mas sempre gosto de dar uma olhada antes para discutir sobre o livro. kkk. Eu gostei. Mas não gostei. Já tinha ouvido falar muito do autor e esperava que fosse algo mais. Mas se fosse um livro que eu não tivesse ouvido falar, também gostaria. Também achei o fim contraditório. Não gostei do fato de não explicar sobre o suicidio. O que era aquela toalha enrolada nos pés da menina?
Achei que o livro enrolou muito no começo e no fim, foi tudo meio dã?
Tipo, tudo se acertou assim. Sei lá. Também não gostei de algumas cenas. ponto. Ponto. Ponto.
Mas não é um livro ruim. Mas está longe de ser um livro maravilhoso. Agora ainda quero ler Os Sete. Espero que goste =D
Abraços

Douglas 17/12/2014minha estante
Oi Gisa.
Pois é, eu também gostei e não gostei. Eu colocaria o livro em um meio-termo entre bom e ruim.
A sensação que eu tenho é que o autor pegou algumas mensagens que ele gostaria de transmitir e criou histórias que envolvessem as mensagens que ele queria passar. No fim, tudo o que importou pra ele foram as mensagens. As histórias foram consequências disso.
Sei lá, posso estar me equivocando em relação a isso, mas essa é a ideia que o livro me passou. E se o objetivo foi apenas deixar essas mensagens, a missão do livro foi cumprida, embora a história não tenha ficado tão boa.
Do André Vianco eu quero ler A NOITE MALDITA, mas o livro está muito caro. Custa em torno de R$50. Tudo bem que ele tem mais de 600 páginas, mas se compararmos aos livros do George R.R. Martin que também são grandes e custam entre R$20 e R$25, o preço do livro do André é muito fora da realidade. Vou esperar o preço abaixar, caso contrário, não vou ler.
Obrigado pelo comentário.
Um abraço.

Flavio Assunção 18/11/2009

O livro é curto e não é tão envolvente, mas o final é chocante e emocionante. A estória mostra que todas as nossas ações tem reflexo no futuro, direta ou indiretamente. E por esse final digo que vale a pena ler.
Wolff 17/01/2011minha estante
ÓTIMO!!!!

Li a biografia do autor em um blog que nao me lembro qual e fiquei curioso. No memso dia procurei pelos livros dele na livraria da minha cidade e e infelizmente nao havia nenhum, mas fiz o pedido de A CASA. Nao é o gênero que estou acostumado a ler, mas bicho, esse livro é d+. Começei a ler ele num sabado de manhã e terminei a tarde, sim, no memso dia. Tinha um monte de coisas para fazer nesse dia mas abri mao de tudo pois nao conseguia desgrudar do livro. História envolvente com personagens simples que podem ser indentificados com o leitor. E mais, se a intençao do autor era impressionar e fazer o leitor se emocionar e chorar, ele conseguiu esta façanha comigo. Dificilmente me emociono com historias de filmes, novelas, livros,... mas este me arrancou rios de lagrimas.
VALE A PENA LER.

Silvia 02/07/2012minha estante
Vale mesmo a pena ler este livro :-)

thebnc 23/01/2021

Muito bom! Leia com o coração aberto!
Uma segunda chance! "A casa" é sobre isso. Uma última oportunidade para amar, perdoar, para pedir perdão.

Quatros histórias simples que vão te fazer pensar sobre a vida. A casa é uma segunda chance não somente pra os personagens mas também para o leitor. Nos faz pensar em ressentimentos, em nossos erros e também no futuro.

Por isso, acho que todos que lêem "A Casa" procurando entender a seu significado, a sua moral, acabam conseguindo essa "segunda chance" seja para pedir perdão ou para fazer diferente no futuro.

Uma leitura fácil e rápida que vale muito a pena.

"O alívio para o coração atormentado está aqui."

Leitura Finalizada em: 23/01/2021
Ludy 23/01/2021minha estante
Muito bom mesmo! Aliás, todos os livros dele são bons.

thebnc 23/01/2021minha estante
Esse foi o primeiro que li dele, com certeza vou procurar ler os outros.

Silvia 17/05/2012

A Casa
Muito bom o quinto livro de André Vianco. Fala sobre quatro pessoas que carregam culpa e remorso, todas elas receberam um cartão estranho onde oferece a paz tão sonhada. Quando as quatro pessoas chegam ao endereço se deparam com uma casa amarela, onde são recebidos por uma senhora que lhes entrega uma xícará de chá; terão que tomar antes de atravessar a porta. São quatro pessoas e quatro portas, quem são estas pessoas e o qual é o peso que elas trazem em seus corações? E o que tem atrás de cada porta? E se você tivesse uma chance de consertar seus erros do passado, atravessaria a porta? Eu sim...

Telma 21/05/2012minha estante
Eu tive as mesmas sensações que você, ao ler este livro, Silvia.
Mas ainda assim, gosto mais de André Vianco escrevendo sobre vampiros. :)

Pandora 18/11/2010

Estranho...
Mais resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

André Vianco é um autor que sempre me deixa dividida. Enquanto alguns de seus livros (O senhor da chuva, O caminho do poço das lágrimas) são muito bons, outros deixam a desejar (Vampiro rei, Bento...).

Durante muito tempo deixei pra lá esse livro, porque achei o tema meio estranho, fora do "normal" de André Vianco. E porque livros espíritas não fazem a minha cabeça.

O livro mostra quatro personagens, cada um deles com sua tormenta pessoal, em busca de alívio. E todos recebem um convite para conhecer "a casa" e tentar aplacar a dor. Os personagens não tem relação nenhuma entre si, é como se fossem quatro contos, mostrando o antes e depois dessas quatro pessoas.

A idéia até parecia interessante, mas eu odiei o modo como esse livro foi escrito, cheio de sentenças curtas, por exemplo: "Ismael pegou a chave. Caminhou para o carro. Deu partida." e por aí vai. O pensamento fica entrecortado, a leitura não flui de modo prazeroso. E é escrito assim do início ao fim.

Chegou um momento em que fiquei dividida, decidindo se era ou não um livro espírita...rsrs Não vou comentar muito sobre isso, cada leitor terá sua opinião a respeito.

Mas posso afirmar que, depois de ler dezenas de resenhas falando muito bem desse livro, eu esperava mais dele. Não consegui me envolver com nenhum dos personagens, não torci por ninguém, não me emocionei. Achei o livro bem raso, pra falar a verdade.

Resumindo, esse é um livro que não acrescenta nada.

patita 26/03/2012

Este livro me surpreendeu. Nunca tinha lido nada de Andre Vianco e, sinceramente, não esperava muito. Mas achei a estória muito bonita, ou melhor, as estórias. Me emocionei em vários momentos e chorei. Especialmente no fim.
Silvia 23/10/2012minha estante
Tbm gostei, um livro com uma escrita simples, gostosa de ler e que emociona ao mesmo tempo. Quem dera se pudessemos voltar atráz, ao menos para dizer adeus,

Márcia 31/12/2010

Uma tragédia

Um livro curto, mal escrito, com uma história mal contada e um enredo mais que tedioso.

4 pessoas completamente diferentes, que vivem vidas medíocres completamente comuns e desinteressantes, são apresentadas por André Vinco sob um tema clichê muito mal aproveitado. A vida desses personagens foi tranformada num drama insuportável durante mais de 100 páginas com um vocabulário chulo e narrativa entrecortada, para que, no fim, o leitor ainda tenha que se sujeitar a um final pior; um final daqueles de chorar pelo tempo perdido.

A história (que história?) não proporciona um momento de emoção, alegria, ou de qualquer interação com o leitor. Expectativa 0.
O livro é o resultado de um trabalho muito mal feito. Clichê, previsível e insuportavelmente mal escrito.
Alisson Augusto 27/07/2015minha estante
Foi exatamente o que eu senti. Vejo as resenhas ótimas aqui no Skoob e fico pensando o que eu deixei passar nessa história pra ela não ter nada de especial pra mim.

Linny 16/11/2011

Brilhante!
Em A Casa conhecemos a história de vários personagens todos eles tem coisas em comum; sofrem com as dificuldades e obstáculos da vida, não veem mais motivos para continuar vivendo e cada um deles possui um sofrimento.
São quatro pessoas: Rosana que carrega a culpa por ter traído o seu marido e talvez ser a responsável por sua morte; Hélio se culpa por não ter sido capaz de aceitar que sua filha fosse excepcional e consequentemente não ter sido um pai decente para ela; Leon culpa-se por não ter tido força de superar o desafio que a vida lhe colocou, pois os seus pais não a aceitavam por ter outra preferência sexual então em vez de enfrentar ela resolver se afastar dos pais e Ismael que se culpa por não ter sido um filho responsável e bom para o seu pai que era um alcoólatra.
Essas pessoas não se conhecem, porém certo dia recebem um mesmo cartão, que contém um endereço e uma única frase: "O alívio para o coração atormentado está aqui."
Todos preferem não ir ao endereço mencionado no cartão, mas por sonharem com essa misteriosa casa amarela rodeada de ladrilhos, resolvem seguir o coração e vão a tal casa. É aí que eles se encontram pela primeira vez.
A casa é a porta para aliviarem as suas dores, um local onde terão uma segunda chance para concertarem as coisas do passado, para aprenderem a ter esperança de um dia melhor e principalmente saberem perdoar a si mesmos e os próximos.
Uma história linda e comovente que nos faz refletir a respeito de nossas vidas.Esse livro mudou o meu jeito de ver a vida, pois toca profundamente o coração do leitor de uma maneira chocante.Portanto leiam e se sintam tocados pela luz de A casa.
Recomendo muitíssimo!
Silvia 15/11/2012minha estante
Tbm li, achei um livro simples e gostoso de ler, com uma mensagem belíssima, deveria ser indicado para todas as pessoas!