A Casa

A Casa André Vianco

Resenhas - A Casa

Paloma 16/03/2018

Fugindo da temática de vampiros (Bento, Os sete e Sétimo), o escritor aqui navega mais no drama cotidiano. Ele conta a vida de quatro personagens e como elas em busca de uma segunda chance vão chegar na Casa do título.
Embora a ideia do livro seja boa e tenha ficado curiosa para saber o que acontece, o livro é raso e deixa a desejar no seu desenvolvimento. A leitura é rápida porém superficial.

Tiago 04/06/2018

Incrível!
Eu sou um simples leitor. Não posso falar com propriedade das obras que leio, mas de fato, posso falar com o coração. “A casa” é um daqueles livros – pra mim – que já vejo se tornando uma minissérie... Seria incrível! A maneira como André Vianco descreve cada personagem (mesmo que possa parecer um pouco superficial), dá aquela vontade de dar uma cara para cada um dos personagens! É uma bela história de redenção e reencontro com os fantasmas internos de cada um. É massa descobrir cada sentimento escondido, cada angústia e cada vontade de fazer a coisa certa, quando há a oportunidade. Não há como não dizer que não esperamos – sempre – aquele final feliz ou aquele final que descreveremos como “perfeito”. Mas o desfecho e a continuidade, creio eu, deve ser feito internamente. Até porque o autor não fez o livro somente para ele, mas sim para que pudéssemos imaginar o que acontece depois, o que faz cada personagem querer continuar a viver, livre de mágoas, desencontros e medo.

LER ETERNO PRAZER 28/07/2018

A leitura desse livro, uma pequena novela de 186 páginas, carregada de emoções conflitantes, de 4 pessoas que logo de cara não parecem ter nada em comum entre elas, me deixou assim com um aperto no peito diante de das dores que todas essas 4 pessoas carregavam em suas vidas!
Vianco conduz essa pequena história, rápida, mais sem deixar de lado a essência das emoções dolorosas que cada personagem carrega!
Cada personagem tem sua vida, suas dores, seus motivos para uma vida angustiada e em busca de um conforto para sanar essas dores. E a casa é que irá trazer esse conforto! (ao ler o livro é que vcs iram entendender). Mas saibam que cada vida, cada acontecimento, tenha a certeza pode, poderia, ou poderá acontecer com um de nós!
Agora falarei um pouco de cada personagem.

Leon, uma garota que vive com outra, e que se vê abandonada, pois sua namorada não aguenta mais o vício em drogas dela. Leon mergulhou no mundo dos entorpecentes para inibir sua culpa, de ter sido expulsa de casa pelo pai ao se revelar lésbica. Pai esse que faleceu tempos depois e em seu funeral, Leon não apareceu, deixando sua mãe sozinha num momento tão triste?

Ismael é um homem bem sucedido, tem uma rede de boates, uma namorada leal e é um escravo do trabalho assumido. Vive se estressando com o excesso de trabalho e numa discussão com um de seus funcionários, relembra de seu pai, morto quanto ele tinha dezoito anos, num trágico acidente de carro? O problema é que a última conversa de pai e filho foi um desastre completo, em que ele acabou dizendo verdades muito duras ao pai, e lamenta terrivelmente não ter tido a chance de consertar isso?

Rosana, mulher amargurada pela morte do marido, ao qual viu pela última vez quando discutiram por causa de uma traição. Dias depois ele morria, e Rosana carrega ? além de 3 filhas ? um remorso que a faz procurar ajuda médica e remédios, que nunca trazem calma para seu espírito, a atormentam ainda mais, e ela chega ao ponto de cogitar acabar de vez com seu sofrimento, da maneira mais desesperada possível?

Hélio, um bêbado atormentado pelo fantasma de sua filha Mariana, uma garotinha que desde o nascimento, foi odiada pelo pai, por ter nascido com um grave problema no coração, impossibilitando-a de ser uma atleta, e que acabou tirando a própria vida aos 12 anos, por nunca ter tido o amor do pai, sua esposa Vilma não suporta mais o marido, e acaba saindo de casa, depois de anos de casamento frustrado.

Como falei a pouco, que esses personagens tem em comum?
Se não, apenas suas frustrações e suas dores. Eles perderam pessoas importantes sem ter tido a chance de pedir desculpas, e não há como remediar o passado. O tormento e remorso os persegue, e cada um busca refúgio da maneira que pode para aplacar essa dor. Rosana vive à base de depressivos, Leon se droga, Ismael se joga no trabalho e Hélio na bebida.

O que posso dizer para finalizar, sem me detalhar muito para não soltar spoilers é que a casa é um livro que toca, faz pensar e nos deixa uma importante lição: que nós sempre devemos demonstrar o que sentimos de melhor pelas pessoas queridas, porque não há chances de redenção na vida real? Uma história imperdível, principalmente para os corações que buscam alívio?

@autoraflaviakalpurnia 11/08/2018

🗨 Quem acredita que tudo não acaba aqui, esse é o livro certo. Um livro que muda muito da narrativa normal de André Vianco e que surpreende pelo poder de 'cura' que encontramos nas personagens. Com 232 páginas, A Casa nos leva aquela velha máxima: 'e se eu pudesse encontrar alguém que já foi, fazer as coisas diferentes, mudar tudo?' Acompanhamos as personagens atravessando suas respectivas portas e encontrando seus respectivos 'e se'. Ao final a única pergunta que fica martelando na cabeça é: eu atravessaria uma das portas d'A Casa?
🖤 Nota 5/5.

Sah 21/10/2018

Nao é o melhor livro que já li, mas é muito emocionante. Trata sobre segundas chances.

O começo é meio chatinho, mas dos 60% pra frente é bem legal. Mas achei o final meio incompleto. Esperava ler mais sobre o como ficaram os personagens, Leon e Rosana, por exemplo, têm um final atropelado. Enquanto Hélio tem um final muito bonito.

Bem, é isso, prepare-se para chorar!

Ane 16/01/2019

Motivos que me fizeram lê esse livro
Uma dica bem legal de leitura para vocês. Eu recebi essa dica do meu primo, ele disse: "Você tem que ler esse livro, não deixe de ler esse livro, ele é maravilhoso! ", então eu tirei um dia para ler- ló, e não parei até terminar ló, ele me prendeu de uma forma que não consigo explicar, o único livro que me fez chorar e refletir sobre a vida e como tratamos as pessoas que amamos e estão sempre ao nosso lado.

Vanessa.Mello 24/05/2019

Poderia ter sido melhor...
Creio que esse livro com toda certeza poderia ter sido muito melhor, pois, a história dele não é ruim. Eu não gostei da forma como a história foi construída e também da narrativa confusa a qual se é apresentado logo no começo da história. O tema do qual o livro trata, é um ótimo tema quando bem enredado e construído e quando se tem uma narrativa forte e coerente para que o leitor entenda o que o autor quer dizer... Enfim, não gostei do livro por esses motivos, mas essa é apenas a minha opinião, então leia por si mesmo e não preste atenção nisso, tenha sua própria opinião sobre esse livro.

Eliane406 23/01/2024

As chances
?André Vianco é um escritor brasileiro de Santo André cidade município de São Paulo, muito próxima ao litoral!
Ele já é um escritor com muitas premiações e muita história no cenário paulista e paulistano, sua especialidade é a fantasia, inclusive já li Os Sete e O Sétimo ambientados nesse cenário urbano de São Paulo, o que foi inovação, dar um tempo desse formato norte americano e europeu.

?Mas, um dos livros dele que realmente me impactou e quem leu sabe do que estou falando é este : A Casa, ele abala as suas estruturas emocionais, te mostra um lado da vida que sempre pensamos, não posso me apronfudar na história sem dar spoiler, mas ele gira em torno de pessoas que sente-se culpadas e necessitam de um conforto na alma para continuar vivendo. Eu indico para qualquer pessoa.
Eu não tenho o livro, mas pretendo, uma amiga me emprestou para ler, está na minha lista de favoritos

Janise Martins 09/01/2020

A Casa
A sinopse diz que é um livro que você não consegue parar de ler, para mim foi fácil. Achei o início do livro entediante, cheio de gente com problema. Eu leio para esquecer dos meus! Parei de ler e depois de uns dias voltei.
Pois bem, tudo se trata de um mistério (humm). Se não me engano são quatro lascados na vida, que recebem convites misteriosos para ir a uma casa misteriosa. Bebem um chá alucinótico, muito do doido e misterioso. Acontecem umas coisas misteriosas e fim das dores e problemas.
Pois é, resumindo é isso. Perdi um tempo misterioso nessa leitura!
Bjoo

site: http://janiselendo.blogspot.com.br/2016/04/a-casa.html

Franciele Müller 21/02/2020

E se pudéssemos voltar no tempo?
Achei esse livro bem especial, principalmente a história do Hélio. Tudo o que fazemos pode repercutir por anos.
E se tivéssemos a chance de ter uma última conversa com quem já morreu?

Luis.Martins 28/04/2020

Primeiro livro que consigo terminar dele,o primeiro que comecei a ler abandonei em 70% e foi empurrado, tinha tudo para me chamar mais a atenção, acho que todo mundo iria querer uma casa igual a do livro, mais faltou mais detalhes, algo para te deixar com mais vontade de querer conhecer a casa, os personagens OK, faltou algo a mais neles, mais valeu, aquela leitura daquela hora livre que você tem no meio do dia.

Michelle.Strong 21/07/2020

Rosana, Hélio, Leon e Ismael, quatro desconhecidos mas que possuem coisas em comum, são atormentados por coisas que gostariam de mudar de alguma maneira em seu passado, mas como não tem esse poder acabaram sucumbindo em suas próprias angústias.
Ambos precisam de conforto para o coração e de uma maneira misteriosa recebem um convite para visitar uma casa, nesse convite estava escrito que lá naquela casa eles finalmente encontrariam a libertação daquelas angústias.
A proposta do livro é interessante, mas o enredo é bastante corrido sem muito desenvolvimento da trama e dos personagens. Sobre a casa não há nenhuma explicação de como ela surgiu, como ela encontra quem realmente precisa da ajuda dela e como ela consegue ajudar as pessoas.
Sobre o final dos personagens, Rosana e Leon tiveram um final bem corrido que poderia ser melhor explorado igual dos outros dois personagens.
É um livro rápido de ler, mas com nada muito espetacular, a proposta promete ser um livro emocionante, mas que não entrega isso.

Laura.Marques 13/08/2020

Preparem os lencinhos
Esse livro possui 4 personagens principais, com vidas individuais e q possuem em comum uma frustração que os perseguem durante a sua vida. Até que lhes é feito uma oferta que para eles é irrecusável: a paz.
Curiosos do que isso poderia significar, eles vão ate a casa em busca do que foi prometido, onde lhes é dado uma segunda chance para reviver a lembrança que tanto os perseguem.

Cada personagem possui uma história única, que podemos nos identificar e/ou criar empatia.

O livro nos faz pensar, e se nós recebessemos essa oportunidade, o que faríamos de diferente?

Eline 01/10/2020

Eu não queria ler, li a pedido do meu filho, mas sem grandes expectativas. Me surpreendi. Li em dois dias, com uma leitura muito fácil, gostosa e dinâmica, o livro faz pensar. Quem nunca errou na vida, não vai se identificar com o livro. Fantástico, mexeu com minha alma.

Elaine cris 29/10/2020

Pensando alto
Livro que nos faz pensar. Se você tiver a oportunidade de consertar algo do passado, a tal da segunda chance.
História de quatro pessoas que tem esta oportunidade, personagens que nos traz afinidades ou empatia.