Raízes do Brasil

Raízes do Brasil Sérgio Buarque de Holanda

Resenhas - Raízes do Brasil

Morais 31/01/2023

Culpa da idade
Comecei as primeiras 50 páginas com um ritmo bom e nas outras 150 tive uma aula de humildade, não me sentia tão burro assim desde as aulas de logaritmo. Acredito que entendi uns 20% do livro e preciso de muito arroz e feijão ainda pra entender um pouco mais desse obra tão curta, mas tão poderosa

Gabriel.Henrique 19/01/2023

É um livro bem importante para o entendimento da formação do povo brasileiro, mas sinceramente eu achei uma leitura bem pesada e cansativa, o João ulbado ribeiro escreve de forma bem mais fluida em seu livro, só pra efeito de comparação... No geral é um livro que é interessante, mas cansativo, estejam com tempo de sobra e acima de tudo dispostos a enfrentar um desafio.

Alysson.Bezerra 16/01/2023

Eternamente inovador
O livro é extremamente bem sucedido em fazer uma análise historiográfica do Brasil a partir de elementos sociológicos. O autor é extremamente sensível em compreender o impacto de elementos culturais do povo brasileiro na formação do país. Apesar dos avanços da historiografia, a obra continua ainda bastante relevante e atual.

Bruno.Silva 25/12/2022

Raízes do Brasil. O título conversa com a história, em alusão a forma como a nossa sociedade funciona, Sérgio Buarque dialoga de maneira analítica a história do nosso país. Por meio de cartas, testemunhos, jornais, um material histórico rico de informações, o texto recebe um impacto "realista", onde várias pessoas de época que passaram através da história ajudam a entender quais motivos nos levam a ser como somos em trabalho, sociedade e exclusão social. É um ABC pra quem quer entender a história do Brasil. Esse livro reorganizou informações perdidas na minha mente e as reunificou. Fez ter sentindo, embrulhou as ideias. Um litro de consciência de classe. Brinde.
///
"O que não tem governo, nem nunca terá
O que não tem vergonha nem nunca terá
O que não tem juízo"

- Chico Buarque.

rafaelgoncalves 27/11/2022

Uma análise necessária
Embora já superado por outros estudos historiográficos melhor desenvolvidos, Raízes do Brasil é, sem sombra de dúvida, um excelente ponto de partida para compreensão da formação do povo brasileiro (por assim dizer).

SBH traça excelentes paralelos que facilitam a compreensão de suas análises, além de elaborar conceitos antagônicos que nos convidam a refletir à respeito da construção social de nosso povo.

Claro que o texto traz generalizações que são impossíveis de contemplar toda a massa mas mesmo assim é uma leitura válida.

Recomendo que durante a leitura se busque textos e materiais de apoio para melhor compreensão dos capítulos e momento histórico.

Lari 27/11/2022

Grande obra sobre a construção do Brasil
Achei bem fundamentada as teses desenvolvidas sobre a identidade do brasileiro. Faz tempo que queria ler esse livro, achei bem interessante os paralelos com os países espanofonicos.

Washington24 29/09/2022

Não darei todas ? pela minha dificuldade linguistica.
Gostei batante pelo fato de pensar no Brasil de hoje e tentar entender porque somos assim?!

Visitar o passado ajuda a identifcar manias e comportamentos de manada. Comportamentos da grande massa que facilmente se destaca de outras nacionalidades.

O autor é gabaritado e tem muito conhecimento. Sendo também uma obra de anos atrás, certamente a linguagem é mais formal e melhor elaborada.

O livro tem bastante informação e representa uma parte do nosso passado.

Gostei bastante.

Gualter 27/09/2022

Em alguns momentos, parece falar do Brasil contemporâneo
Raízes do Brasil é um clássico para entender o brasil de ontem e de hoje. É impressionante que mesmo tendo sido escrito a tanto tempo, alguns traços culturais formadores de nossa nação e descritos neste livro permanecem.

Clara.Brogliato 25/09/2022

"Somos ainda hoje uns desterrados em nossa terra"
Muito bom o livro, acredito que seja uma leitura fundamental e necessária para todo brasileiro.

Confesso que a leitura não é uma das mais fáceis, devida linguagem acadêmica utilizada pelo autor. Porém, há uma abordagem muito precisa na análise de pontos cruciais para a construção da sociedade brasileira.

O ponto fundamental do livro, e creio que o mais conhecido, é o do "homem cordial".

Gabriel 25/06/2022

Leitura essencial
Sérgio Buarque de Holanda (pai do conhecido cantor Chico Buarque) em "Raízes do Brasil", investiga a formação cultural do país, bem como os problemas contemporâneos à sua escrita (década de 1930) a partir do aparato colonizador lusitano.
O historiador começa sua tese ao referir-se à transferência de uma cultura ibérica portuguesa relativamente relaxada e aventureira para o Brasil durante a colônia. Tal processo, segundo o autor, resultaria em várias das características do país, ou seja, uma marca de colonialismo a ser superada para alcançar a democratização política.
O ponto chave da obra reside na formulação do conceito de "homem cordial" advindo de relações personalistas fechadas em círculos familiares aristocráticos. Segundo ele, tal característica figura-se como um elemento típico da cultura brasileira e óbice contraproducente que originou o domínio da ação de particulares na administração pública, que tornou-se pouco objetiva.
O livro encontra-se no contexto de produção de vários autores que, na década de 1930, buscavam entender a formação do Brasil. Sua leitura é essencial para entender a historiografia e a sociologia de nossa história.

Math 20/06/2022

RAIZES DO BRASIL
Realmente é difícil saber por onde começar. Um livro importante, que tem que ser lido com um olhar crítico, tendo em vista que muitos trechos do livro defendem ideias errôneas, que não corresponde com a realidade, como por exemplo a maneira em que Sergio Buarque passa pano e dilui a colonização no Brasil, dizendo que foi pacífica. Também em outras partes em que defende com unhas e dentes o patriarcado. No entanto, é um excelente livro, que quando lido de maneira crítica, sabendo quando concordar e quando discordar do autor, agrega muito no seu conhecimento sobre sociologia e sobre o Brasil. Indico a todos a queles que querem saber mais sobre o país, não de uma forma lúdica como é ensinado nas escolas, mas sim, contando as origens dos maus e dos bons costumes brasileiros.
Math 21/06/2022minha estante
Pacífica*

Felipe.Campos 04/06/2022

Excelente edição
Esta edição crítica traz não apenas o incontornável ensaio de Sérgio Buarque de Holanda como sua evolução ao longo dos anos e de 5 edições, destacando-se sobretudo as mudanças realizadas da 1a edição de 1936 para a 2a de 1948, período em que SBH acompanha a emergência e o declínio do Estado Novo e do Nazi-fascismo, e a vitória da democracia liberal americana, além da consolidação no Brasil de metodologias cientificamente mais rigorosas em detrimento da intuição característica do texto original.