Rachaduras Natalia Timerman

Resenhas - Rachaduras

Janaína Calmet 12/07/2020

Sinceramente?
Tirando o conto "A Casa", que realmente amei (!), o restante - para mim - não causou muito impacto não. E, para piorar, eu tenho uma enorme dificuldade com ausência de pontuação e/ou parágrafos muito longos, o que se dá em vários contos.

"Foi o descuido do jardim, sem flores, mato puro, que, depois de um tempo, me deu a notícia de que ali já não habitava ninguém."

Cilmara Lopes 08/09/2020

Tive uma conexão imediata com esse livro
É difícil explicar a conexão que tive com esse livro de 22 contos sobre cotidiano, abordando assuntos como matrimônio, vida com os filhos, incertezas de escolhas diárias que impactam muito mais do que achávamos.
Eu sei que muita gente vai ler esses contos e não vai achar nada de mais, mas eu senti tanta genuidade ali, que pra mim isso foi tudo e mais um pouco do que eu esperava.
Nessa quarentena li bem pouco, quase nada comparado com antes e pegar um livro, mesmo que curto, e devorar de tão imersa que fiquei, foi um baita acontecimento na minha singela vida de leitora.
É contemporâneo, é vivaz, é nacional e a autora é da mesma geração que eu, talvez a junção de todos esses elementos fizeram com que eu sentisse o peso e a alegria de tudo que me foi apresentado, cada nuance eu vivi, estou vivendo ou apenas reconheço, mas não passaram despercebidos os detalhes do comum que causam mais do que os especiais.
Difícil explicar, eu disse rsrs
Bom é isso, eu gostei tanto que precisava recomendar!
Valorizem o trabalho nacional, existe uma ligação que não acharemos em outros países, é simples assim!

jsscmaria 11/10/2020

Vale a leitura.
Gostei bastante da escrita da Natalia. Os contos me surpreenderam. Vale a pena a leitura.

Yasmim 17/10/2020

Fiquei muito surpresa com esse livro. Acatei a indicação e ele estava grátis na Amazon. Gosto de ler contos depois de uma leitura mais pesada/intensa e escolhi bem. Natália Timerman traz nas duas primeiras partes os dilemas da mulher contemporânea, a relação com a maternidade, relacionamentos e tecnologia. A terceira parte, por sua vez, traz um pouco mais de crítica social das desigualdades, mesclando violência urbana e policial e também doméstica. Um excelente livro de contos!!!

20/10/2020

Escrita fluída mas...
tirando três contos e não gostei do resto. Acredito que os últimos contos ficaram meio soltos em comparação com o resto.

Gabis 19/01/2021

Uma leitura que faz o coração palpitar
O livro é repleto de boas histórias.
O que mais gostei é que autora conta essas histórias como se ela estivesse escrevendo a partir do pensamento (e não das palavras) dos personagens. Embora alguns contos sejam desconfortáveis de ler por parecerem sem pé nem cabeça, é possível entender 100% da maioria das histórias. Algo que me ajudou a entender melhor o contexto dos contos foi conecta-los com os títulos. Os contos ?Dos teus braços?, ?Uma história real? e ?Encosta aqui? têm um ?quê? especial pra mim. Enfim, será uma boa e palpitante leitura.

deborauni 24/01/2021

Grata surpresa
Não gosto muito de ler contos e nem conhecia a autora. Escolhi esse livro pela estética da capa e pelo custo zero. Atirei no que vi e acertei no que não vi.
Encontrei um livro com narrativas vigorosas, repletas de sentimentos e verdade que impactam, emocionam e incomodam, tudo junto e misturado.
A divisão em três partes nos conduz num crescendo do cotidiano da mulher de classe média com seus conflitos internos e seus conturbados relacionamentos, até culminar em contos onde imperam a pobreza e a marginalidade. De várias formas se descortinam dilemas da maternidade, do ponto de vista tanto da mãe quanto dos filhos em diferentes dramas da vida,. Em todos os relatos estamos em contato com a miséria humana de forma nua e crua. Recomendo!

Angelica75 11/02/2021

No fluxo...
Os contos são em sua maioria escritos como se fossem o fluxo de pensamento da autora.
Alguns demoram pra engrenar, outros são bons desde o começo.
Um bom livro de contos, mas não é incrível ou inesquecível.

Joao366 27/02/2021

Livro finalista do Prêmio Jabuti 2020 categoria contos
Livro da autora revelação Natália Timerman que brilhantemente aplica conhecimentos de médica psiquiatra e de escritora na criação de contos refinados e interessantíssimos de ler!
Uma imersão sensitiva e com técnicas avançadas de literatura contemporânea!
Vale muito à pena a leitura

Fabi.Filippo 10/10/2021

Interessante
Um livro de contos com diversos fatos cotidianos . Uma linguagem fluida e com bastante humor.
Vale a pena.

Milena 25/03/2022

Rachaduras
Coletânea de contos da Natalia Timerman, que eu definiria como ?tudo junto e misturado?. Contos independentes, ora amenos, ora provocativos, mexendo com a situação de conforto do leitor.

skuser02844 07/11/2022

Rachaduras
O livro reuni contos que abordam o cotidiano das relações sociais e afetivas, suas dificuldades e complexidades. É dividido em três partes: ?felizes para sempre?, ?príncipes e princesas? e ?outros planos?. A escrita da autora trabalha com a narração onisciente, onde o fluxo de consciência do narrador quase se confunde com a dos personagens, e em alguns momentos é até difícil distingui-los. Confesso que não foi uma leitura fluida e fácil, justamente por essa escrita mais experimental da autora. Mas se você gosta de uma leitura mais desafiadora e fora da caixa, essa é uma boa escolha.

AnnaFernani (@maeefilhaqueleem) 02/12/2022

Dividido em três partes com título "Felizes para sempre", "Principes e princesas" e "Outros planos", Natalia trás 22 contos com histórias curtas e rápidas onde você pode se identificar em várias, sobre o cotidiano, dores e medos.

Eu já conhecia a escrita da autora do livro Copo vazio e já tinha gostado muito e aqui, lendo os contos, eu achei incrível como a autora tem o seu próprio estilo de escrita, diferente, atual e verdadeiro, sem firulas, daquele tipo que parece que você entra dentro da cabeça dela, como se fosse um fluxo de pensamentos.
Eu me identifiquei várias vezes com suas histórias e acho que por a autora ser psiquiatra, sua vivência de trabalho enriqueceu e trouxe mais realidade as histórias.
A leitura é rápida, os contos são curtos e está disponível no KU da Amazon para todos lerem.

Ãgathatrava 30/12/2022

Achei aleatório, gostei tanto da fluidez, dos temas e da maneira como ela percorre as histórias! Foi um dos meus primeiro livros de contos, foi uma experiência nova porém ótima!

Viquituhpm 16/01/2023

Das humanidades
Eu não sou uma pessoa que funciona muito com contos, mas Natalia Timerman fez com que eu gostasse muito deste gênero. Ela me pegou por causa da humanidade e dos pensamentos que construíram cenas atuais que mostram tanto da mente humana, mesmo que de forma rápida e singela.
Me peguei vivendo as histórias, como se eu estivesse caminhando em uma rua e refletindo sobre cada pessoa que passava e o que cada uma delas poderia me oferecer. Eu me vi muito apegado a algumas cenas, umas me deixaram em choque e outras, de alguma forma, me geraram aconchego. O livro passou tão rápido, como uma caminhada, que eu precisei parar, por momentos, só para ter o gostinho de ter mais um conto para ler depois.
A escrita desta mulher é incrivelmente fluida e eu, que tenho dificuldades com histórias curtas por conta do tempo discorrido e pouco despendimento de atenção para gerar algum vínculo, me vi querendo mais e mais. Eu queria saber como seria o próximo conto, em que humano ele estaria, em que parte esquecida do meu subconsciente ele iria se instalar e liberar uma pequena memória...
Sim, me apaixonei. Recomendo demais este aqui, ele me deixou muito feliz. Foi uma experiência estar em contato com essas pequenas histórias, que, mesmo simplórias, possuem algo a mais que eu não consigo expressar em palavras.