As três Marias

As três Marias Rachel de Queiroz

Resenhas - As Três Marias

tal 31/03/2023

A Rachel escreve tocando nossas almas.
As Três Marias foi parar na minha lista de leitura misteriosamente, me atravessando em um espaço de nostalgia escolar.

A primeira parte do livro se passou na minha escola (bom, não exatamente na minha escola, mas foi o cenário que a minha mente criou) e lá eu pude reviver muitas amizades, primeiros amores e desamores.

A segunda parte do livro me deixou incomodada, deve ser porque meu eu do passado também queria avisar para a Guta sobre os perigoso dos relacionamentos abusivos, pra ela não sair do rio, para ter coragem de viver o amor.

Um livro muito bem escrito, melancólico e com gatilhos, mas um livro querido, onde nos apaixonamos pela normalidade de uma das marias.

Felps / @felpssevero 31/08/2018

Romance de formação surpreendente
As três Marias, romance de formação com uma forte pegada autobiográfica de Raquel de Queiroz, foi uma das leituras mais surpreendentes deste ano. Por saber que se tratava de um livro da década de 30 que contava a história de três amigas que se conhecem num internato, esperava uma leitura mais leve e ingênua (como o gostosinho Anarquistas graças a Deus, da Zélia Gatai), mas encontrei um livro que amadurece com suas personagens e que traz vários temas que até hoje ainda são tratados como tabus. O livro é fluido, rápido e cheio de momentos bonitos e melancólicos.

Raquel Queiroz foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, apenas em 1977, e foi uma coincidência interessante concluir a leitura desse livro no mesmo dia em que Conceição Evaristo (que poderia ser a primeira mulher negra a ser imortalizada) perdeu a disputa pela cadeira para o cineasta Cacá Diegues, apesar do forte apoio popular que recebeu. A falta de pluralidade na ABL (40 cadeiras, em que somente 7 são ocupadas por mulheres e 1 por um homem negro) diz muito sobre nossas elites culturais. Ou talvez eu esteja dando importância demais a esses senhores e seus rituais.

@felpssevero

site: instagram.com/felpssevero

Amanda2041 07/03/2024

É um livro muito falado. Eu acho que não me adaptei bem a leitura e acabei não aproveitando bem.
Achei que as coisas aconteceram rápido demais - as mudanças.
Mas sem dúvidas ele tem sua importância na literatura.

AnaBia 27/09/2022

Mais um livro pro vestibular
Eu esperava bem mais desse, porém a história não é ruim KKKKKKKK... Mas não gostei muito do final, coitada da protagonista

Gutemberg.Monteiro 18/09/2021

A maestria de Raquel com suas palavras simples!
Ler esse romance é uma tarefa fácil mas profunda. A autora usa palavras simples mas que constroem um texto muito bem elaborado e de um sentido tocante!

Selma 24/10/2021

Esse é o segundo livro que leio de Raquel de Queiroz e gostei muito do estilo simples empregado por ela.
Raquel aborda temas prufundos que nos leva a refletir sobre a brevidade da vida, numa linguagem simples, mas cativante, nos prendendo totalmente do começo ao fim da história.
As três Marias conta a história de 3 meninas que se conhecem no internato e tornam amigas inseparáveis (Maria José, Maria Augusta e Maria da Glória), que passam por todos os conflitos da adolescência e juntas alcançam a vida adulta.

Sther 07/04/2024

As Três Marias
Não sei o que escrever... Foi uma leitura que me surpreendeu, pq imaginava que iria ser uma escrita monótona e que eu não iria entender nada. Mas foi o contrário. Então eu gostei, só não foi o melhor livro que já li. Foi ok.

pi 05/05/2023

Livro 19 de 2023
Uma história interessante. Agora depois de mais velha, tenho encontrado prazer em ler nossa literatura brasileira.

mari 03/07/2021

sobre marias
Eu somente li dois livros da Rachel até agora, porém, coincidentemente, os dois me deixaram com a mesma sensação de não saber o que sentir. "O quinze" foi avassalador, paixão já nas primeiras páginas; "As três Marias" foi totalmente o oposto. Arrebatador mas de uma maneira totalmente diferente.
Como não apegar-se à Guta? Como não se apegar a todo esse enredo, tão simples, entretanto tão bem elaborado? Essa obra foi publicada em 1939 e trata tão abertamente de temas que, se bobear, até hoje são tabus sociais. Rachel de Queiroz consegue transitar por temáticas como suicídio, relações extraconjugais, sexo antes do casamento, extremismo religioso, etc., com a mesma naturalidade que aborda temas como amizade e família.
É notório que há um pouco de Rachel em Maria Augusta, em sua recusa a seguir padrões impostos. Coincidentemente (ou não) foi justamente no ano de lançamento que a autora se separou de seu primeiro marido para viver com o amor de sua vida, em um Brasil que somente permitiria o divórcio quase quarenta anos depois. Acredito que o final, meio incerto, meio aberto, permite que imaginemos que, assim como Rachel, Guta também encontrará uma saída para sua fome de viver e saber o que é a vida.
Maria Augusta, Maria da Glória e Maria José, tão diferentes e tão semelhantes ao mesmo tempo.
"Olho as Três-Marias, juntas, brilhando. Glória reluz, impassível, num raio seguro e azul. Maria José, pequenina, fulge tremendo, modesta e inquieta como sempre. E eu, ai de mim, brilho também, hei de brilhar ainda por muito tempo -- e parece que a minha luz tem um fulgor molhado e ardente de olhos chorando."

Pablo 29/12/2022

Curiosa Depressiva
Personagem Marcante:
Maria Augusta (uma curiosa depressiva).

Uma personagem que fez eu como pessoa, me indentificar imensamente! Seus disfarces e pensamentos são no mínimo cheio de pequenas empatias criadas invivisvelmente pelo leitor, não uma história de vida, mas uma parte dela.

Aline.Andrade 03/06/2021

Não me agradou
Reconheço a qualidade da obra, afinal quem sou eu pra dizer que o contrário, mas não é o meu tipo de livro. É uma narrativa bem lenta, quase não há diálogos e não há grandes surpresas ou reviravoltas. Há mais pensamentos da personagem principal do que uma história propriamente dita.

Aline.Rosa 21/08/2021

Clássico de qualidade.
O modo como esse livro conversou comigo é inexplicável! Desde o início, acompanhando as três Marias em seu ambiente escolar, em meio a tantos segredos, sentimentos, sensações, certezas e incertezas compartilhadas entre elas, eu já me emocionava com os detalhes da vida de cada uma.
Do início ao fim, em cada final de capítulo, um sorriso ou uma lágrima brotava em meu rosto.
Para mim, um livro fascinante que, antes mesmo de terminar, já me deixava saudades. Amei.

bea 21/10/2021

Encantador
Tudo começa de uma forma muito sutil: você abre o livro despretensiosamente, lê a primeira frase, depois o primeiro parágrafo e, antes que consiga se dar conta, já se foram 40 páginas.
Embarcar na ficção de Raquel de Queiroz é a escolha mais cativante e deleitosa que você pode tomar agora. Falo sério.

Bruna.Trevizan 02/06/2021

Perdi alguma parte?
Sim, essa foi a sensação que tive, não sabia para onde o livro estava indo nem o que ele estava tentando me dizer. A história poderia ser resumida em "Reflexões de uma Maria", pq as outras duas aparecem de relance somente. A historia quase não tem diálogos, tem pulos temporais sem explicação, acontecem coisas que ficam sempre subentendidas. Talvez não tenha lido direito...

Karoline67 08/10/2021

Delicado e delicioso
As três Marias foi uma grata surpresa. A escrita de Rachel de Queiroz é suave, tranquila, fácil e gostosa. É um romance de formação sobre uma amizade de três meninas que se conhecem no internato e juntas descobrem a vida adulta. Maria Augusta me fez matar a saudade de outra Maria, José Dupré, minha escritora predileta. Eu amei e li em um dia.