As três Marias

As três Marias Rachel de Queiroz

Resenhas - As Três Marias

escrivadocaos 14/07/2022

A viagem pelo cotidiano
Tinha finalizado a leitura de "O Quinze" e como já tinha esse livro em mãos quis continuar conhecendo a escrita da autora que nesse livro demonstra um lado mais reflexivo.

A personagem Guta incia sua narrativa no dia que chega ao colégio interno e ao longo de uma adaptação por vezes dolorosa, conhece suas melhores amigas (que levará para toda a vida): Glória e Maria José.

O livro é uma viagem pelo cotidiano. Passeamos pela vida de Guta sem maiores alerdes, com suas mesmices e até mesmo viradas trágicas e inesperadas. É interessante que nesse narrativa, como a personagem principal também é a narradora, conhecemos o profundo de seus pensamentos, reflexões acerca de sentimentos, da sociedade, da religião.

Esses paragrafos são construídos de modo simples, mas com tamanha grandeza, que por vezes me peguei repetindo muitas e muitas vezes o mesmo paragrafos apenas para apreciar a estrutura e sonoridade ??

Aline.Andrade 03/06/2021

Não me agradou
Reconheço a qualidade da obra, afinal quem sou eu pra dizer que o contrário, mas não é o meu tipo de livro. É uma narrativa bem lenta, quase não há diálogos e não há grandes surpresas ou reviravoltas. Há mais pensamentos da personagem principal do que uma história propriamente dita.

21/05/2021

Realidade e sonhos
Com uma escrita melancólica somos apresentados a rotina, as amigas e a cidade de Guta que descreve muito bem a sociedade da época e seus costumes. Guta tem seus conflitos e não tem como fugir deles, nem mesmo suas amigas a entendem , pois elas a seu jeito sonham e Guta não, ela é pura realidade.

Aline.Rosa 21/08/2021

Clássico de qualidade.
O modo como esse livro conversou comigo é inexplicável! Desde o início, acompanhando as três Marias em seu ambiente escolar, em meio a tantos segredos, sentimentos, sensações, certezas e incertezas compartilhadas entre elas, eu já me emocionava com os detalhes da vida de cada uma.
Do início ao fim, em cada final de capítulo, um sorriso ou uma lágrima brotava em meu rosto.
Para mim, um livro fascinante que, antes mesmo de terminar, já me deixava saudades. Amei.

Bruna.Trevizan 02/06/2021

Perdi alguma parte?
Sim, essa foi a sensação que tive, não sabia para onde o livro estava indo nem o que ele estava tentando me dizer. A história poderia ser resumida em "Reflexões de uma Maria", pq as outras duas aparecem de relance somente. A historia quase não tem diálogos, tem pulos temporais sem explicação, acontecem coisas que ficam sempre subentendidas. Talvez não tenha lido direito...

Laura 13/01/2022

Rachel de Queiroz
Demorei um certo tempo para terminar de ler esse livro, isso se dá pelo fato de que eu só o lia nas manhãs de domingo. O embalar prosaico de Rachel de Queiroz me lembra uma manhã de domingo, um navegar que te embala e te leva suavemente, que ainda que lento te faz querer que a viagem seja ainda mais lenta, que faz querer que o entardecer não chegue, não pelo tempo, mas para aproveitar e experienciar a sensação dos raios de sol do amanhecer na pele que acabou de despertar do sono, os sons do mar, o olhar curioso pelos quatro cantos.

Camis 12/09/2018

Nenhum título vai descrever o que sinto
Toda vez que eu termino de ler Rachel de Queiroz, parece que se forma um furacão na minha alma. Talvez porque eu seja cearense, criada entre o sertão e o mar, e compreenda tão bem as descrições que ela faz dos lugares situados no Ceará. Sinto o cheiro, o calor, vislumbro a paisagem. Talvez seja a descrição das pessoas, que me provoca saudades de todos com quem eu convivia em Fortaleza. Mas não é só isso. Rachel consegue revolver em mim o feminino, profundo, latente, nordestino, que eu tanto amo e ao qual me agarro com unhas e dentes, todas as vezes que eu passo muito tempo sem ir lá, na casa dos meus pais, rever minhas amigas, minhas parentas. As Três Marias me remonta ao tempo das minhas avós, das histórias que elas contavam. O livro é de uma profundidade intensa e ao mesmo tempo, de uma leveza, que te enche os olhos de água mas te deixa com o coração sereno. Darei um tempo e depois voltarei a lê-la. Até mais, Rachel.

Fabiana.Amorim 14/02/2022

Vale quanto pesa
Olha... Eu procuro um defeito na obra de Rachel de Queiroz e não acho. Delícia de ler a vida destas 3 Marias. A religiosa, a casadoira e a feminista em potencial. Li pensamentos de Guta que representam muito o que é a vida da mulher. Somente através da escrita feminina a gente consegue este nível de identificação. Gostei muito.

Sam 08/10/2022

Uma leitura reflexiva e uma autora cearense inspiradora
As três Marias contam a história de três amigas: Maria José, Maria da Glória e Maria Augusta, na qual se centra o enredo. Essas meninas viviam em um internato em Fortaleza, no estado do Ceará, por volta da década de 30 e foram levadas cada uma por circunstâncias diferentes. Rachel de Queiroz além de retrata um nordeste cheio de mulheres fortes, autênticas e cada uma diferente umas das outras e dependentes das situações em que eram impostas nesse período, também faz uma crítica reflexiva a como a igreja católica que tenta pregar e exercer o amor e a piedade, mas não faz nada para ajudar verdadeiramente os que necessitam. Como também o julgamento intensivo a imagem da mulher e como ela deve se portar na sociedade para serem "aceitas" socialmente. Trata também sobre o adultério, o abandono paternal, as mulheres devotas a igreja, como as prostitutas, as adulteras e as que fazem sexo antes do casamento são vistas e várias outras questões importantes que aconteciam naquela época e Rachel traz de forma bela e reflexiva, já que em diversos momentos faz o leitor parar e pensar um pouco. Simplesmente perfeita a escrita da autora, pretendo ler mais livros dela. A personagem principal em diversos momentos me causou raiva e dava aquela vontade entrar no livro e falar umas coisas para ela, mas entendo perfeitamente que essa era a proposta de Rachel de Queiroz para Maria Augusta, com sua ingenuidade, inteligência e a personalidade de uma mulher a frente de seu tempo.

Rodrigo 05/05/2021

Uma história muito boa
Muito bom conhecer as histórias das Três Marias. Cada uma com suas particularidades e emoção.

Ana 05/05/2021

se rachel de queiroz pensa q eu vou perdoá-la por esse final a gata tá muito da enganada. assim, cabe à clotilde de queiroz fazer uma continuação da obra. obrigada.

Liliane.Alves 14/06/2020

Clássico da literatura brasileira
Meu primeiro contato com a literatura brasileira, depois da adolescência onde tentei por algumas vezes ler clássico brasileiros sem sucesso

Ariadne 18/09/2020

Primeiro livro que leio da autora. Escrita super envolvente, tanto que terminei a leitura no mesmo dia que comecei haha. Não sabia que Rachel era uma mulher tão a frente de seu tempo (pois é, me julguem) e saber do teor autobiográfico do livro só me fez adorá-lo ainda mais