O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - O meu pé de laranja lima

Pietra 29/04/2024

Realmente um bom livro. Sou daquela que se fala de literatura brasileira fogem, mais esse livro me surpreendeu.
Triste, realmente triste, mostra a dor de um pequeno garoto de 5, 6 anos, não apenas a dor de ser espancado, mais de perder alguém. Saber que isso é uma autobiografia me deixa triste por saber tudo que aquele pequeno menino sofreu, mais feliz pois depois de anos que não conta no livro ele de a volta por sima.

Aline.Haverroth 29/04/2024

Como pode uma criança sofrer tanto, sentir tanto, às vezes sofrendo e apanhando apenas por ser uma criança desfavorecida.

Luiz Santiago 29/04/2024

Emocionante demais!
Baita livro emocionante. Às vezes me senti espumando de raiva pelas surras que Zezé levava em casa. Mas que personagem incrível, que leveza, que dureza de vida e que linda relação com o Portuga! O final parece cortar algo abruptamente, mas o livro permanece grandioso. Uma lindeza emotiva da nossa literatura infantojuvenil.

[Plano Crítico]
planocritico.com

Gíh Santos 28/04/2024

Ternura
A história de Zezé é tão incrível!
É possível enxergar o menino inteligente e travesso, mas que a vida estava sendo tão injusta.
O livro transmite todos os sentimento que se propõem, as lágrimas rolam com a tristeza palpável em algumas cenas.

Daniellarodrigues 27/04/2024

Doloroso
"Olhei Minguinho com ternura. Agora que descobrira mesmo o que era ternura, em tudo que eu gostava colava ternura."

@fernandathomazi 27/04/2024

Zezé ??
Não é justo que uma criança passe por isso! Que bom que Zezé encontrou ternura em meio a pobreza e entendeu que é digno de ser criança.

Rachel 27/04/2024

Meu livro favorito e muito tempo
Nunca imaginei que esse livro pudesse me fazer sentir tanto. Tanto amor, tanta pena. Me arrancou várias lágrimas e sorrisos. Com toda certeza esse vai ser meu livro favorito durante muito tempo.

A história de um menino inteligente de apenas 4 anos. Travesso, humilde, e carente de afeto. A descoberta da dor e sofrer sozinho, fez com que doesse até em mim.

lyza_sntz 27/04/2024

Esse livro não é apenas uma história, é um sentimento!
"Sério, gente, que livro foi esse? Cada detalhe, cada frase, tudo tão bem descrito, tão sensível, tão sentido, tão visível, tão lindo, tão triste, tão fantasioso, tão real e muito mais. Peguei esse livro na biblioteca da escola sem saber nada sobre ele, e meu Deus, eu não consegui parar de chorar a partir de um capítulo. Era choro atrás de choro. Nunca chorei com livros antes, mas esse é simplesmente surreal. O que eu posso dizer é: LEIAM!"

JoAo366 27/04/2024

Ninguém merece sofrer
Olha eu só tenho uma coisa a falar sobre a qualidade do livro : Ótimo.
Agora sobre os avisos leia por dia conta e risco essa vai ser uma leitura sofrida você vai chorar em cada página e não estou exagerando é Muito triste e ninguém deveria passar por tal sofrimento sem ser avisado de antemão.

Andrea141 27/04/2024

Mais lágrimas..
Não me lembro de ter lido esse livro na infância/adolescência, então, fuçando em clássicos aqui, resolvi pegá-lo para ler. Uma obra prima (apesar da tristeza). Ainda tenho dúvidas se as crianças deveriam lê-lo (muito triste), mas..

Danieli.Stefani 27/04/2024

Impressionante! Lindo
Pois bem, já tinha ouvido falar muito bem do livro " O meu pé de laranja lima" mas nunca havia me interessado em ler, não sei porque me dava impressão de ser um livro bobo, infantil...
Um dia desses estava olhando meus livros no Kindle, e meio sem palpite para a próxima leitura, resolvi optar por uma leitura curta, sendo assim, li o livro da seguinte forma: a primeira metade em duas oportunidades e a segunda metade de uma só vez! Não pude parar de ler!
E cá estou, quase 3h da manhã escrevendo esta resenha com os olhos ainda molhados de tanto chorar.
Já li muito nessa vida, desde os clássicos gregos até os mais modernos e hypados, mas nunca um livro me atingiu tão forte, na alma! Esse José Mauro de Vasconcelos sabia como ser singelo e simples na escrita, mas com uma sensibilidade ímpar! Uma forma tão fluída e adorável de expressão!
Com certeza essa história ficará marcada em meu coração para sempre.
????? Altamente recomendável.

clarice.nsc 27/04/2024

Zezé, você é tão amado
O Meu Pé de Laranja Lima em sua maior simplicidade provoca em cada página um misto de sentimentos como: alegria, nostalgia, tristeza, amor, saudade?
Durante toda a leitura me peguei pensando na minha infância e na infância de todas as crianças que já conheci.
É um livro lindo, poético, profundo e especial. Vou lembrar pro resto da minha vida com carinho.

Mica.0 26/04/2024

Por trás de um pequeno livro, uma grande história
Meu pé de laranja lima ganhou meu coração. Assisti ao filme a muitos anos atrás mas nunca tinha pensado em ler o livro. Agora, com o hiper atual que o livro tomou, decidi ler e me surpreendi muito. A leitura foi rápida e muito interessante. O livro apresenta temas como luto, amadurecimento, família e um panorama real sobre a vida no interior do Brasil. Recomendo muito!