O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - O meu pé de laranja lima

14/12/2020

Uma história encantadora
Zezé é um menino que representa tantos outros....
História nacional que apesar de ter sido lançada em 1968 continua atual.
Michela Wakami 14/12/2020minha estante
Amo a trilogia, maravilhosa!

14/12/2020minha estante
Michela, não li os outros ainda mas já estou ansiosa! ?

Michela Wakami 14/12/2020minha estante
Creio que você irá amar!????

Gabriel A. 21/09/2021

Que livro maravilhoso!
É a terceira vez que leio esse livro, e cada uma dessas leituras foram feitas em momentos totalmente diferentes, mas é incrível ver que esse livro continuou emocionante e maravilhoso em todas as vezes. O sentimento gerado foi exatamente o mesmo da primeira vez que eu lí, aos 9 anos.
Thamiris.Treigher 22/09/2021minha estante
Amo muito esse livro!

Gabriel A. 22/09/2021minha estante
Eu também, esse livro é maravilhoso demais ?

Michela Wakami 29/09/2021minha estante
Maravilhoso, os outros dois livros que são continuação, são muito bons também.??

luiza 11/12/2021

Livrinho nacional obrigatório
Vou guardar esse livro no fundo do meu coração. Esse livro é lindo lindo lindo.

O Zezé é um menininho pobre do Rio de Janeiro. Sua família vive se mundando de casa por não conseguir acompanhar com as despesas de tudo.

Zezé é uma criança inteligente e curiosa que está sempre em busca de desvendar coisas novas, assim como experimentar novas travessuras.
Sua família não admira as confusões que ele se mete e não poupa as surras dadas a ele.

Aos poucos, Zezé se reprime e acredita que sua família o odeia, assim como o Menino Jesus, por ele ser um "pestinha" como dizem. Em decorrência a isso, ele cria um grande amigo e confidente: seu Pé de Laranja Lima ou Minguinho, para os mais próximos.

Esse livro realmente parece que foi escrito por uma criança, o que faz dele ainda mais brilhante.
Chorei que desidratei com uns capítulos e, principalmente, com o final. Com certeza é um dos meus livros preferidos e que tem um lugar no meu coração.
tortajulia 11/12/2021minha estante
vc tem realmente um dom de me fazer querer ler qualquer livro

luiza 11/12/2021minha estante
amg vc tá fazendo eu me sentir uma influencer KKKKKK

tortajulia 11/12/2021minha estante
KAKAKAKKAKAKAKAKAKAKAKA

Gustavo195 19/01/2023

Destroçou meu coração, 5 estrelas e favoritado.
(Atropelei minha leitura atual porque fiquei intrigado com esse aqui, boa decisão)
Haha, brincadeiras à parte, que livro lindo!
Não tinha lido quando criança mas acho que foi bom, não teria captado toda a sensibilidade da escrita. - ou talvez teria, algo que aprendi com essa leitura foi que as crianças têm mais maturidade do que imaginamos.

Não tenho nem o que dizer, tem muitas resenhas por aqui dizendo mil maravilhas sobre a obra e, para mim, ainda não chegam nem perto de descrever a grandiosidade dela, só lendo mesmo.
É o tipo de livro que você termina e abraça o livro rs, mas a vontade mesmo era de abraçar o "xururuquinha" do Zezé! Haha, me encantei com a pureza desse menino, o que tem de levado tem de bom coração.
Foi a primeira vez que chorei lendo um livro cara, que doido. É triste. Mas não é triste de triste, é triste de bonito!
Lucas_Callisto 20/01/2023minha estante
aaaaaahhh, sabia q vc ia gostar ? amo ver pessoas amando os livros q amo ?? me conquista rapidinho ?? mas esse livro não falha.

Gustavo195 21/01/2023minha estante
Tb acho que esse livro não falha, não acredito que alguém tenha lido e não gostado!

Lucas_Callisto 21/01/2023minha estante
não duvide, tem doido pra tudo ?

isacolmanetti 28/07/2013

Eu, amante dos livros, ainda não tinha encontrado um que me emocionasse tão profundamente a ponto de não me conter em lágrimas, como fez "O Meu Pé de Laranja Lima". Que simplicidade, que lirismo, que história cativante! Zezé é de uma doçura e inteligência, além de ser muito sensível. Aprende cedo demais as dores do mundo. Algumas falas e trechos são muito emocionantes, mas dou destaque ao último capítulo. Li o livro acreditando que seria uma leitura simples. No fundo foi, porque a simplicidade é marca do escritor, mas o que ele fez comigo não foi nada simples, foi inexplicável. O favorito dos favoritos
Brubis 03/07/2021minha estante
Nss siimm, Isa, concordo plenamente. Esse livro é maravilhoso mesmo! ??

Brubis 03/07/2021minha estante
Ser boa com as palavras é outra coisa, né? Olha essa resenha cara, a mais perfeita que eu já li

Brubis 03/07/2021minha estante
Isa do céu KKKKKKKK Quando vc chegou no Skoob era tudo mato, pq vc fez essa resenha há 8 ANOS. Eu vim aqui marcar o livro como "já li" e acabei desenterrado erra pérola

Giovanna2273 24/06/2022minha estante
Obg pelo spoiler?

Mariana Queiroz 24/06/2022minha estante
O livro é a própria história do José Mauro kkkkkkkk o Portuga realmente morreu na vida real assim ?

nandaherenio 27/06/2022minha estante
refaz e coloca o aviso de spoiler ?

Gabriele 28/03/2023

Lindo
"A semana que vem, o senhor acha que eu já cresci?..."
Adoro livros cuja narrativa segue a perspectiva de uma criança. Essa obra nos apresenta Zezé, um garotinho com fama de traquino que usava de sua imaginação fértil para sobreviver a um ambiente violento.
O livro exige um leitor de coração frio, se não você vai chorar em absolutamente todos os capítulos. É triste e frustrante acompanhar toda a jornada de Zezé, tendo que vivenciar a pobreza e a perda, presenciando constantemente a crueldade humana.
Dri 29/03/2023minha estante
Esse livro é lindo.

Gabriele 29/03/2023minha estante
Lindo do mesmo tanto q é triste

Dri 29/03/2023minha estante
bem assim

Mariele.Boeira 19/03/2023

Ternura
Comecei ler sem expectativas e com certeza não imaginava como esse livro me impactaria. Acho que nunca chorei tanto lendo um livro, ele te toca e te ensina tantas coisas, eu precisava desse livro na minha vida e com certeza mudou muito em mim.
Me apeguei tanto ao Zezé, Manuel e Glória que queria saber ainda mais... Como é lindo e ao mesmo tempo duro ver o mundo com os olhos de uma criança.

Todos precisam ler esse livro "posso até te jurar"

Com certeza um dos melhores livros que já li!
Milly 19/03/2023minha estante
Chorei tanto com esse livro

Karoline141 19/03/2023minha estante
Vai ser a minha próxima leitura!

Mariele.Boeira 19/03/2023minha estante
Milly eu também, desidratei

Juliane.Teixeixa 07/05/2023

Que obra prima, eu amei esse livro. Chorei muito no final, me envolvi com a história e me coloquei no lugar dessa criança de apenas 6 anos e que já aprendeu como a vida é injusta e triste. Vou procurar mais coisas do autor.
Dressa Lopes 07/05/2023minha estante
Tbm amei

Vanessa.Oliveira 07/05/2023minha estante
Muito triste né... sendo colocado ainda os sentimentos da perspectiva da criança

Juliane.Teixeixa 07/05/2023minha estante
Simm, eu chorei muito no final

darlansilva12 04/03/2022

Uma visão regional carregada de melancolia
A obra retrata a vivência de um personagem que vive no subúrbio do Rio de Janeiro, cuja família além de ser pobre, o trata de forma indiferente e com bastante agressividade.

O autor faz uma construção de enredo que aborda temas como violência infantil, abandono, depressão, miséria e apego.

A experiência que nos é concedida pode ser identificada como enriquecedora, sob o aspecto que nos faz refletir melhor sobre como o amor devem ser transmitido.

Aconselho a leitura, mas acho que ela pode ser melhor apreciada por jovens e adultos. Não é uma obra voltada para o público infanto-juvenil, por tocar em temas sensíveis e que exigem um certo grau de conhecimento de mundo para interpretar melhor o que é apresentado.
Cardoso47 09/03/2022minha estante
Você chorou? Morri de chorar kkk

darlansilva12 09/03/2022minha estante
Na verdade fiquei mais surpreso com o final, pois me trouxe um misto de sensação de angústia. Fiquei triste pelo personagem principal...

Beto 09/03/2022minha estante
Eu curti muito esse livro, essa história, achei comovente!

Selma 12/06/2022minha estante
José Mauro de Vasconcelos é espetacular!

Tiílio 12/06/2022minha estante
Maravilhoso!

Nauru0 06/01/2023minha estante
O meu favorito

Amanda.Ellen 14/05/2023

Lindo demais!
Imensamente lindo, sensível e triste
Cativante desde as primeiras páginas e não consegui largar. Mesmo sem ganchos era impossível não ir pra próxima página.
Comovente saber que ele escreveu sobre a própria infância e que não é apenas ficção. Todo o carinho que o Zezé tem por seus amigos e irmãos... Os adultos que ele tem como amigos... Gente do céu... Esse livro tem mais citações profundas que pequeno príncipe e deveria ser ainda mais exaltado.... Amei demais essa experiência
Com certeza é um livro que vou querer fazer a releitura e também ler outros livros desse autor
Art.inexistente 14/05/2023minha estante
Esse livro faz parte de uma trilogia, que conta a infancia do autor.
Meu pé de laranja lima
Vamos aquecer o sol
Doidão

Amanda.Ellen 14/05/2023minha estante
Siiiim eu vi o livro doidão e me animei ainda mais pra ler o primeiro.... Será que são todos tão sensíveis quanto o primeiro?

Art.inexistente 15/05/2023minha estante
Não sei, eu estou com o livro 2 aqui, n to preparado ainda ?

alana 30/04/2023

Meu pé de laranja lima
Muito bom! muito, muito bom!
achei incrível o jeito com que o ator conseguiu escrever como se fosse realmente uma criança de 5 anos que está narrando.
achei a história muito boa, emocionante, e chorei um pouco com o final (?). Amei muito e espero ler mais livros assim!!
Mayne 30/04/2023minha estante
Mente demais, não chorou nada

alana 30/04/2023minha estante
o problema é de quem?

Mayne 30/04/2023minha estante
KAKAKAKAKAKAKAKAK

Luciano 01/05/2020

Uma leitura sensível e dura da visão de uma criança.
Comecei a ler despretensiosamente e me apaixonei. Recomendo bastante.
Bruno Gordiano 01/05/2020minha estante
Quem não ama esse livro? Veja os filmes, muito bons.

Bruno Gordiano 01/05/2020minha estante
Tem as novelas também rs

Luciano 01/05/2020minha estante
sensacional!

Cris 30/05/2015

Como é bom reler um livro da sua infância e ver que ele ainda consegue transmitir toda a magia que você sentiu da primeira vez!
Como o livro é contado pelo próprio Zezé, a narrativa e a escrita são simples, mas com isso, podemos sentir e entender melhor o menino de 5 anos e não tem como não se emocionar e chorar novamente com a vida que o garoto tem e com sua "vida" imaginária.
Thyta 04/06/2015minha estante
Não tem nem o que falar desse livro é épico!

Fer Kaczynski 08/06/2015minha estante
Lembro de presentear uma conhecida com esse livro uma vez, ela me agradece até agora...vi a novela quando era criança mas não li, deve ser lindo, a novela era muito triste, meus irmãos choravam assistindo...

Cris 09/06/2015minha estante
Eu também vi a novela, Fer. E como sou velhinha, eu já tinha até lido o livro. :P