O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - O meu pé de laranja lima

Vitória Cruz 02/08/2021

Emocionante
Foram poucos os livros que me fizeram chorar, e mesmo assim os outros proporcionaram algumas lágrimas, esse pelo contrário fez eu me afogar nelas. Eu nunca senti uma obra de verdade tanto quanto essa a ponto de não conseguir parar de chorar, é emocionante, é cheio de ternura e de luz, é simplesmente tocante. A começar pela dedicatória que já nos prepara para o que estar por vir.
Zezé é uma criança como qualquer outra, sua imaginação é forte, sua inocência é reconfortante, mas há algo de especial em um garoto que não deveria ter sabido de certas coisas tão cedo, como ele mesmo fala no livro. A magia dessa obra está na simplicidade que o autor escreve a infância de Zezé, as aventuras do menino, e no meio disso tudo a vida real, as dificuldades da grande maioria das famílias brasileiras.
É triste saber que muita coisa não mudou desde a época em que se passa a obra, entre 1920-1930, desde a situação da família do personagem até a forma como muitas crianças são tratadas, bem como ele. Isso demonstra o quanto precisamos avançar como país.
Escutar o audiobook desse livro foi a melhor coisa que já fiz na minha vida, a narração é impecável, as passagens melódicas de capítulos e principalmente a interpretação das músicas, extremamente maravilhoso.
Depois de tudo, favoritei esse livro, ele é perfeito e inesquecível.
julia5048 02/08/2021minha estante
minha vó ta me recomendando esse livro faz mtoo tempo mas agora sim acho que to convencida a ler KSJDJWKDAL obrigada??????????

Vitória Cruz 02/08/2021minha estante
Leia plmd???

Vivi 03/01/2022

"a gente mata no coração. vai deixando de querer bem. e um dia a pessoa morreu."
que livro sensível e ao mesmo tempo tão duro.
Joao.Pedro 03/01/2022minha estante
Ahhh... Esse livro é maravilhoso. O li na escola, quando tinha uns 10 anos. Sempre ficou guardado no meu coração. Boa leitura!

Yellowjackets 03/01/2022minha estante
sim é um livro muito tocante, terminei ele quase agora

Izabelly112 18/10/2021

Emocionante
Esse livro me fez chorar bastante. Uma criança de 5 anos que passou por muita coisa, que é muito inteligente e tem vontade de aprender.
Gisele.xl 20/10/2021minha estante
Ahhh
Era pra ter lido em Agosto kkkk
Ou seja, ta bem atrasado

Izabelly112 22/10/2021minha estante
Ele é tão bom, chorei tanto

Isabela Di Ãngelo 30/05/2021

Um favorito da vida !!!!
Amei o livro ? Ele é leve por ser narrado por uma criança, mas extremamente pesado, já que esse menino,.passa por coisas muito dificeis.
Um orgulho saber que ele é nacional.
Recomendo muito a leitura.
Bea 30/05/2021minha estante
Own??

Isabela Di Ãngelo 30/05/2021minha estante
Esse livro é ótimo!!! Recomendo ???

Carol B. 15/05/2020

Comecei a ler o livro despretensiosamente e me encontro agora em prantos. Não há palavras para descrever a beleza e a dor retratadas nesse livro. A beleza da mente e imaginação de uma criança, a dor real de viver tão incompreendida e de ter que viver tanta coisa, tão cedo. Uma ficção que é retrato de um tempo e contexto sociais que talvez só tenham se atualizado, cozidos no cerne da imensa desigualdade social, ignorância e falta de empatia. Impossível terminar de ler esse tapa da cara e ficar feliz...mas que livro!
Lise 15/05/2020minha estante
amo esse livro!! ?

Carol B. 15/05/2020minha estante
É realmente um livro incrível!

Elisiane.Ribeiro 24/02/2022

Emocionante
Um clássico da literatura brasileira! Em muitos trechos me deu uma vontade imensa de abraçar o Zezé e proteger de tudo e de todos. Em outros momentos, me deu vontade de voltar a ser criança e aprontar junto com ele! Infelizmente, esse enredo é uma triste realidade de muitos brasileiros daquela época, e que, facilmente, conseguimos notar as semelhanças nos dias atuais. Vale a pena ler e refletir!
celenesantana 24/02/2022minha estante
é lindo esse

Elisiane.Ribeiro 24/02/2022minha estante
Demais, Celene!

Kassy 06/04/2022

O meu pé de laranja lima
No começo demorei um pouco pra engrenar na leitura. Não por não gostar da história, mas por não ser o tipo de leitura que eu estou acostumada, mas o fato da escrita tocar em pontos bem específicos e profundos me fez continuar e me apaixonar por toda essa narrativa. É impossível não se emocionar e se identificar com algum personagem em algum momento do livro, é simplesmente perfeito.
aby s2 06/04/2022minha estante
esse livro é incrivelll chorei horrores

Mika 06/04/2022minha estante
Né atoa que esse livro é atemporal, é muito bem feito

Amanda.Melo 18/02/2020

MARAVILHOSO
Um dos melhores livros que já li! A inocência, o amor e o cuidado da criança.
Foi um dos meus primeiros livros e ainda tenho marcas das inúmeras lágrimas que derramei quando li e novamente o reli.
Vinicius 04/03/2020minha estante
Já li ;-;

Vinicius 04/03/2020minha estante
O filme também me emocionou ;-;

Lorrainy.Goncalves 21/12/2021minha estante
Os clássicos infanto-juvenil são meus favoritos, nos deixa com grande reflexão. O tanto que eu chorei nesse, não tá escrito.

henys.silva 21/12/2021minha estante
Fiquei com um sentimento de vazio tão grande, querendo até um final alternativo e ao mesmo tempo em um impasse, ao concluir que esse tem que ser o final mesmo.

Raryka.Ribeiro 26/04/2020minha estante
Caiu um cisco aqui no meu olho rsrsrs.
Para boas recomendações de leitura, conte comigo!

26/04/2020minha estante
Para boas recomendações e para ler junto comigo ?

Tiago.Neves 05/05/2020

Se você se envolve com a leitura, cria as imagens, vive o momento, se prepare para chorar muito. Que livro. O sucesso é tão grande que foi publicado em várias partes do mundo, e infelizmente muitos brasileiros nunca leram. Clássico dos clássicos.5?
linibarross 05/05/2020minha estante
Acabei de lê-lo e não tem como ser diferente. É cinco, sim!

Tiago.Neves 05/05/2020minha estante
??????

Maucavi 11/06/2020

Portuga.
Que clássico meus caros!

Esperei tanto para ler essa obra, e mal sabia que, iria afetar tanto o meu emocional. As palavras entraram na minha cabeça, fazendo reviver a infância que tive. Tudo veio à tona.

Aprendi muito com o Zezé e o seu grande amigo Minguinho. Sua ingenuidade e sabedoria se relacionavam de tal forma que me surpreendeu. Acho que cada um, no seu particular, deve sentir algo diferente ao tocar nessas palavras. Eu senti nostalgia, alegria. Mas também senti revolta e tristeza. Imagino que Zezé tenha vivido uma adolescência feliz, e uma vida adulta como sempre sonhou... Prefiro acreditar nisso...
Tati 11/06/2020minha estante
Eu amo esse livro, choro toda vez que leio

Daniel 21/06/2020minha estante
Um amor por esse livro!

Paula Santos 09/01/2022

Simplesmente Perfeito!
Quando era pré adolescente via esse livro na biblioteca do colégio, mas acabava sempre optando por reler algum título que eu já conhecia (e sabia ser bom) do que me aventurar em novas leituras. Não sei porque, mas me sentia mais confortável assim. E hoje vejo o quanto eu perdi demorando a conhecer a história de Zezé.
Entretanto, ao fim da leitura estou de questionando se a Paula de 11/12 anos teria sido capaz de compreender toda a grandeza, toda a delicadeza, todo o contexto histórico- cultural dessa obra.
A Paula de hoje sorri agradecida (depois de chorar litros) por poder conhecer Zezé e seu pé de laranja Lima, por conhecer o Portuga, por poder embarcar nessa história.
Gabrielle 09/01/2022minha estante
Deu muita vontade de ler pela sua resenha ?

Paula Santos 09/01/2022minha estante
Leia, vale super a pena. Garanto!??

Josélia 31/08/2018

Meu pé de laranja lima
Meu Deus, como pode um livro infanto juvenil com menos de 230 páginas me destruir tanto? Sério, eu tô no chão, literalmente, em posição fetal, chorando como uma criança que perdeu a vontade de viver. Eu sempre quis ler este livro, no meu coração, eu já antecipava o que viria quando enfim, lesse. Mesmo assim, nada foi capaz de me preparar para o misto de sentimentos que me acometeram nessas poucas horas de leitura. Sei lá, ainda estou tentando processar tudo o que senti lendo este livro. É visceral e verdadeiro demais, não sei mais o que falar. Apenas leiam, por favor.
Valdirene.Carvalho 11/09/2018minha estante
Simplesmente, maravilhoso!!

Josélia 14/09/2018minha estante
Verdade, Val??

Ludmila 20/04/2022

MARAVILHOSO! Tô eu aqui chorando (de novo), sem querer soltar o livro. Fazia tempo que eu não lia uma história tão emocionante e tão sensível com uma criança como personagem principal.
Ticia 21/04/2022minha estante
Também chorei com esse livro. Ele é tão lindo e tão bem escrito.
Em vários momentos quis abraçar o Zezé de tanto amor que peguei por esse personagem

Ludmila 21/04/2022minha estante
Tava pensando em adotar o Zezé...rs...