Sertãopunk Alec Silva
G.G. Diniz

Resenhas - Sertãopunk

Laís Gonçalves 27/11/2023

Sertãopunk
Muito bom ser introduzida ao movimento, apesar de ter algumas ressalvas quanto ao livro. Achei os artigos muito bons, e gostei mais do primeiro conto do que do segundo.

LeonCT 11/01/2024

Leitura essencial
Os principais tópicos e estrutura geral que os autores propõem para a formulação de um universo serãopunk são chaves no imaginário coletivo de um nordestino, isso é inegável.
O conto de Gabi é super interessante, eu literalmente pagaria pra saber mais do que aconteceu com Cecília e outras investigações nessa Nova Fortaleza flutuante.
Entretanto, o conto de Alan não me fisgou, achei muito lenta a evolução da história e a forma como foi escrito não me deu curiosidade para entender o que estava acontecendo com Rafael.
E uma diferença entre os contos que, na minha perspectiva, foi superior no de Gabi, foi a forma como é apresentada a ambientação futurista. Alan utiliza de uma espécie de telejornal pra passar pro leitor a ambientação futurista do mundo que Rafael vive, isso não me pareceu orgânico, mas sim como se o autor estivesse "batendo o ponto" no genero.
Enfim, recomendo a leitura pra quem curte o gênero e principalmente pra quem também é nordestino, e mais principalmente ainda pra quem curte um RPGzinho e já tentou pensar numa versão cyberpunk da sua própria cidade pra fazer de ambientação numa campanha!

Pastora de Nuvens 19/02/2024

O livro tem artigos sobre o movimento sertãopunk e argumentos sobre o porquê deve ser feito por pessoas do NE e não SE (inclusive um tanto óbvios). Há dois contos no final que são de tirar o fôlego.

Cleber 21/02/2024

Sertãopunk
Com artigos sobre o movimento sertãopunk, os autores explicam várias questões sobre o movimento e sua importância.
Gostei dos dois contos do livro, principalmente do último, espero ler mais histórias do sertãopunk futuramente.

Thiago.Moreira 23/03/2024

Interessante e tem no Kindle unlimited
O livro é como um manual repleto de explicações e dicas de como criar histórias seguindo os preceitos do sertãopunk. Os criadores do movimento foram à fundo em suas pesquisas e chuva de ideias e isso é bastante louvável. Achei o primeiro conto bastante original, apesar do final abrupto. Recomendo!

Mdu_S 09/05/2024

Eu não estava esperando uma dissertação sobre o tema...
Imagino que seja erro meu por começar a leitura ser ler a sinopse nem nada sobre o livro, mas eu fiquei bem surpresa ao me deparar com artigos sobre esse movimento do sertãopunk, quase que um manual de como escrever histórias nesse universo, além de diversas questões importantes sobre a representatividade que esse gênero traz.
Ao final os autores trazem dois contos muito bons escritos nos preceitos do sertãopunk. O ultimo conto não é muito meu estilo de leitura mas eu até que gostei, tem uma vibe mais dark meio pesada meio terror... já o primeiro é o começo de uma história policial que me conquistou demais e eu com certeza leria um livro todo sobre o crime cometido e as investigações das personagens.

rafa_._cardoso 20/05/2024

Dois contos e artigos muito bons
O livro começa com uma explicação do que o gênero Sertãopunk e as referências usadas para criação desse estilo literário.

São artigos bem explicativos e contextualizam bem o leitor.

Quanto aos contos, que são dois, gostei do primeiro, de investigação policial (mesmo querendo saber o porquê de muitas coisas, mas isso faz parte dos contos). Já o segundo eu gostei um pouco menos, por achar muito parecido com um episódio de animatrix, mas ainda asism é bom também.