Meu Nome Não é Johnny

Meu Nome Não é Johnny Guilherme Fiuza

Resenhas - Meu Nome Não é Johnny

CAMBARÃ 18/09/2023

" é um livro autobiográfico de Guilherme Fiuza que narra a história de João Estrella, um jovem de classe média alta que se envolve com o tráfico de drogas nos anos 90, no Rio de Janeiro.
O livro retrata a vida desregrada e a ascensão de João no mundo do crime, assim como suas consequências e transformações ao longo do tempo.
A obra aborda temas como juventude, vício em drogas e as desigualdades sociais presentes na sociedade brasileira.

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Maravilhoso
Filme maravilhoso o qual eu amo demais, mas o livro me deu um pouco de sono porém o filme eu amei demais

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Juliana 24/05/2023

Engraçado, por falta de palavra mais irônica, como o livro trata da prisão do João Estrella como justiça e não como um privilégio dentro do sistema carcerário brasileiro. Apesar do livro sempre deixar claro a posição social do protagonista, isso não entra em questionamento na segunda parte do livro que trata de toda a sua prisão. Por fim, acaba sendo uma representação real da sociedade de classe no Brasil.

Psicólogo Rafael Ribeiro 12/02/2023

Virada de chave
Foi um dos primeiros e principais livros que me fez tomar gosto pela leitura. Quanto ao conteúdo, achei melhor do que o filme.

Matt damon 05/05/2022

Meu nome é Matheus
Mano, o livro mais rápido que já li. (Eu digo livro grande, o mais rápido que li foi A Tempestade de William Shakespeare, mas ele é curto.) Um livro de se eu não me engano 360 páginas, mas... ele foi muito bom, a parte dele na cadeia cara, é muito mais engraçada que no filme. A vida do João ou Johnny, ela passa rápido. Da sua rica infância pra sua adolescência até o chefe de um tráfico de drogas. E isso foi uma parte que eu não gostei tanto, eu queria um pouco mais dessa exploração dele, foi tipo, alguns diálogos da sua vida de 12 anos até os 16? Mas ela passa bem rápido. Esse livro entrou nos meus melhores do ano por enquanto, se não os melhores tá no top 5. Pra quem curte um drama esse livro cai bem.

Bianca674 31/12/2020

?O verdadeiro lugar de nascimento é aquele em que lançamos pela primeira vez um olhar inteligente sobre nós mesmos?

@gugugb 12/12/2020

Ponto positivo: o autor é bom, escrita ágil e bem estruturada.
Ponto negativo: o livro.
Lylyzinha 25/09/2022minha estante
KKKKKKK RACHEI

Raíssa 17/11/2020

É ok
Li pra cumprir a meta, não é o tipo de leitura que me agrada. É a história do crescimento do traficante burguês, mas mais de 200 páginas são histórias dele já preso. Gostei da singela homenagem à juíza do caso de João Guilherme.

Vanessa Amando 14/08/2020

Interessante, mas meio enrolado
A história é bem interessante, tanto que virou até filme (muito bom, por sinal!), mas poderia ter sido contada em menos páginas, pois alguns trechos ficaram bastante enrolados. Fora isso, vale a leitura, principalmente se você gosta de biografias, histórias do cárcere, de superação e do submundo das drogas e criminalidade.

Soarez 02/05/2020

Com vontade de reler pela terceira vez
Acaba que o leitor sente empatia pelo João e entendendo ele como indivíduo, embora eu não ache que as argumentações que ele usa pra se justificar, justifiquem também o tráfico de drogas. Contudo, serve pra fazer uma critica reflexiva sobre as penas e leis voltadas pra recuperação e reinserção de indivíduos que são ou foram encarcerados no sistema prisional.

Antonio Maluco 07/10/2017

Filme
foi legal ler o livro em questão e ver que o livro é parecido com o filme

Ramon. 22/04/2017

Meu Nome Não é Johnny
Em, Meu nome não é Johnny, Guilherme Fiúza, descreve a história de João Guilherme Estrella. Desde a primeira página, o autor não economiza nas peripécias do “playboy” carioca.

Com uma escrita sucinta, o autor narra a jornada de João Estrella ao baronato do tráfico de drogas na zona sul da cidade maravilhosa. Quando no auge do consumo de cocaína, a vida do protagonista mudou drasticamente, na ocasião em que é preso pela polícia federal. Nesse ponto, somos convidados a conhecer o pânico do sistema prisional brasileiro, a lentidão dos processos judiciais, a corrupção policial, a violência urbana entre outros.

Já recluso, o protagonista se vê alternando entre crises existenciais e o maior anseio comum a todos os presos: a tão sonhada liberdade. Após cumprir seus anos na cadeia, João Estrella se depara com o “novo nascimento” e a peleja pela reinserção social.

Mais que o relato de um ex- usuário de entorpecentes, o livro é um chamado ao debate sobre a profunda questão da droga e todas as suas implicações sociais.

Jeff Rodrigues 18/07/2016

200 km/h
Tão interessante quanto o filme, as loucuras de um jovem que não se importa em viver o amanhã, viva o hoje! Porém montado num Nelore Branco a 200 km/h o hoje tem sérias consequências. Recomendo.

katarine 27/11/2013

Dá pra adquirir experiência
Eu gostei bastante deste livro porque ele tirou da cabeça a minha opinião sobre antes de eu ler. Alguém entendeu? Não, né. O que eu quis dizer é que eu achava que (pelo que eu li na sinopse) era apenas contando como era o "reino" dele como traficante e como ficou depois que ele foi preso. Mas eu encontrei mais do que isso, consegui "sentir" as emoções do livro e tals... Este livro é meio pesado, tem alguns palavrões e etc, por isso não indico à quem esteja acostumado com leitura leve. O livro tenta passar uma lição de vida e consegue passar até um pouco mais. Também é meio confuso porque algumas vezes do nada ele (o protagonista) começa a lembrar do passado e aê parece que a história já mudou de rumo, mas depois tudo volta ao normal e você fica tipo "WTF?".
Teve algumas frases do livro que me chamaram a atenção, porque estas frases conseguem tirar aquilo de "história de um traficante que foi preso" e conseguem até encaixar romances, amizades, loucuras, tristeza, solidão, entre outros.