Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise

Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise Alexandre Coimbra Amaral

Resenhas - Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise

victorialane 13/12/2022

Auto ajuda e acalma a alma
Comprei esse livro sem pretensão alguma porque o título me chamou atenção e ele é bom porque você não precisa ter uma leitura continua. Você escolhe a carta que lhe convém no momento, lê e depois se sente acolhido, é muito bom. Você enfrenta sua própria raiva, culpa, suas saudades, sua tristeza, o ciúmes, a vergonha e o amor.

Gosto particularmente de 3 cartas:

1. Carta dos seus ancestrais, que podem ser muito mais do que os defensores da cultura familiar

2. A morte pede que você não evite está conversa com ela

3. A esperança reaparece para relembrar que não é substantivo, e sim verbo.

Lisboa 06/12/2022

Assim como todo livro de "auto-ajuda" com cartas, você tem que saber apreciar a mensagem que cada uma delas tem pra te passar. Cada dia ler uma carta facilita entender o livro, e aplicar cada lição dele no seu dia a dia.

Mila 06/12/2022

Esse livro foi uma boa surpresa do prime reading.

Com uma leitura bem fácil e dinâmica ele te leva no cerne das emoções e te faz refletir sobre o que elas são e como lidar com elas resultando em momentos de auto conhecimento e divagações sobre as nossas interações com o mundo.

Apesar de não sei muito minha vida, esse livro me despertou momentos de reflexões e conversas comigo mesma. Não substitui (nunca) um encontro com um terapeuta, mas já é um avanço pra quem quer começar.

Giovana Mocellin 05/12/2022

Eu sou o que o encontro quiser que eu seja
Esse livro me atravessou o peito! Ganhei de presente num amigo secreto, não tinha nenhuma vontade de ler, mas então me vi num momento de crise. Uma terapeuta em crise, comecei a me questionar o meu próprio jeito de clinicar, a minha própria história até aqui. Então foi uma leitura que me tocou, me emocionou, me identifiquei em algumas cartas. Fez muito sentido pra mim, sigo ainda em crise mas talvez agora um pouco melhor, tendo um vislumbre maior da situação como um todo. Seguimos?

Isabella 04/12/2022

Gostaria de ter descoberto esse livro anteriormente. À supremacia das palavras nele contida. Para quem possui esperança por dias melhores, ele trás lembranças de erros e de acertos passados que nos fazem olhar para todos eles com admirável resiliência. Recomendo demais!

Bells 03/12/2022

No fim, não entrou para os favoritos do ano, mas é uma leitura muito boa, recomendo ela extremamente. Pretendo indicar até para meus clientes, então se alguém ai for psi e quiser dá uma olhada no livro, recomendo.

O autor tem uma sensibilidade e tanto para falar da nossa dor, e seus escritos nos atravessam de alguma forma. Muito do que ele trás são coisas comuns a todos nós, e por tanto, nos toca de alguma maneira.

Eu achei fascinante ler cartas escritas por sentimentos. É impressionante a leveza e ao mesmo tempo, a profundidade do que é trago.

Nem sem bem o que dizer desse livro, mas recomendo muito a leitura dele.

Bells 03/12/2022

Nem sem bem o que dizer desse livro, mas recomendo muito a leitura dele.

Karolina 01/12/2022

Um livro bem legal, mas que não me
Prendeu tanto! Aquece nosso coração com mensagens que todos já vivemos

mprobst 26/11/2022

Esperava mais.
Tava doida pra ler esse livro desde 2020, botei tanta expectativa que quando finalmente consegui ler e achei pombo, me desanimei. Não sei se foi a escrita do autor que não me cativou ou o fato de eu não estar passando por nenhuma crise, mas não curti.

whyaninhas 25/11/2022

Terapeuta da feira (brincadeira)
(Faz um tempinho que li esse livro, mas posso falar um pouco sobre ele)
Esse livro se trata de cartas escritas pelos sentimentos mais comuns do ser humano e como eles são expressos em diferentes ocasiões da nossa vida e rotina.
Gostei pra caramba dessa roupagem mais íntima e o diálogo com um suposto ?sentimento? com nós, leitores.
Por outro lado, muitos pontos foram, na minha opinião, utópicos expressando aquilo que não me identifiquei e por isso avaliei com uma nota mais razoável o livro.
No contexto pandêmico que foi publicado, ele aborda pouquíssimo da problemática e como o contexto citado foi motivo de oscilações fortes nas nossas emoções, acho que seria uma boa pedida abordar a pandemia no livro com mais frequência.
O meu livro veio com dedicatória pq comprei na pré-estreia e amei a intimidade autor-leitor ??

Ranya. 21/11/2022

É um livro escrito em formato de cartas, cartas dos sentimentos para você. Uma leitura gostosa, mas em alguns momentos dolorosa, fácil, porém só na escrita já que fala-se de algumas coisas difíceis de se ler.

Um livro que indicaria sem sombra de dúvidas, até por ser um livro que não necessariamente precisasse ler todo ou até mesmo de uma vez só, já que cada capitulo é independente e serve pra algum lembro da vida, então é um livro pra ser revisitado.

Tice 01/11/2022

Cartas de um Terapeuta
Encontrei o Alexandre Amaral como indicação de Podcast na tela do Spotify. As palavras Carta e Terapeuta chamaram bastante a minha atenção e fui lá. Que presente eu me dei. Inesperadamente me deparei com o Podcast que indica o livro e irresistível foi o convite de passear por entre essas páginas e não me arrependo. O livro é um sentimento bom de sentir, ele é feito abraço, feito café fresquinho. A conversa que o Amaral traz com as emoções refletem diretamente no leitor que parece sentar no sofá com cada uma delas. Saudade, raiva, tristeza, luto, esperança e outras me fizeram companhia numa prosa inesquecível.

Todo mundo merece ler esse livro.

Livinha 16/10/2022

Seria um enorme equívoco, de minha parte, afirmar que esse livro é de autoajuda. Coimbra, como psicólogo e responsável, sabe que elucidar reflexões é mais incentivador do que eleger os comportamentos para sua ?evolução?. Logo, digo com alto e bom tom que este não é um livro de autoajuda (mas pode ajudar muitas pessoas que estão em momentos de crise). Cada capítulo é uma carta de algum sentimento para você. Culpa, raiva, amor, ciúmes, luto são alguns dos sentimentos. Como boa crítica (e que nunca se cala kkk) eu diria que este livro faz mais sentido para quem NÃO é psicólogo, pois algumas frases se tornam clichês e, de certa forma, piegas. E vale ressaltar, é como o livro diz: para momentos de crise. Talvez eu não tenha me conectado tanto assim com sua obra por não estar em um momento delicado. Mas para quem não é da Psicologia, esse livro é um achado de palavras responsáveis com a subjetividade humana e que vale a pena ler

Vivi 11/10/2022

Uma leitura para acalmar a mente, o coração, trazer questionamentos, respostas e incentivar reflexões. Gostei!

Milena 02/10/2022

Carta de um terapeuta para os seus momentos de crise
Alexandre Coimbra foi bastante assertivo em sua obra, se comunicando com o leitor através de cartas, que de alguma forma nos atingem e promovem reflexões profundas sobre a Vida. Foi brilhante em muitos momentos, impossível não sentir e se identificar com muitas das passagens! Uma leitura mais do que necessária para promover a mudança que ansiamos em nós mesmos.