Carrossel Sombrio

Carrossel Sombrio Joe Hill

Resenhas - Carrossel Sombrio

Bittencourt 16/08/2020

Hipnotizante
Livro hipnotizante do começo ao fim! Um conto melhor que o outro, que te fazem mergulhar profundamente no clima e na história mesmo sendo tão curtos. Todos deixam com uma sensação de querer que não tivessem acabado, mesmo sendo histórias sem final feliz.

Becca Miller 15/08/2020

Meh...
É um sentimento muito estranho de decepção nesse livro.
É bom, mas não em totalidade.
Sendo uma livro de contos, a gente se depara com várias histórias diferentes, algumas mais longas, outras mais curtas, algumas boas, outras ruins. Mas nenhuma excelente.
Se tratando de Joe Hill, eu espera que todos os contos fossem muito bons e que eu ficaria grudada do livro por dias até terminar cada página. O que aconteceu foi exatamente o contrário, tive que me forçar a terminar de ler.
De todos os contos apenas 3 eu realmente gostei e só um eu amei, que foi "Devoluções atrasadas", e esse conto nem chega de terror.
Talvez seja uma leitura mais adolescente, mas não é um livro que eu gostaria de ler novamente.

Laiza 15/08/2020

Carrossel Sombrio e Outras Histórias - Joe Hill
Confesso que de antemão já não tinha muitas expectativas com o livro, por não ser muito fã do gênero de contos, ainda mais que eu tenho pouca experiência dentro do gênero de terror e suspense.

De forma geral foi uma leitura marcada por pontos altos e baixos. Porém, o que mais pesou para mim foi que muitos contos são bastante longos, então em alguns momentos a leitura se torna um pouco arrastada e cansativa. Isso me deixou em um impasse porque por mais que eu quisesse terminar logo, não havia aquela ânsia de pegar o livro e ler os próximos contos. Então para mim não foi uma leitura que me instigasse muito a continuar, precisei fazer um esforcinho a mais. Apesar disso, a escrita do autor é bem fluída, sem muita descrição ou rodeios na hora de apresentar os personagens ou o enredo; quando o conto te chama a atenção, você consegue ler ele bem rápido.

Alguns contos trazem reflexões e críticas bastante ácidas sobre o ser humano e a sociedade como um todo, refletindo temas como a ganância, a crueldade, o preconceito, o papel das redes sociais, e também sobre temas políticos bem contemporâneos como a questão das multinacionais e o capitalismo, até mesmo trazendo a questão do terrorismo, a política externa estadunidense, entre outros. "Fauno" foi um dos contos que mais gostei, trazendo elementos mágicos e uma interpretação bem ousada sobre como o ser humano poderia se aproveitar disso. "Twittando com o Circo dos Mortos" eu também achei bem divertido, até por se tratar de um formato diferente de leitura através de tweets, então achei uma história bem bizarra e chocante; consegui imaginar de uma forma bem assustadora. "Diabo na escadaria" tem uma construção diferente também: a história é narrada no formato de uma escada mesmo, conforme o personagem vai subindo e descendo, o que foi bem interessante, mas achei um pouco confuso a forma como o enredo se desenvolve e acabei não curtindo tanto.

Também dentro desse escopo mais crítico temos "Estação Wolverton" que traz uma crítica ácida e interessante ao capitalismo selvagem; mas confesso que foi uma história que tive dificuldade de me envolver no começo. Seguindo, também temos"Você está liberado" que é o último conto do livro e é super divertido; os personagens são bem cativantes e eu curti bastante, apesar de achar o enredo um pouco difícil de engolir, por me parecer muito um filme estereotipado, sabe? Mas acho que esse fosse o objetivo do autor, afinal?

Uma das coisas mais difíceis para mim em relação a construção dos personagens do autor, é que em muitos casos acho que faltou uma grande mão de aprofundamento psicológico dos personagens. Hill traz muitos personagens que são bastante complexos e em muitos casos são pessoas bem repulsivas e cruéis; mas ele não tem nenhum tipo de aprofundamento nesses personagem ou na própria personalidade deles. Como leitora eu acho bem difícil de acompanhar ou ter vontade fazer isso com esse tipo de personagem. Para mim existe uma grande diferença em fazer a construção de um "vilão" ou apenas colocar um personagem baixo ou nojento. Não que eu espere algum tipo de redenção, pelo contrário, apenas preciso conhecê-lo mais, o que fica difícil aqui já que estamos falando de contos. Eu senti muito isso principalmente em "Alta Velocidade" e "Impressões digitais"; esse último em particular achei totalmente superficial e que não tratou dos temas de forma responsável.

Tanto "Impressões digitais" quanto "Campo de Medo" eu senti que havia uma necessidade desnecessária de chocar o leitor, fazer ele se sentir desconfortável ou horrorizado, porém ficou bem mal trabalhado e fiquei mais cética que horrorizada. Para mim, os contos que mais funcionaram foram aqueles que trabalharam elementos mágicos e seres sobrenaturais ou ficção científica, como já comentei em relação ao "Fauno". Dentro desses o que mais gostei e que se tornou meu conto favorito foi "Devoluções atrasadas", que fala sobre uma biblioteca móvel que viaja no tempo. Seguindo nesse pegada, também temos "Carrossel sombrio", "As margens prateadas do lago Champlain" e "Mães" que são contos super divertidos e bem sombrios, gostei bastante deles e vale muito a pena dar um conferida. Além disso, esses três contos são bem fluídos, o que faz com que você os devore rapidinho. Também tem o "Tudo que me importa é você" que também é um conto bem legal, que faz reflexões sobre o futuro e o avanço tecnológico, com um toque sombrio. Porém tive mais dificuldades me conectar na história, que ficou um pouco confusa no começo.

No geral, acho que foi uma leitura super válida. Tive leituras muito interessantes e bem divertidas, que não teria tido se não fosse pela TAG. Em um livro de contos, é bem difícil que você goste de todos, e nesse caso os que eu não gostei acabaram arrastando bastante a leitura para mim. "Carrosel sombrio e outras histórias" é uma coletânea que não vai agradar todo mundo, ele realmente depende da sua própria experiência de leitura e dos seus gostos literários, mas mesmo assim acredito que vale sempre a pena conferir para ver o que você acha! Abaixo você pode conferir a ordem dos contos e a minha nota individual de todos.

Alta velocidade (com coautoria de Stephen King)- 2/5
Twittando no circo dos mortos - 4/5
Mães - 4/5
Campo de Medo (com coautoria de Stephen King) - 2/5
Você está liberado 4/5

site: http://laizafsiqueira.blogspot.com/2020/08/livro-carrossel-sombrio-e-outras.html

Amangalhães 14/08/2020

Fora da zona de conforto.
Não costumo ler contos, fecho os olhos em filmes de terror/suspense.
Foi uma agradável surpresa essa leitura, ampliou meus horizontes.
Gostei muito de quase todos os contos, e também gostei bastante da variedade de temas.

Soliguetti 13/08/2020

Promissor
Como em todo livro de contos, temos altos e baixos em "Carrossel Sombrio e Outras Histórias", mas, numa média, trata-se de uma boa coletânea. O destaque está para "Tudo Que Me Importa é Você" e "Devoluções Atrasadas", certamente os melhores contos do livro. "Estação Wolverton", "Fauno" e "Você está Liberado" também são ótimos. Joe Hill é um escritor promissor, e curiosamente suas histórias são muito melhores quando não as escreve com o pai, Stephen King. A coletânea me deixou bastante interrssado descobrir mais trabalhos do escritor, que mistura de forma bastante criativa gêneros como fantasia, ficção científica e horror.

Carol 13/08/2020

Como boa cagona que sou nunca tinha lido nada do gênero literário suspense ou terror, então tive certo receio ao começar esse livro com título tão sombrio. Rsrsrs
No entanto, a experiência que tive ao longo desses contos foi extrema surpresa, vivi emoções que vão além do que esperava. O autor misturou mitologia, magia, twitter, motoqueiros, caça, mundo real e futuro com uma pitada de tudo que há de bom que faria o elemento X do Professor das superpoderosas sentir inveja. A cada conto eu tinha que dar uma pausa pra absorver, porque eles são tão intensos e de assuntos tão diversos que se eu fosse direto pro outro tenho certeza que minha cabeça daria um nó.
Tenho meus favoritos, mas todos são dignos de leitura e reflexão.
Porém, um deles merece destaque pela estrutura. O cara conseguiu escrever um conto com início, meio e fim, interessantíssimo e bizarro usando somente tuítes. Seguindo a regra antiga do twitter de 280 caracteres, ele consegue criar uma história bizarra e que te prende do início ao fim!
O projeto gráfico da TAG como sempre foi impecável e combinou super com o livro! Estou apaixonada pelos desenhos do Pedro Corrêa e a tradução de André Gordirro merece palmas porque traduzir é difícil demais!!

Recomendo demais pra quem gosta de ficção e suspense, porque eu nem sabia que gostava tanto!
Aliás, descobri que Joe é filho de Stephen King e filho de tubarão tubarão é mesmo viu... Nuuuu.
E pra quem gosta da série Locke and Key, saiba que ela é inspirada numa história do Joezito. (Agora até vou assistir).
Chokito Kakarico! 13/08/2020minha estante
Olá colega. Que bom que vc tb gostou. Eu não escrevi resenha por preguiça mas vários contos se tornaram meus favoritos. ''Campo do Medo'' virou um filme pra Netflix e ''Às margens prateadas do lago Champlain'' virou um episódio da série de terror Creepshow, o episódio 6. Versão Creepshow de 2019 e não a antiga

Carol 13/08/2020minha estante
Vou assistir esses dois aí que não sabia então depois! Obrigada pela dica ???

Ana Clara 12/08/2020

Surpreendente
Não sou muito de ler contos, ainda mais do gênero suspense-terror, mas devo dizer que me surpreendi com as histórias envolventes de Joe Hill. Os meus contos favoritos são: Devoluções Atrasadas e Tudo o que me importa é você

Ãndrea 12/08/2020

Carrossel sombrio
Uma odisseia sobre a complexidade da mente humana, um livro hipnótico e inquietante. Cada um dos seus treze contos explora as facetas de nossos segredos mais aterrorizantes, nossas vulnerabilidades mais profundas e nossos medos mais primordiais.

Manu 12/08/2020

Um livro de contos é mais difícil de resenhar. Confesso que, apesar de não ser a maior apreciadora do gênero do horror, adorei alguns contos. Joe Hill tem uma habilidade de escrever diversas histórias de forma sutil e outras de forma escancarada. Nessa antologia, o horror, a ficcção científica e até mesmo histórias dramáticas se misturam para formar os 13 contos.
Nessa última informação, já largo minha primeira crítica: a quantidade de contos. O livro tem quase 500 páginas, o que deixa bem explícito que muitos contos são grandes, alguns até com mais de 40 páginas. Admito que gosto de contos maiores, pois geralmente são mais desenvolvidos, mas nesse caso, eu me cansei: toda vez que acabava um conto, tinha mais um. Parecia que não ia acabar nunca! Acredito que, se os contos fossem divididos, Joe Hill poderia ter pensado em publicar mais de uma antologia e alcançar mais leitores.
Porém, minha maior decepção foram os contos escritos em parceria com seu pai, Stephen King. Como uma fã do King, não gostei de nenhum dos contos. Achei ambos maçantes, desinteressantes e um deles ("Campo do Medo") era um horror grotesco e sem justificativa (o "horror pelo horror"), e não sou muito fã disso. Mas entendo que, em um livro desse gênero, é comum histórias assim.
No mais, gosto muito das críticas ácidas e extremamente atuais feitas em algumas das histórias. Se você leu "Estação Wolverton", sabe do que eu estou dizendo (e se não captou a acidez, por favor, leia novamente. Vale a pena.). Um dos meus contos preferidos, sem dúvidas.
Mas o melhor de todos, com certeza, foi o "Devoluções Atrasadas". Uma história tão bela que, só por ela, sei que essa leitura valeu a pena. Vai ser difícil esquecer deste conto tão profundo. No mais, também destaco "Fauno" e "Tudo que me importa é você", que também entraram para os contos que eu mais gostei.
Apesar de todos os percalços e vontade de abandonar a leitura, estou feliz que finalizei. Sair da minha zona de conforto e me aventurar nessa história foi uma boa experiência.
AH! Uma última observação: se você está lendo ou pretende ler pela edição da TAG Inéditos, se prepare para os diversos erros de revisão no livro. São de doer os olhos.

Anna 10/08/2020

Bem decepcionante. Os contos são extremamente arrastados, alguns são difíceis de acompanhar e outros não têm final, característica que eu detesto.

Os únicos contos que achei "ok" são:

- Devoluções atrasadas
- Tudo que me importa é você
- O diabo na escadaria
- Twittando no Circo dos Mortos
- Mães

Carla 10/08/2020

Eu sou apaixonada por contos e esse livro me fez sentir emoções diferentes a cada um que eu lia. Ele traz uma mistura de significados em cada um deles, uma mistura de mistérios. Tem contos que causam náusea, contos que te fazem querer chorar, aqueles que te fazem dar risada nervosa, aqueles que você quer pagar de ler e aqueles que você quer ler pra sempre. Recomendo fortemente, acredito que você vai se decepcionar e se apaixonar, mas apesar dos pesares a paixão vai vencer.

Tiemy.Tizura 10/08/2020

Concordo com os vários comentários que vi sobre a auto-apresentação do autor ser a melhor parte do livro. Através dessa introdução tive uma ideia bem diferente de como se desenrolaria.
Entretanto, apesar de não me apegar aos primeiros contos, do meio para o fim alguns deles me surpreenderam positivamente.
O melhor conto para mim, embora muitos afirmem fugir à temática do livro, foi "devoluções atrasadas", que está inclusive entre meus preferidos da vida.
O projeto gráfico está impecável.

Bruna 10/08/2020

Até que é bom mas nem tanto
Achei alguns contos bons e outros péssimos, famoso sem pé nem cabeça. Na minha opinião, dois contos se sobressaem: Fauno e Devoluções atrasadas.

Nos resto, ou foi medianos ou ruim mesmo.

Duda 09/08/2020

Viuita gente que não gostou do livro e acabei ficando com expectativas baixas, fiquei surprendida com todos os contos, suas críticas e suas várias interpretações de uma mesma história.

Dudu 09/08/2020

Surpreendente bom! Não esperava gostar tanto.
Não sou muito fã de contos, mas os achei bem criativos, em geral.
A escrita é bem leve (apesar de os temas não o serem) e a leitura flui bem rápida.