A Musa dos Pesadelos

A Musa dos Pesadelos Laini Taylor

Resenhas - A Musa dos Pesadelos

Dea 11/08/2022

Um desenvolvimento da história muito superior ao primeiro, uma introdução de personagens que deixou o livro muito mais interessante.
Em todos os meu anos de leitura nunca vi alguém terminar um livro tão bem quanto esse dq viu.
Simplesmente sensacional a história toda em si.
Chorei pra caramba nesse livro aqui, a autora conseguiu passar toda a dor do personagem em só alguns cap.
Tão lindo o aproveitamento da personagem Manya e tudo que ela fez dês do começo da história não deixando ela como uma vilã igual ao primeiro livro e tratando bem mais a fundo suas dores.
Amei muito

Aline 17/01/2021

Enrolei muito para iniciar essa leitura. Fiquei com medo, pois gostei muito do volume anterior. Mas não tinha pq ter medo. Essa história é incrível e envolvente.

Ley 18/12/2022

é sofrimento que não acaba mais, mas eu amo sofrer
A Musa dos Pesadelos é o segundo e último livro da duologia que iniciou com Um Estranho Sonhador. Como bem sabia, a escrita de Laini Taylor é sensacional, e mesmo com muitas páginas sem diálogos, não me incomodei nenhum pouco. As descrições da autora possuem detalhes poéticos e sensíveis, repletos de sentimentalismo que só me fez ficar ainda mais envolvida.

Neste livro final, a história inicia-se três dias após os trágicos acontecimentos de Um Estranho Sonhador. A impressão é de que pouca coisa acontece, mas a verdade é que mudanças drásticas estão por vir, e logo. Há novas narrações na história, sobre duas irmãs que a princípio aparenta ser uma história inofensiva sobre uma realidade cheia de sofrimento.

Não havia dado tanto crédito a ela, mas há uma profundidade imensa nisso. É de uma maneira sutil que sabemos de novos acontecimentos que podem mudar o rumo das coisas, e essa sutileza nos pega de surpresa. As revelações são como enxurradas, nem todas sendo boas.

Se há um personagem que merece todo o ódio espalhado pelo livro, é Skathis. Os horrores que sabemos que ele infringiu no livro anterior não se comparam com as novas descobertas, e de certa forma, causa um abalo em todos. É horrendo como várias vítimas são feitas ao longo do tempo e o ódio é espalhado a torto e a direito. Inevitavelmente, há um colapso de informações, guerras envolvidas e consequências que na maioria das vezes ocorrem sobre inocentes.

Chega a ser irrisório em como todos possuem cicatrizes de lutas enfrentadas, mas os piores são aqueles que tentam salvar todos. É risível e apavorante. Todos estão armados para enfrentar alguém, e aqueles tidos como vilões estão apenas no meio de uma ofensiva que não pediram para estarem lá.

O livro é poético, lindo, maravilhoso e destruidor. Ele pode ser todos esses adjetivos separados e juntos, sem dar pausa para haver paz entre um acontecimento e outro. Muitas perguntas minhas sobre a história eram principalmente sobre a relação de Lazlo e Sarai. Lazlo recentemente descobriu segredos sobre si mesmo e está ainda mais envolvido em algo maior do que imagina. E se ele está em uma posição complicada, para Sarai é como estar no centro de tudo, e não ter chances de salvar aqueles que ama, já que não parece haver esperanças nem para ela mesma.

Esse era o romance que eu queria ver desenvolvido, mas não apenas isso, queria que eles pudessem simplesmente ter a ousadia de viver sem haver consequências disso. Aliás, por que apenas a existência de uma raça seria uma ameaça a outra? A tensão por todo os lados já tinha dado perdas o suficiente e os culpados nem estavam ali para pagar as consequências.

Ler o livro é como viver sob tensão, mas mal percebemos esse detalhe. A escrita é tão leve e gentil que nos envolve o suficiente para não percebermos o grande baque por vir. As revelações realmente possuem um peso que dá novos rumos na história, e as resoluções ficam cada vez menores. As soluções apresentadas não são acerca de poderes, e sim sobre a mudança dos personagens e possibilidade de redenção. Dependendo grande parte disso, não seria doloroso esperar que pessoas desistam daquilo que se acham no direito de adquirir?

Dá para entender as motivações dos personagens, mas ainda sim, há apenas um ou dois que conseguem compreender todos os lados, e são os que irremediavelmente pagam. É uma leitura intensa, que traz novos significados e expande de uma maneira que eu não poderia imaginar. A trajetória dos personagens vale totalmente a pena, juntamente a isso, há muito o que se encantar pelo romance e pela genialidade da escrita.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2022/08/resenha-musa-dos-pesadelos-livro-2.html

Mirella | @readingmirella 18/03/2021

laini taylor pague meu psicólogo!
arghhhhh esse livrooo!!! sofri tanto lendo ele, por deus, ele seguiu por um caminho que nunca imaginaria e eu não poderia pedir por um final melhor ? ah sei lá nem sei o que dizer ainda sobre ele aaaaaa laini taylor!!!!! só não levou cinco estrelas porque eu detesto o drama da rubi e do feral.

malunapsico 12/02/2021

duologia favoritada
esse livro, assim como a duologia como um todo, me conquistou e me emocionou demais. eu me apeguei muito a vários personagens (e inclusive queria mais livros e mais foco em todos eles).

reconheço que há alguns defeitos, como uma questão que ficou aberta em relação a aparência de minya, e também o quão rápida foi a descoberta do antigo nome de lamento (do jeito que o primeiro livro introduziu, parecia ser algo que ganharia um foco maior).

entretanto, não consegui condenar completamente o livro por seus defeitos e a nota permanece altíssima - kora e nova me CONQUISTARAM e arrancaram meus dois choros ao longo do livro, também me apeguei casal de protagonistas (apesar de ser bem instalove ahsuahsu) e a minya

aiai só a lainy taylor mesmo pra finalizar o primeiro livro com ?continua...? e o segundo com ?fim (ou não)? -> não brinca com meu coraçãooo

kathrein.oliveira 21/04/2022

Chocada, morta, estirada, arrasada no chão!!!!
É sério que essa duologia acabou? Me sinto completamente órfã. E como diria Anne "em total e profundo desespero".

Há meses eu vinha procrastinando esse livro, por que não suportava a ideia de ficar sem essa história ou de nunca mais poder experienciar o que foi ler essa história pela primeira vez.

É uma fantasia linda!!! Linda em todos os seus cenários, linda na sua escrita, linda na história, linda na criatividade da autora em criar toda a riqueza que tem nesse mundo que ela criou. Pela primeira vez na minha vida eu gostei tanto do cenário quanto dos personagens. Esse livro me fez lembrar por que eu gosto de ler. Pelo amor de Deus! Juro que estou órfã.
Livinha 21/04/2022minha estante
DO NADA

jusousan 01/03/2021

A Musa dos Pesadelos
Após ser totalmente fisgada por Laini Taylor no livro 1 - Um Estranho Sonhador - e, diante dos diversos acontecimentos, me vi muito ansiosa por ler A Musa dos Pesadelos.

Pois bem, o livro começa exatamente após os últimos acontecimentos do livro 1, e já no início do livro, além de acompanharmos a realidade que se abateu sobre Sarai e, também, além do desenrolar dos fatos que envolvem Lazlo e cia, somos apresentados à duas novas personagens: as irmãs Kora e Nova.

A história das irmãs se entrelaçam com a do plot principal e conduz os leitores para as respostas que eventualmente procurávamos desde o 1º livro.

Temos um desenvolvimento e amadurecimento que obviamente se é esperado de alguns personagens e, para mim, eles se tornam a principal força do livro. Tudo sobre eles é intenso e preenche todos os espaços.

Temos, também, um ritmo da narrativa acelerada e à medida que o enredo se desenrola tudo vai se encaixando. Foi um final surpreendente.

Foi o meu primeiro contato com Laini e, ao meu ver, se tratando de criação de mundos, ela se destacou de uma forma honrosa. Não deixarei de exaltar essa duologia e já quero me aventurar nos outros livros da autora.

Ana Bernardes 11/12/2022

Não sei nem como não ficou bem menos estrelas. Digo isso porque uso um sistema para avaliar e acabou dando 4. Por que eu acharia que essa história não vale tantas estrelas? Ela vale, só que ela me agonizou o tempo inteiro, demorei dois meses para ler ela por conta disso. É frio na barriga e tragédias do início ao fim do livro. Eu pessoalmente achei que ia terminar com todos os principais mortos, mas só lendo que você vai descobrir como termina. ?

Em relação aos personagens eu diria que eles foram incrivelmente bem construídos e aprofundados, é de se chocar, de verdade, mostra-se a história e pano de fundo dos personagens que mais influenciam na história e são tão ricas, humanamente falando (mesmo nem todos sendo exatamente terráqueos ou humanos, não sei), com emoções, erros, acertos, tragédias, perdas, principalmente essas duas últimas, esse livro é puro sofrimento.

Ótimo livro, muito bem escrito, mas não pretendo ler se novo, se espremer sai lágrimas e sangue.

Brenda @caminhanteliterario 23/04/2021

Uma bela expansão de mundo
Sinopse realista: se alguém é poderoso e traumatizado, corra na direção contrária.

Eu estava esperando tudo, menos a introdução de uma nova personagem que ia virar a história do avesso e dar todo sentido a trama. Eu amei os capítulos de Kora e Nova e por consequência, as explicações sobre Skathis e todo o universo por trás disso. Queria ter visto só um pouco mais sobre os outros deuses e suas motivações.

A história como um todo foi muito bem amarrada. Pra onde iam os bebês? Porque Minya não cresce? Qual a história de Lazlo? Porque Skathis foi parar em Lamento? Tudo perfeitamente respondido, com explicações boas e entregues de forma sempre a te deixar mais instigado.

A complexidade dos personagens também é algo muito bem feito, Eril Fane, Minya, Kora, Nova, e até Sarai tiveram atitudes ruins mas nem por isso são pessoas ruins. São atitudes condenáveis, perdoáveis, justificáveis? Impossível dizer! Mas com certeza é isso que move a trama! Eles são obrigados a entender um ao outro, porque a escritora cria artifícios pra que morte do inimigo não seja uma opção. Brilhante!
Os traumas definem essa narrativa, moldando os principais personagens. Minya e Nova são muito similares, movidas por um único objetivo que se tornou tudo pra elas, já que foi a única coisa que sobrou depois do trauma. E o poder da Sarai é tão importante por isso, ela basicamente entra na sua alma e enxerga a sua dor.

Confesso que queria ter visto mais de outros personagens, como Thyon e Calixte, Rubi e Pardal e até mesmo um foco maior em Minya que ficou meio apagadinha no final!
Mas de um modo geral, esse volume arremata toda a história e não deixa nada desejar, e ainda deixa brecha pra outras histórias nesse mesmo universo.

Além disso, não posso deixar de destacar a beleza da escrita dessa mulher, valeria a pena ler só por isso!

julia 09/07/2020

Resenha: A Musa dos Pesadelos
A Musa dos Pesadelos é uma conclusão bonita e comovente dessa série. A construção do mundo é tão única e continua a se expandir nessa continuação, mostrando realmente o quão mágico é esse universo. Os personagens também são muito bem desenvolvidos e se tornam ainda mais complexos à medida que o enredo avança e eles enfrentam novos obstáculos.

A escrita de Laini Taylor é tão incrível. Essa história tem uma atmosfera tão sonhadora, mesmo nos momentos mais tristes e sombrios. Finalmente, tudo vem à tona nessa conclusão e a execução do enredo é muito bem feita. Há tantos momentos tensos e capítulos de partir o coração, mas o final é maravilhoso.

Essa é honestamente a conclusão perfeita para a série, mesmo com aquele final que te deixa com muitas perguntas. Todas as questões do livro anterior são respondidas com uma mistura de pasagens incríveis e um enredo muito bem desenvolvido. Estou muito feliz com a forma como tudo é resolvido, mesmo à custa do meu coração e algumas lágrimas ao longo do caminho.

Lazlo continua sendo meu favorito da vida, mas acho que o foco da história muda dele para Sarai e os outros personagens? Isso não parece tanto um livro de Um Estranho Sonhador e mais como um livro onde Todos estão em apuros. Os vários pontos de vista realmente ajudam a mostrar o quão tensas as coisas são para praticamente todo mundo. E também nos proporciona momentos incríveis de desenvolvimento de personagens de todos eles.

A maneira como as coisas começam a se ajeitar no final e a reviravolta principal é muito bem feita. A virada do enredo realmente me pegou de surpresa! E da melhor maneira possível. Também fornece um paralelo muito bom à história da Minya em particular. O capítulo final é um pouco ... estranhamente colocado e apressado, mas proporciona possibilidades bem interessantes para esse universo.

No final, A Musa dos Pesadelos é uma conclusão boa demais, com um ritmo acelerado e uma narrativa cheia de tensão. A construção do mundo é muito bem explorada e todos os personagens são complexos e intrigantes. Ainda há um pouco de romance para colorir as páginas, mas essa é uma história focada mais no desenvolvimento dos personagens mesmo. Definitivamente, recomendo a série inteira para todos os fãs do YA e Fantasia que procuram algo novo e refrescante para ler.

Tha 22/02/2022

perfeito
O ritmo de leitura desse livro foi bem melhor que o estranho sonhador, conseguir aproveitar mais. Foi bem mais triste, melancólico, mas explicou muito bem os deuses, e os personagens continuam incríveis, lindos, e por mais que na minha opinião muitas páginas a autora se prolongava ou repetia algo que já tinha dito, eu queria mais 500 páginas nesse mundo, a duologia é fechada muito bem, e deixa aquele gosto de querer ver mais, quando foi chegando no final algumas coisas ficaram bem previsíveis, mas se não fosse do jeito que aconteceu eu ficaria muito triste, enfim, amei, foi perfeito.

Janaina 19/03/2022

Incrível
Esse livro é maravilhoso!!!

Assim como o primeiro, é um livro tocante e de leitura fluída que me imergiu no mundo fantástico criado pela autora.

Acontecem tantas coisas neste segundo livro que a sensação que tive ao lê-lo foi a de que fiquei boquiaberta o tempo todo.

Me perguntei muitas vezes como os personagens encontrariam uma solução para os conflitos, pois pareciam não ter saída, ponto para Laini Taylor que com maestria desenvolveu a história deixando tudo muito bem amarrado.

Este segundo livro é muito mais movimentado que o primeiro, tem muita dor e sofrimento, mas sobretudo muito amor, perdão e superação.

Termino a leitura encantada ?

Wallace 01/06/2021

Um desfecho de aquecer o coração
Esse é aquele tipo de desfecho que podemos chamar de "redondinho". A autora explica de forma bastante satisfatória tudo aquilo que gostaríamos de saber ou que ficou em aberto no primeiro livro. Me surpreendi muito com os novos personagens, o ritmo frenético dos acontecimentos e o rumo repentino tomado pelo livro, a partir de sua segunda metade. Definitivamente não esperava que ainda houvesse tanta trama interessante para acontecer. Ainda assim, se tivesse que apontar um defeito para essa história, eu diria que ela peca no desenvolvimento dos personagens secundários, sobretudo aqueles mais próximos do núcleo central (e até mesmo alguns do próprio núcleo rsrs). Apesar disso, é uma história muito bem escrita, num universo com personagens extremamente cativantes. Sentirei falta deles com certeza!
Gabriel Germano 02/06/2021minha estante
Excelente resenha. Concordo com o que apontou a respeito dos personagens.

Ratinha da Biblioteca 26/03/2021

@ratinhadabiblioteca
Eu quero mais! Quero mais viagens na nave, quero mais cria dos deuses, quero mais Lazlo e quero Sarai! Que delicia de mundo, que sonhos maravilhosos ?

Na continuação de Um Estranho Sonhador, vamos compreender melhor quem são os deuses e consequentemente suas crias, vamos descobrir o que aconteceu com as milhares de crianças, vamos sofrer, torcer e nos apaixonar ainda mais por Estranho, o Sonhador.

Amei a escrita, amei a história e amei os sonhos, agora tenho um lugar para ir antes de dormir..