Noites de Tormenta

Noites de Tormenta Nicholas Sparks

Resenhas - Noites De Tormenta

Mell 26/11/2012

Resenha
Noites de Tormenta é o terceiro livro do escritor Nicholas Sparks que leio. Deles, achei o mais fraquinho, e o único que não fez lágrimas rolarem pelo meu rosto. Comecei a leitura (que por conta das provas durou uma semana, shame on me) preocupada com a possibilidade de chorar mais uma vez, e terminei até que decepcionada.
A leitura é super fluida. Há alternância entre o passado e o presente de toda a historia, e maior parte dela é narrada pela própria personagem principal. O por que de eu não ter gostado tanto do livro? O relacionamento de Paul e Adrienne se desenvolve muito rapidamente, de um modo meio irracional e logo no primeiro momento em que se conhecem. Claro que acredito em amor à primeira vista, mas achei super forçado o amor que eles diziam sentir um pelo outro logo no segundo dia. Sou daquelas que acredita que, não importa a intensidade da paixão, "amor" é uma palavra forte demais para ser dita assim, à esmo.
Contudo, o ponto forte da história é, sem dúvidas, o final surpreendente. Foi incrível o desfecho que Sparks deu à história e, apesar de achar bem previsível ao terminar de ler o livro, não imaginava que assim fosse antes de terminar de lê-lo. Confesso que se eu não chorei, cheguei perto. Talvez seja o meu estado emocional atual. Vai saber hahaha
Além disso, achei a escrita do autor muito deliciosa (não achei palavra melhor). É de uma simplicidade que atrai qualquer leitor. Como exemplo do que falo, há a cena em que Paul e Adrienne estão cozinhando:

Enquando Adrienne procurava a assadeira perto do forno, Paul colocou o copo sobre a bancada e foi até a pia. Depois de abrir a torneira, ele ensaboou e esfregou as mãos. Ela reparou que ele esfregara as palmas e as costas das mãos e depois havia limpado cada um dos dedos individualmente. Ele se virou para o forno, ajustou a temperatura e viu o gás dar sinal de que estava ligado.

Fora isso, os personagens me cativaram, coisa que é bem difícil de acontecer num livro tão curto. O caráter das personagens foi muito bem trabalhado, e creio que conheci melhor sobre elas do que o próprio relacionamento delas. O caráter descrito de Paul nos ensina que não há perfeição em ninguém, nem mesmo em romances. E a honestidade de Adrianne nos passa uma ideia visionária de como todos deveríamos agir em nossas vidas. Como sempre acontece, pude aprender ainda mais sobre o ser humano com esse livro de Nicholas Sparks.
A diagramação é ótima. A capa é a do próprio filme (adaptação do livro) que já existe, e cada capítulo se inicia com uma mesma paisagem: a de uma casa a beira mar, alusão à pousada onde tudo acontece. Os erros são mínimos.

veronicasfx 04/12/2021

Mais uma vez, um romance feito para chorar.
É impossível não se emocionar com as histórias do Nicholas. Se você deseja chorar rios de lágrimas e ler sobre um amor verdadeiro, sugiro este livro assim como Diário de uma paixão e Um amor para recordar, outros livros emocionantes.

Raquel268 29/09/2022

É Nicholas Sparks né
AAAAAA que livro gostoso, embora achava que ia sofrer bastante, foi razoável! Confesso que teve horas que ficou meio ??, mas na maioria foi uma delícia. Nunca é tarde para amar essa é a questão.... Os livros desse autor sempre são maravilhosos!!

Mari Siqueira 14/12/2015

Arrasador, como uma noite de tormenta!
Noites de Tormenta é um dos livros mais fofinhos do Nicholas Sparks. Sua escrita água-com-açúcar que conquistou milhões de fãs é, mais uma vez, evidenciada neste romance e apesar de não surpreender, agrada por sua previsibilidade confortável. Com maestria, Sparks fala sobre o amor, a vida e as relações entre um e outro. O foco nesta história é o tempo e sua percepção, o fato de que um instante pode durar uma vida e um amor pode durar para sempre.

Narrando a história de Adrienne Willis, o livro retrata uma vida de dedicação aos filhos e o sofrimento pelo qual ela passou quando, após décadas de casamento, seu marido pediu o divórcio alegando ter se apaixonado por outra mulher. Sua vida previsível e estável, no entanto, esconde um segredo do passado. Um fim de semana em Rodanthe, um homem desconhecido e uma paixão avassaladora.

Paul Flanner sempre teve tudo o que desejava até que a vida lhe tomasse tudo. Após se separar da esposa e brigar com o único filho, ele perde uma paciente na mesa de operações. O cirurgião fica devastado e consumido pela culpa por ter cometido tantos erros com sua própria família e, enfrentando um processo pela família da paciente que faleceu em suas mãos, ele decide abandonar tudo o que tem e recomeçar sua vida.

O que Paul não esperava era que no começo dessa jornada, ele fosse se apaixonar em um fim de semana. Ao se hospedar numa pousada no litoral da California, ele conhece Adrienne e enquanto se preparam para uma intensa tempestade que está por vir, os dois descobrem que o amor pode ser o abrigo que eles tanto procuram - metaforicamente ou não.

Anos depois, em forma de flashbacks, Adrienne compartilha esse segredo com a filha para que ela entenda que a vida, muitas vezes, nos leva a lugares aos quais nunca sonhamos ir e que o amor pode estar onde menos se imagina. Um fim de semana tempestuoso em Rodanthe foi o suficiente para que Adrienne conhecesse o amor de verdade e entendesse que um momento pode durar para sempre.

Um romance com protagonistas mais maduros, Noites de Tormenta se diferencia dos demais justamente por ser um dos únicos livros do autor que se encaixa fora da faixa "etária padrão" dos romances contemporâneos. Não chega a ser seu melhor trabalho, mas conquista como todos os outros porque se há algo que Sparks sabe fazer é conquistar corações e destruí-los no meio do processo. Cada um de seus livros é como uma noite de tempestade, que destrói corações mas é seguida de calmaria.

site: http://loveloversblog.blogspot.com

John 15/06/2020

Uma linda história, como todas que li de Sparks até agora. Nos faz refletir.

Paula1735 28/11/2021

Adrienne mãe de três filhos, vê o seu casamento acabar quando o seu esposo decide ir embora. E quando menos se espera um novo hospede surge em meio a uma tempestade. Num período em Paul está , Adrienne e Paul vão se aproximar em um vai confortar ao outro.

anna3492 15/08/2022

Noites De Tormenta
tenho meus problemas com o Nicholas Sparks, mas nesse livro consegui esquecer quase todos eles. a história é linda, os personagens são bem construídos, o plot é incrível e, de certa forma, inesperado. acredito que foi a primeira vez que li um livro com personagens mais velhos e me surpreendeu positivamente todos os ensinamentos dos que a maturidade pôde me entregar. uma leitura super rápida, fácil e envolvente. pra quem gosta de romance, com certeza irá gostar desse. Nicholas ganhou um pontinho extra comigo ?

Gusmão 30/12/2022

Sempre é tempo de amar
O que mais gostei nesse livro foi a imersão que senti ao lê-lo, você começa com uma história entre mãe e filha e se pergunta o que ela quer contar, mas após chegar ao fim do livro você vê toda a mensagem que ele tem. Achei o livro perfeito e me emocionei, senti que mesmo em poucos dias o amor do casal foi muito verdadeiro e isso só Nicholas consegue fazer. Adoro sempre o fato de que sempre vou conseguir sentir o amor nas suas palavras. Se você quer um livro para descontrair e viajar por uma história diferente das demais, esse é o certo. A maior lição é que mesmo quando você não achar que pode amar, a vida se encarrega de trazer isso pra você.

MaykonGomesOliveir 21/03/2022

Comprei esse livro por que estava por 7 reais (somente por isso hahaha) , nunca tinha visto falar, mas depois que li a sinopse pensei que iria gostar. Li em 2 dias, não porque a história e muito boa ou super envolvente, mas sim pela escrita e diagramação. É um bom livro, mas eu achei bem mais ou menos. Poderia ser mais abrangente a história, ter mais acontecimentos ou coisas que realmente fizessem diferença.

GabrielaSempreGabriela 17/11/2022

super previsível!
estou muito desacostumada com essa escrita... me adaptei com a escrita com mais diálogo e poucos detalhes e agr qnd me deparo com algo do tipo, acho cansativo kkkkk não vou deixar de ler as obras do Nicholas pq ainda assim consigo gostar das histórias dele. mas esse em especial, eu não indicaria.

Beibi Books 06/07/2021

Fácil e envolvente
Um livro muito fácil de ler, flui com uma naturalidade que quando tu vê já acabou. A história é linda e marcante. As vezes o pouco que se vive nos marca pra sempre.

Juliana @4livreira 17/12/2020

A força de uma mulher
Adrienne é aquele tipo de mulher que tem em si mesma a sua base, a sua força, e por isso mesmo torna-se inspiradora.

Com 45 anos, ela acha que o seu casamento fracassou por sua culpa e tenta esquecer todos os problemas cuidando mais de seus filhos adolescentes e seu pai doente.
A leitura corre rápida mas com um peso no enredo que prende o leitor. O romance mal aparece, é mais como uma narração sobre a vida de ambos antes de tudo, uma análise profunda de cada um dos dois.
Paul Flanner é um médico famoso, casado e com um filho. Pai ausente, ele divorcia-se após uma briga com o filho, que parte pra outro país como médico voluntário.

Paul se vê sozinho na mansão em que passou anos de sua vida e relembra toda a trajetória sofrida que o levou até esse momento. E reconhece seu erro e decide sair sem rumo em busca de preencher o vazio que a sua vida fica.
Acho que a leitura é bem pessoal, um pouco arrastada e pra não estragar nada mesmo, não vou me estender mais.
Apesar de ser um livro clichê, aquela coisa que você sabe que vai acontecer, afinal, estamos falando de Sparks, vale a leitura pela história, já que o romance é quase algumas páginas no fim do livro. Ah, e acho que muitas mães vão se identificar com Adrienne!

site: https://www.instagram.com/p/B8MA13cDd8d/