Por que amamos

Por que amamos Renato Noguera

Resenhas - Por que amamos

May 11/12/2020

É um livro curtinho, super fluído e muito interessante que aborda o significado do amor e do amar em diversas culturas. Curti a leitura :)
Heloisa.Agibert 16/12/2021minha estante
Gostei muito, um livro leve e rápido.

joao.cvre 25/05/2023minha estante
Sim, é muito gostoso

Gui 11/04/2021

O homem é um animal político e apaixonado
Nesse livro, Renato Nogueira, com seu incrível conhecimento acerca de áreas as quais geralmente não são do entendimento da maioria, como filosofia e cultura africana, aliado a uma linguagem simples e objetiva, possibilita, a qualquer um, ótimas reflexões acerca do amor, principalmente ao nos mostra inúmeras visões sobre o tema, desde as que o consideram meramente um instinto a outras que o enxergam como fruto da racionalidade e autoconhecimento.

Dessa maneira, percebemos não se tratar de um livro comum, como a maioria que busca impor uma "verdade absoluta" sobre o tema, afinal o foco do autor é apresentar conteúdos diversos para que o leitor tire suas próprias conclusões a medida em que lê, deixando para revelar seu posicionamento apenas na parte final da obra.

Em suma, Por que Amamos é um livro no mínimo espetacular, por nos fazer amarmos essa reflexão acerca do amor, esta definitivamente foi uma das melhores leituras do ano.

Roberta 06/10/2020

Toda forma de amar
Um livro que me atraiu pelo tema, pela vontade de entender e refletir sobre aquilo que faz parte da vida. A leitura é diferente do que eu imaginava, e bem por isso deixa de ser interessante. Não é meramente um livro teórico sobre a história do amor como produto cultural e social, o autor traz várias histórias filosóficas e mitos de diferentes culturas para entendermos as diferenças formas de amar além de trazer reflexões sobre o amor e relacionamentos afetivos.
Amar é um ato político. "Por que amamos? Não há apenas uma resposta - assim como não há apenas uma forma de amor".

Marília 27/07/2021

O que os mitos e a filosofia têm a dizer sobre o amor?
Os personagens deste livros são diversos, o autor se utilizas de vários histórias míticas (que contenham casais amorosos) para explicar a lição que cada uma delas trás sobre o amor.

Mas, os personagens deste livro também podem ser eu e você, e tantos outros por aí, que formam casal com alguém e investem cotidianamente no seu parceiro.

A leitura vale muito a pena, acho que até para os solteiros, talvez principalmente para eles!

Não posso dizer que é mais do mesmo (o amor? o amor? o amor?) porém, contém vários trechos que eu já havia lido em outros livros, exemplificamos de maneiras diferentes.

Nota 5,0 estrelas pelo trabalho realizado pelo autor.

f e l i p e 20/01/2023

poggers
De início, cabe ressaltar as visões de todos os filósofos e pesquisadores que o livro nos traz sobre a temática do amor. É uma discussão aberta com influências culturais e políticas que, com o passar das páginas, vamos entendendo um pouco sobre a percepção de algumas culturas por meio da análise de sua mitologia, sendo este outro aspecto que me fez adorar o livro. Um acervo cultural bastante diversificado com as filosofias de cada povo e análise comparativa social, em que o conhecimento apresentado pode ser aplicável para a vida leitor, como diz uma de minhas partes preferidas citadas no livro:
"A vida é um fenômeno narrativo, e a maneira como nós relatamos nossas histórias, mesmo as mais cotidianas, possibilita que pessoas se aproximem ou se afastem de nós."
Observações como esta acabam por nos fazer refletir sobre a vida e como a vivemos, outro ponto que gostei do livro.
Capítulos sobre obras de Shakespeare, romantismo e como ele é enraizado na sociedade também agregaram muito para a nota final do livro, valendo mencionar um dos meus favoritos, o oitavo capítulo "O presente do amor" que retrata o mito por trás do Festival das Estrelas, sem dúvidas muito interessante ainda contando com o complemento filosófico do Budismo.
Em linhas gerais, o objetivo do livro é nos mostrar como o amor é um fenômeno ou uma arte político-afetiva, como está e estava presente em nossa sociedade. Recomendo fortemente pois além de ser um livro curto, agrega muito em nossos repertórios socioculturais além de, é claro, nos fazer pensar sobre o amor de uma forma mais abrangente e como podemos associar isso a nossas relações cotidianas.

Luiz 05/06/2021

Tem um jeito certo de amar?
Uma leitura interessante. Traz perspectivas culturais diferentes e diversas mitologias pra discutir algo que não tem e provavelmente não terá uma resposta definitiva tão cedo: tem um jeito certo de amar?

Vale demais a leitura, me trouxe reflexões a respeito de relacionamentos atuais e anteriores que me ajudaram a repensar muitas expectativas.

anicca 17/07/2021

O que é amor? Por que o sentimos? E como tem sido entendido?
O livro apresenta uma estrutura interessante: introduz um mito culturalmente diverso, desenvolve um argumento relativo ao amor baseado nele e, por fim, contextualiza as conclusões em uma simpática síntese. Com isso, ao longo de seus onze capítulos possibilita um entendimento mais aprofundado sobre este complexo tema que é o amor.

Tudo a respeito de "Por que amamos" é convidativo e diferente, em especial a abordagem do autor, que é maravilhosa em conteúdo e em didática, e os questionamentos levantados, portanto o recomendo sem medo.

Neste momento, comentarei uma das passagens que mais me interessou quanto ao raciocínio que guia o livro. A fim de transmitir sua mensagem, Noguera estabelece paralelos intrigantes e explora muitas dimensões interpretativas que renovam os mitos, como quando compara a história tupi da vitória-régia ao fluxo travado pelo amor em nosso organismo (fenômeno explicado pelo PhD em Psiquiatria e Psicologia Médica em https://youtu.be/q5pfKoSYquE).

Segundo ele, a confusão de Naiá, que percebe o reflexo da Lua nas águas dos rios e não o satélite natural em si, seguida por seu desesperado mergulho e consequente afogamento, ilustra bem o princípio de um relacionamento romântico: a "cegueira seletiva" com a qual sofrem os envolvidos, que sacraliza o parceiro e torna-o paradisíaco; a profundidade das águas enquanto emoções, que podem ser traiçoeiras, bem diversas do cálculo anterior ao mergulho; e a entrega e vulnerabilidade necessárias ao ato de imergir, que também podem ser entendidas como sacrifício pela pessoa amada ou uma jornada de autodescoberta. Por fim, a metamorfose de Naiá em vitória-régia representaria as variações que se consolidam no transcorrer do relacionamento, pois "um encontro amoroso é um convite para a mudança. O amor possui a capacidade de fazer com que o amante se transforme, cresça, torne-se mais potente."

Ana 02/04/2021

A princípio achei que o livro seria mais reflexivo, científico e filosófico. Mas na verdade trata-se de um livro que fala sobre o amor do ponto de vista de diferentes culturas, sociedades e histórias míticas, e que conclui o seguinte: "Nós amamos porque estamos vivos. A vida impõe a vontade de amar." A leitura não chega a ser das mais informativas, mas conta histórias que nos fazem refletir, com linguagem simples, sobre o amor.

luiza 12/03/2021

por que amamos? | renato noguera
realmente uma leitura muito boa!! as melhores partes são os inícios de cada capítulo onde o autor conta uma história para ilustrar o conceito a ser falado. isso prende muito o leitor!
só não dei mais estrelas porque em alguns momentos eu me senti um pouco como se lendo um "auto-ajuda" e não curto muito. porém é uma observação totalmente particular, assim como toda essa resenha, é claro.
achei também a conclusão muito bonita! vale a pena ler, ainda mais por ser tão curtinho

Agnes.Camargo 08/06/2022

Amamos pois estamos vivos
Esta é a resposta de Nogueira à sua própria pergunta.

Termino este livro muito contente com o conteúdo do primeiro livro que leio deste autor e filósofo carioca.

O prefácio de Djamila Ribeiro já mostra quão promissor é o livro, e de fato entrega o que propõe.

Sem dar a volta em firulas para falar sobre o amor, o autor consegue pontuar desde Adão e Eva, passando por Oxum e a poligamia e não deixando de lado o amor próprio.

Um livro curto com um conteúdo profundo e - a mim - enriquecedor.

Mariana113 13/07/2023

"amar é uma jornada poética."
"nós amamos porque precisamos de outra pessoa para percorrer os caminhos da vida, contar e conhecer novas histórias. nós amamos porque sentimos falta de coisas que não temos e, acima de tudo, porque o nosso desejo busca se saciar no que está fora de nós - e sem desejo a vida seria insuportável.
[...]
nós amamos porque estamos vivos. a vida impõe a vontade de amar. o que nos cabe é encontrar uma boa história para essa aventura."

meu terceiro livro sobre amor do ano e não me canso!!! me encantei tanto por esse. é um livro curtinho, leve e rápido de ler, mas cheio de ensinamentos e conhecimentos.
o que mais gostei foi que em todo começo de capítulo o autor utilizava de contos ou histórias de diferentes culturas e meios para exemplificar e aprofundar a temática. o que torna muito mais fácil e fluido para o leitor compreender seus argumentos e explicações.

amei muito, muito ??

marianamanzano 28/10/2022

razoável
um estudo bem raso sobre o amor, mas abre portas para maiores aprofundamentos.
os exemplos e as explicações são satisfatórias, de qualquer forma.

ótimo começo para estudos mais intensos.

felpssssssssss 01/04/2021

foi um livro totalmente diferente do que eu já li.
o assunto mesmo que causou isso.
um livro de filosofia que fala sobre o amor.
usando diversas culturas do mundo.
tecendo uma linha de pensamento muito gostosa e sutil.
adorei essa leitura.
me surpreendeu.

laly 10/09/2021

o autor destrincha o significado do amor presente nas culturas, se debruçando sobre a filosofia, a mitologia iorubá, indígena e a literatura clássica.
A capa apresenta Oxum com seu espelho, identificando o ato coletivo do amor: "ninguém seria capaz de olhar os próprios olhos sem a ajuda de um espelho", ou seja, sem o outre que me olha.
Nesse sentido, o amor é pensado numa dimensão coletiva, política e espiritual, de autoconhecimento para e com a comunidade.

Leticia 25/05/2022

Porque amamos propõe discussões sobre o amor acerca da cultura, filosofia, literatura, compreendendo várias dimensões, sendo que um dos pontos mais importantes é reconhecer que o amor é um ato político. O livro possui capítulos curtos e uma escrita bem leve.