Por que amamos

Por que amamos Renato Noguera

Resenhas - Por que amamos

viniiciusaantos 01/06/2022

Várias formas de amar
O livro cita várias formas de se enxergar o amor, desde visões filosóficas plantonistas, passando por Shakespeare, religiões africanas e sociedades. Gostaria de encontrar mais livros assim.

Eliza.Rezende 02/05/2022

Vale a leitura, a escrita é leve e acessível. Pode ser lido tanto para estudo como por curiosidade no assunto. O autor apresenta mitos e estudos científicos para explicar a imensidão do amor.

Vini 24/11/2021

Simplesmente perfeito !!
Não vou mentir, antes de começar realmente a ler, eu não estava muito interessado no livro, pois na minha cabeça séria algo chato, clichê, mas quando eu realmente comecei a ler, nossa, cada capítulo fazia abrir meu olhos para tantos assuntos que eu ficava "mdsss", esse livro me ajudou muito em algumas questões.
Entre todos os capítulos, o meu favorito foi da Vitória-Regia, me deixou pensativo por dias, porque realmente foi algo abriu minha cabeça, mas recomendo muito o livro, simplesmente perfeito, ele não dá uma receita de como ter um relacionamento ou um amor, mas te dá conselhos para que tenha um relacionamento saudável, e por isso amei o livro e recomendo para todo mundo essa perfeição

Laura 26/09/2022

Living in my mind rent-free
Na época em que terminei esse livro pensei que era um bom livro de introdução ao assunto e que no geral, cumpria o que ele se propunha a fazer, e é isso.
Agora, meses depois de ter terminado a leitura, me pego pensado em várias menções e interpretações que o livro apresenta.
O que me deu a sensação de que faltava algo após a finalização do livro talvez tenha sido o comprimento dos capítulos, tinha achado-os muito curtos,as agora eu vejo que isso, na verdade, foi um ponto acertado pelo livro. Pelo fato de serem capítulos objetivos fez com que as coisas ficassem bem claras e fossem lembradas mais facilmente.
Gostei demais, estou sempre recomendando e comentando sobre.

Viih 01/11/2022

Um estudo e tanto!
"A vida impõe a vontade de amar. O que nos cabe é encontra uma boa história para essa aventura."
Eu adorei esse livro, contém bastante estudo e fontes confiáveis. Uma obra que trata do amor verdadeiro de maneira explicativa e compreensível. "Por que amamos?" me ensinou muito, não só sobre a construção do amor, mas também relatos filosóficos e mitologias a respeito.
Só não dou uma avaliação máxima, pois muitas vezes senti que o escritor colocou demais a opinião própria e variáveis limitadas ao invés de apresentar outras.
Fora isso, o livro é ótimo e bem rapidinho de ler. Recomendo, é interessante.

Carol.Nogueira 26/09/2021

Por que amamos?
Amamos porque estamos vivos.

Eu amei esse livrinho, navegar por diferentes culturas e tempos pela ótica do amor. O tema sempre me fascinou, e o livro não esgotou o assunto (impossível), mas trouxe diversas reflexões e conhecimentos importantes, escrita leve, e ao mesmo tempo muito bem embasada, eu, como Historiadora, indico de olhos fechados, um autor sério, didático e responsável com a conhecimento histórico, para além da multidisciplinaridade do livro.

Deise Leal 20/09/2021

O fazer político da arte de amar
Por que amamos é um livro bastante didático e de introdução a um estudo sobre o amor. Tanto em mitos e como a filosofia enxerga o amor.
É um caminho bonito o que o Renato Noguera decide trilhar no livro, abrindo espaço inclusive para mais pesquisas na área. Ao fim, ele responde a pergunta ?Por que amamos?? destacando o campo político do amor.

É um bom livro!

Nathália Có 10/06/2022

Agregador nos conhecimentos gerais sobre o amor, trazendo filosofias de povos diferentes. Propõe a reflexão de diferentes maneiras. Senti falta de aprofundar mais alguns pensamentos ao invés de citar essas filosofias.

Cavandri 03/04/2022

Leitura fluída
Adorei todas as perspectivas trazidas? as mitologias e história. Livro bem articulado e de fácil compreensão, nos traz uma compreensão do amor muitas vezes já desenvolvidas em conversas entre amigos, mas de forma fundamentada. Curti o fim com aspectos da psicanálise.

Sara 19/06/2022

nós amamos porque estamos vivos
"um relacionamento amoroso não é uma experiência entre conterrâneos, mas sim entre estrangeiros. Assim a relação amorosa pode ser vista como um convite a hospitalidade. Ela nunca será totalmente compatível conosco, uma vez que é outro ser humano...O que precisamos é ter uma abertura existencial para receber a pessoa que amamos, isto é, assumir que somos diferentes e que a arte do encontro é um esforço que precisa de uma espécie de tradução. O estrangeiro fala outra língua, a pessoa amada tem sua própria gramática. Um bom anfitrião não é aquele que somente apresenta, ou pior, impõe sua culinária e os seus costumes, mas aquele que aprende a fazer os pratos favoritos do hóspede e está disposto a aprender mais sobre sua cultura e seus costumes". Com o início da minha vida adulta eu senti pela primeira vez a experiência de amar alguém românticamente e senti a necessidade de entender meus sentimentos, acho que do mesmo jeito que ao receber um estrangeiro em casa eu tentaria estudar sobre de onde ele veio e o que fazer para dar conforto a ele é o que to fazendo para amar e saber como amar também, acho que o livro usou de bons argumentos científico, sociais e filosófico para a tese defendida e mais que isso, entrou em acordo com a bell hoocks que também defende que amar é um ato político e que engloba todas as esferas da nossa vida. Eu me sinto feliz de estar já no caminho para acolher um estrangeiro e aprender e confortar na sua visita ao meu afeto, e aceitar que talvez possa ser uma experiência que fracasse, no final o que importa é viver e me deixar sentir assim como Freud diria. Recomendo muito esse livro, as vezes a gente precisa entender o que é amar algum com toda a complexidade que isso exige

Márlon 14/01/2021

No lançamento do livro, tive uma intenção de aprofundamento na temática, que o livro não contempla. Porém, seus apontamentos são extremamente importantes e por isso, vale a leitura!

Re Vitorino 25/06/2022

Por que amamos?
Cada capítulo inicia com uma lenda mito, menção a um caso histórico ou personagens conhecidos e a análise considera diversos teóricos africanos, asiáticos e latinos, e sair do eixo Estados Unidos-Europa é bastante enriquecedor.

thalia164 04/01/2021

daqueles levinhos de se ler...
Para alguns considerado um livro de "auto-ajuda" sobre o amor, o livro de Renato Noguera traz diversas reflexões sobre a paixão, o amor romântico, o poliamor, autoconhecimento, entre outras categorias. Conectando de forma leve com mitologias, histórias e lendas.

Ainda bem que o escolhi para ser minha primeira leitura do ano, com uma leveza incrível me fez analisar as nuances de um relacionamento amoroso e formas de amar.

Ninasg 05/12/2020

Por que amamos?
Livro incrível para quem deseja conhecer melhor as diferentes formas de amar expressas por diferentes culturas. Com linguagem simples e clara, o autor nos mostra como os mitos ao redor do mundo possuem importantes ensinamentos sobre o amor.
Ansiosa para ler mais obras do autor.

Nan 27/11/2020

O livro trás visões do amor partindo de todos os ambientos, como religião, tanto cristã quando africana, por visões filosóficas, místicas, folcloricas e literárias. Fala sobre amor romântico, platônico, poliamor e no fim tem uma brilhante conclusão.

Amamos, porque estamos vivos