Por que amamos

Resenhas - Por que amamos

Sandra Rosa 09/02/2022

AMAR É ESCUTAR
Ótimo livro!
Apresenta várias formas de relações em outras culturas, algumas bem polêmicas para nosso entendimento.
Ainda trás muitas indicações de obras e pesquisa.
Recomendo muito!

Leticia 25/05/2022

Porque amamos propõe discussões sobre o amor acerca da cultura, filosofia, literatura, compreendendo várias dimensões, sendo que um dos pontos mais importantes é reconhecer que o amor é um ato político. O livro possui capítulos curtos e uma escrita bem leve.

laly 10/09/2021

o autor destrincha o significado do amor presente nas culturas, se debruçando sobre a filosofia, a mitologia iorubá, indígena e a literatura clássica.
A capa apresenta Oxum com seu espelho, identificando o ato coletivo do amor: "ninguém seria capaz de olhar os próprios olhos sem a ajuda de um espelho", ou seja, sem o outre que me olha.
Nesse sentido, o amor é pensado numa dimensão coletiva, política e espiritual, de autoconhecimento para e com a comunidade.

Milena.Margutti 17/07/2022

Satisfatório!
O que dizer desse livro? Uma obra que provoca reflexões profundas, dá o que pensar sobre a forma como nos relacionamos, como demonstramos o que sentimos, e o que buscar dentro de uma relação, como fazê-la o mais saudável possível. Com caminhos trazidos por lendas e mitos de várias culturas e pensamentos de filósofos clássicos e contemporâneos, a obra traça um caminho pra explicar por que amamos. Amei!

Daisy 23/01/2021

Os caminhos do amor...
O que me encanta no Noguera é a clareza, objetividade e didática... sem perder as referências culturais ocidentais, nos apresenta através das filosofias, mitos e outras narrativas culturais possíveis, narrativas não só do amor, mas dos nossos afetos!!!

Um livro que captura pela fluidez!

Tiago.Ropke 29/03/2022

Bem tri as histórias relacionadas ao amor de outras culturas... a gente esta muito acostumado a só as ouvir as histórias do ocidente! Baita livro, bem fácil de ler e bem legal pra repensar sobre as relações amorosas. Algumas histórias tive vontade de anotar pra poder contar depois.

dionisocastro 04/02/2021

A arte de amar em diferentes histórias
Em "Por que amamos", Renato Noguera nos apresenta a uma série de histórias rápidas, uma de cada parte do mundo pra introduzir uma série de conceitos que nos faz pensar sobre o amor.

A leitura é muito envolvente e é um livro para ser lido numa tarde. A linguagem é simples, mas ainda assim consegue trazer uma série de reflexões. Recomendo muito a qualquer pessoa que queira pensar sobre o amor.

Carolina Del Puppo 13/11/2020

Necessário
Aprendi bastante com esse livro, e acho que todos deveriam ler pois é muito interessante e leve.

Amanda 27/09/2022

Com uma escrita dinâmica e muito didática Renato nos apresenta as várias facetas do amor na contemporaneidade, fazendo uma contextualização teórica e histórica dos modos com que a sociedade foi constituindo cada concepção. Por meio desse livro o autor busca nos mostrar que há várias maneiras de amar e que nenhuma delas está certa ou errada, cabendo a cada um entender e decidir o que é melhor pra si. Gostei muito de ter contato com essa obra. É extremamente satisfatório ler algo tão livre de julgamentos e que ao mesmo tempo apresenta o conhecimento de forma leve e prática.

Hiô 24/01/2023

Certamente um livro que vou indicar pra outras pessoas. É uma leitura bem fluida e tranquila. Gostei bastante que antes do autor falar sobre as várias formas de amor e relações, ele cita exemplos de histórias mitológicas, crenças e culturas.

Elide 22/03/2023

"o amor é como uma montanha"
Em 11 capítulos discutindo diferentes aspectos do amor, no sentido romântico, como o ciúme, o poliamor e o amor platônico, Renato Noguera inicia os capítulos com fábulas, a maioria africanas, que tão o tom metafórico para o capítulo que segue. Ao final de cada capítulo também faz um resuminho da discussão, tornando o livro muito didático. Um livro que provoca a reflexão e auto análise.

Bella 11/12/2020

Aaaa o amor, várias formas de explicar e de sentir, muitos entendimentos, mas só a gente sabe o que q gente sente.

duda 17/06/2021

?amar é um ato político?
Uma leitura leve, rápida e interessante. Os contos no começo de cada capítulo ajudam a entender melhor como o amor está presente em tudo nas nossas vidas e que precisamos do amor para continuar vivendo - ou seja, amar é inevitável.

Carol.Nogueira 26/09/2021

Por que amamos?
Amamos porque estamos vivos.

Eu amei esse livrinho, navegar por diferentes culturas e tempos pela ótica do amor. O tema sempre me fascinou, e o livro não esgotou o assunto (impossível), mas trouxe diversas reflexões e conhecimentos importantes, escrita leve, e ao mesmo tempo muito bem embasada, eu, como Historiadora, indico de olhos fechados, um autor sério, didático e responsável com a conhecimento histórico, para além da multidisciplinaridade do livro.

viniiciusaantos 01/06/2022

Várias formas de amar
O livro cita várias formas de se enxergar o amor, desde visões filosóficas plantonistas, passando por Shakespeare, religiões africanas e sociedades. Gostaria de encontrar mais livros assim.