O Timbre

O Timbre Neal Shusterman

Resenhas - O Timbre

Ana 27/12/2023

Honorável
Pode ser esse o título do livro
Ética
Honra
Poder
Amor
Tudo isso pode explicar essa trilogia e ainda mais o terceiro livro. Achei maravilhoso ainda que o final deixe um pouco a desejar
debsleitura 28/12/2023minha estante
sim, eu acabei de ler esse último livro agora e to pasma com esse final (???)

Marcos 26/12/2023

Timbre ressoante
Neste terceiro e concluinte livro da saga Scythe de Neal Shusterman, a entrega de uma alegoria religiosa, principalmente ao cristianismo é interessante, e estava bem contente com essa leitura até um pouco da metade do livro. Porém do final em diante senti que se arrastara e nos capítulos finais mesmo, foi tão corrido que acabei divagando e perdendo o ânimo. O final foi surpreendente como os anteriores, mas sinto que personagens principais não receberam um fim tão digno e fechado. Mas toda a significância da série foi impressionante, minha mais nova saga favorita.

h2l 25/12/2023

Foi difícil terminar esse último livro, muito maçante, demorou demais para engatar a leitura, aconteceram várias coisas aqui que achei um pouco sem nexo, mas que teve suas explicações. O meu trio favorito achei muito injustiçado, o Rowan coitado só se fudeu. Sobre o final podia ser pior, então não vou reclamar.

sweetbookomine 25/12/2023

5? - a trilogia perfeita existe
Terminei o livro emocionada e arrepiada!! que livro lindo, sensível. ele usa a ficção científica de forma super inteligente pra questionar e desafiar um dos maiores medos humanos: a morte.

as soluções que o neal apresentou pra fechamento da trilogia são sensacionais. a cada capítulo o livro me surpreendeu e me deixou ansiosa pra saber qual ideia brilhante ele teria pro rumo da história.

rowan é meu queridinho. amo demais os personagens desse livro e eu amei o destino deles e o desfecho da trama. o timbre foi genial e encerrou a história do jeito certo: com equilíbrio, ação e a mensagem de que só a certeza do fim dá sentido à beleza da vida. te amo trilogia scythe te amo!!!!

Luca47 24/12/2023

Trilogia sensacional.
O ceifador, a núvem e agora o timbre. Com toda certeza uma das melhores trilogias que eu já li.

Recomendo!

Tha 23/12/2023

Esse livro pra mim foi um misto de sentimentos.... Eu gostei muito da história, nunca li uma trilogia tão rápido..pretendo ler o extra (As Foices) e mais pra frente vou reler a trilogia..

Hannah 23/12/2023

Bom, mas esperava mais
Após a queda de Perdura, a Nimbus-Cúmulo marca quase todas pessoas como infratoras, menos uma: Greyson. Escondido dentre os tonistas, ele é elevado ao posto de Timbre, unidade mística que ouve a ?Trovoada?. Assim, ele assume diversas missões da Nimbus na tentativa de salvar a população mundial da Ceifa, regida principalmente pelo agora Suprapunhal Goddard.

Cerca de 3 anos após todos acontecimentos do último livro, eis que finalmente conseguem retirar o que sobrou de Perdura. A ceifa amazônica, com a ajuda de Jerico, um especialista em resgate marítimo, conseguem recuperar não só as pedras dos ceifadores mas também 2 peças fundamentais, e porque não a esperança da humanidade?

? É muito interessante ver a ligação entre todos os personagens e os planos que a Nimbus-Cúmulo deu a todos, interligando-os aos poucos.

Apesar da tensão final, de saber se conseguiriam cumprir suas missões ou não; a impressão que deu é que ficou tudo muito corrido. Então não dava pra saber o que motivou cada personagem a tomar sua escolha no final. Não é que eu não goste de livros em aberto, eu amo; mas parece que ele ficou sem realmente um desfecho adequado para alguns personagens.

rayssadioli 23/12/2023

A trilogia teve um ótimo desfecho, mas há coisas que me fizeram gostar menos desse livro de que seus antecessores (acredito que seja por causa do início, que foi bem chato pra mim, o que afetou um pouco minha experiência). Todavia, apesar disso, a história foi bem concluída, contendo um final digno.

O início me irritou bastante, principalmente por causa do Goddard ganhando cada vez mais poder (devido ao ódio exacerbado, eu cheguei a rabiscar algumas páginasKKK). O autor conseguiu fazer com que eu tivesse sentimentos variados durante a leitura (alegria, tristeza, ódio, ansiedade, admiração?), o que fez com que eu me apegasse ainda mais à história.

O que eu mais gostei, nesse livro em específico, foi a introdução de Jeri, um personagem gênero-fluido. Eu como alguém não-binário adoro quando me sinto, de alguma forma, representada em algo, e aqui me alegrei muito ao saber que o autor introduziu um personagem não-binário (me vi representado ali, mesmo que eu seja agênero), já que é raro encontrarmos esse tipo de representatividade.

Não encontrei nenhuma ponta solta, o desfecho foi incrível e deixou aquele gostinho de quero mais. O autor soube fechar a história com maestria, de modo que tudo foi se encaixando e fazendo sentido. E a escrita dele só auxilia na fluidez da história, tornando-a bastante agradável de ser lida.

Há também críticas, mesmo que de forma indireta, na história, e Neil soube as traçar muito bem, de forma que fui levada à reflexão em diversos momentos da narrativa.

A relação entre Anastasia e Rowan se aprofunda ainda mais, principalmente devido à distância dos dois, e eles só se reencontram quase no fim do livro, mas valeu muito a pena esperar, foi incrível.

Estou triste de ter que me despedir dessa história, que, sem dúvida alguma, foi uma das melhores que já li (vai ser uma das que vou guardar para sempre na memória). Além disso, foi uma das ficções imersivas que já li; quando você começa, torna-se difícil de interromper. Enfim, sentirei muita falta da história e de todos os personagens, exceto Goddard KKKK.

Ramon98 22/12/2023

EU VOU ME MATAR NA SUA FRENTE, NEAL
PQP OLHE AI SINCERAMENTE...... Gente do céu, eu to até sem palavras, completamente embasbacado com o final desse livro, com essa contrução magnífica. Meu Deus do céu o que É esse livro?? Ele é uma obra de arte, Neal, vc criou uma OBRA DE ARTE. Eu JAMAIS conseguiria pensar nesse final, JAMAIS. Não passou pela minha cabeça em momento algum. Gente, a saga é maravilhosa, eu nao dava nada e hoje é minha saga favorita. Neal Shusterman, vc é o escritor do milênio. Como pode três livros terem mudado minha vida completamente. EU NUNCA MAIS VOU SER O MESMO. Exatos 113 anos, foi o número que me marcou. Eu simplesmente amei tudo desse livro, as críticas, os personagens. Eu to completamente apaixonado por esse universo e confesso que to até chorando enquanto escrevo isso, pq só de lembrar dos personagens que passaram durante a história, me deixa emotivo. Eu sou filho do relacionamento da Citra e do Rowan e nenhum casal sofreu mais que eles. Dito isto, melhor livro que eu li, 5 estrelas favoritado, chorei igual uma 🤬 #$%!& , uma cadela. Te amo, Neal.

JottaPeh 20/12/2023

O pior livro da trilogia pqp como pode começar de uma maneira excelente e chegar no terceiro livro dessa maneira podre, acrescentou milhares de personagens se perdeu em todo caminhar dos personagens, Rowan simplesmente o fudido do início ao fim.

Apenas depressão da minha parte sobre esse fim horroroso e o foda q a iniciativa e maravilhosa.

gigi havilliard 19/12/2023

Essa série virou uma das minhas favoritas da vida.
Quando eu falo que a minha experiência lendo não só O Timbre, mas também O Ceifador e A Nuvem foi absurda de incrível eu tô dizendo que foi ABSURDA DE INCRÍVEL MESMO! Poxa, que série maravilhosa! Não só o plot em si, mas todos os personagens e as reflexões que eles trouxeram são realmente impactantes.

Eu realmente me apeguei aos personagens, principalmente pela Citra. Eu já disse isso anteriormente, mas vou continuar afirmando: a evolução dela como pessoa e protagonista é SURREAL! Eu me vi torcendo por ela em todo o momento da história! Confesso que senti uma saudade indescritível da Ceifadora Curie? Elas duas eram as melhores juntas, sério. A relação dela com o Rowan nos últimos capítulos foi muito muito fofo! Achei que não poderia ter um final melhor para os dois.

O Greyson também é um personagem de se admirar durante esse livro. Ele realmente é um dos únicos personagens genuinamente honestos que já li. Tudo que acontece com ele não só durante essa obra, mas ao longo da saga toda é uma loucura e mesmo assim, ele nunca perdeu sua essência e sua vontade de fazer o certo.

Agora sobre o plot, eu particularmente gostei! Foi totalmente inesperado para mim e achei uma das únicas maneiras de resolver todos os problemas que estavam se desenvolvendo cada vez mais ao longo da história. O modo como os Ceifadores foram ressignificados no final foi com certeza uma das minhas partes favoritas. Confesso que gostaria de ter visto mais sobre o Ceifador Faraday e a Ceifadora Rand durante o livro, mas tudo bem!

Eu também simplesmente AMEI o jeito como o autor foi inserindo pequenos acontecimentos e detalhes aparentemente aleatórios durante toda a série para no final juntar tudo e todos. Tudo se encaixou perfeitamente e o modo como todos se uniram e trabalharam juntos foi super fofo! Incrível!?

Resumindo, eu com certeza recomendo MUITO essa série! Foi uma experiência totalmente diferente de tudo que já li! A ideia é genial, o plot é genial e os personagens são geniais! Definitivamente um favoritado!

Leve spoiler a seguir: Gostaria que a Ceifa tivesse se resolvido e que tudo voltasse ao normal no final? Óbvio! Mas isso nunca aconteceria, pois além de ser extremamente clichê e previsível, o próprio livro mostra que em uma organização exclusivamente organizado por humanos, haverá corrupção e manipulação. Infelizmente, porém, a verdade nua e crua.

luizaxfm 17/12/2023

"A grandiosidade é superestimada."
"- Eu esperava mais de vossa excelência.
- Esse erro foi seu."

"Mas, como artista, queria mais do que apenas o aceitável. Queria ser excepcional. Se não pudesse ser excepcional, de que adiantaria?"

"Eu sei dessas coisas mas nunca senti a realidade delas! Meu deus, como você suportam? Como não se dissolvem em uma poça de emoções quando olham para cima? A maravilha que é!"

"Não estrague isso com nomes. Não tenho nenhum nome agora. Nenhuma designação. Neste momento, e até o fim deste momento, sou apenas aquilo que existe."

"O constrangimento é contraproducente. Portanto, devemos deixar essa sensação de lado."

"Somos seres imperfeitos. Como poderíamos encaixar em um mundo perfeito?"

"Por que a humanidade era atormentada por medos tão irracionais?"

"- Não te odeio. É só que você é sempre tão cheia de si.
- Sou inabalável. Com tantas coisas em fluxo, sempre deve haver alguém que se mantém firme."

"- Aquilo que vem não pode ser evitado.
- Tudo pode ser evitado se você se esforçar o suficiente."

"- Você é um pessoa terrível. Você é uma pessoa maravilhosa.
- E, então, qual é a verdade?
- Por que você não consegue enxergar que as duas afirmações são verdadeiras?"

"- Estou com medo.
- Isso não é uma coisa ruim. É a natureza da vida temer o seu próprio fim. É assim que sei que estamos vivendo de verdade."

Fernanda.Assis 16/12/2023

Este livro encerra a história dos ceifadores, e sinceramente, não esperava que acontecesse o que aconteceu. Gostei bastante do reencontro entre Citra, Rowan e Faraday, além de descobrir mais sobre os segredos da ceifa, dos primeiros ceifadores, revelando que não eram o que o povo pensava. Mostra que não há necessidade de ter ceifadores neste mundo. goddard é um ótimo vilão, tenho odio desde o primeiro livro
é incrível como Citra e Rowan mostram ser tão incríveis. Mesmo após o fim da era dos ceifadores, o modo como Faraday lidou com isso, dedicando-se a ajudar os outros, é impressionante. Ele é incrível.

O desfecho superou minhas expectativas, dado o tanto de coisas acontecendo nesse mundo e muitos problemas. Eu me questionava como resolveriam tudo em apenas um livro, como deixariam tudo perfeito. O final foi legal e interessante, talvez um pouco chato em alguns momentos, mas, refletindo sobre isso, não consigo imaginar outra forma de resolver a situação. Vou sentir muita falta dessa história; tenho muita vontade de reler essa trilogia um dia.