O Timbre

O Timbre Neal Shusterman

Resenhas - O Timbre

Lorac 03/01/2024

Incrível
Essa trilogia foi uma das melhores que já li. A narrativa é inteligente e me instigava a ler mais e a raciocinar muito sobre os acontecimentos.
O final é surpreendente, lindo e inteligente... Leiam e entenderão.

Bruno236 02/01/2024

É um final satisfatório.

Achei o começo um pouco lento e até meio confuso com aquela questão do Timbre.

Por ser o último livro da trilogia confesso que esperava um final MUITO mais épico.
Na minha opinião o autor gasta um tempo desnecessário narrando alguns acontecimentos daquela ilha deserta enquanto o mundo pega fogo. Pra mim essas foram as partes mais entediantes do livro.

O final, apesar de não ser horrível, não fez jus aos personagens pq se eu os interpretei da forma correta eles jamais topariam meter o pé do planeta terra e deixar o Goddard dominar tudo? (mas vai que eu entendi tudo errado, né)

Falando em Goddard, não curti também o final dele. Eu esperava um embate DAQUELES entre ele e os mocinhos que ele perseguiu tanto, mas nem kk

Mesmo pontuando esses pontos que foram negativos pra mim, continuo gostando da trilogia como um todo, afinal, ela aborda tópicos interessantes como a dependência da tecnologia, fanatismo religioso, a necessidade que a humanidade tem de seguir e venerar um líder e também sobre como finitude da vida é o que dá mais força e sentido à ela. A gente só dá valor a vida pq sabe que ela não vai durar pra sempre.

PS: o que aconteceu com a Loriana e o Morrison? Eles ficaram vivos ou foram de comes e bebes?

ThMoon 31/12/2023

Finalizado
Eu gostei da história gostei do desenvolvimento dos personagens a complexidade do relacionamento do Greyson com Jeri e a Nimbu-Cumulo eu adoro relacionamento da Citra e do Rowan, resumindo eu acho muito bem tratado os ciclos e os relacionamentos gosto muito de como a história desenvolve essas coisas mas eu senti um pouco de falta na hora de mostrar o que estava acontecendo com o Rowan e também eu senti que tava faltando alguma coisa por mais que eu tenha gostado do final achado bom emocionante achado a ideia deles de acabar com a ceifa muito interessante eu ainda achei que eu terminei sentindo que faltava alguma coisinha mas no geral eu adorei a trilogia e achei incrível eu gostei muito.

Rafa 30/12/2023

Um tapa na cara necessário.
Este livro é uma exploração fantástica da humanidade e de todos os seus defeitos, mas também de sua beleza. Neal Shusterman criou um sistema tão complexo e bem pensado que desafia a sociedade moderna.

Neste desfecho da trilogia Scythe, ditadores, profetas e novas tensões sociais surgem no suposto planeta perfeito. Será que a humanidade será dilacerada pela imortalidade que conquistou?

Talvez nunca superarei a sabedoria que esse enredo contém. Ainda que eu tenha me sentido frustrada com a resolução do conflito central e com o desenvolvimento inerte de Citra e Rowan, havia uma beleza fascinante na galeria de personagens que podem parecer muito diferentes à primeira vista, mas cujo destinos estão intimamente ligados.

O problema é que não sei se devo considerar o valor literário do livro ou o meu próprio prazer e experiência de leitura. Por exemplo, eu aprecio o significado dessa trilogia para a literatura contemporânea, porém particularmente eu não gostei muito de como acabou. Não causou nenhuma emoção em mim.

Exceto Greyson.

Eu ficava ansiosa para ler os pontos de vista dele e amei a maneira como o personagem foi desenvolvido em suas diversas personas. A chegada de Jerico Soberanis e o sútil triângulo amoroso o enriqueceu ainda mais. Eu achei sensível e poético o modo como Neal trabalhou o contraste entre inteligência artificial e humana através deles.

Outro ponto que me decepcionou foi o vilão que merecia um fim mais digno. Acredito que o arremate da história está ligado ao estilo de escrita do autor e a sua capacidade de entrelaçar toda a trama criada. Embora eu tenha críticas quanto a isso, a escrita de Neal é fluida, direta e cirúrgica.

Recomendo sinceramente esse livro a todos que gostam de ficção científica que traz tópicos que são relevantes hoje em dia.

nat_ 29/12/2023

Que palhaçada
A nota 3 se deve principalmente pelo apego que eu tenho pelos outros livros da trilogia, e não por esse último.
O livro é extremamente maçante, o autor passou 70% da história tentando convencer o leitor que o Goddard era um vilão realmente ruim, o que a gente já tinha entendido muito antes, cada capítulo uma nova informação importante era dada, mas sem uma explicação ou contexto ficou difícil de entender o que deveríamos absorver.
Além disso, os personagens principais aos quais ficamos muito apegados nos outros livros, ficaram em segundo plano durante muito tempo, só tiveram grande relevância no final (antes disso, era só sofrimento), personagens que tinham muito potencial, como Munira, não conseguiram se destacar, ficou tudo muito corrido.
Mas pra mim, o foco com afinco nos tonistas, foi o pior, eles nunca tiveram relevância nos outros livros, e nesse a quantidade de informações que tivemos sobre eles foi muito repentina, e não acho que era um bom grupo pra ter tanta importância nesse final, apesar de que ainda fossem vistos como piada.
Eu gostei muito do romance entre Greyson e Jeri, achei leve e descontraído nas partes em que o livro ficava muito repetitivo, porém eu odiei o final da Anastácia e do Rowan. Pode ter sido só eu, mas na minha concepção é muito esquisito ele com uns 200 anos continuar apaixonado pela Anastácia de 20.
Eu amei os outros livros, e foi esse o único motivo de ter terminado o último, apesar de que esse final nem tenha parecido um final.

Jey Canavezes 28/12/2023

Rowan eu te amo!
Que final, senhoras e senhores!
Eu estou altamente impactada, não esperava um monte de reviravolta. 3 pontos apenas me deixaram levemente chateada, mas respeito.
Amo todos esses personagens, mas o meu coração é todinho do Rowan! Ele foi tudo nessa história e eu guardo ele num potinho cheio de amor!

nathvasqz 27/12/2023

Chocada
Eu gastei todos os meus post-it fazendo marcação nesse livro. Para 1 coisa que dava certo, mais 3 davam errado. Era bomba atrás de bomba, eu fiquei desesperada, estava dando tudo errado. Mas aquele final, meu deus.

Ana 27/12/2023

Honorável
Pode ser esse o título do livro
Ética
Honra
Poder
Amor
Tudo isso pode explicar essa trilogia e ainda mais o terceiro livro. Achei maravilhoso ainda que o final deixe um pouco a desejar
debsleitura 28/12/2023minha estante
sim, eu acabei de ler esse último livro agora e to pasma com esse final (???)

Marcos 26/12/2023

Timbre ressoante
Neste terceiro e concluinte livro da saga Scythe de Neal Shusterman, a entrega de uma alegoria religiosa, principalmente ao cristianismo é interessante, e estava bem contente com essa leitura até um pouco da metade do livro. Porém do final em diante senti que se arrastara e nos capítulos finais mesmo, foi tão corrido que acabei divagando e perdendo o ânimo. O final foi surpreendente como os anteriores, mas sinto que personagens principais não receberam um fim tão digno e fechado. Mas toda a significância da série foi impressionante, minha mais nova saga favorita.

h2l 25/12/2023

Foi difícil terminar esse último livro, muito maçante, demorou demais para engatar a leitura, aconteceram várias coisas aqui que achei um pouco sem nexo, mas que teve suas explicações. O meu trio favorito achei muito injustiçado, o Rowan coitado só se fudeu. Sobre o final podia ser pior, então não vou reclamar.

sweetbookomine 25/12/2023

5? - a trilogia perfeita existe
Terminei o livro emocionada e arrepiada!! que livro lindo, sensível. ele usa a ficção científica de forma super inteligente pra questionar e desafiar um dos maiores medos humanos: a morte.

as soluções que o neal apresentou pra fechamento da trilogia são sensacionais. a cada capítulo o livro me surpreendeu e me deixou ansiosa pra saber qual ideia brilhante ele teria pro rumo da história.

rowan é meu queridinho. amo demais os personagens desse livro e eu amei o destino deles e o desfecho da trama. o timbre foi genial e encerrou a história do jeito certo: com equilíbrio, ação e a mensagem de que só a certeza do fim dá sentido à beleza da vida. te amo trilogia scythe te amo!!!!