O Menino do Dedo Verde

O Menino do Dedo Verde Maurice Druon

Resenhas - O Menino do Dedo Verde

Marta 10/05/2020

Um grande pequeno menino
Era uma vez Tistu. Tistu era um menino diferente de todo mundo. Com uma vidinha inteiramente sua, o pequeno de olhos azuis e com os cabelos loiros, deixava impressões digitais que tinha o poder de com um toque nascer plantas e a alegria.
Os feitos de seu dedo verde eram originais e um segredo entre ele e o velho jardineiro, Bigode, para quem seu polegar era invisível e seu talento, oculto, um dom do céu. Até o final surpreendente e singelo.
Se gostou da resenha, siga e acompanhe o meu perfil literário no instagram: @petalasdeflorchuvadeamor

site: https://www.instagram.com/p/B_NiDn0DuNG/?utm_source=ig_web_copy_link

Gleicy | @gleicymonjardim 10/05/2020

A leitura é recomenda para crianças, mas a lição é para adultos, livro fantástico, muito bom, recomendo para todas as idades!

Josi 06/05/2020

Pura emoção
Como pode um livro tão pequeno nos ensinar tantas coisas? Foi isso que "O menino do dedo verde" fez comigo.
Terminei o livro emocionada e com muito para refletir.

cat 28/04/2020

"O menino do dedo verde" é uma daquelas histórias infantis para adultos, feitas para lembrar a estes que já foram crianças e que ainda são crianças. Tistu tem uma característica um tanto quanto peculiar, o polegar verde. Não de forma literal, seu dedo verde não é visível para qualquer um, apenas um especialista saberia dizer. O que exatamente é essa peculiaridade? Tistu transforma tudo o que toca, ele faz florecer e impede o mal, mas ele também descobre que nem todo mal pode ser impedido.
Tendo como alvo o público infantojuveniel, o livro é escrito numa linguagem simples, transbordando pureza, e para os adultos que estão lendo esse livro é recomendado se deixar contagiar por essa leveza, sem esquecer de absorver cada mensagem.

Lannah 27/03/2020

Uma leitura que nos mostra como ver e apreciar o mundo através do olhar puro de uma criança.

Clube Tripas 21/03/2020

[Resenha]
Conteúdo: Livre
Livros: O menino do dedo verde
Autor: Maurice Druon
Editora: José Olympio
Páginas: 110
Mês: Fevereiro/20
Avaliação: Adorei (5/5)
Bibliotecário: Daniela dos Reis Ferraz / Botucatu - SP @daninhareis

Como é interessante lermos alguns livros em diferentes fases da vida! Lembro de ter lido “O menino do dedo verde” quando era adolescente, me simpatizei pelo personagem Tistu mais pelo fato dele querer resolver tudo com flores e com beleza. Hoje, relendo Tistu – o menino que tem o dom especial de ter o dedo verde – consigo perceber as lições de humanidade, solidariedade e empatia do personagem com o mundo a sua volta, buscando sempre o caminho da paz na cinzenta cidade de Mirapólvora.

Ao ser rejeitado na escola por “não ser como todo mundo”, o menino é devolvido aos seus pais que decidem lhe proporcionar um novo sistema de educação voltado para a prática, jardinagem com o Sr. Bigode, ordem e miséria com o Sr. Trovões, doença com o Dr. Milmales, além de lições de geografia, conflitos e guerras que tinham seus armamentos fornecidos pela fábrica de seu pai. O jardineiro descobre um dom especial em Tistu, ele é capaz de fazer florescer apenas com o toque do polegar, um dom dos céus, um talento oculto. O diálogo entre os dois personagens neste capítulo que além da descoberta explica esta qualidade maravilhosa do menino é bem interessante, pois o jardineiro diz que existem sementes de todos os tipos, em todas as partes, esperando serem carregadas com o vento e muitas vezes morrem sem nem mesmo terem desabrochado, mas que se um dedo verde a tocar, esteja onde estiver, nascerá linda flor.

site: https://www.instagram.com/p/B9rgkCtjT3a/

Klinef 16/03/2020

Eu li esse livro quando era pequena e ler a história novamente me fez perceber muitas coisas além da primeira leitura.

Jordanah 11/03/2020

Erroneamente comparado com O pequeno príncipe
Livro pra criança. Soluções simplórias pra problemas complexos. Não recomendo pra adultos

Dani Ferraz 09/03/2020

As flores não deixam o mal ir adiante
Como é interessante lermos alguns livros em diferentes fases da vida! Lembro de ter lido “O menino do dedo verde” quando era adolescente, me simpatizei pelo personagem Tistu (protagonista da história) mais pelo fato dele querer resolver tudo com flores, e com beleza, visto que neste período estamos sempre vivenciando conflitos internos e externos e alterações de pensamento e comportamento. Hoje, relendo Tistu – o menino que tem o dom especial de ter o dedo verde – consigo perceber as lições de humanidade, solidariedade e empatia do personagem com o mundo a sua volta, buscando sempre o caminho da paz na cinzenta cidade de Mirapólvora. Ao ser rejeitado na escola por “não ser como todo mundo”, o menino é devolvido aos seus pais que decidem lhe proporcionar um novo sistema de educação voltado para a prática, jardinagem com o Sr. Bigode, ordem e miséria com o Sr. Trovões, doença com o Dr. Milmales, além de lições de geografia, conflitos e guerras que tinham seus armamentos fornecidos pela fábrica de seu pai. O jardineiro Bigode descobre um dom especial em Tistu, ele é capaz de fazer florescer apenas com o toque do polegar, um dom dos céus, um talento oculto. O diálogo entre os dois personagens neste capítulo que além da descoberta explica esta qualidade maravilhosa do menino é bem interessante, pois o jardineiro diz que existem sementes de todos os tipos, em todas as partes, esperando serem carregadas com o vento e muitas vezes morrem sem nem mesmo terem desabrochado, mas que se um dedo verde a tocar, esteja onde estiver, nascerá linda flor. Ao trazermos esta reflexão para fora das páginas, vemos a influência positiva ou negativa que podemos exercer nas pessoas e nas situações. Aliás, reflexão é o que não falta neste pequeno livro clássico, dotado de uma sensibilidade sem igual. Comparado até ao Pequeno príncipe, ele apresenta a história de um menino que faz florescer em presídios, zoológicos e hospitais, faz com que pessoas adultas renunciem às ideias estabelecidas, enfim, traz críticas à política e à sociedade com inocência, leveza, fantasia e romantismo. Nos apaixonamos por Tistu – isto é inevitável e o mais provável - mas não nos apeguemos, pois assim como a adolescência, este personagem também encontra-se em transição.

Sylvia 06/03/2020

Li o livro com o meu filho de 8 anos e foi uma delicia! Recomendo!

Suzana.LeAo 26/02/2020

Esse foi um dos primeiros livros que eu li na minha vida. Me lembro vagamente da história, mas me lembro que gostei muito. É um livro que eu pretendo adquirir e reler muito em breve.

1usuario 25/02/2020

Livro infantil feito também para adultos! Com grandes lições que irei levar pra toda vida.

Kaillany.Lima 20/02/2020

Infância
Esse livro foi meu presente de quinze anos, por que? Quando eu tinha mais ou menos oito anos, minha mãe leu ele pra mim, ela lia um capítulo todos os dias até eu dormir, é o livro favorito dela. Esse livro me dá uma nostalgia imensa, ele tem um aspecto de infância pra mim que acho impossível de perder, é como um refúgio, onde posso acompanhar Tisto por suas aventuras em Mirapolvora (ou Miraflores), tem um toque tão delicado nesse livro que impressiona, ele é sensível e ainda sim educativo, é perfeito

FabyTedrus 18/02/2020

O Menino do Dedo Verde - Maurice Druon
Um livro infantil, que pode ser lido por pessoas de qualquer idade, toca em assuntos que estão presente no dia a dia de todos nós. É curtinho, a tradução não é muito atual o que pode dificultar um pouco a leitura dependendo de quem estiver lendo.
É citado como semelhante ao Pequeno Príncipe, mas achei a comparação forçada. A forma como Tistu vê o mundo, entende seus problemas e os resolve é bastante simplório comparado ao Pequeno Príncipe. No geral a história é bonitinha mas não me cativou.