A vida não é útil

A vida não é útil Ailton Krenak

Resenhas - A vida não é útil

Ana 25/07/2021

"Não conheço nenhum sujeito de nenhum povo nosso que saiu sozinho pelo mundo. Andamos em constelação." Sempre me admira a forma honesta com a qual o autor trata dos danos causados pela humanidade, em especial o homem branco, à natureza e consequentemente ao futuro do planeta. Também o sentido do título "a vida não é útil" explicado no final do livro, onde o autor afirma que o sentido da vida é só viver, nós que complicamos inventando tarefas para lhe dar sentido.

Isa | @isatosta.pdf 26/07/2021

O soco na cara que todo mundo precisa levar
Ailton Krenak é genial.

Com uma escrita extremamente fluida, agradável e acessível, Krenak discorre sobre aspectos diferentes de um mesmo problema: a forma como os seres humanos têm agido para com o planeta.

Capitalismo, a falácia da sustentabilidade, coletividade, memória e respeito são tratados com maestria por uma pessoa que sabe o que diz e que não esperava concordâncias para dizê-lo.

É a primeira vez que leio algo assim. Sinto vontade de ler tudo que o autor já escreveu e de segui-lo como cosmovisão rumo a outra sociedade.

Jose.Lucas 27/07/2021

Útil pra quem?
Quando falam sobre a pandemia muitas pessoas dizem que o mundo parou. Algumas pessoas tiveram que se isolar e outras apenas ignoraram medidas de segurança, a roda gigante e cruel do capitalismo contínuo e através do discurso de bilionários e governantes genocidas matou diversas pessoas, como então podem dizer que o mundo parou? O mundo continuou e continuará, não importa se estamos em quarentena ou não a lógica cruel capitalista não para ela segue e oprime.
Poucas pessoas detentoras de riqueza comandam e tomam o que vêem pela frente e mesmo no século XXI não saímos do colonialismo, querem tomar as terras, planetas e nossos corpos.
A vida não é útil é um livro cheio de provocações necessárias para pensar sobre um futuro e um presente que assasina, está matando o planeta que não tem culpa de nada, apenas por egoísmo e concentração de riqueza.
Afinal o interesse da vida ser útil somente interessa a quem tem dinheiro

fe rocha 31/07/2021

Incrivelmente revelador
Como pessoa branca, é sempre revelador deixar as palavras de Ailton Krenak mudarem minha visão de mundo.
Este é o segundo livro dele que estou lendo e sinto que aprendi ainda mais.

Rafaele 05/08/2021

Impecável sempre
? Do alto de uma colina, os meninos gritaram: avô, o que você achou da gente, das suas criaturas??. E Deus respondeu: mais ou menos. ?

Gosto muito de ler esse autor porque ele consegue fazer uma coisa que é difícil quando você lê temas de autores que tem o mesmo posicionamento : uma abordagem nova. Ele te faz analisar os mesmo tópicos de antes, mas com novas referências, sob uma nova perspectiva que você não sabia que existia.

Blogpaixaoporler 09/08/2021

INCRÍVEL
São 5 textos de palestras que Ailton fez desde 2017. Fala sobre sustentabilidade, como estamos acabando com nosso planeta. Nós faz repensar, que podemos sim mudar alguns hábitos e começar a fazer uma mudança para possam existir gerações futuras de seres humanos. Vou reler meu livro da Cristal Muniz "Uma vida sem lixo" pois ele me trouxa muitos ensinamentos.

Juliana JRS 09/08/2021

Muito interessante entender a visão do autor sobre a exploração e utilização da natureza. Leitura bem fluída, recomendo.

Uri 10/08/2021

Leiam agora! É essencial pra esse momento no mundo.
Muito bom se deparar com essa pessoa que pensa de um jeito completamente indígena, me fez reparar em como eu fui criado pra pensar de um jeito completamente branco. Esses textos me fizeram refletir sobre coisas e analisar a vida sob uma ótica que é nova pra mim. Recomendo muito, acho que especialmente após o último texto, não sou a mesma pessoa que era antes de ter lido esse livro.

jadebaezz 11/08/2021

É um livro de fácil e rápida leitura, dividido em cinco textos. Muito bem contextualizado para o momento em que vivemos, nos tira da inconsciência e nos coloca numa posição de mudança necessária e urgente.

Gil 13/08/2021

Mãe Terra
O livro é pequeno em tamanho mas gigante em conteúdo. Krenak sempre muito consciente. Suas falas sobre necrocapitalismo e necropolítica são sempre certeiras.

Aldrison 15/08/2021

Natureza no contexto do retorno humano.
Esse último livro que li do Ailton e o maior, tem a mesma força argumentativa que os anteriores em favor da preservação ambiental, dos povos, da humanidade unida e do retorno ao seio de Gaia. Porém acredito que mesmo a leitura fluindo, em algums pontos tende a ser bem repetitiva a argumentação, mas não sem sentido. Ailton fala de situações de exploração do planeta que infelizmente atingem a todos e nos coloca em desespero com o mundo que estamos gerando, baseado no consumismo desenfreado às custas do planeta. Livro é bom, mas por essa razões dou só 3 estrelas e meia. Porém recomendo a leitura para a conscientização.

Caesar 20/08/2021

Em alguns curtos textos Ailton Krenak propõe uma reflexão sobre a condição humana, o sentido materialista e seus reflexos no planeta.

Tiago 23/08/2021

?A nossa mãe, a Terra, nos dá de graça o oxigênio, nos põe para dormir, nos desperta de manhã com o sol, deixa os pássaros cantar, as correntezas e as brisas se mover, cria este mundo maravilhoso para compartilhar, e o que a gente faz com ele??

Maíra 27/08/2021

Livro fluido, contendo breves pinceladas da cosmovisão dos povos originários sobre de onde viemos, o nosso modo de vida no planeta, a pandemia e o aquecimento global. Gostaria que fosse um pouco mais aprofundado, mas não é a intenção do livro, que é formado pela transcrição de palestras e entrevistas com o autor. Recomendo a leitura.

Fael 27/08/2021

Não precisamos ser úteis
É muito prazeroso se conectar a outras formas de enxergar o mundo que vivemos. Acostumados a viver sob uma ótica ocidental de mundo, sempre tomamos um baque quando somos apresentados a diferentes visões, talvez por uma soberba de acharmos que sabemos de tudo, ou por pura ignorância de não saber que existem outras perspectivas.

Ler e ouvir o Krenak é mais do que conhecer uma perspectiva, é retirar a venda dos olhos e estar aberto à viver com simplicidade e menos consumismo. Obviamente que esse discurso parece estar sendo romantizado por minha parte e eu estaria sendo acusado de ser um ?defensor good vibes?. Mas chegamos ao limite!

Com invernos cada vez mais frios em um país tropical como um nosso e um verão cada vez mais quente em países como o Canadá, o mundo nos dá sinais claros de colapso. Será que precisamos continuar numa onda de consumismo onde a necessidade de trocar de celular ou comprar uma nova roupa em cada novo evento se faz super presente?
Não precisamos ser úteis para ninguém, nem para nós mesmos. A depressão e a ansiedade do mundo contemporâneo tem toda ligação com essa angústia de utilidade que a sociedade nos traz. Talvez se nos preocuparmos apenas em nos sentirmos bem, independente do que façamos e de como, protegendo o mundo que vivemos, já vamos estar renovados perante o caos.
Utópico. Mas como diz Eduardo Galeano: ?a utopia serve para que eu não deixe de caminhar?.