A vida não é útil

A vida não é útil Ailton Krenak

Resenhas - A vida não é útil

Marina.Dorisse 06/07/2021

Como toda fala de Ailton Krenak é potente e transformadora, um livro que reúne alguns de seus discursos não poderia ser menos do que isso.
Ailton vem novamente nos alertar sobre o prazo de validade de nosso planeta, de que o estilo de vida do homem moderno, o homem da cidade, é insustentável e que já estamos pagando o preço.
São verdades difíceis de ler, e na maioria das vezes muito difíceis de assumir. Nos vemos lendo o livro em um momento, e fazendo algo contrário aqueles alertas minutos ou horas depois.
É difícil para nós, como seres que vivem em torno da ideia de utilidade e economia, nos desvencilhar disso. Acompanho os ensinamentos que esse homem tem para compartilhar na tentativa de, a cada dia, incorporar uma mudança na minha rotina que me aproxime mais da vida, do que é realmente estar vivo.
Foi uma experiência linda e ao mesmo tempo angustiante, como sempre é quando tenho contato com as sábias palavras de Ailton Krenak.

Marina.Gasperotto 06/07/2021

A vida não é útil
O livro é bem curto e vai direto ao ponto, sem rodeios. O autor ao longo de alguns ensaios critica o estilo de vida da sociedade neoliberal a partir da sua vivência, lançando uma luz sobre o quanto estamos desconectados da natureza e do destino para o qual estamos levando nosso próprio planeta. Apresenta uma nova perspectiva e com certeza vale muito a pena a leitura.

Julia Gusmao 07/07/2021

Maravilhoso, urgente e super leve. Reflexões profundas e bem reais sobre a vida, o mundo e nossas relações no meio disso tudo. Uma leitura essencial nesses tempos atuais.

Camilla11 10/07/2021

Necessário
Ailton Krenak como sempre cirúrgico. Todas as suas falas traduzem uma potência transformadora, e não poderia ser diferente em ?A vida não é util?.

O ensaio que dá título ao livro foi o que mais me fez refletir, de fato, a vida não é util, ao menos não deveria ser.

Maravilha_feminina 11/07/2021

Reflexão
Muito maravilhoso, passei a enxergar nas reflexões coisas que não percebia, que estão naturalizadas na sociedade.

luc 11/07/2021

a vida não é útil
acho que se tu não conhece o krenak ou a ideia da obra tem perigo de pegarem trechos sem contexto e botarem num discurso ecofascista

gostei de ter uma premissa mais forte que o ideias pra adiar o fim do mundo

Milene.Ferreira 12/07/2021

Direto...
Esse foi um dos livros dele que mais me tocaram, mexeram diretamente nas feridas ainda abertas pela pandemia, mas que conversaram de forma inteligente e direta, que me ajudaram a surtar menos durante o tempo em que estamos

Valentino 13/07/2021

Eu amo ler o Ailton Krenak, é uma leitura muito fluida e fácil de acompanhar a linha de pensamentos dele. Amei o conceito de terra como um organismo biológico que ele trás nesse livro.

Italo 13/07/2021

A vida é útil pra quem? Que utilidade é essa?

O livro trás reflexões sobre a utlidade da vida. E isso não vai ser um gatilho pra você se suicidar, eu garanto

Matheus656 14/07/2021

A vida não é util
Ler Ailton Krenak é muito satisfatório, este livro são 5 textos que nos fazem refletir sobre nosso mundo, nossa sociedade e nosso futuro
Recomendo muito pois os pensamentos contidos aqui são fundamentais para repensarmos nossas atitudes e nossa vida

Atila.Carlos 17/07/2021

Verdades do subconsciente
Livro que precisa ser lido, relido e "trilido". Muito significativo ter acesso a esse tipo de conteúdo pelo viés de um indígena. Ailton, nessa obra, apresenta com maestria ideias e colocações pertinentes a não só contra o capitalismo neoliberal, como também a situação política nacional vigente. Para os que crêem numa retórica que levam o consumo acima do tudo, esse relato tem a capacidade de abrir a mente deste.
Aqui, o autor nós apresenta algo que vira e mexe vem a tona em minha cabeça, as mazelas do sistema econômico mundial. Mas ele vai além, muito mais além e muito mais profundo.

Bia 19/07/2021

Um livro pra refletir nossos atos
Em reflexões provocadas pela pandemia de covid-19, o pensador e líder indígena Ailton Krenak, nos faz repensar nossas atitudes com o planeta.
Em como nossa busca incessante por tecnologias e um consumismo desenfreado vem agredindo cada dia mais o planeta que vivemos.
Passamos da hora de rever nossas prioridades.
A Pandemia nos forçou a freiar nosso ritmo, e não podemos voltar como eramos, mais que urgente precisamos parar de acabar com o planeta como se tivesse outro no lugar.
Uma leitura rápida para uma boa reflexão.

Giovana 20/07/2021

Ailton Krenak é muito sábio. Acompanhar seu viver e atuação é muito bonito. Devemos prestar atenção ao que ele tem a falar e tentar de alguma maneira encontrar sentido no estar em comunhão.

Onesko 21/07/2021

A vida não é útil, Ailton Krenak
Segundo livro do autor que leio. Acho incrível a forma que as reflexões dele se assemelham a coisas que eu já pensei.
Ao mesmo tempo ele entrega uma outra visão que quebra a percepção atual de como as pessoas vivem e enxergam o mundo.
Vale muito a leitura se a vontade for ficar reflexivo por um tempo.

Aninha 25/07/2021

Essa é uma obra de extrema importância para o momento em que estamos vivendo. O livro é dividido em cinco partes, o escritor fala sobre as consequências da pandemia em tempos em que a sociedade permanece perdida, regida pelo capitalismo, a ignorância e a falta de empatia. Isto somado à ótica de governos de extrema-direita, fazem com que o caos social siga sendo perpetuado, promovendo total degradação do meio ambiente. Super recomendo.