A vida não é útil

A vida não é útil Ailton Krenak

Resenhas - A vida não é útil

desrebeca 30/03/2021

Sobre o último capítulo
Sobre o último capítulo que dá título ao livro: verdades duras de serem lidas, encaradas e admitidas, também urgentemente necessárias de serem refletidas, discutidas e aplicadas nos coletivos que fazemos parte. Um dos temas apontados por ele que pra mim é o mais difícil nesse aspecto é o da realidade de nossa educação, nossas escolas. Me pergunto, enquanto professora, como posso atuar de forma a não reproduzir os modelos da máquina estando numa posição de subjugo. Afinal, as escolas fazem parte de uma rede, que faz parte de um sistema etc.

E citando o autor pra melhor explicar esse sentimento: sozinhos não fazemos diferença alguma! Ser um corpo x ocupando um espaço y não basta! Esse pensamento é pequeno, ingênuo e egoísta. Nossa atuação quando individual não faz nem cócegas. É preciso nos "des-iludirmos" da ideia que o capitalismo nos ensinou, de que alguma atuação solitária é efetiva. É preciso sermos mais corajosos que isso e nos organizarmos, agir em coletividade é único caminho possível.

Ao mesmo tempo em que o texto carrega essa dureza é igualmente inspirador. Como abiyan, fui tocada em cheio por esse trecho: "Se você ainda vive a cultura de um povo que não perdeu a memória de fazer parte da natureza, você é herdeiro disso [...]". Nesse momento de isolamento em que preciso estar distante de meus irmãos me encheu de esperança. Enfim, Krenak é luz crua e eu adoro isso.

Nuno 30/03/2021minha estante
Reflexos urgentes a dessa resenha!

Oly 30/03/2021

Leitura extremamente necessária, principalmente nesse momento que estamos passando. Recomendo a todos!

Rafa 28/03/2021

Livro de fácil leitura mas de uma intensidade que talvez muitos não compreendam. Sensação estranha ler sobre a nossa atual realidade. Ponto de vista do autor muito interessante

Lhyz 17/03/2021

"Quando aparecer um deserto, o atravesse."
Ailton Krenak, meu bem, você tem um dom de dar verdades nas nossas mãos e perguntar "O que você vai fazer com isso agora?"...

Essa obra é uma coletânea de textos maravilhosos:
??Não se come dinheiro
??Sonhos para adiar o fim do mundo
??A máquina de fazer coisas
??O amanhã não está a venda
??A vida não é útil, que dá o nome ao livro.

O que todos os textos tem em comum é o sacode de realidade que o autor vai trazer em relação ao nosso consumo exarcebado que exauri a Terra, nosso antropocentrismo e arrogância em achar que somos donos do planeta, como convertemos a vida ao ser útil (achei que conversa bastante com a minha visão da obra Metamorfose, do Kafka) e muito mais.

Parece um livro curto que você pode ler em uma tarde, mas cada palavra demora um tempo para ser digerida, apreciada e refletida sobre.

Dá uma chance.

Ana 13/03/2021

Esse livro é um choque de realidade em poucas páginas, eu não sei dizer o quão ele é bom e te faz repensar uma vida toda. É um ótimo livro, e eu agora tenho certeza que gosto muito desse autor.

julia3982 19/05/2024

Um livro incrível, leitura fácil porém dura, ele consegue tocar na ferida e mostrar como a gnt é autodestrutivo,como somos egoistas,egocêntricos e consumistas
Simplesmente formidável,recomendo muito.

Carol 27/11/2020

Eu terminei a leitura de A Vida não é Útil, de Ailton Krenak, já há algum tempo e acabei não escrevendo a respeito na época, apenas comentando brevemente em alguns stories no meu perfil do Instagram. E que bom que não o fiz naquele momento, porque, agora, consigo ver a obra sob uma nova perspectiva.

Durante a leitura, lembro de ter achado a postura do autor um pouco arrogante, já que ele parecia desprezar a Ciência moderna e acusá-la de ser um braço do capitalismo. Embora muitas vezes os recursos científicos sejam utilizados de maneira a favorecer o sistema financeiro vigente, todo o avanço que temos hoje (e digo avanço no sentido de coisas boas) devemos basicamente à Ciência. É só olhar o que o negacionismo tem provocado na nossa sociedade par ter uma dimensão do problema.

Isso foi no final de agosto. Como a leitura se aplica a mim hoje, em novembro de 2020?

Todos sabemos que este não tem sido um ano fácil. Para mim, além de pandemia e questões políticas e sociais, ainda pesou muito o lado pessoal. Muita coisa aconteceu, questionamentos surgiram e esse tem sido um período de reconstrução da minha própria identidade. E, ultimamente, tem uma frase que sempre volta à minha mente: “a vida não é útil”!

Ailton Krenak fala muito sobre como o seu povo lida com questões existenciais: o homem é tão parte da natureza quanto qualquer outro animal ou mesmo as plantas, os rios e as pedras. Quando se fala sobre a vida não ter utilidade, é que ela não precisa ser grandiosa, não existe uma missão. Estamos vivendo como os animaizinhos, pequenos diante da natureza e sua imponência, insignificantes diante da grandeza do universo.

Precisamos voltar a olhar o outro, aceitar que existe algo maior que o bicho homem, e nem falo em sentido metafísico, mas sobre a própria natureza. Precisamos entender que podemos não estar aqui para ver o mundo se recuperar dos nossos desatinos, que a vida não foi feita para que trabalhemos dia e noite e depois nos rendamos a um consumo desenfreado para preencher nossos vazios.

Leia o texto completo no blog!

site: https://papoliterario.com.br/2020/11/23/a-vida-nao-e-util/

Carla Maria 14/12/2020

Fantástico
O Planeta é um organismo vivo que está morrendo, e a humanidade é a única responsável por essa atrocidade. Hoje estamos colhendo os frutos de tantas irresponsabilidades e o covid é apenas o início de nossa própria destruição.

Um livro que reúne uma série de falas tiradas de algumas Lives de Ailton Krenak, onde o mesmo aborda assuntos importantíssimos que envolvem o nosso planeta.

Livro excelente!

jonatas 02/03/2021

Imperdível!
Excelente reflexão para os nossos tempos atuais, uma visão crítica e necessária da nossa civilização.

Rafiza 01/03/2021

me senti muito esperançosa lendo, é muito reconfortante ver alguém tao realista e esperançoso simultaneamente. me emociona demais como ele fala da terra, parece um lembrete ambulante do meu contato com ela também. mais do que tudo esse livro me faz agradecer a existência do Ailton e dos krenak.

romulorocha 28/02/2021

A vida não é útil, de Aílton Krenak - Nota 10/10
Este livro é uma das mais recentes publicações de Krenak, pela Companhia das Letras. No ano de sua publicação, em 2020, o autor recebeu o prêmio Juca Pato, da União Brasileira de escritores, é o título de Intelectual do ano.
Em A vida não é útil, Krenak defende mais uma vez, através de artigos escritos ao longo da pandemia de COVID-19 em 2020, um modo alternativo de vida ao que se está posto no mundo ocidental. Trata-se de um viver que tem o respeito e a interação com a natureza como base fundamental. O autor ainda discute sobre as contribuições das práticas de consumo e capital para o distanciamento da humanidade com a terra e as outras formas de vida nela existentes. Para o autor, este modo de ser no mundo, ?mata mais que o vírus?.
Esse é o terceiro livro que leio do Krenak e minha admiração pelo autor só cresce. Para mim, cada livro é como se eu estivesse ouvindo literalmente a voz das florestas, uma fala sem ?cortes? e ?cheia de vida?.
__ Quando o último peixe estiver nas águas e a última árvore for removida da terra, só então o homem perceberá que ele não é capaz de comer seu dinheiro.

Vivi.Montarde 20/02/2021

Um livro pequeno, li em um dia, mas com muitas reflexões profundas.

Altamente pertinente para o momento atual e essencial para compreender o que acontece ao nosso redor, nossa sociedade e a relação da humanidade com o nosso planeta.

Krenak é muito inteligente, tem uma escrita que deixa claro todo seu conhecimento e sabedoria, mas também revela toda sua paixão e amor pela natureza e sua esperança e otimismo para o futuro.

PAmella.Nathara 20/02/2021

Krenak e sua linguagem única! ??
Preciso sempre falar sobre como eu acho a mistura da eloque?ncia de quem domina a linguagem e a empatia de um corac?a?o que cresceu em contato com a natureza, uma combinac?a?o perfeita pra criar pontes e expandir nossa conscie?ncia.

Enta?o vim indica-lo MUITO, inclusive lembrar do ?Ideias para adiar o fim do mundo? que tambe?m e? do Krenak.

Eu acho quase impossi?vel na?o emocionar com um discurso ta?o forte e com tanto sentimento. Mas e? so? a minha opinia?o. Enta?o, tirem suas pro?prias concluso?es!

Leiam porque vale muito a pena, por abordar assuntos atuais, pela linguagem e por toda a reflexa?o que causa. E ai a gente ve? como bate ai pra voce?s. Espero que seja ta?o da hora quanto foi pra mim! ??

Josy.Stoque 18/02/2021

Um livro capaz de provocar uma profunda e radical mudança
Ailton Krenak, com seu jeito de viver e ver o mundo, sempre me leva a profundas reflexões, não só sobre a sociedade em que vivo, mas como eu vivo e como gostaria de viver. Nesse livro otimista, mais que os outros dele que li, ele reforça que a mudança está vindo, inevitável, e me enche de esperança de participar desse futuro, que precisamos construir e vivenciar hoje. Me faz valorizar, ainda mais, a vivência em comunidade e os ensinamentos que os povos originários têm a compartilhar conosco.

Daniel263 12/02/2021

O "viver" para um voz não ouvida?
5º livro lido em 2021.

Com uma perspectiva contra-hegemônica e emancipadora, Ailton Krenak discorre sobre alguns dos principais problemas que estamos enfrentando durante essa pandemia de COVID-19.

Com reflexões interessantes, pontos de vistas extremamente necessários e uma clareza forte e objetiva, a leitura é bastante fluida, mas bem forte.

Krenak discorre sobre temas muito atuais da política e da cultura brasileira e mundial, resgatando toda a importância dos princípios da Teoria de Gaia.

O autor se mostra cada vez mais como uma voz essencial para promover epistemologias do sul e decoloniais.

Outro livro que devorei é que recomendo muito!

site: https://www.instagram.com/p/CK6hy0dDv_i/