A vida não é útil

A vida não é útil Ailton Krenak

Resenhas - A vida não é útil

Ligia.Carvalho 05/12/2020

Reflexões sobre o mundo
Muito bom. Krenak sempre direto e muito lúcido em todos os pontos.

Pati 19/12/2020

Ouvir a voz ancestral é uma dádiva
Textos simples, mas muito intensos, que nos confrontam com a materialidade do nosso afastamento da vida como ela é, de fato.Os povos originários são tidos, muitas vezes, como incivilizados, incultos, desprovidos de todo conhecimento e técnica produzidos nas cidades, no urbano, na civilização... Que falácia grandiosa é pensa que podemos prescindir dessa dádiva que é ouvir a voz da sabedoria ancestral, que vem sendo carregada por eles, de geração em geração, que fala diretamente para a alma, o coração, o que quer que seja. Essa partezinha da nossa existência, que vibra em nossas células em compasso com tudo o mais que existe, que homens brancos, eruditos e civilizados se debateram por séculos a fio discutindo e debatendo, pra chegar a conclusão filosófica de que somos uma parte ínfima em um grande sistema interdependente. Que somos afetados pelos nossos atos para com os outros, para com o ambiente. Que toda ação gera uma reação. Que somos parte do rio, vivendo e renascendo em um eterno fluxo. A pontualidade de tudo que Ailton Krenak expõe nesses pequenos textos grandiosos é irrefutável. Pode até ser contestada no plano das ideias, por pensamentos e argumentos. Mas as palavras já foram escritas, e depois de lidas, aquela partezinha dentro de nós que as escutou atentamente na vibração de cada célula, nunca mais vai esquecer seu conteúdo sacramentado.

Pedo 04/12/2020

O mundo será outro se todos lerem esse livro
Eu poderia falar que Krenak relata sua experiência, mas ele relata a sua vida, a nossa vida, de uma forma tão direta e eficaz que a cada frase você se pega repensando todo e qualquer acontecimento cotidiano que causa dor e sofrimento na mãe terra e em nós, seus filhos. O mundo cada vez mais "desenvolvido", na verdade é só um conjunto de atos egoístas, insanos até, que maltratam o nosso berço. Krenak é incisivo, pois se não fizermos nada, nos
tornaremos o nada.

lina 03/02/2021

Mais uma vez adorando ler as palavras de Ailton Krenak e terminando reflexiva sobre como encarar e levar a vida.

Lêeninha 06/02/2021

Para se pensar
Esse é um livrinho pequeno, mas com ensinamentos imensos.
Ailton Krenak nos faz refletir o quanto essa pandemia está nos fazendo desacelerar e o quanto isso é benéfico para nós e para o planeta Terra.

Mari 07/02/2021

Os livros de Ailton são uma introdução à reflexão da interação do homem com a Terra, sempre válida a leitura e releitura de trechos destacados para o clique de respirar e viver na rotina das cidades...

Rafael.Merrighi 15/05/2024

Sensato
O Airton Krenak é um pensador genial e esse livro só é a prova disso. Ler esse livro me fez refletir demais, sobretudo, nos aspectos das consequências da pandemia de 2020 e do capitalismo. É uma ótima visão sobre o mundo atual que respalda elementos dos povos originários o que torna a leitura mais interessante, já que é um fundamento diferente do usualmente feito.

São cinco palestras que o autor faz sobre a contemporaniedade ("A Máquina de fazer coisas" para mim é a melhor). Achei uma ótima leitura, daquelas que mudam sua percepção sobre a vida e o mundo.

Josy.Stoque 18/02/2021

Um livro capaz de provocar uma profunda e radical mudança
Ailton Krenak, com seu jeito de viver e ver o mundo, sempre me leva a profundas reflexões, não só sobre a sociedade em que vivo, mas como eu vivo e como gostaria de viver. Nesse livro otimista, mais que os outros dele que li, ele reforça que a mudança está vindo, inevitável, e me enche de esperança de participar desse futuro, que precisamos construir e vivenciar hoje. Me faz valorizar, ainda mais, a vivência em comunidade e os ensinamentos que os povos originários têm a compartilhar conosco.

PAmella.Nathara 20/02/2021

Krenak e sua linguagem única! ??
Preciso sempre falar sobre como eu acho a mistura da eloque?ncia de quem domina a linguagem e a empatia de um corac?a?o que cresceu em contato com a natureza, uma combinac?a?o perfeita pra criar pontes e expandir nossa conscie?ncia.

Enta?o vim indica-lo MUITO, inclusive lembrar do ?Ideias para adiar o fim do mundo? que tambe?m e? do Krenak.

Eu acho quase impossi?vel na?o emocionar com um discurso ta?o forte e com tanto sentimento. Mas e? so? a minha opinia?o. Enta?o, tirem suas pro?prias concluso?es!

Leiam porque vale muito a pena, por abordar assuntos atuais, pela linguagem e por toda a reflexa?o que causa. E ai a gente ve? como bate ai pra voce?s. Espero que seja ta?o da hora quanto foi pra mim! ??

Vivi.Montarde 20/02/2021

Um livro pequeno, li em um dia, mas com muitas reflexões profundas.

Altamente pertinente para o momento atual e essencial para compreender o que acontece ao nosso redor, nossa sociedade e a relação da humanidade com o nosso planeta.

Krenak é muito inteligente, tem uma escrita que deixa claro todo seu conhecimento e sabedoria, mas também revela toda sua paixão e amor pela natureza e sua esperança e otimismo para o futuro.

romulorocha 28/02/2021

A vida não é útil, de Aílton Krenak - Nota 10/10
Este livro é uma das mais recentes publicações de Krenak, pela Companhia das Letras. No ano de sua publicação, em 2020, o autor recebeu o prêmio Juca Pato, da União Brasileira de escritores, é o título de Intelectual do ano.
Em A vida não é útil, Krenak defende mais uma vez, através de artigos escritos ao longo da pandemia de COVID-19 em 2020, um modo alternativo de vida ao que se está posto no mundo ocidental. Trata-se de um viver que tem o respeito e a interação com a natureza como base fundamental. O autor ainda discute sobre as contribuições das práticas de consumo e capital para o distanciamento da humanidade com a terra e as outras formas de vida nela existentes. Para o autor, este modo de ser no mundo, ?mata mais que o vírus?.
Esse é o terceiro livro que leio do Krenak e minha admiração pelo autor só cresce. Para mim, cada livro é como se eu estivesse ouvindo literalmente a voz das florestas, uma fala sem ?cortes? e ?cheia de vida?.
__ Quando o último peixe estiver nas águas e a última árvore for removida da terra, só então o homem perceberá que ele não é capaz de comer seu dinheiro.

Rafiza 01/03/2021

me senti muito esperançosa lendo, é muito reconfortante ver alguém tao realista e esperançoso simultaneamente. me emociona demais como ele fala da terra, parece um lembrete ambulante do meu contato com ela também. mais do que tudo esse livro me faz agradecer a existência do Ailton e dos krenak.

jonatas 02/03/2021

Imperdível!
Excelente reflexão para os nossos tempos atuais, uma visão crítica e necessária da nossa civilização.

Fabio 04/12/2020

Krenak é sempre um soco
Imprescindível ler e conhecer este autor, é de fato um dos poucos que consegue questionar a sociedade branca de fora pra dentro, eu sempre fico chocado ao ler seus textos por concordar em tanto...

QueriaSerPlanta 27/11/2020

Necessário. LEIAM.
Absolutamente necessário e inspirador. Precisamos abrir os olhos e escolher um lado nessa luta. Krenak nos dá um trabalho pra fazer e o levante já foi feito.