A vida não é útil

A vida não é útil Ailton Krenak

Resenhas - A vida não é útil

Ligia.Carvalho 05/12/2020

Reflexões sobre o mundo
Muito bom. Krenak sempre direto e muito lúcido em todos os pontos.

Carla Maria 14/12/2020

Fantástico
O Planeta é um organismo vivo que está morrendo, e a humanidade é a única responsável por essa atrocidade. Hoje estamos colhendo os frutos de tantas irresponsabilidades e o covid é apenas o início de nossa própria destruição.

Um livro que reúne uma série de falas tiradas de algumas Lives de Ailton Krenak, onde o mesmo aborda assuntos importantíssimos que envolvem o nosso planeta.

Livro excelente!

Tati 28/01/2021

Um livro super interessante que todos deveriam ler.
"Governos burros acham que a economia não pode parar. Mas a economia é uma atividade que os humanos inventaram e que depende de nós. Se os humanos estão em risco, qualquer atividade humana deixa de ter importância."

Ailton Krenak nos mostra sua perspectiva sobre o capitalismo e como ele está acabando com o mundo. Um livro muito interessante que nos faz pensar no que estamos fazendo com o planeta, como estamos o destruindo a cada dia, nos esquecendo que ele é um organismo vivo e seus recursos não são infinitos.

Fabio 04/12/2020

Krenak é sempre um soco
Imprescindível ler e conhecer este autor, é de fato um dos poucos que consegue questionar a sociedade branca de fora pra dentro, eu sempre fico chocado ao ler seus textos por concordar em tanto...

lina 03/02/2021

Mais uma vez adorando ler as palavras de Ailton Krenak e terminando reflexiva sobre como encarar e levar a vida.

Lêeninha 06/02/2021

Para se pensar
Esse é um livrinho pequeno, mas com ensinamentos imensos.
Ailton Krenak nos faz refletir o quanto essa pandemia está nos fazendo desacelerar e o quanto isso é benéfico para nós e para o planeta Terra.

Mari 07/02/2021

Os livros de Ailton são uma introdução à reflexão da interação do homem com a Terra, sempre válida a leitura e releitura de trechos destacados para o clique de respirar e viver na rotina das cidades...

Daniel263 12/02/2021

O "viver" para um voz não ouvida?
5º livro lido em 2021.

Com uma perspectiva contra-hegemônica e emancipadora, Ailton Krenak discorre sobre alguns dos principais problemas que estamos enfrentando durante essa pandemia de COVID-19.

Com reflexões interessantes, pontos de vistas extremamente necessários e uma clareza forte e objetiva, a leitura é bastante fluida, mas bem forte.

Krenak discorre sobre temas muito atuais da política e da cultura brasileira e mundial, resgatando toda a importância dos princípios da Teoria de Gaia.

O autor se mostra cada vez mais como uma voz essencial para promover epistemologias do sul e decoloniais.

Outro livro que devorei é que recomendo muito!

site: https://www.instagram.com/p/CK6hy0dDv_i/

Josy.Stoque 18/02/2021

Um livro capaz de provocar uma profunda e radical mudança
Ailton Krenak, com seu jeito de viver e ver o mundo, sempre me leva a profundas reflexões, não só sobre a sociedade em que vivo, mas como eu vivo e como gostaria de viver. Nesse livro otimista, mais que os outros dele que li, ele reforça que a mudança está vindo, inevitável, e me enche de esperança de participar desse futuro, que precisamos construir e vivenciar hoje. Me faz valorizar, ainda mais, a vivência em comunidade e os ensinamentos que os povos originários têm a compartilhar conosco.

PAmella.Nathara 20/02/2021

Krenak e sua linguagem única! ??
Preciso sempre falar sobre como eu acho a mistura da eloque?ncia de quem domina a linguagem e a empatia de um corac?a?o que cresceu em contato com a natureza, uma combinac?a?o perfeita pra criar pontes e expandir nossa conscie?ncia.

Enta?o vim indica-lo MUITO, inclusive lembrar do ?Ideias para adiar o fim do mundo? que tambe?m e? do Krenak.

Eu acho quase impossi?vel na?o emocionar com um discurso ta?o forte e com tanto sentimento. Mas e? so? a minha opinia?o. Enta?o, tirem suas pro?prias concluso?es!

Leiam porque vale muito a pena, por abordar assuntos atuais, pela linguagem e por toda a reflexa?o que causa. E ai a gente ve? como bate ai pra voce?s. Espero que seja ta?o da hora quanto foi pra mim! ??

Vivi.Montarde 20/02/2021

Um livro pequeno, li em um dia, mas com muitas reflexões profundas.

Altamente pertinente para o momento atual e essencial para compreender o que acontece ao nosso redor, nossa sociedade e a relação da humanidade com o nosso planeta.

Krenak é muito inteligente, tem uma escrita que deixa claro todo seu conhecimento e sabedoria, mas também revela toda sua paixão e amor pela natureza e sua esperança e otimismo para o futuro.

romulorocha 28/02/2021

A vida não é útil, de Aílton Krenak - Nota 10/10
Este livro é uma das mais recentes publicações de Krenak, pela Companhia das Letras. No ano de sua publicação, em 2020, o autor recebeu o prêmio Juca Pato, da União Brasileira de escritores, é o título de Intelectual do ano.
Em A vida não é útil, Krenak defende mais uma vez, através de artigos escritos ao longo da pandemia de COVID-19 em 2020, um modo alternativo de vida ao que se está posto no mundo ocidental. Trata-se de um viver que tem o respeito e a interação com a natureza como base fundamental. O autor ainda discute sobre as contribuições das práticas de consumo e capital para o distanciamento da humanidade com a terra e as outras formas de vida nela existentes. Para o autor, este modo de ser no mundo, ?mata mais que o vírus?.
Esse é o terceiro livro que leio do Krenak e minha admiração pelo autor só cresce. Para mim, cada livro é como se eu estivesse ouvindo literalmente a voz das florestas, uma fala sem ?cortes? e ?cheia de vida?.
__ Quando o último peixe estiver nas águas e a última árvore for removida da terra, só então o homem perceberá que ele não é capaz de comer seu dinheiro.

Rafiza 01/03/2021

me senti muito esperançosa lendo, é muito reconfortante ver alguém tao realista e esperançoso simultaneamente. me emociona demais como ele fala da terra, parece um lembrete ambulante do meu contato com ela também. mais do que tudo esse livro me faz agradecer a existência do Ailton e dos krenak.

jonatas 02/03/2021

Imperdível!
Excelente reflexão para os nossos tempos atuais, uma visão crítica e necessária da nossa civilização.

QueriaSerPlanta 27/11/2020

Necessário. LEIAM.
Absolutamente necessário e inspirador. Precisamos abrir os olhos e escolher um lado nessa luta. Krenak nos dá um trabalho pra fazer e o levante já foi feito.