Sara

Sara Fernando Rômbola

Resenhas - Sara

Aletheia (@almaletrada) 31/07/2021

?Tudo no futuro é sombrio e devastador?
Sara é um conto de ficção científica que nos mostra a rotina dessa híbrida viajante do/no tempo.

A personagem dessa narrativa é uma mulher que foi criada para manipular o multiverso, a partir de seus saltos temporais e manipular coisas que favorecem o Patriarcado.

Sara teve metade de seu corpo transformado por nanotecnologia e suas emoções bloqueadas e escondidas em algum lugar difícil de acessar. Acontece que um gatilho faz Sara resgatar essas emoções a muito escondidas. O que seria uma criação favorável para a geopolítica mundial, torna-se uma preocupação quando a robô começa a questionar e ponderar o que o mundo controlado se tornou.

Achei fantástica a narrativa. Leitura fácil e com fruição.... mas, assim como no conto Ester, fiquei com gostinho de quero mais!

Livia1405 27/07/2021

Conto excelente
Em suas poucas páginas, Sara dá um show de emoções além de um nó na cabeça, pois não tem como não sair formulndo ideias sobre as repercussões das viagens no tempo. Adorei, bem simples mas que deu pra refletir muito!

Liliane 22/07/2021

Lidar com sentimentos é difícil até para os meio humanos
Uma frase que ficou na minha mente foi que ela se "lembra do futuro".

Quer mais paradoxo do que isso?

Leitura rápida, fluída, agradável, estimulante e nos faz refletir muito.

Sara não é totalmente humana, mas nos põe pra refletir sobre o real significado dessa palavra.

O que é ser humano pra você? Pra mim tem a ver com sentir. E Sara sente, aliás luta constantemente tentando entender e controlar suas emoções.

Me identifico, e você?

Ju 17/07/2021

Sara
Sempre achei que não fosse gostar de contos. Desde o ano passado, quando comecei a dar oportunidade para qualquer tipo de livro é até para contos, eu admito, cada vez mais me surpreendo com os contos. Esse é um deles. Demorei um pouco pra entender o rumo e o contexto da história, mas no final me surpreendi!
Fernando Rômbola 19/07/2021minha estante
Oi, Ju, muito muito muito obrigado por ter dado uma chance pra filha Sara! Fico muito feliz por saber que você gostou da Sara. Obrigado por compartilhar. É uma honra e felicidade imensas

@eu_sandroka 16/07/2021

#SandrokaIndika :-D

* (Sara) aprendeu a desistir de tudo aquilo que considera passado para viver um novo presente. *
Afins queridos.
#Sextou com #SandrokaIndika esse conto incrível do amigo Fernando .
São três protagonistas, cada uma com seu conto, incluindo * Ester * & * Alma *. Das três mulheres mais fortes que já li, Sara é a mais * gente como a gente *.
Nesse, o enfoque da viagem no tempo nos mostra o quão resistentes corpo e mecanismo de Sara são - e também mostra sua coragem ao voltar por opção a um ponto específico em seu passado.
A partir daí, impossível não embarcar com ela nas grandes decisões a se tomar.
Há um ano testemunhei o nascimento desse arco do #EsterMultiverso, e ainda hoje as páginas de Sara emocionam demais.
O mais * individual * dos três contos, se vocês ainda não leram, por favor, assim que o fizerem, voltem para comentar como foi com vocês.
* Não é porque viaja no tempo que Sara pode desperdiçá-lo com devaneios. *
Releitura com o grupo @saifers.br no telegram. Venha conhecer.
#SobreLivrosEseusAfins #Livrólatra #AmoLer #BookLover #CheirinhoDeLivro #KindleÉtudoDeBom #EuTôLendoNacionais #AutorNacional #FernandoRombola #Sara #SciFi #Ficção #Multiverso #LiteraturaNacional #Alma #Ester #SAIFERS #SciFiBrasil #VenhaConhecer #LeiaNacionais

site: https://www.instagram.com/eu_sandroka
Fernando Rômbola 19/07/2021minha estante
Obrigado, minha querida amiga, você sempre sendo incrível com as filhas. Te agradeço de todo meu coração

@eu_sandroka 20/07/2021minha estante
S2

Vitoria.Milliole 17/06/2021

Sara é uma mulher meio humana, meio máquina. Foi feita pra ser mais máquina do que humana, mas talvez seja impossível.

Ela, por algum motivo, era a única que aguentava a viagem no tempo sem sofrer consequências. Por isso, foi a escolhida para as modificações no corpo e no cérebro até se tornar um robô. Bom, em partes. O que fazia parte dela como ser humano foi deletado, novas memórias foram criadas e, agora, ela está completamente ligada a tecnologias. Consegue desligar câmeras ou fazer pesquisas complexas em alguns segundos, por exemplo. Além, é claro, de viajar no tempo.

O objetivo de tudo isso era que ela viajasse para o futuro e descobrisse o futuro de um regime totalitário. Mas, em meio à missão, ela resolve voltar ao passado, para o dia de seu nascimento, quando a mãe biológica a abandona, para desvendar o que aconteceu. E é ali que ela se vê confrontando seu lado máquina e percebe que uma consciência ainda habita aquele corpo.

Fernando Rômbola é um autor nacional contemporâneo e, em poucas páginas, conseguiu contar uma história de uma complexidade absurda. Viagem no tempo, alta tecnologia e as reflexões sobre humanidade unidas de uma maneira ímpar.

Sara, é claro, dá aquela bagunçadinha na linha do tempo: "A razão de ser feliz hoje é porque ao mudar o passado anulou o futuro de onde veio."
Mas, além disso, dá aquela bagunçadinha na nossa cabeça. Será que um futuro com um regime totalitário e a transformação de humanos em robôs é mesmo apenas ficção? Será que é possível essa mecanização do ser humano um dia se tornar real?
Fernando Rômbola 26/06/2021minha estante
Agora que vi aqui que tem uma resenha da filha Sara.
Muito obrigado! Fico feliz demais demais demais de imenso.
Nem sei como agradecer. Muito feliz aqui

@apilhadathay 21/05/2021

AMEI!
"A revolta era um vírus que se espalhava devagar, multiplicando dissidentes pelo mundo"
(p. 12)

Li os dois contos de FC Fernando Rômbola e gostei muito de Ester. Mas a verdade é que eu me tornei fã mesmo foi de Sara!!!

Sara é uma garota excluída de sua própria mente! É isto mesmo! Tudo o que ela entendia como ser humana foi deletado da sua cabeça e ela está profundamente ligada a tecnologias, faz parte dela. Ela encontra estranheza em sua humanidade, mas objetivos em seu lado máquina.

Só este mês eu já reli duas vezes e não me canso. Sara é um personagem cativante, maduro e profundo, conhecemos a sua trajetória e suas difíceis decisões tomadas a longo de uma narrativa muito leve. Sem nomenclaturas difíceis, ele nos brinda com viagem no tempo, o embate entre humanizar máquinas x mecanizar homens, há traços distópicos presentes nele e toda a jornada com o Patriarcado foi brilhante para mim. Foi a minha segunda leitura de um texto de Fernando e só posso dizer que quero muito mais do universo de Sara.

Sua natureza humana sobrepuja a da máquina e percebemos isto quando ele toma decisões que são tão motivadas pelo sentimento, a emoção. Primeiro ser humano a fazer uma viagem através do tempo, ela tinha a missão de desvendar qual o destino do Regime.

"Antes não tinha motivos para viver, mas hoje entende que o presente é o verdadeiro sentido da sua vida" (p. 28)

site: www.instagram.com/apilhadathay
@eu_sandroka 02/06/2021minha estante
Aaaaammmmmooooo!!!!!

Evy 09/05/2021

Surpreendente
Sara é uma ficção científica escrita por um autor nacional contemporâneo e que em poucas páginas traz um mundo de significados e reflexões importantes. A narrativa do autor é bastante fluída e apesar de ir soltando as informações aos poucos como peças de um quebra cabeça, faz isso de forma muito inteligente mantendo a atenção do leitor e aquela sensação de não conseguir parar a leitura antes do final.

O conto nos apresenta uma mulher mais que humana, quase uma máquina, que faz uma viagem ao passado e presencia um acontecimento que abre um conflito em seu ser que luta entre os sentimentos humanos e as ordens gravadas em seu cérebro. Neste conto não temos informações aprofundadas sobre a realidade na qual é ambientado, mas no desenrolar da história o autor vai soltando algumas dicas de um governo opressor, retrógrado e cheio de ódio.

Fica claro que o foco principal da história é a luta de Sara com sua natureza dividida, nos mostrando uma mulher forte, muito mais humana que máquina, nada conformada com a realidade e que que a partir de um acontecimento do passado, vai lutar pra mudar seu caminho. Tudo isso envolto em muitos elementos de ficção científica, como viagem no tempo, biotecnologia e trazendo muita reflexão e questionamentos que é o motivo pelo qual é o meu gênero favorito.

Estou impressionada com esse primeiro contato com o trabalho do autor que me chamou muita atenção pela qualidade do texto e pela inteligência na construção do enredo e já quero um livraço com todos os detalhes desse mundo novo que fui levada a conhecer pelos olhos de Sara.

Super recomendo a leitura!

Ratinha da Biblioteca 13/04/2021

@ratinhadabiblioteca
Ah Sara, meu primeiro contato com o mundo criando pelo Fernando. Sara é uma personagem ímpar, ela tem algo que permite viajar no tempo sem enlouquecer e com isso a usam para descobrir o futuro. Mas Sara aproveita a brecha e volta ao dia de seu nascimento para descobrir o que realmente aconteceu.

É um conto curto, mas de certa forma carregado e achei fantástico o questionário que ele trás. O que você mudaria ao voltar no passado? Claro que todas as complicações de alteração do passado não são trabalhadas aqui, mas tudo bem, afinal é só um conto..

FranciscoM 28/03/2021

Mais uma obra de qualidade
"Nada é mais importante do que o agora."

Segundo livro/conto do mestre de paradoxos, viagens no tempo e Si-Fi Fernando Rômbola que leio. Assim como aconteceu com "ESTER", SARA tem uma enorme qualidade.
Um livro inteligente.
Agora entendo perfeitamente quando dizem que determinadas obras não deveriam ser transformadas em filmes. Talvez uma adaptação. Pois seria impossível transportar todos os sentimentos de Sara em imagens.
Os sentimentos de Sara escrevem a história propriamente dita. É através desses sentimentos que todo o sentido do livro se completa. E seria assim impossível transportar todos os sentimentos através de imagens. Palavras são mais relevantes nessa situação, nesta obra.

Recomendo demais a leitura.
Fico na torcida que ESTER e SARA(As duas obras de Fernando Rômbola) se encontrem um dia. Seria muito interessante encaixar os dois mundos dessas duas obras incríveis.

Dani Sousa - @eulieulerei 26/12/2020

Tente manter a calma! Agora não é a hora de surtar!
Esse é o segundo livro de contos de Scifi do autor que leio e me surpreendo bastante com a leitura. Sara que ele carinhosamente chama de filha no seu insta é um ser modificado por biotecnologia, mas que descobre ainda possui um lado humano que por mais que os experimentos tentaram tirar dela não foi possível.
#quote "Tente manter a calma! Agora não é a hora de surtar!"
Sara foi treinada para usar a tecnologia implantada em seu corpo, com os incríveis processadores-Q para não sentir emoções e apenas trabalhar para a poderosa organização, porém acontecem vários confrontos ao mesmo tempo em sua mente, ela enfrenta lembranças dolorosas que quase foram apagadas.
Sara uma viajante no tempo deveria voltar e passar informações aos senhores da Bokowicz Corp, descobrindo o destino do regime, mas o que viu no futuro provocou um impacto muito forte em sua consciência. O que Sara descobriu no futuro? Ela pode alterar o futuro viajando ao passado? hahaha você terá que ler para ter essas respostas...
Terminei o livro com um pensamento e algumas perguntas, até que ponto a humanidade pode ser nos tirada? Por mais que toda a tecnologia existente e que ainda existirá é possível deixarmos de ser pelo menos 1% humano?

Daniel 22/12/2020

Muito doido
Sara ? Fernando Rômbola
@fernando.rombola

Conheci Fernando Rômbola pelo IG literário da Dani, o @blogsabeoque , assisti algumas lives com ele e pensei: o rapaz tem uns papos pouco convencional.

Tradução, gente doida igual eu! Hahahaha

O que fiz então? Fui ler os contos dele, resultado, fui nocauteado.

Sara conta a história de uma viajante no tempo e se você já leu histórias de viagem no tempo sabe, toda mudança no passado pode dar ruim, criar uma série de paradoxos sem fim. E é esse um dos pontos principais da história, o problema dos paradoxos.

Mas calma pessoal, o conto trata sobre muito mais.

Sara é um experimento de uma grande corporação, eles querem olhar o futuro para saber como manter seu império, para isso criam os implantes em sara, para ela conseguir as informações. Sara tem seus planos, entender sua história. Para isso ela precisa enfrentar a programação de seu processador quântico e as salvaguardas postas pelos seus criadores.

Um conto de ficção cientifica fantástico, trata sobre o problema das grandes corporações, os paradoxos do tempo e as dificuldades de encarar o passado.

Bru 22/12/2020

Maravilhoso
Acho incrível como o Fernando consegue falar de temas tão complexos com uma linguagem tão simples e fluida.
Adorei

Thata 13/12/2020

O cara do Sci-fi
Fernando mais uma vez nos mostra que manja de sci-fi. Como ocorre em Ester ele prende nossa atenção com a historia de Sara.
Uma pessoa metade robô metade humana metade passado metade futuro.

Com elementos que me lembraram essas historias: Bucky Barnes, Logan, Natasha Romanova, Matrix e assim vai, varias referencias incríveis de fantasia, sci-fi e super heróis!

Leitura rápida, fluida e envolvente.

Com certeza você ficou confuso, leia o conto para entender, esta disponível na Amazon e Kindle Unlimited!

Fabio Pedreira 12/10/2020

Um baita conto
Depois de umas "férias" voltei a ler contos. E o escolhido para esse retorno foi Sara, do Fernando Rombola (autor de Ester). Foi um baita de um retorno.⁣

Sara passou por diversas modificações em sua vida, transformando-a quase em um robô total. O motivo disso era que ela era a única que aguentaria viajar no tempo sem sofrer consequências.⁣

Mas, em uma dessas viagens, Sara acaba percebendo que apesar de suas transformações ela ainda é humana. Com isso ela decide agir, tomando as rédeas do seu próprio corpo.⁣

Mais uma vez o Fernando nos presenteia com um conto incrível. Depois de Ester, agora é a vez de Sara brilhar. Admito que até gostei mais dela do que de Ester.⁣

Aqui, a escrita do Fernando está ainda mais refinada, simples, mas capaz de despertar no leitor a empatia necessária para torcer pela Sara. Essa por sinal é uma baita personagem, fácil de se conectar e para quem gosta do gênero vai lembrar de obras como Alita, Becoma Human, Ghost in the Shell e outros.⁣

Eu definitivamente gostaria de ver um encontro entre Sara e Ester, quem sabe não rola. O que sei é que vocês não podem perder esse conto. Recomendo muito.