Sara

Sara Fernando Rômbola

Resenhas - Sara

Douglas Martins 01/10/2020

Paradoxalmente filosófico
Sara é um conto de ficção científica que fala da melhor e menos compreendida temática dentro do gênero, a viagem no tempo.
Sara é uma viajante no tempo, seu corpo é tão tecnologicamente modificado que ela sente dificuldade em saber se ainda é humana. Enviada ao passado para atender aos desejos escusos do patriarcado que domina o futuro, Sara tem uma única missão a cumprir, porém, o que ninguém esperava era que seu lado humano falasse mais alto.

Esse conto é daqueles de explodir a cabeça, no bom sentido, claro. Todos paradoxos e a carga filosófica que a viagem no tempo pode trazer estão presentes. É possível mudar o futuro? E se mudar, continuarei existindo? O que é mais forte, o lado máquina ou o lado humano? Para completar, há toda aquela atmosfera de um futuro distópico, regido por elites cruéis mas que, por sorte, contamos com heroínas dispostas a dispostas a mudar a realidade e quebrar a ordem vigente.

Nao perca mais tempo. Leia Sara, vale cada palavra.

Marriete 03/09/2020

Sara (Conto) ? Resenha Autor: Fernando Rômbola
Sara é um ser modificado. Tem um lado humano que tentaram a todo custo suprimir, utilizando-se de biotecnologia para que ela trabalhasse em prol de um associação repressiva e dominadora. Sara tem como função obter informações para que a primazia dessa associação jamais seja derrubada, no entanto, seu lado humano fala mais alto. Ela não consegue controlar de todo suas emoções, na verdade, ela busca exatamente o contrário, ela quer descobrir quem é e o que houve para se transformar nessa máquina avançada e de extrema eficiência.

Sara é mais um conto grandioso escrito por Fernando Rômbola que nos traz um pouco mais sobre viagens temporais, (gente pensa num homem que gosta de mexer com o tempo rs), tecnologia de última geração e uma doideira que mexe com tudo dentro da cabeça da gente. Cada vez que leio um trabalho dele é uma viagem sem volta para os cantos mais malucos da mente que eu jamais pensei existir.

O enredo é ambientado em uma São Paulo futurista mas como era de se esperar, o deslocamento do tempo nos faz transitar facilmente entre dois tipos de realidade sem nenhum esforço. Acho incrível como ele fala de teorias malucas e no mesmo momento consegue nos fazer ter empatia pelos personagens, tão humanos e tão tecnologicamente avançados. Não sou uma perita em ficção científica, muito longe disso, mas, se tem um autor que está me iniciando nessa jornada e me fazendo amar cada milésimo de segundo, com certeza é o Fernando.

Recomendo a leitura!

#Sara#FernandoRômbola#Resenha#Marry#ResenhandoLiteratura#AutorNacional#LiteraturaBrasileira#FicçãoCientífica#AmazonBrasil#AmoLer#Instabooks

Aline Zuim 01/08/2020

Ficção com viagem no tempo
Terminei hoje a leitura de Sara e gostei muito. Espero que haja uma continuação. Uma história intrigante com viagem no tempo, uma mudança, um resgate. Após essa viagem, Sara nunca mais será a mesma. O mundo não será mais o mesmo.
Gostei de toda ambientação, contextualização com a época, com as descrições de presente e futuro. A escrita do autor é muito fluida, rapidinho a gente lê. Agora vamos aguardar o que vem depois! Parabéns, Fernando Rombola!

Douglas Ribeiro 28/07/2020

Uma androide extremamente humana
Uma história que frita seus neurônios com os paradoxos de viagens temporais, ao mesmo tempo que nos apresenta uma personagem que, apesar de ser uma Androide, não desiste de lutar por sua parte humana.

Acompanhamos a batalha interior de Sara que, enquanto descobre segredos do seu passado, tenta resgatar a emoções e os valores humanos que lhe foram tirados, nos fazendo refletir sobre nossa própria vida.

Super recomendo a leitura!

Leonardo Born 27/07/2020

Ficção científica de primeira que irá te prender até a última página!
Uma mulher parte humana e parte máquina, enquanto precisa voltar ao passado com uma missão de proporções catastróficas, se vê em conflito enquanto sua parte humana luta para imergir e se opor as ordens claras que recebeu.

Fernando Rômbola mais uma vez nos surpreende ao dar vida a essa nova protagonista, que não só nos passa durante a história seu desespero em tentar vencer seu lado máquina, mas nos mostra como além das máquinas, há algo muito pior a ser enfrentado: os interesses mesquinhos dos seres humanos.

Com uma escrita fluída, direta como um soco na cara, em Sara, ele nos joga dentro desse universo que mistura transhumanos (ciborgues), com um "q" de cyberpunk, viagens no tempo e suas linhas temporais, onde consegue por meio da ficção científica tratar de questionamentos inerentes a alma humana de forma magistral.

Achei que sua obra anterior, Ester, já era uma história que ninguém podia ter contado de maneira melhor, mas em Sara, nosso amigo se superou.

Lê Garcia IG:@letras_e_linhas 26/07/2020

Aqui vemos uma parte mais filosófica do autor sobre as implicações de ser ou não um paradoxo.

Acompanhamos Sara que é uma humana que foi modificada e se tornou um Andróide. Ela retorna ao passado com uma missão de impedir seu próprio futuro. E é ambientado no Brasil! O que eu adoro! Enfim ainda vou reescrever a resenha, por que terminei de ler agora e preciso refletir sobre a profundidade das ideias do texto!