Nona Casa

Nona Casa Leigh Bardugo
Leigh Bardugo

Resenhas - Nona Casa

Ivy (De repente, no último livro) 13/06/2022

Altamente detalhista, envolvente e muito sombrio
Um 4,5 na verdade...

Ninth House é um verdadeiro dark academia, com tudo o que promete e mais um pouco. Gostei bastante desta primeira parte. A narrativa da Leigh Bardugo está bem diferente nesta série, mais sombria, mais crua e madura, ela adota um tom que deixa claro que escrever Ninth House foi uma experiência intensa e bastante desgastante. O livro é cheio de detalhes, é daquelas tramas que desde o primeiro capitulo exigem nossa atenção e foco total, senão a gente se perde total. São tantas sociedades secretas, tantos tipos distintos de magia, uma pluralidade de personagens, um quebra cabeças obscuro.

O começo é bem lento, eu quase desisti da leitura, confusa com a quantidade de detalhes e a narrativa densa, mas lá pelos 25% de livro a trama vai se tornando cada vez mais dark, e vai deixando a gente com curiosidade, querendo acompanhar cada passo da Alex.

Essa protagonista é bem diferente. Alex atravessou um inferno, vem do submundo das drogas e do crime, e de repente é jogada em Yale, aproveitando uma oportunidade única. Alex quer se encaixar, mas ela tem esse lado sombrio, segredos que a perseguem, e pouco a pouco a gente vai conhecendo a personagem, desvendando cada traço dela. É uma descoberta bem legal, porque Alex tem várias capas, ela pode ser heroína, mas tem seu lado vilã, seu lado rebelde.

Eu quero muito ler logo a segunda parte desta série, o final deixa um ganho para o que está por vir que deixa o leitor bastante surpreso e na expectativa para o que Bardugo fará. Sinceramente, achei esse o melhor trabalho da autora (adorei Grisha, mas Ninth House foi melhor).

Alerta para os gatilhos. O livro tem estupro, uso de drogas, overdoses, violência, prostituição, não é uma leitura juvenil.

beca 13/06/2022

primeiro quero fazer uma reclamação: COMO ASSIM A SEQUÊNCIA SÓ SAI ANO QUE VEM?? LEIGH BARDUGO EU PRECISO DE RESPOSTAS!!! esse livro é de 2019 mulher não é possível que tu não possa adiantar essa pra gente

agora que reclamei vamos lá: foi bom, definitivamente melhor do que eu esperava. vejam bem, eu tenho um pé atrás com a leigh. meu primeiro contato com a autora foi ?sombra e ossos? e logo depois eu pulei para ?six of crows? e pude perceber a diferença gritante entre os dois. a coisa só piorou quando eu li o resto da trilogia grisha e tentei começar ?king of scars?, ao meu ver a duologia de six of crows tinha sido um surto da autora e ela nunca mais conseguiria fazer alguma coisa que fosse bom daquele jeito. e assim, nona casa realmente não é tão bom quanto six of crows, mas chega bem perto.

não sei se é o fato de eu não ter o costume de ler dark academia e, sendo assim, me impressionar fácil com qualquer livro do gênero, mas essa leitura foi muito intrigante. depois de passar daquele comecinho introdutório a narrativa se desenvolve tão bem e a ambientação fica tão realista que o livro se torna impossível de largar. isso sem contar os personagens, a leigh bardugo sabe muito bem criar personagens com moral questionável e nenhuma ética que vão te entreter durante toda leitura.

eu realmente gostei bastante, provavelmente porque eu tinha quase que nenhuma expectativa pra esse livro, e realmente mal posso esperar para o segundo.
.star 13/06/2022minha estante
obrigada, sou ansiosa e essa resenha me fez adiar a compra desse livro kkkkkkkkkjj?

beca 13/06/2022minha estante
KKKKK sai em janeiro/2023 se ajudar

Anna 09/06/2022

Bem diferente do GrishaVerso, mas vi uma semelhança no "norte verdadeiro". Tem algumas partes que me lembram um pouco a série The Order da Netflix. Muitas cenas pesadas.
Confesso que no início gostava mais dos capítulos do Darlington, mas a Alex cativou meu coração. O capítulo sobre Black Elm, explica muita coisa no final do livro.
Super ansiosa pro próximo.

Wendy Coutinho 06/06/2022

Li por tabela
Gente, meu namorado leu e me contou td.. perdi a vontade de ler kkkk? mas sei cada detalhe do que houve, ele mandou um audiobook praticamente, é isso

brekkerheart 22/05/2022

misto de emoções
como todos os livros da Leigh Bardugo, Nona Casa começou beeem lento e demorou até 60% pra começar a ter emoção, esse tempo todo foi usado pra explicar o universo e conhecer os personagens, muitas pessoas não gostam dessa enrolação mas eu particularmente não me importo, acho até bom

depois de 60% foi só tiro e bomba, mesmo os capítulos sendo longos eu fui devorando o livro e não conseguia parar, me vi presa na trama e tentando descansar os mistérios junto com a Alex

e o final? eu fiquei sem palavras e tô absurdamente ansiosa pro próximo livro

eu simplesmente amei esse livro, achei uma pegada completamente diferente do grishaverso, porém com a mesma emoção que só a Leigh consegue passar

eu não dei 5 estrelas pq acho que faltou algo, talvez um tiquinho de emoção e também por conta de alguns pontos que me deixaram confusa, mas o livro é sensacional, os personagens são incríveis e cativantes, a premissa é ótima e o mistério e as reviravoltas são de tirar o fôlego

pro próximo livro eu espero ver mais do Darlington, mais mistérios e cenas de tirar o fôlego e quem sabe um pouquinho de romance!

soph:) 18/05/2022

NÃO SEI
Não sei oq pensar desse livro por um lado eu amei muito por outro oq foi isso?? mas uma coisa é certa ele me envolveu completamente foi plot atrás de plot até o fim!!

ronammila 07/05/2022

diviníssimo.
e quando eu acho que a leigh me perdeu pra vida, ela me ganha novamente!

que livro perfeito em todos os sentidos, feito para agradar qualquer fã que gosta dessa pegada de dark academia e de magia. Ela fez uma jogada brilhante que me deixou presa no livro do início ao fim sem me decepcionar e com um gosto de quero mais.

todos os elementos do livro são coisas que qualquer um já viu em um filme mas ela usou de uma forma bem instigante, ela criou um universo bacana e colocou várias dessas coisas que eu diria que são ?normais? por ter conhecimento mas ela conseguiu usar isso muito bem e fazer parecer que são elementos novos.

a história é arrastada no começo mas depois é impossível de parar e me arrependo muito de ter demorado bastante pra continuar. a alex é uma personagem incrível e a história dela me deixou sentida. amei muito o darlington, o turner e a dawes e adorei a relação criada entre os personagens.

o mistério é incrível e deixou o livro melhor ainda, cheio de reviravolta e eu não acertei nada do que aconteceu, realmente é muito bom e estou ansiosa para o próximo livro.

obrigada mamãe leigh ninguém faz igual a vc ?

Marilia.Silva 30/04/2022

Envolvente, arrepiante e surprendente
O livro tem um começo difícil, a apresentação dos personagens e do universo é um pouco lenta, mas depois que vc se envolve, quer saber mais e mais, o mistério te instiga, e a resolução te surpreende, um livro diferente de tudo que já li da autora? amei? gostaria de ler tudo que a bardugo escrever?

viC 23/04/2022

O que foi esse livro????
Admito que a leitura desse livro demorou bastante para funcionar para mim, e não por culpa dele. Comecei a lê-lo no final do ano passado (em meio a uma ressaca literária) e fui deixando de lado, por não ter sido fisgada logo de cara. Acabei esquecendo. Assim que superei a ressaca decidi terminar os livros que havia deixado pela metade antes de começar algo novo e, sinceramente, foi a melhor decisão que eu já tomei.

Nona Casa é simplesmente uma obra de arte, do começo até o fim. Como sempre a escrita da Leigh está impecável e eu tenho certeza que se não tivesse me deparado com ele em um momento de ressaca teria o devorado em menos de três dias. É uma leitura fluída, envolvente, que te deixa querendo mais e mais. Me chocou que um livro tão bom (na minha opinião o melhor da Leigh) não tenha tanto alcance quanto os outros (visto que só o conheci através dessas brincadeiras como: "livros pelo seu mbti/livros dark academia").

O que falar da Alex? Simplesmente uma das melhores protagonistas que eu já acompanhei. Ela não é apenas uma sobrevivente, apesar de sempre se resumir a isso. Alex é forte, corajosa e, mesmo depois de todos os traumas que enfrentou, continua seguindo em frente sem perder sua essência protetora com as pessoas com quem se importa (enquanto desconfia até da própria sombra). Passei boa parte do livro grifando e exaltando suas frases e pensamentos. Acredito que ainda há muito o que ser explorado agora que ela descobriu as dimensões do dom que tem.

A revelação final me pegou de jeito e eu amei a maneira como tudo se desenrolou. Ambição, segredos e ganância andam lado a lado aqui e a Leigh mostrou que conhecimento pode ser uma arma poderosa se colocada nas mãos erradas. Além de nos ensinar que pessoas que passam pelas mesmas coisas podem agir de maneiras completamente distintas de acordo com seus princípios.

Gostaria de ter visto mais de alguns personagens e me aprofundado em outros, mas entendo que talvez isso seja a deixa perfeita para uma continuação.

Estou simplesmente apaixonada e obcecada pelo Darlington (amo personangens misteriosos, inteligentes e emocionalmente complicados), mas confesso que shippei Alex muito mais com o detetive Turner do que com o ele (a dinâmica Gato e Rato sempre me fisga de jeito).

No mais, anseio por uma continuação (o final deixou bem claro que isso vai acontecer, mas autores sempre nos pegam de surpresa, então...), ainda não pesquisei muito sobre a possibilidade de ter ou não uma e admito que estou com medo de fazê-lo.

LEIAM E PANFLETEM NONA CASA, VALE MUITÍSSIMO À PENA!

Thabata 23/04/2022

Dividida em dois períodos de tempo, a narrativa já começa envolta em mistérios, tanto do passado de Alex quanto das práticas da sociedade secreta. É uma história repleta de magia e mistérios, com o foco em um crime, aparentemente não relacionado às sociedades secretas, mas que Alex não consegue deixar de lado. Com passado e presente se alternando, a narrativa se desenvolve de forma lenta e um tanto confusa no início, mas que prende pelos inúmeros mistérios que vão surgindo. O livro também aborda temas como abusos, drogas, ganância e privilégios dos mais ricos, mostrando uma realidade cruel em meio ao poder.
No entanto, a construção de mundo poderia ser melhor desenvolvida e faltaram informações deste universo único. O final é repleto de plot twists e fechado em seu mistério, mas que deixa uma ponta solta para a continuação .

LariCoe 21/04/2022

Magia
Alex se achava diferente mas quando começa a frequentar Yale e a fazer parte da Casa Lethe ela começa a perceber que ser diferente não é tão ruim.

Daniela.Varine 17/04/2022

A narrativa diferente do Grishaverso, achei interessante como ela narrou como se já tivéssemos todas as informações do universo, por isso foi difícil de emergir no universo, mas eu o ADOREI. Essa vibe dark academy é incrível serio, pretendo ler mais.
Quanto a história achei bem construída apesar de muitos plot serem algo que é bem na cara por causa dos detalhes, o MAIOR plot eu NUNCA IMAGINARIA juro. Achei a Alex incrível adoro personagem feminina anti-herói, gostosas, bissexual (ta na cara que ela é), cara que mataria a sua família e que a vida bate mais que MMA

Giu 13/04/2022

Nem bom, nem ruim
O livro tem uma premissa interessante que foi desenvolvida de maneira preguiçosa e repetitiva, sem entrar nos detalhes necessários e a única grande surpresa vem em 93%, de resto é um livro um tanto tedioso.

Nino 08/04/2022

Não vou mentir, me envolvi
Em um livro um pouco mais maduro do que o universo Grisha, Leigh Bardugo acrescenta mais um universo que me deixou intrigado por sua complexidade e personagens bem desenvolvidos.

Ainda seguindo o mesmo modelo narrativo que criou para seus livros de alta fantasia, a autora divide a narração do livro entre os protagonistas. Enquanto Alex, a principal, narra os eventos no presente, Darlington vai narrando o passado. Um complementando o outro, seja com descrições e eventos que os dois passaram ou ampliando os elementos do universo.

Alex é uma das personagens mais bem desenvolvidas de Leigh que eu já li. Embora o início do livro não faça jus a isso, pela lentidão com a qual começa – algo que a autora faz bastante, diga-se de passagem – a personagem consegue ser cativante mesmo expondo suas imperfeições o tempo todo. Já Darlington, com menos espaço para se mostrar, também consegue se provar um excelente personagem, mesmo que ele tenha seus momentos de chatice.

Já os elementos mágicos da trama são bem elaborados, mas ainda assim podem ser um pouco confusos, especialmente quando algo acontece antes de ser explicado apenas para te deixar meio curioso. Funciona até certo ponto, contudo não é algo que me agradou todas as vezes.

O livro está repleto de momentos gore e cenas que podem ativar gatilhos, então tome cuidado se esses temas forem sensíveis para você.