3096 dias

3096 dias Natascha Kampusch

Resenhas - 3096 Dias - Natascha Kampusch

Nessa 21/11/2012

3096 dias - Nem tudo é Preto e Branco, nem tudo é Bem e Mal
Antes de você começar a ler esta história , a primeira coisa que se pensa é como deve ser aterrorizante perder sua infância e adolescência ao lado de um sequestrador !
Aparentemente Natascha tem uma visão no mínimo distorcida do que sente pelo seu sequestrador, ela o ama e odeia-o de uma forma muitas vezes assustadora. É fato que o tempo de convivência de 8 anos e meio contribuiu e muito para para isso. Só ela e mais ninguém pode conhecer as várias faces de seu sequestrador (que ora lhe trazia doces e davas mimos , e ora lhe dava socos pontapés e xingamentos ).
Ela me fez lembrar daquelas mulheres que são casadas com homens violentos
( física e psicologicamente falando) que sofrem abusos por anos e anos a fio e quando se pergunta "Como você aguenta isso? " ela te responde " No fundo ele é um homem bom ".
Só que ao contrario de Natascha , essas mulheres poderiam sair e não olhar para traz, elas escolhem a cada dia de suas vidas estarem aonde se encontram.
Ela não tinha essa escolha , foi simplesmente arrancada da sua família aos 10 anos ( não que a família era a ideal , ou que eram extremamente felizes) jogada em um quarto escuro , privada de coisas básicas durante anos e abusada sexualmente (fato que ela prefere não entrar em detalhes ) e que após todo esse tempo de convivência resolve fugir e impõe um inevitável fim a esta história.
A narrativa do livro é as vezes cansativa, principalmente no começo antes do sequestro que ela narra a vida em sua casa desde seu nascimento , mas é uma história que vale a pena ser lida e refletida .

Sol 16/06/2012

Uma mente madura.
Apesar dos rumores que vi pela internet sobre a autora, apesar de achar que a autora deveria ter escrito uma verdade mais nua e crua, admiro a maturidade com que ela escreveu este livro.
Quando comprei o livro, comprei-o com o intuito de saber sobre o lado obscuro, sofrido das histórias das pessoas. Muitas coisas imaginamos sem saber a verdade. Muitas coisas criticamos sem saber a verdade.
Um livro para nos conscientizar sobre uma verdade de que nada é somente de um jeito e até mesmo a sociedade nos impõe a realidade que querem ouvir.
Admirei sua determinação, e acredito ainda mais, quando dizem que não é o passado ou a sua condição que faz a sua pessoa, e sim o que vc acredita sobre ela.

Recomendo.

Isabella 24/01/2022

experiência angustiante, mas reflexiva
é uma leitura muito muito dolorosa, mas é bem importante para quem se interessa pelo caso.
o filme, na verdade, não mostra nem metade do que realmente aconteceu com Natascha.

Djane 17/11/2012

determinação
EXELENTE leitura eu acreditos que todo mundo deveria lê NATASCHA KUMPUSCH.
O que eu aprendi? que nada sei da vida diante desse relato surpriendente, NATASCHA me tocou de uma forma que dessa leitura em diante se eu não confiar na força que existe em cada um de nós vou ter vergonha. Exelente leitura eu credito mais em mim agora .
Q uem não leu leia !

Gabi 28/09/2021

Prisão psicológica
Precisamente 3096 dias, Vanessa relata os incontáveis dias presa pelo seu sequestrador. Baseado em fatos reais, conta a história da criança Vanessa, que foi sequestrada com 10 anos.

O livro conta todo o sofrimento que Vanessa passou durante o tempo que estava em cárcere privado. Os abusos físicos e psicológicos que a atingiam e o quanto perdurou.

Um livro interessantíssimo sobre como a vítima se sente, sobre como Vanessa foi forte, uma verdadeira guerreira por ter superado dia após dias a prisão que vivia.

vivi 14/09/2021

que mulher forte
esse livro é muito bom e forte. essa mulher foi muito forte e corajosa. não foram 8 dias, 8 meses, foram 8 anos! eu fico muito triste sabendo q várias pessoas julgaram ELA depois do sequestro, por ela não ter tentado fugir antes e tudo mais, a falta de noção das pessoas ainda me surpreende

mrthereis 25/01/2022

o livro é repleto de gatilhos, mas vale muito a pena. a história da Natascha é mt emocionante, o livro é muitooo forte!!!!

Karina.Carvalho 25/01/2022

O livro é intenso, forte e triste. Natascha narra detalhadamente vários momentos de seu cativeiro e suas fases.
Para mim é imaginável que alguém tenha sobrevivido a tudo o que ela passou, tanto do ponto de vista da saúde física, sem nunca ter ficado doente de verdade apesar de todos os espancamentos, quanto de saúde mental.
Resolvi ler o livro para entender como alguém que viveu 8 anos trancada com o sequestrador não odeia ele. Não sei se ela é vítima da síndrome de Estocolmo ou não, não sou psicóloga para fazer uma análise mais detalhada, mas acho que consigo entender o mecanismo de fuga da situação aliado ao fato de que ela era uma criança quando tudo começou.
Natascha foi muito forte e guerreira apesar de tudo; o que ela viveu ninguém deveria viver.

@plataformadolivro 18/08/2016

Natasha nasceu quando sua mãe já tinha duas filhas grandes e seus pais brigavam muito.  Passou o Jardim de infância se urinando e sendo ridicularizada por isso. Aos 5 anos seus pais se divorciaram. Aos 10 fora sequestrada. Sua vida não parecia não boa até tudo virar de pernas para o ar, mas com certeza era melhor. O sequestrador lhe dava tudo que ela pedia apesar de ter tirado tudo que ela tinha. Ela não guardava rancor e necessitava de contato humano. Viveu 8 anos trancada, praticamente toda sua adolescência e uma parte de sua infância. Ela não fugiu por medo e várias vezes a polícia estivera perto de encontrá-la. Nem estava longe. Ele deixava bem claro que a família não a amava e não se importava com ela e que a havia salvado. Ele a fazia seguir suas regras se quisesse ser recompensada com alguma coisa que pedia. Quando não fazia o que ele pedia ele tirava comida, livros, luz ...

"Agora eu sabia que ele realmente me machucaria se eu não obedecesse. E isso me deixou ainda mais assustada e submissa." Pág.: 106

Aos poucos fora perdendo a esperança de ser resgatada.

Após sua menarca, Natascha passa a ser tratada de forma diferente. Precisa deixar tudo sempre limpo do "jeito certo".  Ele precisa que ela se torne uma nova pessoa e esqueça quem foi no passado.

Assim como na biografia "Hoje eu sou Alice",  Natascha age como se os atos violentos não fossem contra ela, e sim como se os tivesse presenciado de fora.

O livro me surpreendeu pelo fato de ser uma boa biografia. Geralmente não gosto muito e é por isso que era a única que eu tinha na estante. Um livro que impacta não indicado para pessoas fracas que não curtem histórias trágicas.

"Quando não se tem o que comer,  é difícil pensar com clareza,  e mais difícil ainda pensar em revolta ou fuga." Pág.:131

Nas vezes em que ele permitia que ela saísse do cativeiro, precisava ter cuidado para não deixar nenhum vestígio de sua presença: um simples fio de cabelo ou até mesmo sangue, pois tinha mania de limpeza. Então ela decide ficar careca. Ele a agredia com frequência. Ela nunca sucumbiu ao pedido dele para que ela se ajoelhasse e o chamasse de Mestre.

"O Lado escuro não cai simplesmente do céu, ninguém nasce um monstro" Pág.: 221

Mari 23/02/2022

surtos e mais surtos
Peguei o livro do eu pai, ele deve ter cerca de 9 anos, achei em uma caixa e resolvi pegar. Depois de ler entendi a encarada que ele ,e deu quando pedi pra ler. O livro tem bastante gatinhos mas vale a pena ler, vale ressaltar que tem que estar preparado(a).

Dorinearr 07/03/2022

Um livro de dor e esperança.
Confesso que em alguns momentos foi uma leitura um pouco delicada para mim devido aos gatilhos de violência psicológica e física, como leitora e ser humano fico encantadissíma com a coragem, persistência e força de Natascha.
Foram anos difíceis e por mais que ela tenha perdido as esperanças em algum momento, se manteve firme. O livro é encantador e com uma boa riqueza de detalhes, o final faz meu coração ficar quentinho, ainda mais se tratando de uma história real.

Nathalia 30/12/2021

Uma história extremamente triste e agonizante.
Natascha lutou bravamente pela sua vida, de uma forma incrível

Leticia.Reis 21/08/2020

Triste realidade
3096 dias foi um livro escrito pela própria vítima Natasha Kampuch, aos 10 anos de idade Natasha já vinha passando por muitas tribulações na família, a separação dos pais, a falta de importância e distanciamento dos mesmos a afetou muito nessa idade, mas algo a que ela talvez tenha agradecido muito a mãe foi a força, a mãe de Natasha sempre lhe ensinara a levantar a cabeça e não ficar chorando, infelizmente ela não dizia para aconcelhar-la, mas dizia para que ela calasse a boca e engolisse o choro, depois das surras sem motivos. Mas creio que tenha sido apesar de tudo um bom concelho a se seguir durante os longos dias de cativeiro. As brigas com a mãe se tornaram tão insuportáveis que Natasha simplesmente queria fugir de casa, num dia depois de uma briga Natasha sai de casa a caminho da escola, sem dar o beijo de despedida que sempre dava na mãe.
Logo ela encontraria o meio de fuga da vida tão turbulenta, porém não seria o melhor meio nem o que ela desejaria para ela e nem para outra pessoa, passando em uma rua deserta a menina avista uma camionete branca, um homem jovem está dentro, como se esperando por algo, sem desconfiar a menina passar por ele, e numa fração de segundos o homem a agarra e joga para dentro do carro...
Dessa parte em diante começam os relatos horríveis, relatos pelo qual eu não esquecerei. O horror e falta de hamanidade pelo qual este homem foi capaz de cometer.
Enfim, achei uma história extremamente chocante, me fez pensar sobre os humanos, será que podemos confiar? A resposta para isso sempre será não.

davinasc 02/09/2020

3096 dias é um livro que pode começar devagar e massante, por apresentar a historia de Natasha Kampusch de um ponto de vista mais psicológico, tal como o seu sequestrador, mas que te prende do meio para o final e mostra a força que ela teve durante o seu cativeiro e arrebata a história com um final emocionante. Pra mim um ponto importante do livro foi a negligência por parte da polícia que é muito comum nesse tipo de historia, e a visão que Natasha carrega até hoje do seu sequestrador, um pouco até que romantizada. O livro tem suas partes pesadas então pode ser um gatilho pra algumas pessoas, muitas dessas partes você tem que dar uma pausa, respirar um pouco, mas é uma leitura muito importante, que te faz pensar e depois de certo ponto flui muito bem.
Ana 03/09/2020minha estante
Adorei ler sua resenha, estou na página 70 e achando super maçante... Vou continuar, obrigada :)

davinasc 03/09/2020minha estante
aaaa obgd, eu tb tava por essa página também quando comecei a desanimar, mas vale a pena continuar