Querido Edward

Querido Edward Ann Napolitano

Resenhas - Querido Edward

Carol.Miotti 28/09/2020

Para que vivemos?
"(...) Para que vivemos, se não para tornar a vida menos difícil uns para os outros?" George Eliot
P.139

Nath 03/09/2020

Me emocionei até a última página
O luto é um assunto muito difícil de tratar em geral. Cada um tem o seu passo, seus sentimentos e lida da sua maneira. Este livro é uma bela demonstração de como um romance sobre como isso pode ser feito.
A autora nos envolve em uma trágica história sobre um acidente aéreo que levou a morte de 191 pessoas, com apenas 1 sobrevivente, Edward. Acompanhamos esse seu processo de como aprender a lidar com a falta de um pedacinho de si mesmo e com todas as consequências de ser uma criança quando passa por essa tragédia.
Ann Napolitano nos faz querer saber como é isso e, intercalando com capítulos sobre o que acontece dentro do avião, nos faz conhecer não somente Edward, mas sua família e uma parte dos passageiros do avião.
Me emocionei nas partes que falam sobre perda e nos mostra em primeira mão o fardo da "culpa do sobrevivente".
Gostei muito. Me emocionei até a última página.

Tiemy.Tizura 06/09/2020

Talvez eu tenha criado muitas expectativas em cima das avaliações que vi antes da leitura.
Achei a historia e a escrita bem arrastadas. Todo capítulo que iniciava sobre os passageiros dentro avião me dava vontade de pular logo pro próximo, não achei que acrescentaram.
Mas acredito que tenha feito sentido para muitas pessoas que tiveram que lidar com a perda de alguém próximo e isso torna a experiência da leitura muito válida.
É um livro que de fato causa diferentes sensações e sentimentos em cada pessoa.

Marcio Melo 16/09/2020

Um livro realmente querido
Querido Edward não é o tipo de leitura que corro atrás para ler, mas desde as primeiras páginas percebi que seria um livro que acabaria gostando no final.

A autora conseguiu contar uma história que nos mantem interessado com personagens bem cativantes.

A forma com que ela escreve não é muito a que gosto, onde explica as coisas ao invés de mostrar com ações dos personagens e diálogos, mas não chega a atrapalhar. A questão da divisão da linha temporal é inteligente para manter o "arco principal" sempre em suspense, a gente sempre tem que esperar mais um capitulo, mas fica claro, até pra ela, que um dos paralelos não é lá tão interessante já que no final alguns capítulos desse arco ficam com duas páginas apenas.

Gostei, vou procurar outros livros da autora. A forma como ela estudou cada um dos detalhes apresentados serve como aprendizado e inspiração. Não é porque vc tá "inventando" uma história que não precisa se atentar aos pormenores para trazer mais verossimilhança.

Maria 21/10/2021

Um livro triste. Não é o tipo de literatura que eu gosto muito e demorei a terminar, por ser uma história extremamente triste e as coisas demorarem um pouco a acontecer após a situação inicial. Recomendo pra quem gosta de dramas bem construídos e reais. Edward é o único sobrevivente de um vôo que cai. A partir daí, ele tenta viver a vida frente ao novo mundo e a cartas que recebeu após o acidente. O livro intercala momentos no avião (que tive muita dificuldade de acompanhar) e a vida do Edward.

Jeniffer 24/09/2020

Um livro sobre perda. No entanto, contrariando o esperado, não se trata de uma leitura pesada.

Prof. Angélica Zanin 02/10/2020

Querida Ann,
Acabei de ler seu livro sobre Edward e a história dele de sobrevivência ao acidente aéreo onde perdeu seus pais e irmão. Triste perceber que fatos como este podem acontecer, mas nada se compara à história de superação deste garoto, e claro, à evolução pessoal e emocional por que passaram todos os que tiveram de lidar com a situação. Este foi o primeiro livro que recebi em minha caixinha da TAG Inéditos e gostei muito. O universo de personagens que conhecemos é imenso e nos aproximamos deles a partir de suas descrições. Parabéns, querida, permita-me chamá-la assim, afinal passei boas noites envolta em suas palavras e assim como na companhia dos personagens de sua história. O espaço que nos separa foi preenchido com certeza, " o ar que há entre nós não é só um espaço vazio". - Sem essa leitura - Eu seria menos!
Grata,
Com esperança de lê-la novamente,
Angélica Zanin
PS. Envie a Edward minha gratidão, afinal, tenho uma irmã mais velha que não valorizo como ela merece e precisa.

Giuliana 21/08/2020

Mexeu comigo
Me apeguei muito aos personagens e a história desse livro. A forma com que a autora aborda o luto de forma simples e sem firulas, apenas da forma como o luto é de verdade.

Ana Claudia 05/02/2021

Um livro que fala sobre uma tragédia, mas mais do que isso, uma história sobre encontrar motivos para seguir em frente, mesmo quando nosso mundo está desabando. Um livro que fala sobre a fragilidade da vida, luto, pertencimento, cura e recomeço. Um retrato sensível e inspirador de um coração partido aprendendo a amar de novo.

Manu Boschetti 03/09/2020

Uma palavra: Esperança
O livro trata do luto de uma forma muito sensível, até por se tratar de uma criança passando por isso, talvez não seja o livro que todas as pessoas conseguiram se adaptar, afinal cada um sabe das suas cicatrizes.
No geral eu indico o livro para todos aqueles que gostam de uma leitura leve, porém extremamente profunda e significativa.

Thay 21/01/2021

Confesso que a leitura foi um pouco arrastada no começo. Porém, do meio pro fim, li super rápido. Chorei bastante. Esse livro provoca reflexões que são necessárias.

Milena 10/10/2020

?O ar entre nós não é simplesmente espaço vazio?.
Assim que vi o anúncio deste livro na Tag já fiquei louca para ler, uma vez que a premissa parecia emocionante e eu admito gostar de uma boa história de drama. No entanto, quando o livro chegou e eu abri, minha primeira reação foi a decepção. O livro tem somente 302 páginas e logo pensei que não haveria espaço para desenvolver a história tanto quanto eu gostaria.

Felizmente, eu estava errada. O modo que a autora alterna os capítulos entre passado e presente funciona muito bem, além de deixar a leitura mais rápida, também aumenta a tensão para aquilo que o leitor já sabe que vai acontecer.

Sobre os personagens, aqueles do presente me cativaram mais do que aqueles no avião, provavelmente por terem mais espaço no livro. A amizade entre o Edward e Shay é tão pura, assim como a relação dele com os tios. Edward, protagonista dessa história, é um garoto muito amável e maduro para sua idade, devido às circunstâncias, e lida com sua perda prematura tentando fazer algo para aqueles que, como ele, foram deixados para trás após o acidente.

Uma história emocionante sobre como sobreviver e continuar vivendo, mesmo depois de perder tudo. ?Tudo acaba, não tem nada de triste nisso. O que importa é o que começa no mesmo momento?.

Matheus Torezani 06/10/2020

Emocionante
Estou apaixonado por este livro, simplesmente maravilhoso!
A autora soube dar um carisma e tanto para o pequeno Eddie e a história fluiu de uma maneira tão aconchegante que ganhou meu coração. Recomendo!!