Querido Edward

Querido Edward Ann Napolitano

Resenhas - Querido Edward

@juliaavictorino 05/04/2021

Bonito e comovente
É um livro muito bonito e que me tocou bastante.

A narrativa intercala momentos durante o vôo, com ponto de vista de diversos passageiros, e após a tragédia, onde acompanhamos a vida de Edward. Essa escolha narrativa nos aproxima do menino, de sua família e também dos outros passageiros e tripulantes, tratando assim o acidente de uma forma mais humanizada.

Ele acerta em cheio nos recursos em que aposta; faz uso de uma criança como protagonista mas não deixa que a narrativa seja superficial. Gostei bastante da escrita da autora, que não faz uso de clichês e frases de efeito, e nada na trama parece forçado ou artificial.

Line 06/01/2021

Sobre passar pelas 'turbulências' da vida
Querido Edward é um livro, acima de tudo, que nos mostra o percurso árduo que é continuar a viver após um trauma. Edward é um menino que, aos 12 anos, é o único a sobreviver a um acidente de avião que fez mais de 190 vítimas, incluindo seus pais e seu irmão (tranquilize-se, não é spoiler, e sim sinopse).
O livro tem seu ritmo pautado em cenas intercaladas da vida dos personagens anteriormente ao acidente, ambientadas no avião, e cenas de Edward retomando sua vida desde o hospital, após o acidente, passando por seu crescimento e pela maneira como ele lidou com as perdas e o trauma.
Mesmo sabendo que haveria um acidente com mortos, peguei-me torcendo pelos personagens e pelo não acontecimento da tragédia nos capítulos que abordavam cenas no voo, o que me leva a pensar que a escritora soube manejar esses dois contrastes da estória de uma maneira interessante.
Para alguns, a leitura pode parecer "arrastada", porém, para mim, teve o ritmo ideal que requeria o tema, a estória. Tal como na vida real, superar um trauma é um processo lento, obscuro, que se arrasta por longos períodos e que não se conclui sem ajuda de outras pessoas. Chegar ao final do livro é acompanhar o personagem por esse caminho, lembrando-se sempre de que pode servir como uma grande metáfora para cada um dos nossos traumas, independentemente da magnitude, inclusive quanto ao tema "morte", do qual ninguém escapa, mas com o qual evitamos lidar.

Regis 04/05/2023minha estante
"Infelizmente, os personagens interessantes morreram todos na queda do avião,..." Esse final me fez rir muito. ???

Lendo e Cantarolando 30/08/2020

Ótimo!
Fiz resenha psicologica p meu canal - https://youtu.be/BRYVDO01HZ8
Lendo e Cantarolando 30/08/2020minha estante
Meu canal chama "Lendo e Cantarolando"

Paula 21/08/2020

Chorando e resenhando
Sensível, triste, forte. Uma leitura doce e sofrida. Um livro tão pequeno e, ao mesmo tempo, tão denso. Adorei.

Thay 21/01/2021

Confesso que a leitura foi um pouco arrastada no começo. Porém, do meio pro fim, li super rápido. Chorei bastante. Esse livro provoca reflexões que são necessárias.

Nath 03/09/2020

Me emocionei até a última página
O luto é um assunto muito difícil de tratar em geral. Cada um tem o seu passo, seus sentimentos e lida da sua maneira. Este livro é uma bela demonstração de como um romance sobre como isso pode ser feito.
A autora nos envolve em uma trágica história sobre um acidente aéreo que levou a morte de 191 pessoas, com apenas 1 sobrevivente, Edward. Acompanhamos esse seu processo de como aprender a lidar com a falta de um pedacinho de si mesmo e com todas as consequências de ser uma criança quando passa por essa tragédia.
Ann Napolitano nos faz querer saber como é isso e, intercalando com capítulos sobre o que acontece dentro do avião, nos faz conhecer não somente Edward, mas sua família e uma parte dos passageiros do avião.
Me emocionei nas partes que falam sobre perda e nos mostra em primeira mão o fardo da "culpa do sobrevivente".
Gostei muito. Me emocionei até a última página.

Ana Claudia 05/02/2021

Um livro que fala sobre uma tragédia, mas mais do que isso, uma história sobre encontrar motivos para seguir em frente, mesmo quando nosso mundo está desabando. Um livro que fala sobre a fragilidade da vida, luto, pertencimento, cura e recomeço. Um retrato sensível e inspirador de um coração partido aprendendo a amar de novo.

Giuliana 21/08/2020

Mexeu comigo
Me apeguei muito aos personagens e a história desse livro. A forma com que a autora aborda o luto de forma simples e sem firulas, apenas da forma como o luto é de verdade.

Prof. Angélica Zanin 02/10/2020

Querida Ann,
Acabei de ler seu livro sobre Edward e a história dele de sobrevivência ao acidente aéreo onde perdeu seus pais e irmão. Triste perceber que fatos como este podem acontecer, mas nada se compara à história de superação deste garoto, e claro, à evolução pessoal e emocional por que passaram todos os que tiveram de lidar com a situação. Este foi o primeiro livro que recebi em minha caixinha da TAG Inéditos e gostei muito. O universo de personagens que conhecemos é imenso e nos aproximamos deles a partir de suas descrições. Parabéns, querida, permita-me chamá-la assim, afinal passei boas noites envolta em suas palavras e assim como na companhia dos personagens de sua história. O espaço que nos separa foi preenchido com certeza, " o ar que há entre nós não é só um espaço vazio". - Sem essa leitura - Eu seria menos!
Grata,
Com esperança de lê-la novamente,
Angélica Zanin
PS. Envie a Edward minha gratidão, afinal, tenho uma irmã mais velha que não valorizo como ela merece e precisa.

Manu Boschetti 03/09/2020

Uma palavra: Esperança
O livro trata do luto de uma forma muito sensível, até por se tratar de uma criança passando por isso, talvez não seja o livro que todas as pessoas conseguiram se adaptar, afinal cada um sabe das suas cicatrizes.
No geral eu indico o livro para todos aqueles que gostam de uma leitura leve, porém extremamente profunda e significativa.

May Novais 17/03/2021

Foi uma leitura boa
Achei que até 70% foi bem parado, mas a leitura flui e te deixa curiosa.

Acompanhar o crescimento e evolução do Edward foi muito bom. Passar por um acidente dessa magnitude e ser o único sobrevivente não foi fácil, mas as cartas, Shay e seus tios foram uma base essencial.

Saber que o livro foi baseado em acidentes reais tb fez todo sentido, não só pelos termos técnicos quanto pelo real motivo da queda.

No geral, o livro é muito bom e tem um final fofinho.

Marcio Melo 16/09/2020

Um livro realmente querido
Querido Edward não é o tipo de leitura que corro atrás para ler, mas desde as primeiras páginas percebi que seria um livro que acabaria gostando no final.

A autora conseguiu contar uma história que nos mantem interessado com personagens bem cativantes.

A forma com que ela escreve não é muito a que gosto, onde explica as coisas ao invés de mostrar com ações dos personagens e diálogos, mas não chega a atrapalhar. A questão da divisão da linha temporal é inteligente para manter o "arco principal" sempre em suspense, a gente sempre tem que esperar mais um capitulo, mas fica claro, até pra ela, que um dos paralelos não é lá tão interessante já que no final alguns capítulos desse arco ficam com duas páginas apenas.

Gostei, vou procurar outros livros da autora. A forma como ela estudou cada um dos detalhes apresentados serve como aprendizado e inspiração. Não é porque vc tá "inventando" uma história que não precisa se atentar aos pormenores para trazer mais verossimilhança.