Querido Edward

Querido Edward Ann Napolitano

Resenhas - Querido Edward

Fernando Lafaiete 07/12/2020

Querido Edward - Ann Napolitano | A difícil missão de ressignificar a vida.
******************************NÃO contém spoiler*****************************
Resenha postada originalmente em: https://www.mundodasresenhas.com.br/

Autora: Ann Napolitano

Editora: Paralela / Gênero: Drama / Idioma: Português / 304 páginas

"Avisos:

Livro não indicado para quem possui aerofobia.

Não leiam a sinopse divulgada pela editora e que consta na contracapa do livro. A mesma possui spoiler de algo que ocorre apenas após 72% da leitura. "
************************************************************************************

Qual a probabilidade de sobreviver a um acidente aéreo? Para muitos, algo impossível de se imaginar. Contudo, na madrugada do dia 12 de maio de 2010, um garoto de 10 anos de idade sobreviveu a um acidente desta magnitude, sendo ele o único sobrevivente da queda do avião que havia partido de Johanesburgo e que vitimizou 103 pessoas. Servindo de inspiração para Querido Edward, romance de Ann Napolitano, o caso real chama a atenção e levanta o questionamento: no meio de tanta dor, como seguir em frente?

Impossível não se imaginar chorando ininterruptamente enquanto lê um romance com tamanha carga emocional. Impossível não imaginar o peso de ser visto como a personificação do milagre enquanto enfrenta a dor de ter perdido os pais e testemunhado o desespero de muitos em um acidente tão aterrador quanto o mencionado. Como se readaptar e como encontrar e ressignificar a felicidade de se estar vivo? Dividido em duas linhas temporais, Querido Edward apresenta de forma dinâmica os momentos que antecederam a queda do avião e os passos do protagonista enquanto tenta reencontrar seu lugar no mundo. Poderia e gostaria muito de dizer que chorei horrores enquanto lia a obra aqui resenhada. Adoraria dizer que amei o protagonista e senti vontade de adentrar as páginas lidas e confortá-lo. Mas infelizmente me senti desconectado da narrativa e da jornada de descobertas do romance de forma bastante incômoda.

Ann Napolitano consegue explorar de maneira interessante as diversas personalidades dos coadjuvantes da obra, mudando com assertividade os pontos de vista dos passageiros do voo, nos forçando a nos apegarmos aos mesmos enquanto encaramos a triste realidade de tantas vidas, sonhos e perspectivas de futuro interrompidas. Contudo, o protagonista que dá nome a obra é por diversas vezes alguém difícil de se apegar. Sua apatia em relação aos outros em alguns momentos me incomodou. A forma como a autora apresentou e construiu as relações pessoais e interpessoais que orbitam ao redor do mesmo me soaram como rasas, artificial ao ponto de eu não conseguir sentir a dor de tamanha perda ao personagem. A monotomia da narrativa também contribuiu de forma a me dar a impressão que o livro tem o dobro das páginas as quais possui. Achei a estrutura e desenvolvimento do romance linear e repetitiva demais, o que me cansou e me decepcionou no quesito emocional.

Entretanto, a leitura é interessante e mostra de forma simples e direta o quanto devemos aproveitar cada segundo de nossas vidas. Mostra o quanto o destino é imprevisível e o quanto o mesmo pode ser cruel. Se ama alguém, diga que a ama; não deixe para depois. Se tem o desejo de fazer algo, faça! Você talvez não tenha tanto tempo assim para postergar tal atitude. Ame a vida, ame e valorize quem também te ama, abrece a todos, sorria, encare os desafios do dia a dia de cabeça erguida e seja feliz. Querido Edward me deixou com ainda mais certeza de que a vida a Deus pertence e que milagres de fato existem. Não me foi um livro repleto de emoções como imaginei que seria. Muita coisa não me convenceu, mas o considero como uma leitura válida. Um romance ok, que vale pela mensagem que deixa e pelos momentos finais que conseguiram mesmo que tardiamente me emocionar um pouco. Por mais difícil que seja seguir em frente, as vezes é o único caminho certo a se seguir. A vida pode ser dolorosa, mas quando temos ao nosso redor o amor e a confiança daqueles que amamos, tudo é possível, e os problemas da vida se tornam frívolos no meio da compaixão daqueles que nos amam.

Nota Final: 3.5

Carla 07/09/2020

Emocionante!
Amei a leitura do começo ao fim. A história é envolvente, e apesar de ter uma narrativa relativamente devagar, me prendeu e me fez querer saber mais sobre os personagens. E, principalmente, querer saber o motivo que levou a queda do avião; que só foi revelado quase no fim da história. Recomendo a todas as pessoas que procuram ler algo as que façam refletir ou mesmo para aquelas que só querem uma boa história emocionante.

Karol 06/09/2020

Comovente
A história me deixou bem comovida, me fez pensar em várias situações e de como é importante valorizar a família! Me emocionei bastante com Edward!

Victor Vale 24/08/2020

Confesso que não me peguei a história, a morosidade dos acontecimentos, o luto apático e realista de Edward não me conquistou. No entanto, estou apaixonado pela personagem da Shay, pura luz!
Mayara.Megna 28/08/2020minha estante
É isso!

Aninha.Costa 21/04/2021

Sofrido e libertador ?????
Querido Edward não foi uma leitura fácil, por se tratar de um assunto delicado, fui devagar com as emoções que afloraram.
Primeiramente, queria abraçar o Edward, dizer que entendia toda a dor da perda e a solidão que ele sentia, queria poder confortá-lo de alguma forma, mas claro embora seja inspirado em duas quedas reais de avião, sendo que numa delas o único sobrevivente foi um garotinho, uma poça de lágrimas se formou no momento em que li que Edward era e ao mesmo tempo não ficcional.
O livro é lindo, não precisa ser lido na correria, tem seu ritmo, suas nuances, de dor, superação, uma jornada a ser trilhada em direção a cicatrização das feridas. Eu amei, amei e amei. Os pais de Edward estão em meu coração, o irmão dele que não teve tanta sorte de continuar a viver, essa vida extraordinária com sua Mahira. Só tenho coisas boas acerca desse livro. Os outros personagens, todos ótimos, Shay inteligente, linda, maravilhosa, uma amiga incrível para o Edward, os tios nem preciso dizer quanta sorte o Edward teve...os passageiros do vôo com características diferentes, todos a sua maneira, enfim foi muito lindo de ler. Leiam!!! ??????

@juliaavictorino 05/04/2021

Bonito e comovente
É um livro muito bonito e que me tocou bastante.

A narrativa intercala momentos durante o vôo, com ponto de vista de diversos passageiros, e após a tragédia, onde acompanhamos a vida de Edward. Essa escolha narrativa nos aproxima do menino, de sua família e também dos outros passageiros e tripulantes, tratando assim o acidente de uma forma mais humanizada.

Ele acerta em cheio nos recursos em que aposta; faz uso de uma criança como protagonista mas não deixa que a narrativa seja superficial. Gostei bastante da escrita da autora, que não faz uso de clichês e frases de efeito, e nada na trama parece forçado ou artificial.

Kivia 12/04/2021

Demorei bastante para pegar esse livro para ler.
Um livro triste e bonito ao mesmo tempo!
Refeição sobre a morte, sobre a vida e como nos comportamos em relação aos dois.

Lendo e Cantarolando 30/08/2020

Ótimo!
Fiz resenha psicologica p meu canal - https://youtu.be/BRYVDO01HZ8
Lendo e Cantarolando 30/08/2020minha estante
Meu canal chama "Lendo e Cantarolando"

Daniel263 17/12/2020

Fantástico!
Publicado em: @curadorliterario

66ª leitura de 2020.

Que livro fantástico!!!

Enviado pela TAG Inéditos, é até difícil comentar sobre o livro, sem deixar passar um spoiler...

Ann Napolitano conta a história de um acidente de avião e a o que acontece o único sobrevivente.

A narrativa alterna entre um incrível fluxo narrativo dos passageiros durante o voo e da vida de Edward - e seus desafios após os traumas da experiência absurda por que passou.

Essa troca fluída e constante de perspectivas, além de muito envolvente, traz uma riqueza bem impressionante ao livro. E as tramas são extremamente fidedignas, e sem clichês!

A autora dá um show no desenvolvimento do livro, bem como nas transformações pelas quais Edward passa.

A obra é linda, inteligente e bem catártica! Recomendo muito!!!

site: https://www.instagram.com/p/CEZcqugjD6v/

Letícia Motta 11/08/2020

QUERIDO EDWARD
Edward, seu irmão mais velho e os pais embarcam num voo para uma nova aventura em família se mudando de Nova York para Los Angeles, junto com eles mais 183 passageiros, ou melhor dizendo, 183 histórias. No entanto, essas histórias são interrompidas pela queda do avião, todas elas menos a de Edward, o menino que sobreviveu.

Todo o país está chocado e comovido com a queda e principalmente com o sobrevivente, enquanto isso o garoto tenta achar motivos e força para viver e se adaptar ao mundo de novo agora que está com toda a atenção voltada para ele.

No começo da leitura eu estava desacreditada, o livro vai intercalando entre as cenas do avião e a vida do Edward pós acidente, e no final cheguei a conclusão de que não podia ter sido diferente, tudo se encaixa! A escrita é muito sensível e delicada, a autora teve bastante cuidado fazendo parecer bastante real e se atentando a detalhes importantes (aqui entraria um spoiler mas não vou estragar essa surpresinha que a autora conta rsrsrs).

Eu tô profundamente apaixonada por esse livro, terminei ele aos prantos de tanta emoção. Acompanhar o Edward nas fases do luto, na construção diária da relação dele com outros personagens e como isso é importante, no cuidado que a autora teve escrevendo sobre os outros passageiros foi muito bonito. É uma leitura carregada de sentimento e praticamente impossível não se sentir emocionado, envolvido.

É realmente linda a mensagem que o livro traz de que não devemos deixar as coisas pra depois por achar que temos tempo, não tô falando de imediatismo, não mesmo, mas de saber aproveitar as oportunidades, os momentos, as companhias. Pelo menos foi a mensagem que guardei pra mim, viva o agora e viva intensamente, o amanhã pode não chegar.

site: ei, tenho um bookstagram agora! me acompanha por lá ♡ https://www.instagram.com/mottabooks

Line 06/01/2021

Sobre passar pelas 'turbulências' da vida
Querido Edward é um livro, acima de tudo, que nos mostra o percurso árduo que é continuar a viver após um trauma. Edward é um menino que, aos 12 anos, é o único a sobreviver a um acidente de avião que fez mais de 190 vítimas, incluindo seus pais e seu irmão (tranquilize-se, não é spoiler, e sim sinopse).
O livro tem seu ritmo pautado em cenas intercaladas da vida dos personagens anteriormente ao acidente, ambientadas no avião, e cenas de Edward retomando sua vida desde o hospital, após o acidente, passando por seu crescimento e pela maneira como ele lidou com as perdas e o trauma.
Mesmo sabendo que haveria um acidente com mortos, peguei-me torcendo pelos personagens e pelo não acontecimento da tragédia nos capítulos que abordavam cenas no voo, o que me leva a pensar que a escritora soube manejar esses dois contrastes da estória de uma maneira interessante.
Para alguns, a leitura pode parecer "arrastada", porém, para mim, teve o ritmo ideal que requeria o tema, a estória. Tal como na vida real, superar um trauma é um processo lento, obscuro, que se arrasta por longos períodos e que não se conclui sem ajuda de outras pessoas. Chegar ao final do livro é acompanhar o personagem por esse caminho, lembrando-se sempre de que pode servir como uma grande metáfora para cada um dos nossos traumas, independentemente da magnitude, inclusive quanto ao tema "morte", do qual ninguém escapa, mas com o qual evitamos lidar.

Regis 04/05/2023minha estante
"Infelizmente, os personagens interessantes morreram todos na queda do avião,..." Esse final me fez rir muito. ???

Monique 08/09/2020

Uma historia linear
Não sei onde, quando nem por que alguém chorou lendo esta história.
Não tem nada assim de sensível na história a nao ser a propria queda do avião e a perda do Edward em relação a família.

Não simpatizei com nenhum personagem nem levo nenhum no coração.
Os capítulos dentro do avião quase não tem nada a ser contado.

Muitos vão me odiar, mas eu não sei onde a autora quis chegar ao narrar esta história ou o que ela quis mostrar.

@eleeoslivros 17/08/2020

um livro fofo, que fala sobre perdas, sobre o amar, sobre o agora.