Querido Edward Ann Napolitano

Resenhas - Querido Edward

ekundera 27/09/2020

Bastante triste
Eu não quis ler nada sobre o livro antes de mergulhar na leitura, então tive algumas surpresas que me impactaram logo no começo. A gente vai acompanhando com bastante angústia os eventos que vão culminar na tragédia que abre a narrativa, com um tanto de melancolia pela história. Acho que o livro é muito interessante por escolher um caminho verossímil para os personagens, sem cair em invencionices irreais, e isso é um grande feito.

João 08/11/2020

" Edward se pergunta se os cientistas que cuidavam do Grande Colisor de Hadrons esperam descobrir não apenas o que acontece no ar entre duas pessoas , mas como esse ar pressurizado muda as pessoas por dentro"
História comovente que fala sobre perda, luto .

Cris 24/01/2021

Como um único sobrevivente pode continuar sobrevivendo?
Edward e? um menino de 12 anos que perdeu sua fami?lia e muitas outras pessoas durante um voo. Ele foi o u?nico que sobreviveu e tem que lidar com isso durante todos os anos de sua vida.

Querido Edward trata principalmente sobre o luto na infa?ncia! Aqui, ale?m de enfrentar a perda da fami?lia, Edward tem que lutar contra tantas responsabilidades que fami?lias de pessoas que estavam no voo querem colocar nele. Durante o voo, conhecemos personagens lindas e cheias de sonhos e preocupac?o?es. Ao mesmo tempo, saber disso do?i muito em no?s (leitores), porque sabemos que na?o ira?o conseguir realizar. Esse e? um livro muito sensi?vel! ?

Sobre a narrativa: gostei bastante, porque alterna momentos dentro do avia?o com cenas dos meses e anos da vida de Edward. Isso facilitou mais a leitura!

?Dado que a morte e? certa, mas o momento da morte e? incerto, o que e? mais importante?? (Pema Cho?dro?n)

Suelen 19/06/2022

Querido Edward
Achei que não fosse conseguir terminar esse livro, pois é uma história triste.
Ao longo da leitura precisei respirar fundo para poder continuar, mas no final chorei. Não tinha como não chorar.

É uma história pesada de perdas e de como seguir adiante com essas perdas, como ressignificar a vida.

Nunca tive medo de viajar de avião, mas sempre me benzo antes de levantar voo e sempre fico aliviada quando pousa.

João Paulo 23/11/2021

Sensível e arrasador
Que história meus amigos ? Em meio a tantos acidentes de aviões que acontecem é impossível não se conectar com a história do Edward e absorver todas suas dores. Óbvio que a escrita humana e inteligente da autora contribui com isso. Nem quero julgar algumas atitudes do personagem que não me agradecem, pois em meio a tudo que ele viveu não merece nenhum julgamento. É uma história que você aguardar ser transformada em filme digno de vários prêmios grandiosos.

Leticia 28/03/2021

Bom passa tempo
Gostei do livro e dos personagens. Porém achei a escrita sem emoção apesar de ser uma história trágica.

Gostei de como os capítulos de intercalam mas achei que talvez a essência do livro fosse melhor

Bia | @psicosedelivros 01/02/2021

Uma história de recomeços
O voo 2977 com destino a Los Angeles caiu, e o único sobrevivente é Edward Adler, um garoto de doze anos que estava viajando com a família para um novo recomeço.

O livro tem uma carga mais dramática e emocional, mas não exagerada a ponto de incomodar, porém não tão leve a ponto de nos deixar passar incólumes pela leitura, esse ponto é bastante pessoal, pois vai depender de momento.

Os capítulos intercalam entre o presente, contando como está Edward depois do acontecido, e no passado, durante as horas do voo, por pontos de vista de alguns passageiros, incluindo o próprio Edward, e essas cenas são muito importantes para entender a grandiosidade que é estar vivo.

No entanto, as partes narradas pelos passageiros durante o voo se tornam cansativas, principalmente por serem meio repetitivas, apesar de serem necessárias, pois ao meu ver, a autora quis dar ênfase à importância de todas as vidas perdidas do acidente.

O livro tem quebra no ritmo na narrativa, e isso a torna mais lenta, acho que o fato de ser em terceira pessoa não me ajudou a me conectar com a dor do Edward, e por vezes não senti a emoção que a autora tentou passar.

??Quero saber o que fazer.
?Isso é fácil. A mesma coisa que todos devemos fazer. Avaliar quem somos, e o que temos, e usar isso para o bem.?

É que as vezes não existe uma fórmula para superar, mas se pode conviver com isso. O livro traz a mensagem de viver o momento, de ir atrás de seus sonhos, de não deixar pra depois o que se pode fazer hoje.

A história foi inspirada em dois acidentes de avião reais, de 2010 do voo 771 da Afriqiyah Airways, que teve um menino de nove anos como único sobrevivente. O segundo foi a queda do voo 447 da Air France, a autora utilizou os registros da caixa preta real como inspiração.

Emilly 27/09/2022

04 e meia da manhã e eu tô em posição fetal chorando igual a uma 🤬 #$%!& .
Quando decidi ler esse livro, sabia que ia doer, mas não tanto. Eu já assisti a muitos documentarios sobre quedas e panes em aviões, tenho um filme favorito sobre o tema (Sully), mas esse livro foi uma facada ainda maior pra mim, começando por uma única criança ter sobrevivido e ser encontrado gritando, toda a dor e todo o processo de luto, todas as pessoas que ficaram ao lado do Edward durante esse processo e todas as cartas dos familiares das vítimas do voo. Toda a tensão dos passageiros, todos os erros cometidos na cabine do piloto, a sensação da queda e todo o desespero, todo o tempo que eles sabiam que não tinham mais. Isso é muito doloroso, e essa vai ser uma história da qual eu não quero e nem vou superar.
Querido Edward, obrigado por ter sobrevivido. ?

Vini 21/10/2020

Querido Edward
Quando comecei a ler, confesso que foi difícil. Arrastado em pelo menos 1/3 da história, o que me animou foram os relatos dos passageiros do voo. Por sorte o livro mostrou celeridade nas últimas 100 páginas, mostrando-se ser uma história doce e de superação. Não amei, mas valeu a leitura.

Drica Feitosa 05/08/2020

"Nós contemos o outro, irremediavelmente e para sempre"
Como sobreviver e continuar vivendo? O livro narra em vários aspectos e de vários ângulos um acidente de avião comercial, onde 191 pessoas morreram, inclusive os pais e o irmão mais velho de Edward Adler, de apenas 12 anos, único sobrevivente.
Cara a questão da empatia é muito bem elaborada na narrativa e faz todo sentido na sobrevivência do Edward.
É um livro que nos faz pensar no luto e também na vida. Como não ressignificar nossa vida, nossas relações depois desta leitura?
Apesar de se tratar de uma ficção não tem como não se perguntar, Meu Deus e se fosse comigo, não apenas com trajetória do Edward como também com quase todos os outros personagens.
Recomendo!

Milena 08/09/2020

O que te move?!

Eddie é um garoto de 12 anos e o único sobrevivente de um acidente de avião que tinha 187 passageiros. Ele, os pais e irmão estavam prestes a começar uma vida nova. Em poucas horas, o destino de Edward mudou completamente.

Eddie, como era conhecido pela família, vira Edward e começa uma nova vida ao lado dos tios. Depois do acidente, ele vira uma sensação no país inteiro. O fato de Edward ter sobrevivido é um milagre. Mas, ele não consegue pensar assim: acha que o irmão que deveria ter sobrevivido, tem dificuldades em se relacionar com outras pessoas, reconhecer uma nova família e se adaptar a uma vida em que ele caiu de paraquedas.

Ao longo dos anos, vamos acompanhando o amadurecimento de Edward. Essa jornada acaba ficando mais fácil pra ele pela companhia de Shay, a amiga que fez logo após o acidente. Anos após o acontecimento, Edward descobre milhões de cartas que recebe de pessoas de todo país por conta do acidente e o conteúdo delas muda o sentido de como ele olha para a vida, o mundo e o futuro.

O livro tem capítulos intercalados entre duas situações. O dia do acidente, mostrando os acontecimentos com o passar das horas e mostrando a história de outros passageiros, que acabaram não sobrevivendo. Ao mesmo tempo, vamos vivendo todo o pós do acidente, acompanhando a vida do garoto.

Essa é uma história tão sensível e especial, daquelas que faz a gente pensar na vida, nas oportunidades, nas pessoas que nos cercam. Todos os sobreviventes tinham sonhos que foram deixados para depois e não tiveram a chance de realizar. É incrível acompanhar a jornada e o amadurecimento de Edward em busca de um novo sentido para a vida e redescobrindo o amor (em todos os sentidos).

A história é baseada em um acidente de avião real, que aconteceu em 2010, na Líbia. O único sobrevivente foi um garoto holandês de 9 anos, que perdeu os pais e o irmão. No material de apoio do livro tem pequenos relatos sobre outros sobreviventes de acidentes aéreos.

site: https://www.instagram.com/oqueleioetc/

Karol 06/09/2020

Comovente
A história me deixou bem comovida, me fez pensar em várias situações e de como é importante valorizar a família! Me emocionei bastante com Edward!

Aninha.Costa 21/04/2021

Sofrido e libertador ?????
Querido Edward não foi uma leitura fácil, por se tratar de um assunto delicado, fui devagar com as emoções que afloraram.
Primeiramente, queria abraçar o Edward, dizer que entendia toda a dor da perda e a solidão que ele sentia, queria poder confortá-lo de alguma forma, mas claro embora seja inspirado em duas quedas reais de avião, sendo que numa delas o único sobrevivente foi um garotinho, uma poça de lágrimas se formou no momento em que li que Edward era e ao mesmo tempo não ficcional.
O livro é lindo, não precisa ser lido na correria, tem seu ritmo, suas nuances, de dor, superação, uma jornada a ser trilhada em direção a cicatrização das feridas. Eu amei, amei e amei. Os pais de Edward estão em meu coração, o irmão dele que não teve tanta sorte de continuar a viver, essa vida extraordinária com sua Mahira. Só tenho coisas boas acerca desse livro. Os outros personagens, todos ótimos, Shay inteligente, linda, maravilhosa, uma amiga incrível para o Edward, os tios nem preciso dizer quanta sorte o Edward teve...os passageiros do vôo com características diferentes, todos a sua maneira, enfim foi muito lindo de ler. Leiam!!! ??????

Carla 07/09/2020

Emocionante!
Amei a leitura do começo ao fim. A história é envolvente, e apesar de ter uma narrativa relativamente devagar, me prendeu e me fez querer saber mais sobre os personagens. E, principalmente, querer saber o motivo que levou a queda do avião; que só foi revelado quase no fim da história. Recomendo a todas as pessoas que procuram ler algo as que façam refletir ou mesmo para aquelas que só querem uma boa história emocionante.